Postagem do dia 05.08.2013


Miss Fortaleza é Miss Ceará 2013

Mariana Vasconcelos
 
Sábado, 3,  o concurso Miss Ceará 2013 em sua 57ª edição elegeu  a candidata de Fortaleza, Mariana Vasconcelos, de 23 anos, como a mulher mais bela do Estado. Ao receber o título, a modelo e design de moda vai representar o Ceará no Miss Universo Brasil 2013, que acontecerá  no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte.
            Mariana Vasconcelos disputou o título com 26 candidatas, tornando-se a sucessora de Milena Ferrer, Miss Ceará 2012 e semifinalista no Miss Brasil 2012. Ela fez valer sua beleza com medidas de 1,75m de altura, 92 cm de quadril, 61 cm de cintura, 88 de busto, olhos e cabelos castanhos.
            O Miss Ceará tem organização desde 2005 pela Agência Look, sob coordenação de Jorlene Cordeiro, Miss Ceará 2004. (Assessor de Imprensa – Kiko Bloc Boris – Foto Emílio Ribeiro).

05.08.2013


Futebol e economia na Convenção Atacadista

Scolari
Começa hoje e vai até o dia  8, em  Fortaleza,  a Convenção estadual do Comércio Atacadista Distribuidor  no Centro de Eventos que,  além do técnico da Seleção Brasileira, Luís Felipe Scolari, e do coordenador técnico Carlos Alberto Parreira,  contará com a presença de dois ministros na solenidade de abertura, às 15 horas.
            O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), José do Egyto, anuncia a participação, como conferencistas, do Secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, e do Secretário Nacional dos Portos, Leônidas Cristino.
Cristino

          Afif falará sobre as ações do governo federal em favor das microempresas, enquanto Leônidas abordará o programa de modernização dos portos brasileiros. Antes, às 13 horas, haverá um contato de Scolari e Parreira com a imprensa.

05.08.2013


“Griffe” Dragão do Mar

Paulo Linhares
 
Anuncia o diretor do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Paulo Linhares, que a entidade vai abrir loja em um dos seus espaços com a “griffe” Dragão do Mar, uma série de produtos (camisas, camisetas, bonés, cangas, peças femininas), todos desenhados pelos artistas cearenses e colocados à venda para os visitantes.
 
Importante espaço cultural cearense
 
          Isso é muito comum acontecer em renomados espaços culturais do exterior e sempre representa um excelente “souvenir” para quem o adquire. Parabéns, Paulo, pela iniciativa.

05.08.2013


Ah, Fortaleza!!! – Lixo na frente do Abolição

Incivilidade
 
Postei no  Facebook duas fotos relativas ao que considero uma imensa falta de desprezo da Limpeza Urbana para com a cidade: lixo de vários dias acumulado em uma calçada da avenida Barão de Studart, em frente ao Palácio da Abolição, e nas imediações do Hospital Prontocardio. Se foi o proprietário do imóvel que cometeu a irregularidade, deve ser penalizado.
            Mas o serviço público de coleta tem obrigação de recolher tais dejetos. Até sábado à tarde a imundície ainda continuava lá.

Da sede do Governo dá para ver o lixo


 

05.08.2013


PT discute renovação das direções e
cobra mudança de postura sindical

Deputado Dedé Teixeira

O deputado Dedé Teixeira (PT) participou de encontro do Campo democrático do Partido dos Trabalhadores. A reunião discutiu a respeito da conjuntura política e econômica nacional e proposta da tendência interna do PT cearense de renovação das direções municipal e estadual, prevista para ocorrer no Processo de Eleição Direta do partido em novembro.
 
Deputado José Guimarães

            Sob a liderança do líder do PT na Câmara Federal, deputado José Guimarães (CE), o grupo reforçou o apoio à pré-candidatura do presidente do Sine/IDT, Francisco de Assis Diniz à presidência estadual do PT Ceará. Ele afirmou que, se eleito, irá se dedicar exclusivamente ao diretório estadual.
             Sobre o impacto das recentes manifestações populares que atingiram 20 dos 23 estados brasileiros, o deputado José Guimarães lembrou que o Partido dos Trabalhadores não as teme porque o histórico da legenda se iniciou nas ruas. Ele  cobrou das lideranças sindicais uma mudança de postura com relação à atuação política nas bases e com os governos estadual e federal. "Há uma grande onda conservadora dizendo que a política não vale à pena. É uma mentira. A política é o motor da mudança", afirmou sobre os protestos. (Fonte: Assessorias dos deputados Dedé e Guimarães).

05.08.2013


Plantas Medicinais da Caatinga

Plantas que viram remédios
 
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará já colocou à venda o livro Plantas medicinais da caatinga: atividades biológicas e potencial terapêutico ao preço de 50,00 reais.  A publicação, organizada pelas professoras Glauce Viana, Luzia Kalyne Leal e Silvânia Vasconcelos, foi lançada na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na cidade de Recife. O lançamento oficial em Fortaleza será em setembro.
            O livro, segundo a Profª Glauce Viana, é resultado de 20 anos de pesquisas e tem como base trabalhos publicados por pesquisadores da UFC e da Universidade Estadual do Ceará  sobre as espécies da caatinga, estudadas sob o ponto de vista químico e farmacológico. Ela faz questão de lembrar a participação do Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), criador do Projeto Farmácias Vivas, do laboratório de Plantas e “ícone das pesquisas com plantas medicinais” no Brasil.

05.08.2013


 Pernambuco promove palestra
sobre turismo de gay e lésbica

 
Com o objetivo de sensibilizar o trade turístico do Estado sobre o turismo LGBT, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) levam  à capital pernambucana a conselheira da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), Marta Dalla Chiesa, amanhã, dia 6.
            Ela apresentará ao setor turístico  dados sobre o crescimento deste segmento, ações de marketing e casos  de sucesso. A presença  de Marta Dalla Chiesa é oportuna porque  a Empetur participou da 30ª Convenção Anual Global da IGLTA, em Chicago (EUA), onde apresentou sua candidatura para receber a edição 2016 deste evento.  O pleito pernambucano conta com o apoio da Embratur e da Associação Brasileira de Turismo GLS.
            A Empetur vem trabalhando neste segmento, e há dois anos produziu o Guia LGBT – Recife/Pernambuco – Um Estado de Felicidade, mostrando os principais atrativos do Estado desde a gastronomia, passando pelos pontos turísticos até as baladas. O guia veio para atender às expectativas dos turistas desse segmento, já que Pernambuco foi considerado pela Embratur um dos cinco destinos gay friendly no Brasil. (Fonte: Setur/PE).

05.08.2013


OAB/Ceará propõe reforma do ensino jurídico

Prof. Cândido Albuquerque
O vice-presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professor Cândido Albuquerque, estará nesta  segunda-feira, 5, em Brasília, para apresentar ao Conselho Federal as propostas apontadas para a reformulação do ensino jurídico no País.
          De acordo com ele, é preciso que haja uma reformulação do ensino do Direito no Ceará, com a readeaquação das disciplinas e uma aproximação da teoria e da prática. “Precisamos melhorar os mecanismos de avaliação e acompanhamento dos cursos. Esse mecanismo já existe, mas precisa ser realizado de forma mais frequente”, diz o professor.
          Entre os principais pontos destacados  estão a atualização dos currículos e os critérios de acompanhamento do ensino junto às instituições que ofertam graduação em Direito e, também, incluindo àquelas que passarão a ofertar o curso.

05.08.2013


“Bora Viajar”

Patriolino em novo ritmo
Patriolino Ribeiro Neto com uma nova série de seu programa turístico na Tv Cidade – “Bora Viajar” – mostrando, com um jeito bem personalizado e  descontraído, as belezas e atrações internacionais.
            Nesta série que começou agora, ele vai de Hollywood aos cassinos de Las Vegas passando pela “big” Los Angeles.

05.08.2013


13 vagas de professor efetivo em Fortaleza e Sobral

            A Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas até 27 de agosto para dois concursos públicos que ofertam 13 vagas de professor efetivo (nas classes de adjunto e assistente). O Edital 270/2013 selecionará docentes para Fortaleza (seis vagas distribuídas entre o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual e o Instituto de Educação Física e Esportes – Iefes).
            Já o Edital 271/2013 se refere à seleção de sete professores para o Campus da UFC em Sobral (Cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Odontologia e Música). Em todos os casos, o regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
             As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por procuração. Para mais detalhes sobre os processos seletivos, basta acessar os editais citados no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (
www.progep.ufc.br).

05.08.2013


Afetividade em alto astral

Elza Moreira e Rosa Martins
As muitas amigas de Elza Moreira e Rosa Martins, que todos chamam carinhosamente de “tia” Rosa, estiveram reunidas durante almoço no “L´ Escale” comemorando os aniversários delas, já acontecidos. Com direito a bolo, parabéns e mimos e, o mais importante, em momento de confraternização e alto astral. Elas merecem.
Elza estava com o marido Maurílio Moreira. Entre as presentes Zeneida Rangel (que coordenou), Ester Lins Cavalcante, Maria Vanda Sá, Gabriela Castro, Lenilza Campos,  Regina Koblitz, Kílvia Montenegro, Sarah e Herbert Aragão, Dulce Freitas, Inês e Melissa Távora, Lula Pinto, Mazé Coelho, Maria Luiza Caminha, Tetê lima, Margareth Gonçalves, Ivonilde Soares e Cliseuda Rocha.

Parte do grupo de amigas


05.08.2013


CURTAS SOCIAIS

Lavanery
 *Lavanery Wanderley e Meton César de Vasconcelos   ganharam abraços no domingo porque marcaram o calendário.

 *Nesta segunda-feira, 5, eu abraço as amigas Maria da Graça Maia e Socorro Moreira pelos aniversários.

 *Por sinal, Socorro e Olavo Moreira estão hoje em Recife em viagem de afetividade.

 *Roberta Fontelles Philomeno  movimentou a lista afetiva sexta-feira, a partir do meio-dia, no Iate, “celebrando a vida e a amizade.” Era o aniversário dela.

 *Domingo à tarde, os talentosos músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade estiveram novamente no palco do Theatro José de Alencar. Isso é bom porque cria o hábito de  ouvir boa música por parte da população.
Sinfônica da UECE
 

 *A Agência Filatélica dos Correios, que funciona na sede da ECT, no centro da cidade, anuncia que até o dia 19 próximo estará funcionando nos horários de 8 às 12 horas e de 13h30 às 17 horas, segundo me informa o gerente Leonardi Saldanha.

 *A executiva da Prática Eventos Enid Câmara de Vasconcelos esteve em Gramado, no Rio Grande do Sul, fazendo negócios e curtindo a paisagem.

 *Por hoje contei. Tenham todos uma boa semana.