Postagem do dia 06.08.2014


Oposição na AL “cai de pau” no Governo Cid

          A oposição voltou do recesso de julho da Assembleia com todo gás, “caindo de pau” em cima do governador Cid Gomes e de seu Governo “pela falta de objetividade no estabelecimento de uma política de recursos hídricos para o Estado”, na terça e nesta quarta-feira.


 A deputada Fernanda Pessoa (PR-foto) disse que “praticamente todos os açudes do Ceará estão secos ou secando e que vai ser difícil atender à população do interior nos próximos seis meses até a chegada do inverno em janeiro de 2015, se vier”.

J.Jaime: o mais afiado


Além de Fernanda Pessoa também se revezaram na tribuna, com fortes críticas, os deputados João Jaime (DEM), Roberto Mesquita (PV) e Eliane Novais (PSB). O deputado  Nelson Martins  (PT), que deixou  a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e voltou à AL  para reforçar a defesa do Governo,  prometeu ocupar a tribuna nos dias vindouros para mostrar o que o  Cid tem realizado neste setor.  O tempo vai esquentar ainda mais nessa pré temporada eleitoral.

06.08.2014


Os prováveis mais votados federal e estadual

          De acordo com as avaliações do jornalista Roberto Moreira (Tv Diário) as eleições de outubro terão grandes votações concentradas em poucos nomes. Ele aponta alguns exemplos:

Luizianne deve liderar


Para a Câmara Federal despontam entre os possíveis mais votados, a ex-prefeita de Fortaleza  Luizianne Lins e José  Guimarães, pelo PT; Moses Rodrigues (PROS), Mário Feitosa e Danilo Forte (PMDB). Outro nome é do deputado Genecias Noronha. Essa turma trabalha com mais de 150 mil votos.
           Para a Assembleia Legislativa os mais votados devem ser, segundo os conhecedores de eleições, Zezinho Albuqerque (PROS), Agenor Neto, Daniel Oliveira (PMDB) e Elmano de Freitas (PMDB).

06.08.2014


Votos fragmentados

          A fragmentação dos votos por esse interior a  fora vai ser muito grande  tendo em vista os quase 850   candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O exemplo de Irauçuba é significativo, pois, sendo  um dos menores colégios eleitorais do Estado  vai sufragar  muitos candidatos,  segundo  manda nos  dizer o colaborador Wesley Bastos.

Baquit: votação em Irauçuba


Dentre  outros, vão ser votados para a Assembleia, pelas principais lideranças locais, Osmar Baquit, Zezinho Albuquerque , João Jaime, Professor Pinheiro e Bethrose. Para a Câmara Federal  Danilo Forte, Antonio Balhmann, Moses Rodrigues e Raimundo Gomes de Matos. (Fonte: Jornalista e radialista Antônio Viana).

06.08.2014


TCM entrega Medalha Raul Barbosa

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros-Foto), foi  um dos homenageados pelo Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios, com a Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa, na  segunda-feira (04/08), às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

Desembargadora Iracema


          Além do parlamentar, foram  homenageados também  a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos do Brasil, José Leônidas Menezes Cristino; o conselheiro ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Germano Francisco de Almeida; o ministro ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto; o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Marcos César Cals de Oliveira; e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, Antônio Leite Tavares.
          A honraria, instituída em 2002, é concedida anualmente àqueles que, de alguma forma, tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios cearenses ou prestado relevantes serviços ao TCM.

06.08.2014

Citó deixa AL e anuncia sucessor político

O deputado Idemar Citó (DEM-Foto)  comunicou sua desistência de pleitear reeleição de deputado estadual. “Após 5 mandatos representando o povo cearense, entendo ter meu desafio sido cumprido. Fica o sentimento de gratidão aos eleitores, que depositaram essa confiança reiterada, e em mim a certeza de sempre ter praticado a boa política, alicerçada em princípios éticos e democráticos”, disse.
          E anunciou o seu sucessor: “Peço que renovem esses votos de confiança, direcionados agora ao meu conterrâneo Audic Mota, que tão bem representa o sentimento de representação e renovação, jovem a quem avalizo e a quem emprestarei toda minha experiência e dedicação para o sucesso da nova empreitada”, falou.

06.08.2014

Air France agora no Terminal 3 de Guarulhos

          Em São Paulo, desde o dia 2 de agosto, a Air France está operando com o seu “check-in” e embarques e desembarques no novo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo manda me dizer a companhia francesa, nesse setor estão agora localizados os balcões de “check-in”, atendimento e autoatendimento, a nova Sala Vip e a área de conexão doméstica com a Gol. Aliás, estes passageiros, diz a empresa, poderão redespachar suas bagagens no próprio Terminal 3 e seguir para embarque no Terminal 2.

06.08.2014


UFC: Novos professores para a Capital e Interior
 
          Em solenidade  em seu gabinete, o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Pereira Farias, deu posse a 12 novos professores que serão lotados nos campi da Instituição em Fortaleza, Crateús, Quixadá e Russas.  Segunda-feira (4), o Reitor esteve  presente à aula inaugural no Campus de Crateús, e no próximo dia 18, estará no novo Campus de Russas. 
          Ao dar boas-vindas aos novos docentes, o Reitor dirigiu palavras especiais aos que irão lecionar nos campi do Interior. "Temos confiança no trabalho que irão realizar. Que cada um de vocês, ao chegar no Interior, enxergue a oportunidade de ser um elemento transformador da realidade". Para Jesualdo Farias, o problema do Interior do Ceará não é a falta de água, lembrando que muitas regiões no mundo também lidam com a escassez do líquido.

Professor em atividade

Conheça a lista, por ordem alfabética, dos novos docentes da UFC: Alexandre Rocha Paschoal – Departamento de Física do Centro de Ciências, em Fortaleza; Amanda Drielly Pires Venceslau, Campus em Crateús; Anderson Magno Chaves Cunha, Campus em Russas; Débora Castelo Branco de Souza Collares Maia, Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, em Fortaleza; Fábio da Costa Ribeiro, Campus em Crateús; Ingrid Teixeira Monteiro, Campus em Quixadá; Kelma Maria dos Santos Pires Cavalcante, Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias, em Fortaleza; Luis Rodolfo Rebouças Coutinho, Campus em Quixadá; Marília Soares Mendes, Campus em Russas; Rafael dos Santos da Silva, Campus em Crateús; Selene Maria Penaforte Silveira Rocha, Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação, em Fortaleza; e Vicente Vieira Faria, Departamento de Biologia do Centro de Ciências, em Fortaleza. 

06.08.2014


Texto de Plínio Marcos no Teatro Universitário

          Em agosto, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC, (foto)  apresenta quatro espetáculos teatrais e um musical. O destaque fica por conta da encenação de texto clássico do dramaturgo Plínio Marcos, nos dias 8 e 15, às 22h30min. As sessões de todos os espetáculos têm quantidade limitada de ingressos, que podem ser reservados através do e-mail contato@pavilhaodamagnolia.com.br.

Nos dias 12 e 26 de agosto, terças-feiras, será apresentado o show musical "Vagabundo", do cantor e compositor Berg Menezes, às 20h. E às quintas-feiras, nos dias 7, 14, 21 e 28, serão encenados os "Solos 3 em 1": "Boys", "La Bela" e "O dia do amante", também às 20h.

Cena de Navalha na Carne


Nos dias 8 e 15 de agosto, o Teatro Universitário apresenta programação especial às 22h30min. "Navalha na carne", texto clássico do dramaturgo Plínio Marcos encenado pela primeira vez em 1967, será a atração. A montagem do grupo cearense Imagens aponta para a natureza provocativa do texto de Plínio Marcos e busca a denúncia social. "Navalha na Carne" é estrelado pelos atores Lana Gurgel, Sólon Nogueira e Mychel Kayâ. A direção é de Edson Cândido e possui classificação indicativa de 18 anos.

06.08.2014

Samba e feijão no Náutico


          “Inovação da gestão do presidente do Náutico (foto), Pedro Jorge, que resolveu promover uma roda de samba na feijoada do sábado,dia 16 de agosto, das 13 às 16 horas, com atração musical do sambista Ricardo Barsotelli. Não terá cobrança de ingresso e o estacionamento de veículos na área do clube será por ordem de chegada. Muito samba, muito feijão e muita descontração. Se você não vier, só você irá perder”, diz o nosso querido Serginho Ferreira.

06.08.2014


Entidades do turismo pedem justiça no transporte aéreo


O jornalista de Santa Catarina Jeff Severino publicou em seu blog a seguinte  manifestação dos promotores do turismo brasileiro sobre o transporte aéreo do país.  Como o tema interessa a todos, eis o manifesto na íntegra:
Em encontro nesta segunda-feira (28/7), as entidades representativas do agenciamento turístico brasileiro entregaram ao ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, um documento em que pedem a normatização de regras para a qualidade e segurança dos serviços de transporte aéreo para os consumidores. A reunião ocorreu logo após o Almoço/ Debate com o ministro, promovido pelo LIDE no Grand Hyatt São Paulo. 

Moreira Franco

Os representantes das agências explicaram que o crescente número de consumidores de transporte aéreo no país recomenda proteção mais efetiva por parte da ANAC, do exercício de seu poder e dever legal de regular a oferta e as práticas comerciais e contratuais das companhias aéreas que autoriza a operar, e punir as enganosas e abusivas.

O ministro prometeu levar as reivindicações à Agência nacional de Aviação Civil, ANAC, para que haja um equilíbrio nas relações de consumo entre as empresas aéreas e seus clientes. Estes são os principais pleitos das entidades turísticas:

1. Toda e qualquer regra de empresa aérea deve ser homologada pela ANAC para ser aplicável.

Justificativa: Para coibir abusos apresentados e exigidos dos consumidores, bem como por se tratar de competência da ANAC, conforme a Lei que a criou – 11.182/2005.
2. A marcação antecipada de assentos deve ser garantida e independer de cobrança adicional, em qualquer classe de tarifa, em prol, sobretudo, das viagens familiares e de grupos.

Justificativa: Tal prática tem sido utilizada através dos anos e visa evitar problemas práticos vivenciados quando se tem famílias e casais que ficam separados nos aviões.

3. Os valores das multas por reemissão ou cancelamento de passagens devem ser baseados em percentual gradativo conforme a antecedência do pedido e a tarifa aplicada, como vem decidindo o judiciário.

Justificativa: Existem multas que ultrapassam o valor das tarifas aplicadas, são aplicadas aleatoriamente e não comunicadas com antecedência.

4. A cobrança de multa por “no show” deve ser feita diretamente do passageiro, pois a agência de turismo não tem controle sobre sua apresentação ou não para embarque.

Justificativa: As agências não têm condições de controlar ou gerenciar o comportamento dos passageiros.

5. O valor da tarifa deve ter validade pelo mesmo prazo da reserva, evitando sua oscilação a todo instante, como já faz o Departamento de Transportes dos EUA – DOT.

Justificativa: Evitar a diferença de valores entre o momento da reserva e o da emissão da passagem.
6. As regras tarifárias devem ser clara e previamente informadas pelas

companhias aéreas, em português, incluindo os valores de multas por reemissão e cancelamento de passagens.

Justificativa: Tal obrigação já é prevista no Código de Defesa do Consumidor e não é observada.

7. A antecipação de voo não deve ser cobrada para passageiros que já se apresentaram para embarque.

Justificativa: Se existe lugar disponível não há razão para tal cobrança.

8. O reembolso de passagens canceladas deve ser feito no prazo máximo de 30 dias, contados do recebimento do pedido, sob pena da companhia aérea ser multada em valor equivalente ao da passagem.

Justificativa: Uma viagem não é programada para um só voo e pode depender de confirmações de outros trechos, hospedagem e compromissos variáveis, e como os prazos para emissão são restritos, as empresas cobram multas por mais de três repetições, ocasionando um custo injustificável.

9. A renovação de uma mesma reserva não pode originar cobrança de multa, se mantida a mesma data, voo e localizador.

Justificativa: Uma viagem não é programada para um só voo e pode depender de confirmações de outros trechos, hospedagem e compromissos variáveis, e como os prazos para emissão são restritos, as empresas cobram multas por mais de três repetições, ocasionando um custo injustificável. 
 

A eterna confusão das malas

10. Reparação de imediato por danos ou extravio de bagagens em voos em que o passageiro não tem como destino o local de residência.

Justificativa: O volume de reclamações e problemas justifica a necessária normatização. A reparação deverá ocorrer de imediato na chegada ao destino.

11. Os danos ou extravio de bagagem em voos para o destino de residência do consumidor devem ser reparados no prazo máximo de 30 dias, contados do recebimento da reclamação.

Justificativa: Embora existam normas a respeito, as empresas aéreas não cumprem tal prazo. Necessária a aplicação de multas em favor do lesado.

Tristeza sem a mala

12. As cias. aéreas, como já exigem das agências de turismo, devem apresentar carta de fiança bancária ou garantia similar para que, caso cessem as atividades, seus passageiros possam comprar passagens das congêneres.

Justificativa: Casos vivenciados quando cias. aéreas paralisaram suas atividades, sem condições comerciais e financeiras de sustentar os serviços adquiridos, causando danos de ordem material e moral a milhares de consumidores.

As justificativas acompanham cada um destes itens. As entidades reafirmaram que as relações, hoje, são injustas com o consumidor, pois as empresas aéreas criam e impõem suas próprias normas, muitas abusivas. E esperam que a ANAC, além de regulamentar, fiscalize com maior vigor, como lhe compete.

O documento é assinado por Antonio João Monteiro de Azevedo, presidente da ABAV Nacional; Eduardo Vampré do Nascimento, presidente do Sindetur-SP; Edmar Augusto Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp; Marco Ferraz, presidente da Braztoa; Constantino Karacostas, presidente da ABAV-SP; Marcos Antonio Carvalho Lucas, presidente do Conselho da Aviesp; Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur, e Marcelo Albuquerque, vice-presidente da Belta.”

06.08.2014

Encontro internacional de matemática

O reitor Jesualdo Farias (foto)  e o vice-reitor Henry Campos receberam  comitiva do Departamento de Matemática da UFC responsável pela organização do I Encontro Conjunto entre a Sociedade Brasileira de Matemática, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional e a Real Sociedade Matemática Espanhola. Previsto para ocorrer em dezembro de 2015, no centro de eventos/espaço de convivência que está em construção no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Encontro deve contar com sessões temáticas nas diversas áreas da Matemática Pura e Aplicada.

O evento será organizado por igual número de integrantes brasileiros e espanhóis. Participarão como conferencistas pesquisadores de outros países, dando preferência aos que possuem relações científicas com o Brasil. (Fonte: UFC).

06.08.2014


CURTAS SOCIAIS
 *Faleceu o desembargador Carlos Facundo (foto) aos oitenta e um anos de idade. Foi Corregedor como Juiz de Direito, Presidente do Tribunal Regional Eleitora e também Presidente do egrégio Tribunal de Justiça e um notável desportista.

Paulo Matta e o amigo José

*Mais de uma centena de pessoas atenderam ao convite do “promotor” Paulo Matta para o lançamento da nova edição da revista “Exotic Gourmet” em evento que teve como cenário o espaço de Conceição Guimarães e Érika Martins. Eu mesmo levei o meu abraço.
*Socorro Moreira foi com o marido Olavo curtir o aniversário dela em São Paulo.

Graça e Roberto Maia nos salões

*Quem também ganhou abraços na terça-feira, 5, foi Maria da Graça Maia.

*Por hoje contei. Até amanhã.