“Isso é uma guerra e uma esculhambação ao mesmo tempo: guerra porque chegamos a um número de mortes violentas por dia no país acima de muitas guerras, esculhambação porque esse delinquente presidente da República, o Temer, não faz nada para colocar um freio na violência que tomou conta do país”, disse nesta quarta-feira na tribuna da Assembleia Legislativa o deputado Fernando Hugo Colares.
O deputado ressaltou que os dados são estarrecedores: 1.195 por dia em todo país. Uma média de uma a cada oito minutos, segundo o Mapa da Violência em parceria com o G1. No Ceará, o número de homicídios cresceu 56,1 por cento e bate recorde. Balanço preliminar aponta que pelo menos 445 assassinatos foram registrados no mês passado no Estado. Em números absolutos, foi o pior resultado desde março de 2014. A média é de 14 mortes por dia.
Ele também ressaltou o empenho do governador Camilo Santana em controlar a violência no Estado e em conseguir, com os demais governadores do país, a implantação de uma Política Nacional de Segurança.
Os números da tragédia:
No primeiro levantamento do Mapa da Violência no
país e o G1 (grupo O Globo) os resultados se apresentam assim:
-
Do total de vítimas, 89% são homens
-
Os jovens – especialmente os de 18 a 25 anos – são a
faixa etária mais vulnerável à violência (33% do total);
- Negros
correspondem a 2/3 das vítimas em que a etnia é informada;
-
A maior parte dos crimes ocorre à noite (35%)
-
O fim de semana concentra um grande percentual dos
casos (36%)
- 81%
morrem vítimas de arma de fogo (quando a arma é informada)
-
Em 15% dos casos, o autor do crime conhece a vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário