Postagem do dia 12.02.2016

Deputado diz que tem desvios e fraudes no SAMU
          Olho vivo!!!!! O deputado Agenor Neto (PMDB-foto), que compõem a bancada de oposição ao Governo na Assembleia, disse na sessão desta quinta-feira que irá voltar à tribuna para denunciar “os desvios e fraudes que se produziram no SAMU-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”.
O parlamentar assegurou que já tem em mãos “farta documentação que comprova muitas irregularidades naquele órgão”. Vamos aguardar  esse “chumbo grosso” que ele diz vir por aí. Portanto, olho vivo.

12.02.2016

Assembleia aprova
Entrada forçada nos domicílios para combater mosquito
          A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta quinta-feira,11,  a mensagem de autoria do poder Executivo que   cria medidas de combate e controle à proliferação do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika. Entre as medidas, está a possibilidade de entrada forçada de agentes de endemias em imóveis inabitados ou após recusa do morador.
          A matéria foi aprovada com nove emendas aditivas dos deputados Audic Mota (PMDB), Joaquim Noronha (PP), Elmano Freitas (PT), Carlos Matos (PSDB), Capitão Wagner (PR), Evandro Leitão (PDT), Elmano Freitas (PT) e Dra. Silvana (PMDB); e três emendas modificativas dos deputados Joaquim Noronha, Carlos Matos, Evandro Leitão e José Sarto (Pros).
          Entre os assuntos tratados nas emendas, está a obrigação de, no caso de entrada forçada nas residências, fechar o imóvel da mesma forma como foi encontrado no momento da chegada dos agentes; a disponibilização de um telefone gratuito no qual a população pode confirmar a identidade funcional do agente de endemias; e a limitação da entrada forçada nos imóveis entre 8h e 18h. (Repórter JR na AL e jornalista Ilo Santiago – Ascom AL).

12.02.2016

Concurso para professores da URCA
          Pode ser que agora termine a greve dos professores e funcionários URCA-Universidade Regional do Cariri, que há meses vem prejudicando alunos e o funcionamento normal da instituição.
          Na quinta-feira, a Assembleia Legislativa aprovou mensagem do Executivo corrigindo a tabela de vencimentos dos servidores, convocando novos professores temporários e estabelecendo normas para a realização de concurso público para o magistério.

12.02.2016

3.000 professores sem contratos renovados
           Na tribuna da Assembleia, na manhã desta quinta-feira, o deputado Capitão Wagner (PR-foto) chamou a atenção para a falta de planejamento da Secretaria de Educação do Estado em relação aos professores temporários: “A Seduc já sabia com bastante antecipação que os contratos desses professores terminariam no final de 2015 e não tomou nenhuma providência para a renovação  ou a contratação de novos professores gerando a aflitiva situação atual”, disse.
         O deputado se referia a documentos que tinha em mãos relatando a situação de 3.000 professores das escolas públicas estaduais que não tiveram seus contratos  renovados e se encontram sem trabalho e sem salários. Ele citou o caso dos colégios da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, “apenas dois exemplos”,  que ainda não iniciaram suas aulas por falta de professores. “Espaços pedagógicos também estão sendo extintos nos colégios”, afirmou.
          O líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT-foto), replicou: “Nunca se investiu tanto em educação pública no Ceará como atualmente, inclusive com o  aumento salarial dado aos professores, o que não acontecia há anos, as escolas profissionalizantes e as de tempo integral.  Os contratos, como esses citados, acabam e alguns deles não foram renovados. Não há falta de planejamento, há coerência de gestão”, afirmou o líder.

12.02.2016

Bruno Girão e Severino  Neto assumem co-presidência da ECR para melhorar relação empresa-consumidor
          Visando uma  maior aproximação entre os dois elos da cadeia – produção e venda, que  traz ganhos para os dois lados e permite minimizar custos e reforçar lucros para industriais e varejistas,  a Associação ECR Brasil (Resposta Eficiente ao Consumidor), com sede em São Paulo,  chegou a Fortaleza em 2015 com o intuito de otimizar a relação das indústrias e empresas do Nordeste e locais com seus consumidores.
        Na próxima segunda-feira (15), às 19 horas, o empresário cearense Bruno Girão (foto), presidente da CBL Alimentos, empresa detentora de marcas de laticínios como Betânia, irá assumir a presidência industrial da entidade no Ceará, junto com Severino Ramalho Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e dos Mercadinhos São Luiz, que  assumirá  a presidência de varejo da entidade.   O evento acontecerá na sede da CDL e contará ainda com a presença do superintendente da ECR Brasil, Claudio Czapski.
         Com Bruno Girão à frente da presidência industrial, a ECR  reforça os princípios de valorização no relacionamento e na colaboração com os parceiros de varejo em toda a região. “Sempre prezamos por uma cadeia em harmonia, desde o produtor, passando pelo supermercadista e chegando até o nosso consumidor final, que leva nosso produto para casa. O consumidor hoje quer respostas rápidas, quer ser ouvido, quer qualidade na logística e disponibilidade do produto no ponto de venda. À frente da ECR no Ceará e tendo um empresário como o Severino Ramalho Neto (foto) como parceiro, a tendência é ampliarmos essa qualidade para a cadeia como um todo”, explica Bruno Girão. (Fonte: Jornalista Girlane Arruda).

12.02.2016

Para a Quaresma
Manifestações de amor do Papa Francisco
           Estão sendo divulgadas  nas redes sociais estas reflexões do Papa Francisco  para os católicos e para os que acreditam em Deus e na forca do amor! Para a Quaresma o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:
1. Sorrir, um cristão é sempre alegre!;
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo);
3. Lembrar ao outro o quanto você o ama;
4. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias;
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor;
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você;
7. Animar a alguém;
8. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro;
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa;
10. Ajudar a alguém para que êle possa descansar;
11. Corrigir com amor; não calar por medo;
12. Ter delicadezas com os que estão perto de você;
13. Limpar o que sujou, em casa;
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos;
15. Telefonar para seus pais.


O MELHOR JEJUM

• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas;
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão;
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência;
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo;
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus;
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida;
• Jejum de tensões e encher-se com orações;
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria;
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros;
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação;
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.

12.02.2016

Os vencedores dos desfiles da Domingos Olímpio
          Maracatu Nação Iracema recebeu o Prêmio Especial de melhor homenagem aos 290 anos de Fortaleza

           O Ginásio Paulo Sarasate ficou lotado durante a tarde e início da noite desta quinta-feira (11/2) de brincantes e  dirigentes das agremiações  que foram conferir a apuração oficial dos desfiles na Avenida Domingos Olímpio no Carnaval 2016.
          Dois Maracatus ficaram com o primeiro lugar: Vozes da África (foto) e Nação Pici. Em segundo, ficou o Rei de Paus. O terceiro lugar ficou com o Nação Baobab.
        Na categoria Escolas de Samba, Unidos do Acaracuzinho (foto) ficou com o primeiro lugar, Mocidade da Bela Vista em segundo e, em terceiro, Corte no Samba.
          O primeiro lugar dos Blocos foi para Doido É Tu, seguido no segundo lugar por A Turma do Mamão. Em terceiro ficou Balakubaku Folia.
            Vampiros da Princesa foi o primeiro lugar na categoria Cordões. Em segundo ficou Princesa do Frevo e, em terceiro, As Bruxas.
         Dentre os dois Afoxés que desfilaram, a vitória ficou com o Filhos de Oyá, restando ao Obá Sá Rewá o segundo lugar.
          Uma categoria especial foi criada este ano e elegeu, dentre todas as agremiações, a que fez a mais bela homenagem aos 290 anos de Fortaleza. O prêmio no valor de R$ 15 mil foi para o Maracatu Nação Iracema.
         O tradicional concurso dos Sujos Individuais, cujo voto é popular e acontece durante os desfiles, elegeu em primeiro lugar o personagem de Zika Vírus (Israel Silva), em segundo Tiririca (Francisco de Assis) e em terceiro Chaves (Misael Estevão).
          Os desfiles da Avenida Domingos Olímpio aconteceram de sábado (6) a terça-feira de carnaval (9). Ao todo, passaram pela Avenida 14 Maracatus, 10 Escolas de Samba, nove Blocos, três Cordões e dois Afoxés, todos selecionados via Edital Público, lançado pela Secultfor. O Ciclo Carnavalesco 2016 foi uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e da Associação  Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará. (Fonte: Jornalista Paulo Tadeu).

12.02.2016

Cine Ceará e outros editais com inscrições  abertas na Secult

          O 26° Cine Ceará - Festival Iberoamericano de Cinema está com inscrições abertas até o dia  31 de março  para as mostras competitivas desta edição, que acontecerá de 16 a 22 de junho de 2016. Informações: 
www.cineceara.com. E-mail:contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.
Outros Editais
          São três os  outros editais com inscrições abertas: para o Edital Ceará de Cinema e Vídeo é possível inscrever-se até 29/2. O Edital Ceará da Paixão aceita inscrições até 19/2. Já o Edital para Seleção de Pareceristas tem prazo de inscrição até 24/2. (Confira todos os detalhes no site www.secult.ce.gov.br).

12.02.2016

Poesia a Quatro Mãos
          É o título do novo livro do advogado Estênio Campelo e  Magno Martins, cearenses de Brasília, que já gravaram a sua poética em vários outros livros. Nesse novo trabalho, eles “sintetizam a beleza da vida, traduzidas por suas experiências e vivências em conjunto”, escreve o apresentador do trabalho jornalista Fernando César Mesquita.
          Que acrescenta: “Pode-se afirmar que o Ceará insere Estênio Campelo e Magno Martins (foto) justamente no grupo de artistas do nível de Fausto Nilo, Fagner e de outros juristas conhecidos  como os ministros César Rocha e Ubiratan Aguiar que, a exemplo de Estênio, incursionam com sucesso nas lides do Direito e da Poesia.”
          Sobre o outro autor, ressalta Fernando César (foto): “Magno Martins é poeta respeitado ante a sua leveza e lirismo, completando o oitavo livro publicado, sempre com as mãos do Estênio unidas em voos poéticos. Filho do jornalista e colunista social Luiz Carlos Martins, certamente dali herdou o amor pela leitura e escrita.”

12.02.2016

Festival de poesia estudantil
          O 3º Festival Intercolegial de Poesia Estudantil – Ler e Escrever depende de você – tem inscrições abertas em Fortaleza até o dia 31 de maio nas secretárias dos colégios.
          Coordenado pelo professor e acadêmico  Auriberto Cavalcante o evento envolverá participantes de vários estabelecimentos educacionais de Fortaleza tanto público como privado.

12.02.2016

Seminário “Vida Extraordinária”
           Visando “alcançar-se alta performance pessoal e profissional” vai acontecer em  Fortaleza nos dias 19, 20 e 21 próximos o seminário “Vida Extraordinária”. O evento terá como cenário o Hotel Oásis na Av. Beira-Mar no horário das 17 horas.
          O seminário será ministrado por André Naberezny e Christina Machado, “Master mind em High Business Performance”, que enfocarão Controle Emocional, Autoestima, Autoconfianças, Atitude e Qualidade de Vida. Informações: (85) 99610-6916.

12.02.2016

CURTAS SOCIAIS
*Danielle e Afrânio Barreira (foto) voaram para Chicago e de lá vão para Miami onde inspecionam as obras de instalação da nova franquia do seu restaurante Côco Bambu.
Lucila e i saudoso Edilmar
Teresa e Gil
*Nesta sexta-feira, 12, eu cumprimento à senhoras  Lucila Norões e Teresa Bezerra de Menezes (sra. Gil Vicente)  que fazem aniversário.
*Sábado, 13, é a vez de abraçar  Jório da Escóssia (foto), pai, e  as senhoras Albina Pinto, Fátima Câmara e Ana Souza. É também a idade nova de Aparecida Alencar, Ana Maria de Araújo Torres e do jornalista Laerte Bezerra.
*Também no sábado ganha cumprimentos o deputado federal José Nobre Guimarães (foto), líder do Governo na Câmara Federal.
*No domingo mando o meu abraço pela idade nova do deputado estadual Ferreira Aragão (foto).

*Neste  domingo, 14, aniversário de duas mortes ainda muito sentidas: empresário Fernando Gurgel (2001) e do colecionador de artes e “marchand” Márcio Porto (foto), falecido nesta data em 2012.
*Os católicos cearenses estão lotando nesta data as igrejas consagradas à Nossa Senhora de Fátima como acontece nesta data, todos os meses. Em Fortaleza, não é diferente.
*No carnaval, Eveline e Marcelo Freitas foram conferir as belezas de Fernando Noronha.
As nanas Lenilza e Teresa
*As amigas Gabriela Castro, Lenilza Campos, Teresa Borges e Zeneida Rangel estiveram na noite de quinta-feira degustando as iguarias de restô francês da Praia de Iracema.

*Por hoje contei. Tenham  todos um bom final de semana.