Postagem do dia 01.11.2017

Cid: “Tasso pode vir”

A um interlocutor que lhe perguntou se não receava o Tasso Jereissati lançar sua candidatura a governador e disputasse com o Camilo Santana, Cid Gomes respondeu: “ele é competente, mas pode vir”.
 Eu já havia dito aqui neste blog, e Tasso reconfirmou esta semana, que não será candidato  a nada, mesmo porque ainda tem quatro anos de mandato de senador.

01.11.2017


01.11.2017

“Guerra e esculhambação ao mesmo tempo”, diz deputado
           “Isso é uma guerra e uma esculhambação ao mesmo tempo: guerra porque chegamos a um número de mortes violentas por dia no país acima de muitas guerras, esculhambação porque esse delinquente  presidente da República, o Temer, não faz nada para colocar um freio na violência que tomou conta do país”, disse nesta quarta-feira na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado Fernando Hugo Colares.
              O deputado ressaltou que os dados são estarrecedores: 1.195 por dia em todo país. Uma média de uma a cada oito minutos, segundo o Mapa da Violência em parceria com o G1. No Ceará, o número de homicídios cresceu 56,1 por cento e bate recorde.  Balanço preliminar aponta que pelo menos 445 assassinatos foram registrados no mês passado no Estado. Em números absolutos, foi o pior resultado desde março de 2014. A média é de 14 mortes por dia.
            Ele também ressaltou o empenho do governador Camilo Santana em controlar a violência no Estado e em conseguir, com os demais governadores do país, a implantação de uma Política Nacional de Segurança.

Os números da tragédia:
          No primeiro levantamento do Mapa da Violência no país e o G1 (grupo O Globo) os resultados se apresentam assim:
 - Do total de vítimas, 89% são homens
- Os jovens – especialmente os de 18 a 25 anos – são a faixa etária mais vulnerável à violência (33% do total);
- Negros correspondem a 2/3 das vítimas em que a etnia é informada;
- A maior parte dos crimes ocorre à noite (35%)
- O fim de semana concentra um grande percentual dos casos (36%)
- 81% morrem vítimas de arma de fogo (quando a arma é informada)
- Em 15% dos casos, o autor do crime conhece a vítima.

01.11.2017

Mais cuidado é preciso
        A avenida Alberto Craveiro (a caminho do Castelão) recebeu o plantio de centenas de mudas de árvore, protegidas por imponentes grades de ferro. Mas não vi o essencial ao desenvolvimento dessas plantas: a guia onde a planta fica amarrada até o seu pleno desenvolvimento. Por isso, algumas já estão tortas, quebradas ou jogadas de um lado para outro pelo vento constante.
           A fixação com uma haste grande, como acontece em outras cidades, é fundamental. Ainda dá tempo corrigir.

01.11.2017


01.11.2017

Ceará com bens imateriais como Patrimônio Cultural da Humanidade

O Brasil possui 41 bens registrados que representam a singularidade e a diversidade das manifestações culturais do povo brasileiro, sendo cinco deles são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Este resultado é consequência dos avanços da Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que teve como marco à Carta de Fortaleza, elaborada há 20 anos em seminário realizado na capital cearense.
         Para revisitar a trajetória da elaboração e os caminhos da implementação, bem como os avanços e futuro dessa política, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, entre os dias 08 e 11 de novembro, o II Seminário de Fortaleza - Desafios para o Fortalecimento da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O evento será aberto no Theatro José de Alencar com a conferência Magna do francês Laurent Levi-Strauss. O Seminário terá sequência no Cineteatro São Luiz com mesas redondas, debates e palestras.
 "É muito oportuno, 20 anos depois, o Iphan realizar um novo encontro para debater a Carta de Fortaleza”, afirma Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará. 
Só no Ceará, são quatro bens reconhecidos como Patrimônio Cultural em nível federal: o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira, em 2008; o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste 
e a Festa do Pau de Santo Antônio de Barbalha, ambos em 2015. (Ascom/Secult. Informações: (85) 3101-6761).

01.11.2017

Cartilha e  influência malévola  das novelas nos jovens
            É uma tragédia para a nossa  sociedade”, disse a deputada pastora Dra. Silvana (PMDB) sobre a cartilha adotada em alguns  escolas a respeito da identidade de gênero e orientação sexual. “Ainda bem que algumas Prefeituras mandaram suspender a adoção do método”, afirmou a parlamentar.
           “Essa permissividade que hoje vemos no Brasil é fruto das novelas de televisão e de alguns programas que levam aos lares brasileiros e, por
consequência às crianças e adolescentes, cenas impróprias para a idade deles, que ainda não têm total capacidade de discernimento”, disse.                                             “Como há 500 anos Lutero fez a revolução na Igreja, criando o Protestantismo, também precisamos mudar os meios de comunicação de massa para que tenha influência mais positiva na  sociedade”, relatou.

01.11.2017

20 anos da Prática com agradecimento à imprensa
          Dando início às comemorações de 20 anos de sua Prática Eventos, Enid Câmara recebeu para almoço os seus amigos, apoiadores e parceiros da área da comunicação (todas as mídias) “pessoas  que vieram comemorar e dividir com a gente esse momento de alegria. 
  O maior legado que a Prática tem é sua rede de profissionais da imprensa, todos amigos, por isso  fiz questão que vocês fossem os primeiros”, ressaltou a executiva. “Um evento não se visualiza sem a presença da imprensa, a cobertura é muito importante”, disse. Em novembro, durante a abertura da Expolog, haverá um coquetel para os clientes e parceiros da empresa.
  Também falaram na ocasião Glória Ribeiro, amiga e sócia de Enid desde os primeiros momentos, e Edna Câmara, psicóloga, diretora administrativa financeira da empresa, que destacaram o portfólio de clientes e eventos realizados pela Prática ao longo desses 20 anos. “A Prática é uma referência no  mercado de eventos do Brasil tendo realizado, nestes 20 anos, cerca de 2.300 eventos (congressos, feiras, simpósios, conferências, exposições etc.).
          Houve o bolo de 20 anos, parabéns e distribuição de mimos com os presentes e animada conversa entre todos.
           A música ao violão e voz foi do ótimo cantor Ricardo Barsotelli. 

01.11.2017


01.11.2017



Ruínas nas dunas desenhadas pelo vento
          A exposição Memórias do Futuro em Ruínas de Mariana Smith  apresenta um olhar para o litoral cearense a partir de um recorte anacrônico entre as dunas desse litoral e a Praia do Futuro, em Fortaleza. A distopia do projeto futurista é deflagrada em ruínas e fragmentos de uma arqueologia que emerge das dunas e nos conecta a outro tempo ainda presente. 
  Em trabalhos de vídeo, fotografias e instalações a mostra redesenha, por uma espécie de cartografia dos  ventos, a paisagem conhecida. Contemplada pelo edital Temporada da Arte Cearense,  a exposição é fruto da pesquisa de mestrado da artista Mariana Smith. 

 A exposição está no piso intermediário do Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar e poderá ser visita até o dia 27 de novembro.

01.11.2017

“Paredões”  de som em Camocim
          Disse Tadeu Nogueira, de Camocim, numa postagem no Facebook: “Um dos empecilhos para que Camocim dispare como destino turístico poderia ser resolvido de forma simples. Turista odeia som de carro, ainda mais alto. 
            “Neste momento na Beira-Mar, em frente ao Restaurante O Euclides Oliveira  ninguém consegue escutar ninguém. O som de carro domina o lugar. Pessoas chegam e saem sem pedir nada ao garçom. Não tem quem aguente. É coisa de aldeia, de província, de "cabôco" que quer se "amostrar", como diz nosso povo”.

01.11.2017

Multidões para Pe. Cícero, lembranças para nós
           Estou sabendo que, este ano, a Romaria de Finados à capela do Socorro, onde está sepultado o corpo de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, deve acolher 700 mil romeiros. A movimentação começou desde o início da semana. Hoje é também o Dia do Romeiro.
  Na terça-feira, 31, alguns dos principais cemitérios de Fortaleza (o da foto é o Parque da Paz) ganharam limpeza e arrumação preparando-se para o Dia de Finados, nesta 5a.feira, quando deverão receber milhares de visitantes. Que todos os nossos defuntos estejam na paz do Senhor nestes dias de lembranças.

01.11.2017


01.11.2017

CURTAS SOCIAIS
*Acontece nos dias 03 e 04, em Aquiraz a quarta edição do evento Vila Sonora. Com três edições anteriores realizadas sempre na cidade de Aquiraz, o Vila Sonora se constitui num evento anual que já faz parte do cronograma cultural desse município apresentando um conjunto de atividades  gratuitas e divididas entre seminários, oficinas e shows. 
  *Os Pholas fazem parte do espetáculo.
*Muda de idade neste primeiro dia de novembro, Dia de Todos os Santos, o ex-deputado e empresário Antônio dos Santos. Brinde em família.
*O empresário da construção Pio Rodrigues Neto é outro que muda de idade na data.
*Idem o conselheiro Ernesto Saboya, que vai comemorar com a família e a lista afetiva.
*Regina e o Provedor da Santa Casa de Fortaleza, Luiz Marques, estão retornando de viagem à Europa. Eles fizeram uma excursão aos Santuários Marianos.
 *Quem também voltou do mesmo roteiro foi minha querida amiga Lenilza Campos.
*Foram espairecer em São Paulo, porque ninguém é de ferro, Irene Delne e Edson Lopes.
*O empresário Luiz Girão, que hoje divide seus negócios entre Lisboa e Fortaleza, chegou para nova reunião de negócios.
*Outro que veio de Portugal visitar familiares foi Luiz Castelo Branco, que ganhou jantar dos membros da família articulado por Flávia e Carlos Castelo.

*Por hoje contei. Bom feriado.