Postagem do dia 10.09.2016

Política fervendo em Sobral
Coligação de Ivo Gomes repudia ameaças e truculência da campanha de Moses
          Registra o jornalista Macário Batista que a  coligação “Mais Competência, Mais Resultados”, da candidatura de Ivo Gomes a prefeito de Sobral, “repudia as ameaças da campanha do candidato Moses Rodrigues, do PMDB, ocorrida na noite de 7 de Setembro. Após debate na sede da União Operária, a militância do peemedebista fez ação intimidatória e truculenta, barrou e constrangeu integrantes da campanha do PDT”.
        “A equipe de Ivo ficou sitiada, aguardando a saída dos militantes da oposição, que gritavam palavras de baixo calão e obstruíam a saída. A escolta policial foi acionada, mas Ivo Gomes solicitou o cancelamento da escolta por defender os princípios democráticos, mesmo que estes princípios não estivessem sendo respeitados pela oposição”.
        Conclui o jornalista: “Penso eu - Sobral não pode perder tempo com idiotices”.

10.09.2016


10.09.2016

Expoece faz julgamento de 11 raças de animais em exposição
          Nestes últimos dias de Expoece, que vai até domingo, 11, acentuam-se os julgamentos das diversas raças bovinas, ovinas, caprinas e equinas por renomados juízes nacionais que vieram especialmente para trabalhar no certame. O processo de avaliação dos animais em pista para premiação decorre durante todo dia e entra pela noite em razão do volume de animais, cerca de duas mil cabeças.
          Na feira estão acontecendo as exposições nacionais das raças Anglo, Savana e Boer, a exposição nacional da raça bovina Indubrasil, as exposições homologadas das raças bovinas Gir, Sindi, Guzerá e  Jersey, a exposição nordestina das raças  Pardo Suíço e Girolando. Na área de equinos acontece a exposição homologada do cavalo Manga Larga Marchador.
          Enquanto isso, a Expoece prossegue com as suas atrações para os visitantes como Engenho, Casa de Farinha, Fazendinha para a criançada, feira da agricultura familiar e mostra de artesanato. Todos os dias, a partir das 18 horas, tem Forró Pé de Serra com apresentação de grupos de música sertaneja nordestina e de vários Estados da região.
        Como disse o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, organizadora da Expoece, Sérgio Fonteles (foto) “a presença maciça de público, todos os dias, é uma prova do apoio do povo  a esse novo modelo de exposição, voltada exclusivamente para os criadores e público visitante. Os criadores/expositores vestiram a camisa da Expoece e, apesar de todas as dificuldades, estamos realizando a melhor exposição  dos últimos anos”, disse Fonteles.
        O Secretário Nelson Martins (foto), que representa o Governador no evento, disse aos jornalistas “estar surpreso com a exposição ao constatar que todas as baias estão ocupadas por animais e ver o trabalho dos criadores para manter o alto nível genético dos seus plantéis. E, para o público, é muito bom ver as pessoas que nasceram no interior matando as saudades do campo e trazendo seus filhos, seus netos para tomarem  conhecimento com a vida do sertão.”

10.09.2016

“Michel Temer fracassou na estréia”, diz jornal Le Monde
          “A edição matinal do Le Monde,  publicada no site do jornal, faz um balanço  dos primeiros passos do presidente interino Michel Temer. O respeitado jornal francês considera que o novo governo não seduziu os brasileiros. "Temer fracassou na estreia", escreve a correspondente em São Paulo, Claire Gatinois.
          “Le Monde começa o texto pela primeira nota oficial do novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, com um safanão nos governos de esquerda da América Latina que denunciaram um suposto mal funcionamento das instituições democráticas no Brasil.
          “A nota diplomática teve tom "firme e decidido", diz o Monde, mas na realidade o afastamento da presidente Dilma e o processo de impeachment no Senado suscitam preocupação na região, destaca a jornalista.
         O presidente argentino, Mauricio Macri, de centro-direita, também está com receio da instabilidade política no Brasil, acrescenta.

"Nomeações deixam qualquer um perplexo"
          “As primeiras medidas anunciadas por Temer deixam qualquer um perplexo, observa a jornalista: um ministério sem mulheres; a extinção da pasta da Cultura, reduzida a uma secretaria de Estado; e sete ministros citados em inquéritos judiciais, "sem dúvida o mais preocupante" . "Antes de tomar posse, Temer tentou oferecer o posto de ministro da Ciência a um criacionista", diz o texto, em referência ao presidente nacional do PRB, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcos Pereira, depois substituído por Gilberto Kassab (PSD).
          “A historiadora Armelle Enders, recentemente entrevistada pela RFI, autora do livro "Nova História do Brasil", afirma ao Le Monde que, se cada país decidisse afastar do poder nas democracias modernas dirigentes incompetentes ou impopulares, sobrariam poucos políticos no poder. Sobre a nova equipe, ela opina que o governo Temer carrega a marca da continuidade e do conservadorismo. "Os ministros são raposas velhas que participaram de todos os governos recentes, de Fernando Henrique Cardoso a Dilma Rousseff, passando por Lula", resume Armelle Enders.
          “Le Monde cita ainda a análise feita pelo New York Times, que julgou que o afastamento de Dilma foi ruim para o Brasil”. (Fonte: jornal Le Monde e  RFI - As Vozes do Mundo).

10.09.2016


10.09.2016

Saudades, Verinha
           Uma tristeza imensa com a morte de Vera, sra. Antônio Cardoso Linhares, empresário da área imobiliária, que formavam um casal de excelência convivência na sociedade. Só agora tomei conhecimento.
         A missa de sétimo dia aconteceu no dia 6, às 19h30, na capela do Colégio Christus, na Rua Silva Paulet. O sepultamento foi na cidade de Crateús. Minhas solidariedades ao Antônio e sua família.

10.09.2016

Detran da Santos Dumont foi para o RioMar
 
        O governador Camilo Santana inaugurou nesta sexta-feira, 9, novo Posto do Detran no Shopping RioMar Fortaleza (na foto descerrando a placa). A solenidade aconteceu  a partir das 11h e contou  também com a presença do Secretário das Cidades, Lúcio Gomes, e do Superintendente do Detran, Igor Ponte.       



A loja, que fica na área de Conveniência e Serviços do shopping, substituirá a unidade da Avenida Santos Dumont, instalada há quase 20 anos no local. A estratégia de migrar para o interior de centros comerciais permite um avanço nos atendimentos do Detran, na medida em que oferece maior comodidade e conveniência aos usuários, permitindo o acesso a diversos serviços.

10.09.2016

Praça abraçada contra insegurança
         O abraço na Praça da Bandeira, defronte ao Colégio Militar de Fortaleza e da Igreja do Cristo Rei, na tarde do dia 7, reuniu moradores da região, pais e alunos do CMF e frequentadores da Paróquia.
          O objetivo foi protestar contra a insegurança reinante na área, com assaltos constantes, sobretudo depois do tapume do metrô na praça com as obras paradas.

10.09.2016

Skal Fortaleza muda presidente em seu brinde de 38 anos
Os dois últimos já com fotos na galeria
           Comemorando os seus 38 anos de existência, o Skal Internacional de Fortaleza ofereceu uma programação muito bem estruturada para seus associados com almoço, brinde aos aniversariantes do trimestre, transferência de colar e posse dos diretores do novo presidente.
A nova vice Talyta Leite e Priscila
          Para dar maior imponência à solenidade, a presidente nacional do Skal, cearense Priscila Cavalcante, ex-presidente do Skal Fortaleza, solicitou à secretaria que fizesse uma exposição dos retratos de todos os ex-presidentes da entidade no local do almoço, um salão especial do restaurante Dallas Grill. Aliás, a bela decoração da festa teve a primorosa criatividade de Socorro Trindade.
          Na ocasião foi realizada a assinatura de um convênio com o empresário Washigton Macedo  para implantação do Projeto  Mapatur Googlo  Strett  View para  divulgação do turismo, usando  plataforma digital  dentro do projeto  Skal Mundo Afora.
        Colombo Cialdini, que era vice-presidente e assumiu quando Priscila foi comandar  o nacional, passou o Colar de Presidente para seu vice, Epitácio Vasconcelos, desimcompatibilizando-se para assumir a presidência do Skal Internacional do Cone Sul, que reúne todos os países sul-americanos.
           Colombo já está  organizando  o congresso dos países dessa região, que acontecerá em maio de 2017 em Fortaleza juntamente com o congresso nacional do Skal Brasil.
           Empossado, Epitácio Vasconcelos (Pita) dirigiu mensagem de saudação, agradeceu a confiança, prometeu trabalhar com determinação pelo desenvolvimento do turismo cearense. Seis ex-presidentes do Skal Fortaleza estavam presentes, inclusive um fundador, Valmir Rosa Torres. Os demais são: Iramar Veríssimo, Edgar Sá, Enid Câmara, Priscila Cavalcanti e Colombo Cialdini.
          Epitácio anunciou e empossou sua nova diretoria.

10.09.2016


10.09.2016

Dois anos do Pic-Nic Literário na
Casa de José de Alencar, domingo
          A Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, recebe neste domingo (11), a 24ª edição do Pic-Nic Literário, que comemora dois anos de criação do projeto.
          Aberto ao público, o evento acontece das 9h às 12h com programação composta pelo Grupo Circo Pirado, contação de histórias com Manoel Neto, Flávia Animações e Banda Marcial da Escola Mário de Alencar.
          A entrada é gratuita, e a organização receberá doações de caixas de chocolate que serão revertidas para entidades beneficentes que atendem crianças.(Fonte: Fred Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fone: 85 3229 1898).

10.09.2016

Congresso de contabilidade reúne 8 mil profissionais
Ocupação hoteleira na Capital está em 85%
          O Centro de Eventos do Ceará (CEC) recebe a partir desde domingo (11), às 18h30min, o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), maior evento da classe contábil. Durante quatro dias, cerca de 8 mil profissionais da área debaterão temas de interesse da contabilidade e da sociedade em geral em mais de 150 atrações técnicas e científicas. A última vez que o Estado tinha recebido esse evento foi há 20 anos.
           De acordo com números da Associação Brasileira de Empresas de Evento no Ceará (Abeoc-CE), o turista de negócio gasta quase quatro vezes mais que o turista de lazer. Em 2015, a média diária de gasto do turista de negócio foi de R$ 437,16. Durante o ano passado, conforme a Abeoc-CE, o setor de eventos arrecadou R$ 370 milhões, mobilizando 52 elos da cadeia produtiva.
          O congresso é realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE). “Para nós é muito importante que além de levar debate de alto nível sobre temas que estão na pauta da sociedade, o congresso também aqueça a economia local”, conta o presidente do CFC e do 20º CBC, José Martonio Coelho. (Fonte: Yanna Magalhães – Ascom/Setur).

10.09.2016

Suspensos 23 planos de saúde
          Começou  a valer nesta sexta-feira (09/09) a suspensão da comercialização de 23 planos de saúde de oito operadoras em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. A medida faz parte do monitoramento periódico realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento.
         Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.
          As operadoras punidas, todas com os seus subplanos, são: Unimed Norte/Nordeste; Unimed Rondônia; Salutar Saúde Seguradora S.A; Federação das Sociedades cooperativas de Trabalhos Médicos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima; Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda; Uninho SP Saúde S.A; Jardim América Saúde Ltda; Ribeiro e Silva Plano Odontológico Ltda-EPP. (Fonte: Maxpress).

10.09.2016




10.09.2016

CURTAS SOCIAIS
 *A executiva Enid Câmara participa em Campinas, São Paulo, desta sexta-feira, 9, até domingo, de reunião da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, da qual é também Diretora Regional do Nordeste para apreciação da pauta da entidade para os três últimos meses do ano. Haverá palestra e discussão em torno do tema “Qual a Magia de se Viver neste Tempo?” Aproveita e acerta negócios relacionados ao turismo de eventos.
*O colunista Flávio Torres foi o aniversariante   desta sexta-feira, 9. Por sinal, ele ganhou  homenagem articulada por Stelinha Salles. Fez também 50 anos de colunismo social. Na foto entre as amigas do grupo.
*Também fez aniversário na data a querida Morgana Cardoso Linhares (sra. Manuelzinho Cardoso Linhares. Foto da BalalaIn. 
*Outros aniversariantes são Albanisa Dummar Pontes, Antônio Costa, o querido Costinha (na foto com a sua Vera), João Dummar Neto e Lagildo Brasileiro (na foto abaixo com o líder lojista Maia Júnior).
*Neste dia 10 é o Dia da Imprensa Brasileiro. Saudemos os nossos meios de comunicação.
*Ester Lins Cavalcante (foto abaixo) encerra neste final de semana temporada de 15 dias na Praia do Futuro. Afinal, ninguém é de ferro.
*Ganhou abraços da lista afetiva  Bertrand Boris Neto (Na foto com a sua Ivana).
*Por hoje contei. Bom final de semana.