Postagem do dia 09.04.2018

Ceará sem Drogas vai a Tauá e Massapê
A campanha Ceará sem Drogas, da Assembleia Legislativa,  dá prosseguimento às atividades de 2018 e visita, no dia 12, quinta-feira,  o município de Tauá, e, no dia 13,  a cidade de Massapê. Este ano já  foram visitados os municípios de Itatira, Morada Nova e Itapajé.
De iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), a campanha Ceará sem Drogas completa quatro anos  promovendo debates em diversos municípios cearenses sobre os malefícios do uso de entorpecentes e divulgando formas de enfrentar a dependência química, ressaltando a importância do apoio familiar e de opções de tratamento disponibilizadas pelo Poder Público.
O projeto conta com a participação do ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira e comentarista esportivo Walter Casagrande. Durante os encontros, o convidado informa a população sobre a experiência dele com as drogas e todo o processo de reabilitação.
Até o momento, foram realizadas 23 edições da campanha, que conta com o envolvimento das gestões municipais, de escolas, professores, alunos e famílias. A comitiva do Ceará sem Drogas já levou a palestra para os municípios de Aracati, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Brejo Santo, Boa Viagem, Várzea Alegre, Itatira, Morada Nova e Itapajé.

09.04.2018


09.04.2018

Camilo reforça seu respeito à liberdade de comunicação
Nesta segunda-feira, 9,  governador Camilo Santana fez manifestação:  O Governo do Ceará é sensível ao momento político emocionado que estamos vivendo. Reconhecemos os desafios deste instante histórico e compartilhamos a angústia de todas as parcelas da população. Cumprindo seu papel, estamos atentos aos anseios e sentimentos do povo.
          “Em face dos acontecimentos contra a liberdade de imprensa, o Governador  do Ceará vem a público reforçar sua defesa veemente do respeito à liberdade de expressão. As manifestações públicas pacíficas são essenciais para o fortalecimento da democracia, bem como a liberdade de imprensa e de opinião. Por isso, o Estado não compactua e repudia qualquer forma de violência. O momento difícil pelo qual passa o Brasil não será resolvido com demonstrações de intolerância e ódio, de nenhum lado”, escreveu o Chefe do Executivo.

09.04.2018

O cearense Bode Iôiô será tema de escola de samba Tuiuti
           E o nosso conhecido Bode Ioiô (fotos do bode Ioiô de Felipe Abud) ganha o mundo com sua história e ousadia. Em exposição no Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, ele será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti em 2019. O animal, figura importante no nossa história, ganhou fama que acabou sendo eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato protesto da população.                                                        
             A Tuiuti pegará esse gancho e trará um desfile sobre a importância do voto consciente. A escola de samba fez o anúncio oficial do enredo, ainda sem nome, na sexta-feira, 6. A proposta é manter a essência crítica na temática, como foi neste ano com alas que retratavam a escravidão e faziam fortes críticas à política brasileira e à reforma trabalhista.
            "Chegado à capital pelas mãos de flagelados da seca de 1915 – aquela eternizada por Rachel de Queiroz –, o personagem desta história fora comprado provavelmente por caridade pelo dono de uma das muitas firmas de importação e exportação que se espalhavam pela capital cearense que pretendia ares de modernidade naquele início de século. E foi justamente pelas ruas dessa Fortaleza que se desejava chic que o bode, símbolo de uma cultura sertaneja que se queria suplantar, ganhou fama, em suas idas e vindas diárias da Praia do Peixe ao Centro da cidade. E é daí que se acredita vir seu famoso nome, Bode Ioiô.
            Conta a memória de Fortaleza que o caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, sobremaneira os Cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias. Era um bode boêmio! E nessa boemia nosso personagem teria de tudo aprendido: a tomar cachaça, a andar de bonde e até a levantar a saia das moças. Conta-se mesmo que chegou a ser eleito vereador da cidade, em uma época em que o voto acontecia em cédulas de papel e os protestos políticos realizavam-se muitas vezes através da galhofa", afirma Carla Vieira, diretora do Museu do Ceará. (Fonte: Ascom/Secult).

09.04.2018


09.04.2018

Religião e Direitos Humanos em tempo de golpe na UFC
O Laboratório dos Marcadores Sociais da Diferença (Lamas), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, realiza, na segunda-feira (9), a palestra "Diversidade religiosa e direitos humanos em tempos de golpe".
O evento é aberto ao público e tem início às 14h, no Auditório Luiz de Gonzaga, localizado na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica). "Vamos falar da necessidade de monitorar desmontes, de denunciar as violações dos direitos humanos e de como a universidade pode se empenhar nesse tipo de tarefa", salienta o Prof. Marcelo Natividade. (Fonte: Júnior Ratts, doutorando em Sociologia da UFC ).

09.04.2018

TCE  condena  contas da gestão de saúde de Croatá
Divergência de despesa e ausência de pregão presencial. As duas falhas foram apontadas pela unidade de controle externo do TCE  durante análise técnica da Prestação de Contas de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Croatá – exercício 2016, o que levaram à desaprovação dessas contas. 
A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante julgamento do processo eletrônico  de relatoria do conselheiro Ernesto Saboia.
          Além de serem julgadas irregulares as contas de 2016 da pasta, de responsabilidade de Francisco Plawthyney da Silva Nogueira, o colegiado determinou a aplicação de multa no valor de R$ 9.041,83. E vai representar  ao Ministério Público Estadual Eleitoral competente, em decorrência da permanência da falha.

09.04.2018


09.04.2018

Personalidades do Turismo e da  Hospedagem em Fortaleza em maio
Entre as personalidades do turismo e da hotelaria brasileiras que confirmaram  presença no Congresso Nacional de Hotéis e na Feira Equipotel Regional 
estão Vinicius Lummerzt, presidente da Embratur (foto abaixo); Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade; 
Manoel Gama, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Alberto Cestreone, presidente da Associação Brasileira de Resorts; Edilson Baldez, presidente da Federação as Indústria do Maranhão e do Conselho Deliberativo do Seabrae/Ma; Toni Sando, presidente da União Nacional  de CVBs e de Entidades de Destinos; Alain Baldacci, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas.
As presenças foram acertadas durante reunião do WTM  com os líderes das categorias realizada em São Paulo pelo presidente dos organizadores e do presidente da ABIH nacional, Manoel Cardoso Linhares (foto),  um dos anfitriões. O evento acontece em maio, em Fortaleza.

09.04.2018

1ª.Jornada Cearense de Foguetes para alunos na UFC 
            Estão abertas as inscrições para a I Jornada Cearense de Foguetes, evento que promoverá uma competição de lançamento de foguetes para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior do Ceará. A iniciativa é do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (www.searadaciencia.ufc.br), da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial, também da UFC (GDAE), e com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
            Com o objetivo de divulgar as áreas de astronomia, engenharia espacial, física e astronáutica, de forma lúdica e descontraída, para professores e alunos, a jornada será realizada nos dias 16 e 17 de maio, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Além da competição de minifoguetes em distância, o evento contará com exposições e palestra com o Prof. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Mais informações podem ser consultadas no regulamento da jornada  através do e-mail
ufc.gdae@gmail.com. (Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, do Departamento de Engenharia Elétrica – fone: 85 3366 9579).

09.04.2018

Doação de sangue para ressocializar
O advogado Roberto Victor Ribeiro, presidente da Academia Cearense de Direito, apresentou ao deputado George Valetim minuta de projeto de lei tratando sobre  Remição pela doação de sangue nos estabelecimentos penais do Ceará, como meio de reinserção social.
O trabalho foi protocolado na Assembleia Legislativa como projeto de lei com o objetivo de oportunizar aos presos custodiados a possibilidade de ressocialização e a conscientização da vida humana.
Para Roberto Victor, “o projeto vai realizar a verdadeira prática de educar, ressocializar, corrigir, além de colaborar com o próprio detento que olhará para sí mesmo como sendo alguém que errou e está sendo educado para não cometer novos erros”.

09.04.2018


09.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*Roda de Conversa deste dia 11, às 18h30, tendo com Facilitadora Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos,  foca “A criatividade e a gestão de eventos”  no Coworking. Informações: (85) 99169-1135.
*Bolo lindo e muitos parabéns familiares na festa pelos 18 anos de Luíza Maria Borges Campos, filha de Mônica Borges e Armando Campos Júnior. Na foto com a vovó Lenilza Campos.
*Grupo de amigas puxou a conversa do almoço de sábado até à noite no Dalla´s Grill: Gabriela Castro, Zeneida Rangel e Regina Koblitz (foto), Liliane Albuquerque e Ester Lins Cavalcante.
*Querida amiga Edna Câmara de Vasconcelos (na foto abaixo, à esquerda, com Carmen Rangel) homenageada pela lista afetiva neste dia 9 por conta de sua idade nova.
*Dulce (na foto abaixo da Balada Inn, à esquerda, com a amiga Weyne Moreira) e João Freitas Júnior (Freitinhas) tomam a rota de Miami para uns dias de férias no endereço norte-americano.
*Folhinha na data o amigo Claumir Rocha (na foto abaixo com a cunhada Lucila Norões, à esquerda, e a sua Marilse), comemora com  a lista afetiva.
.*O dia também assinala os aniversários de Valéria Quinderé (sra. Cândido Quinderé, foto abaixo)
e de Victor da Frota Pinto.
*Na terça-feira, 10, eu cumprimento ao querido artista plástico José Guedes
 e ao sempre amigo Everardo Moysés. Na foto com o amigo colunista Marcus Lage.

*Por hoje contei. Até amanhã.