Postagem do dia 09.04.2016

Ação pública contra prefeito de Nova Olinda por manter a namorada como funcionária “fantasma”
          O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça da Comarca de Nova Olinda, ajuizou ação civil pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito daquele município, Francisco Ronaldo Sampaio, e a atual companheira, Viviane Chaves dos Santos.
          O prefeito é acusado de contratá-la como psicóloga, porém a mesma era funcionária em Codó, no Maranhão, a mais de 700 quilômetros de distância de Nova Olinda. Na quarta-feira (06) a Justiça deferiu o pedido do MPCE pela indisponibilidade dos bens e a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

09.04.2016

Tv Assembleia chega a 10 anos com maturidade
          Os 10 anos de fundação da Tv Assembleia foram marcados por uma série de pronunciamentos no legislativo estadual  na quinta e na sexta-feira, com os oradores elogiando a iniciativa pela visibilidade que tem dado aos trabalhos da Assembleia e à ações dos deputados.
          O deputado Sérgio Aguiar (foto) ressaltou ser a Tv AL a primeira do Brasil a transmitir as sessões de uma Assembleia Legislativa e que “a iniciativa agradou a todos os espectadores que, assim, podem acompanhar as atividades de seus parlamentares”. O parlamentar também ressaltou que foi por sua iniciativa a o acompanhamento das sessões parlamentares através da linguagem de Libra.
          A celebração da data foi 7 de abril, mas  “a data ainda será comemorada com a  inauguração de novas instalações”. Conforme o coordenador de Comunicação Social do Poder Legislativo, jornalista Adriano Muniz (foto), até o final deste semestre a emissora receberá um novo estúdio, com 64 metros quadrados, nova redação, master, recepção, ilha de edição e central de produção. "Até o fim do mês, a TV terá closed caption, mais uma ferramenta de acessibilidade", adianta o jornalista. Outra novidade será o aplicativo da televisão e rádio FM Assembleia para celulares. Baixando o app, o cidadão terá acesso à programação das emissoras "com um simples toque".
          O diretor da TV Assembleia, Leonardo de Borba (foto), explica que as obras para as novas instalações, que funcionarão na cobertura do edifício anexo I da Assembleia, estão em fase final, e a depender da quadra chuvosa, os prazos serão cumpridos. Ele adiantou que será transferido para o novo prédio o Núcleo de Jornalismo.

09.04.2016


09.04.2016

Promoção de Subtenentes da PM e Bombeiros
         “Os 900 subtenentes da PM e dos Bombeiros estão muito agradecidos por esta conquista, eles e suas famílias já não aguentavam mais tão longa espera para obter essas melhorias”, disse o deputado  Bruno Gonçalves (foto) na tribuna da Assembleia referindo-se à mensagem do Executivo sobre as promoções dessa categoria.
          O deputado ressaltou que há mais de 20 anos os subtenentes das duas corporações esperam “por essa iniciativa governamental”. Disse Bruno que “eu mesmo fiz questão de trazer do gabinete do Governador  para esta Casa está mensagem  e já estou pedindo a meus colegas para votá-la sem emendas que é para não atrasar ainda mais a conquista do benefício.”

09.04.2016

Conferência do Rotary no Marina
O Marina Park Hotel (foto) está preparado para receber a 65ª Conferência do Distrito 4490, com o lema “Seja presente, somos rotarianos”, de 21 a 24 deste mês. Vários salões do hotel serão ocupados com as atividades do evento, conduzido de forma criativa pelo governador do Distrito 4490, Paulo Dias, e a 1ª dama Cristiane Studart.
A programação inclui momentos para coleta de sangue, treinamento, entrega de medalhas, troca de experiências, atividades culturais e anúncio do casal governador designado (2017/18), Eduardo Campos e Marilena. No dia da abertura (21), os rotarianos terão um momento especial no coquetel de boas-vindas, no bosque do Marina Park, ao som da banda Rubber Soul Beatles Cover.

09.04.2016

Cearense a caminho do topo do mundo
O montanhista cearense Rosier Alexandre (foto) manda dizer que já se encontra em Kathmandu, capital do Nepal. Depois de uma longa viagem de quase 48 horas, Brasil-Nepal,  desembarcou na cidade nepalense, onde ficará pelos próximos cinco dias, ajustando algumas questões, como o visto para o Tibet, documentação e o restante dos equipamentos para a expedição.
A aprovação do visto está prevista para  8 de abril, e Rosier está com muitas expectativas. Além disso, o montanhista já conheceu Lakpa Chhiri Sherpa, seu guia rumo ao Everest. Conhecido como Sonam, o sherpa já esteve no cume do Everest sete vezes, e vai ser essencial para a conclusão do Projeto Sete Cumes. Antes de partir para o Everest, Rosier Alexandre fará uma breve visita à Lhasa, cidade que já foi residência do monge e líder budista Dalai Lama.
          Acompanhe esta expedição no www.rosier.com.br  

09.04.2016


09.04.2016

Brasil eleito para a Junta Executiva da ONU Mulheres
          O Brasil foi eleito na quarta-feira, 6, em reunião do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), para o mandato 2017–2019 da Junta Executiva da ONU Mulheres, organismo que tem por objetivo promover e aprimorar as atividades da ONU em prol da igualdade de gênero e do empoderamento (socialização do poder entre os cidadãos; conquista da condição e da capacidade de participação; inclusão social e exercício da cidadania) de mulheres e meninas em todo o mundo.
        A eleição reflete o compromisso do nosso país  com a proteção e promoção dos direitos de todas as mulheres e meninas, também reforçado pela presidência brasileira na Comissão sobre a Situação das Mulheres. A plena igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres são prioridades do Governo brasileiro, indispensáveis para que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável seja implementada em sua integralidade.
          O Brasil acompanha de perto o trabalho desenvolvido pela ONU Mulheres e reconhece seu protagonismo na promoção dos direitos humanos de mulheres e meninas, em toda a sua diversidade. (Fonte: Jornalista Risolete Pereira).

09.04.2016

Obras de artistas da Alemanha e  Áustria em cartaz no Sobrado José Lourenço
          A exposição "Not Welcome" está em cartaz no Sobrado José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a presença de professores e estudantes da Alemanha (Universidade Alanus), da Áustria (Kunsthochschule Linz) e do Brasil (IFCE e Uece). A exposição traz obras que foram criadas pelos estudantes  ao longo de 10 dias em Fortaleza, trabalhando questões como a "welcome culture" (cultura da boa acolhida), impressões e visões sobre a cidade e sobre os costumes.
          Na abertura da exposição, em uma edição especial do programa de debates "Café do Zé", do Sobrado, o costume brasileiro de receber bem os visitantes foi mencionado em contraponto com a situação atual da Europa, que enfrenta controvérsias políticas e humanitárias quanto aos refugiados.
          O professor Ton Matton, da Universidade de Linz, ressaltou que o propósito da pesquisa e da exposição não é fazer críticas ao Brasil, mas apresentar visões da convivência no País, por parte dos artistas, refletindo sobre o tema da receptividade, inclusive buscando possíveis contribuições à realidade europeia, neste momento de intenso debate sobre os refugiados.
        A coordenadora do Sobrado, Natália Maranhão, contextualizou a exposição e o projeto, agradecendo pela presença de todos. A professora Bianka Mieskes também participou da abertura da exposição reforçando o convite ao público cearense e fazendo a mediação entre os artistas e os frequentadores do Sobrado. A entrada para a exposição é franca. O Sobrado José Lourenço fica na Rua Major Facundo, 154, no Centro de Fortaleza.

09.04.2016

Distratos imobiliários discutidos em Fortaleza
           O ADIT Juris 2016 recebeu  os principais players do mercado imobiliário, escritórios jurídicos e advogados atuantes no setor em seu período de realização que aconteceu no no Centro  de Convenções do Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
          “Mais uma vez, a ADIT Brasil dá uma importante contribuição ao setor, realizando esse seminário, que acontece em um momento de grande relevância, quando discutimos em profundidade como articular uma solução para a questão do distrato, hoje um problema sistêmico na construção e no mercado imobiliário. Esse assunto exige uma melhor compreensão dos aspectos jurídicos e empresariais, de forma que possamos encontrar um ponto de equilíbrio e justiça no atendimento dos direitos do consumidor e do empreendedor”,  expôs o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.
         O Painel de abertura do evento foi moderado pelo presidente da ADIT Brasil, Felipe Cavalcante, que debateu sobre o rumo da jurisprudência para os distratos e devoluções de quantias pagas. José Maria Zanocchi (foto), 2º Vice-presidente da CBPCE, e sócio da MZG Advogados, participou  do painel  com o tema "Peculiaridades da licença ambiental e demais autorizações para o mercado imobiliário e construção civil - um panorama Brasil”. (Fonte: Assessoria de Comunicação Adit Brasil com informações CBPCE-Câmara Brasil Portugal/Ceará).

09.04.2016


09.04.2016

UFC  limpa  açude  e estuda causa da
morte  de peixes em seu campus do Pici
          A Universidade Federal do Ceará deu início à limpeza do açude Santo Anastácio, bem como à pesquisa laboratorial sobre a situação de suas águas após o desequilíbrio ambiental que provocou a morte de grande número de peixes (foto abaixo). O desequilíbrio está relacionado às fortes chuvas que atingiram a Capital e levaram para o açude  grande volume de sujeira  sedimentada no fundo do riacho, que atravessa diversos bairros e comunidades de Fortaleza.
         Com isso, houve expressivo aumento da flora bacteriana e de microalgas e, consequentemente, um brusco consumo do oxigênio nas águas do açude, levando à mortandade da fauna local. Além disso, a queda na temperatura contribuiu para agravar o quadro. Como medida emergencial, a Superintendência de Infraestrutura da UFC deu início à retirada das microalgas do açude, bem como dos peixes mortos.
          Em paralelo, amostras da água foram encaminhadas para análise no Departamento de Química da Universidade. Pesquisadores da UFC estão acompanhando para indicar os melhores procedimentos a serem adotados a fim de tentar conter o dano ambiental. Estima-se que o período de recuperação da população de peixes se dê entre 30 e 40 dias.(Fonte: Prof. Ademar Gondim, titular da Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543).

09.04.2016

09.04.2016

Fit Pantanal quer fazer negócios com  turismo pantaneiro
          Lideranças do turismo do Estado do Mato Grosso mostram otimismo pelo sucesso da FIT Pantanal 2016. Evento, desenvolvido em três etapas — uma pelo interior da região e duas na capital, Cuiabá, estima movimentar R$ 10 milhões de novos negócios. As perspectivas de lideranças da administração pública e da iniciativa privada ligadas ao turismo são as melhores, em relação à realização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal-Fit Pantanal, em Mato Grosso, de 15 a 19 próximos.   O  evento, com objetivo divulgar os potenciais do Estado neste setor em âmbitos nacional e internacional será desenvolvido em três fases, num modelo bem inovador.
         Na primeira fase, de 15 a 19,  grupos de jornalistas especializados em turismo conhecerão roteiros pelos municípios de Jaciara, Nobres, Cáceres, Poconé e Campo Novo do Parecis.  Assim, terão a oportunidade de revelar para seus leitores ou espectadores os patrimônios à disposição dos visitantes em todas as cidades, riquezas relacionadas à cultura, folclore, história e, principalmente, natureza.
        Em Cuiabá,  de 20 a 22 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal,  a parte técnica da FIT Pantanal 2016, sob o tema “Turismo: um grande negócio”: apresentações de painéis, desenvolvimento de reuniões, mobilizações em fóruns, rodadas de comercialização, participação em encontros etc.
        E, encerrando os trabalhos, dias 23 e 24, na Arena Pantanal,  sob o tema “Vem pra Arena Turismo’, inovadora exibição de atividades de aventura e lazer, facilitando uma imersão, tanto do público quanto da imprensa especializada, no no  melhor turismo de  Mato Grosso: culinárias típicas, manifestações culturais, exibições folclóricas, passeios únicos, patrimônios históricos e riquezas naturais.
          A organização da FIT Pantanal 2016 espera reunir mais de 100 mil pessoas durante as segunda e terceira fases da promoção  e movimentar cerca de R$ 10 milhões. Estarão presentes  200 empreendedores diversos, da  iniciativa privada e entidades públicas,  e 50 Municípios e vários  Estados do Brasil. Há, ainda, 44 representações oficiais de cinco nações da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. (Fonte: Jornalista João Zuccaratto).

09.04.2016


* Devido a problemas técnicos, as Curtas Sociais estão  em Postagens mais antigas, continuação destas postagens.

09.04.2016

AGENDA SOCIAL
*Ester Lins Cavalcante afivelando as malas para uns dias em Portugal. Ninguém é de ferro, né!!! (Na foto, à esquerda, com Zeneida, Teresa e Lenilza).
*Neste sábado e domingo acontece no pátio externo da Igreja de Fátima (foto), na avenida 13 de Maio, de 9 às 20 horas, um “Eco Brechó”, com venda e doação de roupas, sapatos e objetos de decoração usados, mas em boas condições. A entrega ocorre na secretaria da igreja.
*Daniela Machado organiza o curso “Especialização – Psicologia Jurídica”, dia 5 de maio, na Faculdade 7 de Setembro, para graduados em Direito, Psicologia, Serviço Social  e áreas afins. Helena Demes é que manda dizer.
*Edna Câmara de Vasconcelos (na foto à direita com a irmã Enid)  festeja  idade nova neste sábado. Também fazem aniversário na data Cláumir Rocha, Joãozinho Gentil, Humberto Fontenele e Sérgio Liebmann (Na foto abaixo, à esquerda, com Alcimor Rocha).
*No domingo, 10, eu cumprimento a Everardo Moisés, Paulo Barbosa e  o artista plástico José Guedes (foto abaixo).
*Sábado e domingo de samba no Barão da Vila (foto acima). A turma toda está por lá.
*As amigas brindam, neste sábado os aniversários de Criselda Rocha (na foto à direita com Sarah Aragão) e Lilian Albuquerque. Depois eu conto mais.
Mirian Almada, Liliane e Marize Castelo
 
*Por hoje é só. Bom final de semana.