Postagem do dia 18.05.2018

Universidade luso afro-brasileira em  perigo
          Olho vivo! Está em perigo a sobrevivência da UNILAB, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira, criada há oito anos no Governo Lula e funcionando em Redenção, Ceará. O reitor Anastácio Queiroz pode renunciar.
                                       
          O problema é que as verbas federais estão escassas comprometendo o funcionamento da entidade, a assistência aos alunos e até o abastecimento de material escolar e de limpeza. Portanto, olho vivo!

18.05.2018


18.05.2018

Desculpas mútuas e oportunas
           Deputado Capitão Wagner (PROS, foto acima) tomou a iniciativa de, nesta quinta-feira, 17, na tribuna, pedir desculpas aos cidadãos cearenses e ao ofendido pelos excessos das expressões usadas em seu bate-boca com o colega deputado Evandro Leitão (PDT, foto abaixo) que, também foi a tribuna para se desculpar com o eleitorado. "Quando o sangue ferve, ninguém controla a língua", disse.
          No dia anterior, em plenário, os dois se insultaram com palavras como "frouxo", "mocinha", "mentiroso", "vamos brigar na rua" etc. e por aí vai. A altercação aconteceu em razão a ataques e defesa da política de segurança do Estado.
          Referindo-se ao episódio, o deputado Carlos Matos (PSDB) disse que “os dois têm uma louvável folha de serviços prestados ao Estado e que o embate é comum, democrático, mas, às vezes, os ânimos sobem muito e acontecem os exageros verbais”.

18.05.2018

Segunda-feira, 21, terá início o Seminário
Nacional de Resíduos Sólidos em Fortaleza
           Começa nesta segunda-feira, 21, em Fortaleza, o 5º Seminário sobre Política Nacional  de Resíduos Sólidos focando a problemática do setor com palestras, mesas redondas, depoimentos e mini cursos. Em pauta, por especialistas, a  avalição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os rumos para o setor público atingir os objetivos estabelecidos no PNRS, a geração de energia a partir do lixo e como fazer a Gestão Integrada dessas políticas são alguns dos temas que serão debatidos no  Seminário, que será aberto nesta segunda-feira, 21, e funcionará também na terça-feira, 22,    no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
O credenciamento dos participantes será realizado a partir das 8 horas da manhã e, às 9 horas, haverá a solenidade de abertura com a presença de autoridades, lideranças técnicas e políticas, e convidados especiais. A primeira Mesa Redonda terá por tema “Rumos para o setor público atingir os objetivos da Polícia Nacional de Resíduos Sólidos” tendo   como Mediador o engenheiro
Alceu de Castro Galvão Junior,  Analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE.
A segunda Mesa Redonda, à tarde,  terá por  tema “Geração de Energias a partir dos Resíduos Sólidos”, tendo por  Mediador  Suetônio Mota (foto),  Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará – UFC. Nesta Mesa haverá as seguintes palestras: “Resíduos Sólidos. Uma questão de sustentabilidade urbana”, com  Hugo Nery (foto abaixo), Diretor Geral de Serviços Ambientais da Marquise Ambiental;
 “Distribuição de Gás Natural Renovável”  e  “Economia Circular dentro da Política de Resíduos Sólidos” . A terceira Mesa Redonda do dia foca “Como fazer a gestão integrada dos Resíduos Sólidos”.

 Mini cursos
A terça-feira, 22, será toda dedicada a Minicursos voltados especificamente para o pessoal que trabalha no setor. Os trabalhos começam às 8 horas da manhã e irão até 17 horas com intervalo para almoço. O primeiro Minicurso é sobre  “Educação Ambiental”  com o   Professor: Luís Eduardo Salvatore (foto acima), Presidente do Instituto Brasil Solidário.  
O segundo Minicurso versa sobre “Consórcios de Resíduos Sólidos”  e será ministrado pelo   Professor: Alissom Melo, Analista de Regulação da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Estado do Ceará – ARCE.

Informações:Prática Eventos
(85) 3433-7684 – 3433.7688

18;05.2018


18.05.2018

“Idosos pobres abandonados pelo Estado”, diz deputado
Qual é mesmo a prioridade do Governo do Estado? Perguntou o deputado Ely Aguiar (PSDC) na tribuna da Assembleia na quinta-feira (nesta sexta-feira não houve sessão) afirmando que, hoje, no Ceará, “são mais de 1,2 milhão de pessoas pobres com idade superior a 60 anos e só existe um abrigo público com possibilidade de albergar os desamparados miseráveis”. O parlamentar baseou seu pronunciamento em matéria publicada na edição do dia pelo jornal Diário do Nordeste.
“O pobre, o aposentado,  o velho não tem nenhum valor para esse Governo Camilo Santana, como também não foram reconhecidos e valorizados pelo governo anterior de Cid Gomes. O único abrigo público (foto abaixo) do Ceará está localizado na Av. Olavo Bilac, em Fortaleza, e com atendimento muito deficiente. 
Em Juazeiro do Norte, terra dos romeiros, não existe nada; em Canindé, terra de romarias, também não existe nada para abrigar os pobres necessitados, mas Camilo e Cid gastaram milhões e milhões de reais em coisas faraônicas, como o Castelão, o Centro de Eventos,  o Centro de Formação Olímpica, o Acquário, as Hilux da polícia, os tatuzões que nunca funcionaram”, disse o parlamentar.

18.05.2018

Prece, homenagem e medalha
           A missa pela passagem dos 30 anos de morte do mais-que-notável político Virgílio Távora (foto do primeiro Governo VT, nos anos 60, em Várzea Alegre) está agendada para 4 de junho, às 19 horas, em São Vicente de Paulo com padre Neto atuando como celebrante.
         No dia seguinte,  5,  no Plenário 13 de Maio,  a sessão solene da Assembleia  homenageando o inesquecível político, que governou o Ceará por  duas vezes. A propositura coube ao deputado Sérgio Aguiar. 
          Na mesma ocasião será entregue a Medalha Virgílio Távora a João Alves de Melo, requerida pelo deputado Leonardo Araújo.

18.05.2018


18.05.2018

Parceria eleitoral
          O deputado estadual Dr. Sarto (PDT, o primeiro na foto a partir da esquerda) abriu as portas dos municípios de Acopiara e Paraipaba para o pré-candidato a deputado federal Mosiah Torgan (DEM, foto abaixo), filho do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. Em Acopiara, a parceria será com o ex-prefeito Vilmar. Em Paraipaba, os dois terão o apoio do prefeito Dimitri Batista.
          A dobradinha foi acertada em reunião do grupo. Os dois devem caminhar juntos nas eleições com o aval do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza Roberto Claudio. Sarto confirma pré-candidatura a deputado estadual. Na foto com o grupo no Palácio da Abolição.

18.05.2018

Medalhas da Fecomercio
A solenidade de entrega da maior honraria do comércio cearense, a Medalha Clóvis Arrais Maia (foto), realizada pelo Sistema Fecomércio/Ceará,  acontece na segunda-feira, 21, que também coincide com a comemoração dos 70 anos do Sistema Fecomércio no Ceará e a posse da nova diretoria eleita para o mandato 2018 -2022.
O agraciado com a Medalha Clóvis Arrais Maia será o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Também serão concedidas as Comendas João Luiz Ramalho de Oliveira por Excelência na Prestação de Serviços, dentro da atuação do Sesc, ao Mestre Espedito Seleiro e a Comenda José Leite Martins por Excelência na Prestação de Serviços, na atuação do Senac, a Fábio Zech, Superintendente Regional do Trabalho. O evento ocorre a partir das 19 horas no Lulla’s Plazza.