Postagem do dia 24.06.2013

Abolição se protege com grades e tapume



Grades cercam o Abolição



Como o “seguro morreu de velho”, como se diz, a segurança do Palácio da Abolição tomou algumas providências preventivas contra possíveis baderneiros que infiltrados  nas manifestações pacíficas que ainda virão, em Fortaleza, possam tentar depredação contra a sede do Governo cearense: assim grades de ferro   e tapume ao redor da guarita de segurança foram colocadas defronte à entrada pela   Avenida Barão de Studart.
Assim estava o local na manhã deste domingo, 23.


Guarita da segurança com tapute e grades



8 sugestões de Djalma para as
reivindicações dos manifestantes
 

Djalma Pinto

Registra o jornalista (rádio e jornal)  Antônio Viana o que disse o advogado, professor e escritor jurídico Djalma Pinto sobre a situação do país em conseqüência das manifestações. Falou Djalma, que apresentou 8 sugestões:  "A nação, de norte a sul,  tem enfatizado seu descontentamento através das manifestações. Alguém, em nome do Estado, para preservação das instituições, precisa anunciar uma pauta de providências  a serem imediatamente adotadas - antes que seja tarde-, para restabelecer a normalidade e deixar em cada cidadão a certeza de que não foi à rua em vão.


Manifestantes a caminho do  Castelão


“Algumas sugestões: 1) O STF informar a data para a conclusão do processo do mensalão; 2) Renúncia do Presidente do Senado; 3) Prioridade no julgamento de parlamentares denunciados perante a Suprema Corte; 4) Redução do número de ministérios; 5) Proibição de político eleito abandonar o mandato para ocupar cargo no Executivo; 6) Apuração das ilicitudes na edificação das obras da copa; 7) Modificação na forma de investidura nos tribunais de conta e nos tribunais, com direito ao cidadão de impugnar os nomes dos indicados; 8) Proibição de parente até o terceiro grau ser suplente de senador ou candidato a vice na chapa majoritária, etc.
Alguma notícia de mudança precisa ser anunciada. Falta  manifestação do Poder Público para reduzir a tensão na sociedade.”
Deputado do PT avalia manifestações

Deputado estadual  Dedé Teixeira


O deputado Dedé Teixeira (PT) avaliou, na Assembléia, as manifestações populares realizadas no País. Segundo ele, o movimento faz parte da cultura global. Para o deputado, há dezenas de visões diferentes sobre os fatos. “A sociedade é plural e devemos entender as visões e os sentimentos provocados por essas manifestações”, frisou.
              De acordo com o petista, a voz das ruas precisa ser ouvida. “O mundo está se transformando. O Brasil passa por esse momento e as instituições precisam repensar as suas formas. O governante, seja ele qual for, se não compreender isso está condenado ao fracasso. É preciso excluir os exageros, mas, no geral, é o sentimento importante. Temos de rever todos as nossas posturas”, disse.
              Dedé defendeu a necessidade de se aperfeiçoar as formas de participação popular. “Temos de aperfeiçoar os referendos e plebiscitos”, disse.
Presidente Dilma sanciona lei do Funcaju
aprovada pelo Senado após 13 anos

Presidente Dilma


O setor de produção e comercialização do caju passa a contar, a partir de agora,  com um importante incentivo: o Fundo de Apoio à Cajucultura (Funcaju), cujo   Projeto de Lei do Senado (PLS 163/2000) foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff.  A Lei 12.834 foi publicada no Diário Oficial da União na  sexta-feira (21). No senado, o relator da matéria foi o líder do PMDB, Eunício Oliveira, que comemorou bastante a conquista para o setor. “Foi um grande avanço para a defesa e desenvolvimento da cultura do caju, que é hoje um dos grandes responsáveis pelos números favoráveis da economia do Nordeste, e principalmente, do Ceará. Depois de 13 anos conseguimos essa vitória”, vibrou.

Luiz Pontes

O texto começou a tramitar no senado em 2000  quando o ex-senador  Luiz Pontes apresentou a iniciativa. De acordo coma Lei, o Fundo terá como fonte os recursos Orçamentários da União e créditos adicionais que lhe forem atribuídos; doações e contribuições, a qualquer título, de entidades públicas e privadas, nacionais ou internacionais e de pessoas físicas; recursos advindos de convênios firmados com instituições públicas e privadas e rendimentos de aplicações financeiras.
         

Projeto com cajueiro precoce

A Cadeia Produtiva da cajucultura no Ceará, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento de Castanha de Caju (Sindicaju) está presente hoje em 60 municípios zoneados. Destaca-se na produção de alimentos e na geração de empregos, sendo 25 mil no campo e 16 mil na indústria.

Castanha de caju  industrializada

para exportação

A cajucultura  ocupa o segundo lugar na pauta de exportações do Ceará, com a arrecadação de aproximadamente US$ 150 milhões com a comercialização de amêndoas de castanha. O setor representa 11,46% do total exportado, ficando atrás apenas dos calçados. (Fonte: Gabinete do Senador Eunício Oliveira).

Selo da Secopa-Copa das Confederações

Domingos Neto


        A Secretaria Municipal Extraordinária da Copa, por intermédio  do Secretário Domingos Gomes de Aguiar Neto e em conjunto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, convida para o lançamento especial do Selo Comemorativo alusivo à Copa das Confederações da FIFA 2013.
Será  na terça-feira, 25,  no auditório do Paço Municipal (Centro),  às 9 horas.

Pesquisa,  capacitação e turismo na reunião da CSE

Circe Jane


Quarta-feira, 26, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos, a partir das 8h30, com a seguinte pauta: a) Apresentação do Grupo de Trabalho de Pesquisa, coordenado por Glória Ribeiro e Lorena Sena; b) Apresentação de trabalho de Capacitação coordenado por Isaac Coimbra; c) Análise do momento turístico em Fortaleza e a repercussão na mídia. E vários outros temas.
A CSE é presidida por Circe Jane Teles.
TCE quer saber sobre unidades
sanitárias destinadas  a Tejuçuoca

Sede do TCE


Uma Tomada de Contas Especial do Tribunal de Contas do Estado  foi instaurada para apurar supostas irregularidades em convênio firmado entre a Secretaria das Cidades e a Associação Antônio Silva Matos, no valor de R$ 100 mil, para a construção de 50 unidades sanitárias para a população de baixa renda no município de Tejuçuoca.
A decisão foi aprovada pela unanimidade dos conselheiros na sessão da terça-feira (18/6) do Pleno da Corte de Contas.
Disseram do blog

            “Contou muito bem, Zé Rangel! Muito grato pela divulgação do nosso Festival Mestre dos Graves no seu excelente e atualizadíssimo blog. Um abraço”,
Luciano Sá
Assessor de Comunicação e Cultura
Banco do Nordeste do Brasil
Superintendência de Marketing e Comunicação
Ambiente de Gestão da Cultura
 
Coletiva Empresarial - Casos de Sucessos

Ex-governador Gonzaga Mota


A Associação Comercial convida para mais uma edição do seu projeto Coletiva Empresarial – Casos de Sucessos, que focalizará a história de vida do professor, economista e ex-Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, o querido Totó do povo cearense.
Será nesta terça-feira, 25,  às 8 horas, na sede da entidade sob o comando do presidente João Guimarães.
Novenário de N. S.  do Perpétuo Socorro

De hoje ao dia 27 comemora-se  a semana do novenário consagrado  à Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, que é um título conferido a Maria, mãe de Jesus,  representada em um ícone   de estilo bizantino. Na Igreja Ortodoxa   é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

Um ícone célebre é venerado desde 1865, em Roma, na Igreja de Santo Afonso dos redentoristas, na Via Merulana. Ele foi trazido da ilha de Creta e estado antes na Igreja de São Mateus, também em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1400 e do qual se contam muitos milagres e histórias.
 
Exilados da ditadura no teatro


Em pleno clima das manifestações por um país melhor, Fortaleza recebe "Murro em Ponta de Faca", a emblemática peça do período da ditadura no Brasil, escrita em 1971 por Augusto Boal (1931-2009) durante seu exílio político. Dirigido pelo ator Paulo José, em 1974, em 2011, e agora novamente em 2013, o espetáculo homenageia um dos maiores criadores do teatro brasileiro. A peça será encenada de 27 a 30 deste mês na Caixa Cultural da Praia de Iracema.
            Com montagem do grupo Espaço Cênico, de Curitiba,  "Murro em Ponta de Faca" conta a história de um grupo de exilados brasileiros, na época da ditadura militar, nos anos 70, em sua trajetória pelo Chile, Argentina e França. Trinta anos depois da primeira montagem, novamente com Paulo José à frente da direção, o espetáculo estreou em março, no Festival de Curitiba, e fez temporada no Rio de Janeiro, São Paulo e percorreu varias cidades do país.
             Em Fortaleza, além do espetáculo, o grupo ainda oferece duas atividades educativas para o público  com participação gratuita: uma  Oficina Livre de Teatro / Iniciação, com Nena Inoue/ Abilio Ramos, e uma  Aula aberta de Iluminação Cênica, com Beto Bruel. O evento tem o apoio da Trembiu.
CURTAS SOCIAIS

*Mazé e Francisco Coelho movimentaram alguns amigos para o jogo do Brasil, sábado, em seu apartamento na Avenida  Beira-Mar. Entre eles, Herbert e Sara Aragão, Maurílio e Elza Moreira.
 

Os Moreira em passeio internacional

*Socorro e Olavo Moreira programam viagem à Punta del Leste. Ninguém é de ferro.

*Em 23 de junho de 1968 morria o senador cearense Paulo Sarasate, que foi governador, deputado federal e era um dos políticos mais íntegros do Ceará. Ele é também um dos fundadores do jornal O Povo.



Carlos Jereissati e Paulo Sarasate, nomes da

política cearense.



*Nesta data os abraços vão para os aniversariantes,  desembargador Byron Frota, Denise Cavalcante e João Batista Fujita. Aliás, o desembargador Byron chega aos 70 anos e cai na compulsória do Tribunal de Justiça.
 

Des. Byron

*Amanhã, 25, será abraçado pelo “nat” o empresário Raimundo Delfino Neto.

*Minhas condolências à desembargadora do Trabalho  Irisman Alves Cidade, à Margarida Gonçalves e Metonzinho Alves   pelo falecimento de sua irmã Mirian (Mirianzinha). Missa de sétimo dia quarta-feira, 26, em Assaré/Ceará.

*Será no dia 28, sexta-feira,  a missa de um mês de falecimento de Dona Cecília Evangelista, genitora do editor e “promoter” Paulo Matta, às 18h30, na Igreja de Fátima.

*Por hoje contei. Desejo a todos uma semana de paz e luz.