Postagem do dia 24.07.2013


Dois novos desembargadores assumem nesta sexta-feira

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossará sexta-feira, 26, em solenidade  às 16 horas, os juízes Raimundo Nonato Silva Santos e Lisete de Sousa Gadelha no cargo de desembargador. Os magistrados foram eleitos, respetivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade, no dia 28 de junho deste ano.

 
A solenidade de posse, conduzida pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, terá a presença de autoridades, familiares e amigos dos novos integrantes do Tribunal Pleno.

Em nome dos empossados  discursará Raimundo Nonato Silva Santos, que assumirá na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Ademar Mendes Bezerra, em 25 de abril de 2013. Já a ascensão de Lisete de Sousa Gadelha é decorrente da aposentadoria do desembargador José Arísio Lopes da Costa, no último dia 17 de maio.

 

24.07.2013


Vereadores cobram do Prefeito

Sede da Câmara Municipal
            O prefeito Roberto Cláudio tenta debelar uma onda de insatisfação dos vereadores, inclusive entre alguns do seu próprio partido, o PSB, que não estão nada satisfeitos com o “pão e água” que o chefe do Executivo municipal impôs aos edis fortalezenses. “Vereador precisa atender aos reclamos dos moradores dos bairros onde são votados, se o Prefeito não nos atende, também não vamos poder atendê-lo na votação de suas matérias”, disse ao blog um vereador da base de apoio a Roberto Cláudio.


Prefeito Roberto Cláudio
Ao saber sobre o que está acontecendo, Roberto Cláudio teria dito: “Desconheço qualquer problema com vereador. Atendo vereador toda semana. Aqueles que estão insatisfeitos peço que me procurem. Sou do diálogo”.             Vamos ver como termina isso. Além de obras nos bairros, os vereadores também querem manter os cargos que dispõem na administração.

24.07.2013


Promotores e Defensores
da Infância e Juventude

 
            A Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) promove, nos dias 8 e 9 de agosto, o Seminário Regional da ABMP e o IV Encontro de Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude do Estado do Ceará. O Evento acontecerá no Hotel Oásis, em Fortaleza, e reunirá cerca de 800 participantes

            A programação científica será composta de cases institucionais, palestras, debates, oficinas e plenária. Durante o evento, haverá apresentação e discussão de temas de alta relevância e interesse de todos os profissionais da área. O Seminário  tem como  principal objetivo propiciar um ambiente adequado para a realização de grandes discussões e contará com público formador de opinião.

24.07.2013


Edição 2013 do “Prazeres da Mesa”

            Pelo quarto ano consecutivo, Fortaleza recebe a edição itinerante do “Prazeres da Mesa  ao Vivo”. Entre os dias 31 de julho e 01 de agosto, nas instalações do Senac-Ceará, o evento receberá profissionais da cena enogastronômica e gourmets para discorrer sobre o tema “Um novo olhar sobre o Brasil”.
Claude Troisgros

              O evento tem por objetivo  principal  intercâmbio para  troca de conhecimento e atualidades para profissionais, estudantes e amantes da gastronomia. Estão confirmados os Chefs Claude Troisgros (Olympe, Rio de Janeiro),  Abraham Salum (Salum Restaurant, Texas, EUA),  Alberto Landgraf (Epice, São Paulo), Bernard Twardy (Beach Park, Aquiraz, Ceará), Ivan Prado (Senac/Ceará), Lúcio Figueiredo (Vojnilô, Fortaleza),  Manu Buffara (Alma, Curitiba) e  Morena Leite (Capim Santo, São Paulo).

Informações de venda:
Senac
Av. Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Fortaleza.

Valores:
Público (1 dia) – R$ 66,00 – 2 dias - R$ 106,00

24.07.2013



Faculdade de Direito fará  intercâmbio
com universidades de Coimbra e Lisboa


Prof. Cândido Albuquerque



              A Faculdade de Direito (Fadir) da Universidade Federal do Ceará e, em Portugal, as universidades de Lisboa e de Coimbra,  deram início à preparação de um convênio de intercâmbio acadêmico voltado para professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Trata-se de um projeto de mobilidade internacional que, uma vez formalizado, favorecerá a troca de conhecimentos acadêmicos e culturais, bem como a cooperação científica entre as tradicionais instituições. O Diretor da Fadir, Prof. Cândido Albuquerque, já esteve na capital portuguesa para apresentar as minutas de Convênio de Cooperação Técnica e o Aditivo de Intercâmbio de Ensino Jurídico – documentos que agora estão em análise pelas universidades europeias.
Universidade de Coimbra

             No próximo dia 9 de setembro, é a vez de o Diretor do Conselho Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Prof. Eduardo Vera Cruz Pinto, visitar a UFC, para finalizar os termos de um dos convênios.
(Fonte: Faculdade de Direito da UFC – Fone: 85 3366 7738).


24.07.2013


Mistério da vida depois da morte
 

           A vida e a morte segundo antigas tradições” é o tema do Encontro Internacional de Filosofia Prática, que será realizado em Fortaleza a partir das 17h, no dia 3 de agosto, na Fábrica de Negócios (Hotel Praia Centro). O encontro, promovido pela Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole – Fortaleza, já está com inscrições abertas. Destinado ao público em geral, o encontro tem como objetivo trazer filósofos de renome internacional para debater temas atuais e de grande interesse público.

 
              O primeiro deles  é o Prof. Doutor Juan Manuel Faramiñan que, além de catedrático da Universidade de Jaén, na Espanha, é escritor, poeta e estudioso nas matérias de Ética, Psicologia, Sociologia e História da Filosofia. Advogado, Na palestra, ele alia os ensinamentos das antigas tradições aos estudos recentes de experiências de quase morte que tem ampliado a visão de cientistas sobre o que existe além da vida.

            Em seguida à palestra,  Juan Manuel Faramiñan vai lançar em Fortaleza o livro que trata do mesmo tema: E Depois... Sobre a Experiência e o Mistério da Vida depois da Morte. O livro é resultado de um trabalho coletivo do grupo Faras de Patmos, que une estudiosos de temas transcendentes, e conjuga os ensinamentos antigos com a experiência real vivida pelos integrantes do grupo.


Mais informações:
Kelly Aguiar, diretora Nova Acrópole Fortaleza – (85)8519-2039(85)9813-6374
Simplícia Viana, jornalista Nova Acrópole -  (85)8724-2435
Gilda Barroso, assessora de imprensa – (85)9925-5762(85)8839-9322

 

24.07.2013


Água potável é  hoje  preocupação mundial

A importância da preservação da água para o consumo humano foi o tema das entrevistas dadas à imprensa cearense e das reuniões com diversas autoridades cearenses do setor, como o Secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro, e o presidente da Cogerh, Renes Aguiar, realizadas durante o dia desta terça-feira pelo presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, engenheiro Lupercio Ziroldo Antônio.

Lupércio Ziroldo
“De todas as regiões brasileiras, a Nordestina é a que mais precisa de atenções especiais em relação a seus recursos hídricos, que são escassos, se evaporam com facilidade e desperdiçados pela população, que ainda não tem uma consciência formada sobre o problema. Também grave é a contaminação do lençol freático em muitas cidades”, afirmou o engenheiro sanitarista.

Lupércio veio a Fortaleza tratar de detalhes sobre a realização da 9ª. Conferência  Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que acontecerá de 12 a 16 de agosto próximos, no Marina Park Hotel  e  reunirá  cerca de 35 países que virão para debater e trocar experiências de boas práticas em recursos hídricos

“Mais do que um evento internacional, este acontecimento possibilitará aos participantes que virão de todo Brasil e de cerca de 35 países do mundo a oportunidade de conhecer, debater e trocar experiências”, disse o coordenador do evento, engenheiro Lupercio Ziroldo Antônio. “Os organismos de bacias hidrográficas, hoje em número próximo a 200 no Brasil, entre Comitês, Consórcios e Associações, já mobilizam mais de 70 mil pessoas direta e indiretamente no processo de gestão qualificada dos recursos hídricos, fundamentalmente visando estabelecer em cada bacia condições ideais de habitabilidade e desenvolvimento”, completa Lupercio.

 

24.07.2013


Jovem de Sobral no G(irls) 20 Summit

              A estudante do curso de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Lara Ezequiel, de 19 anos, é a única representante do Brasil no G(irls)20 Summit, evento realizado uma vez por ano pela ONG canadense de mesmo nome. Ela construiu sua carreira educacional em escolas da rede pública de Sobral, inclusive o curso de inglês e espanhol, realizado no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.

A jovem cearense em Moscou
          O encontro aconteceu em Moscou. As representantes debateram, através de “workshops”, sobre idéias inovadoras para o aumento da participação da mulher em relevantes questões como educação, economia e planejamento de negócios, entre outros temas. O trabalho apresentado pela estudante sobralense chamou a atenção da Forbes (revista norte-americana especializa em economia e negócios).

24.07.2013


De amiga para amiga
 
Kátia Maggy e Armando Martins

Nesta quarta-feira Maria Vanda Sá movimenta em sua loja de jóias e presentes um “happy hour” em torno do aniversário da amiga Kátia Maggy (Teka´s Buffet) Martins. Os principais nomes da lista afetiva dela vai estar lá em belo momento de bem-querência. Depois eu conto mais. Rosa Ester Vieira cuida dos acepipes.


Anfitriã Maria Vanda e Lara Moreira, neta de

Elza e Maurílio Moreira, que acaba de se formar

em Medicina com 22 anos.

 

24.07.2013


Expô agropecuária em Itapipoca
Parque de exposição de Itapipoca

A cidade de Itapipoca prepara a sua exposição agropecuária – a ExpoItap 2013 -, de 27 de agosto a primeiro de setembro, em seu parque de exposições, para a qual estão convidando o Prefeito e o Secretário de Agricultura.

Estão certa a participação de bovinos das raças Jersey, Simental, Holandês, Pardo Suíço e  Girolando, caprinos e ovinos, concursos leiteiros de bovinos e caprinos. Haverá premiação de 50 mil reais.

 

24.07.2013


CURTAS SOCIAIS

 
*Folhinhas deste dia 24, Gláucia Barroso, Irineide Silveira e Alberto Carapeba ganham o abraço da lista afetiva.

Governador Cid, Maria Célia  e Ana Juaçaba
 *Na quinta-feira, 25, serão cumprimentados Aloísio Ximenes Júnior e Ana Juaçaba.

 *Celma Bitar comemorou seu aniversário na segunda-feira em Salvador ao lado do marido Antônio José.

José  Otoch deixa saudades
 *Pesar da sociedade com a morte de José Otoch. O Ideal Clube decretou luto oficial pelo seu ex-membro do Conselho.

Kliger Mota
 
 *Quando grupos musicais que estão chegando para o Fortal atacam no Mucuripe Club, os hóspedes do Marina Park Hotel não conseguem dormir. Pelo menos foi o que aconteceu segunda-feira à noite, segundo me disse um dos hóspedes. Olho vivo.

 *O colunista Klinger Mota deu um tempo em seu movimentado blog na Internet, que passa por refomulação.

*Por hoje contei, até amanhã.