Postagem do dia 20.05.2017

Povo já nas ruas. “Diretas, já”, clama  deputado
Mais de 5 mil pessoas, segundo os organizadores, ocuparam a Praça da Bandeira, em Fortaleza,  e depois seguiram em direção à Avenida 13 de Maio no final da tarde desta quinta-feira, 18, em protesto contra Temer. O grupo se encontrou no final do evento em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará. A convocação foi distribuída em vários pontos da cidade. Outros atos semelhantes também já estão programados.
 Na Assembleia, o deputado Elmano Freitas (PT) cobrou eleição direta e disse que “o Congresso  não tem autoridade moral para escolher o novo presidente. Lá existe tramitando emenda à Constituição que prevê eleição direta em 90 dias em caso de vacância, por isso tem que ser “Diretas, Já.”

20.05.2017


20.05.2017

“O delinquente tem que renunciar”, diz o FHC cearense
          Em aparte ao deputado Elmano, o deputado Fernando Hugo Colares (FHC como é chamado pelos colegas)  afirmou: “O delinquente Temer  tem que renunciar. A Justiça tem que punir todos esses ladrões, políticos ou não. O calendário agora vai ser este: 1) Povo nas ruas; 2) Impeachment; 3) Eleição direta, já; 4) Novos  presidente e governo; 5) Aceleração do crescimento.

20.05.2017

Por que a surpresa? 
            O envolvimento de Temer e Aécio com a má política já era conhecida há muito tempo. Já se havia falado, mas sempre era desmentido. Não havia uma prova contundente como agora. Como o Congresso e o Supremo vão conduzir a questão, aí é outra história. Vamos aguardar para ver no que vai dar.
           No caso do senador Aécio, o cearense Tasso Jereissati, que assumiu a presidência do PSDB no lugar dele, disse  que Aécio  "agora  terá mais tempo para se defender das acusações". 

20.05.2017

Vendaval da JBS chegou ao Ceará
E em meio a esse “mar de lama” de revelações e denúncias dos dirigentes  da JBS (vendaval)  e Odebrecht alguns  políticos cearenses não tiveram  ficar de fora. 
 Aí estão citados o ex-governador Cid Gomes, que teria recebido 20 milhões de reais que foram descontados de crédito do ICMS do Estado  que a empresa teria direito, 5 milhões que teria sido repassado ao senador Eunício Oliveira em troca de uns arranjos no Senado.
Cid diz que “nunca recebi um centavo da JBS. Todo meu patrimônio, depois de 34 anos trabalhando na política, é de 782 mil reais.”
         Eunício Oliveira também repudia a delação.
Deputados estaduais eleitos estão relacionados numa planilha fornecida pela JBS. São  citados como beneficiários de doações aos partidos ou individualmente os deputados Antônio Granja, Augusta Brito, Carlos Felipe, David Duran, Dedé Teixeira, Gony Arruda, Ivo Gomes, Jeová Mota, Joaquim Noronha, Laís Nunes, Lucílvio Girão, Moisés Braz, Zezinho Albuquerque, Mirian Sobreira, Manuel Duca, Odilon Aguiar, Osmar Baquit, Tin Gomes, Sineval Roque e muitos outros que não conseguiram se eleger.
 Uma coisa é certa: a legislação eleitoral brasileira sempre permitiu e aprovou doações a candidatos nas campanhas políticas. Essas doações são contabilizadas nas prestações de contas dos candidatos e dos partidos aos respectivos Tribunais Eleitorais. Até aí, tudo bem. Mas apareceu o caixa dois e virou a corrupção que é hoje. E todos devem estar lembrados dos milhões que o Collor embolsou como “sobras de campanha”.

20.05.2017


20.05.2017

Transposição em pauta
O deputado Audic Mota (PMDB) voltou a Brasília para uma reunião na tarde desta sexta-feira, 19, com a presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Laurita Vaz, relacionada à questão do processo em tramitação naquela Corte que está impedindo o reinício das obras de transposição do rio São Francisco. 
 Ele me disse que encontrou muito boa vontade por parte daquela autoridade para resolver a questão.
O que está impedindo  é uma ação judicial de uma empresa cearense, a PB Construções, que  tenta barrar a licitação vencida por uma concorrente  e isso está atrapalhando. “Esta empresa é muito próxima do Governo do Estado e  da família Ferreira Gomes, já tendo realizado muitas obras na gestão passada e continua  realizando”, disse um deputado.
A ministra-presidente teria afirmado  que se a ação for retirada ela libera imediatamente o processo.

20.05.2017

Rota de ecoaventura na Ibiapaba
Joaquim Cartaxo, diretor do Sebrae, iniciou por Guaraciaba do Norte e Viçosa do Ceará estudo para implantação da Rota Turística de Ecoaventura da região da serra da Ibiapaba mapeando e fotografando vários locais. A partir de suas observações será montado roteiro que o Sebrae poderá ou não patrocinar.
Vejam algumas fotos realizadas por ele:
 Vista a partir do mirante...
  Guaraciaba sob os efeitos e envolvida pela  neblina matinal...
  A neblina em uma pousada...
  O complexo turístico Urubu Park...
  Totem característico do local...
  Jardim do Urubu Park...
  A cachaçaria Mapiunga de Viçosa.

20.05.2017


20.05.2017

Má sinalização horizontal
        Para onde é que vai toda a dinheirama do IPVA, das taxas do Detran e das multas da AMC, hein? A sinalização horizontal do trânsito em Fortaleza ainda deixa muito a desejar.O exemplo acima é de um bairro da capital.                                         
Esta da foto acima é a pintura da faixa de pedestres na Avenida Virgílio Távora esquina com a Rua Pereira Valente, no bairro Meireles, na tarde desta quinta-feira, 18.

20.05.2017

Entulhos de construção nas calçadas
         O que leva um cidadão (?) a agir assim, colocando entulho em uma calçada impedindo a passagem de pedestres? Falta de civilidade, educação? Certamente. Cadê a municipalidade para multar. Se eu vejo os fiscais da Prefeitura também deveriam ver. Esta irregularidade foi constatada na rua Pinho Pessoa, no bairro Dionísio Torres, bem próximo à esquina da rua Silva Paulet.
         O internauta João Freitas, que leu a postagem, se manifestou:
Joao Freitas Tudo bem! Mas até quando vamos ver esta desculpa? A Prefeitura limpa e a população (deseducada) suja? A quem compete a iniciativa de iniciar uma campanha "unir inteligentemente " os esforços? A Prefeitura. Como? Escolhendo uma rua, colocando educadores visitando os moradores, igrejas, templos evangélicos, comércio, serviços, mostrando a eles como participar como cidadãos da limpeza da região vizinha de sua moradia, o que também diminuiriam as doenças (mosquito etc). É a meu ver o único caminho. O outro seria A PREFEITURA LIMPA E O POVO SUJA! Até quando?”

20.05.2017

Longboard em Jeri
Nos dias 27 e 28 próximos, Jericoacoara será cenário para a 3ª. edição do Jeri Longboard 2017 na praia Dunas do Por do Sol reunindo competidores nas categorias Long Open (masculino e feminino), Super Open (idem), Master, Super Master e Long Iniciante.
          No sábado, ao término das competições, agito musical com a banda Surf Music. A realização é da Sakapraia.

20.05.2017


20.05.2017

CURTAS SOCIAIS
                                     
*Os amigos muito contristados se despediram nesta sexta-feira de Regina Cardoso (viúva do desembargador do Trabalho João Nazareth Cardoso, na foto a primeira à esquerda com as amigas Simone Cavalcate, Iduína Frota e Márcia Cavalcante) em missa de corpo presente, à tarde.
*A diretora do Visite Ceará, Celina Castro Alves (na foto de Lia Pinheiro, à esquerda, com Luciana Becker), acompanhou em visita técnica a três hotéis a professora Sandra Soares, da UFC, que prepara a realização do
V Congresso Brasileiro de Reologia (ramo da física que estuda a viscosidade, plasticidade, elasticidade e o escoamento da matéria) em 2019, em Fortaleza. Cerca de 400 participantes estarão presentes.
*A linda bebê de Andréa e Marcelo Feitosa Campelo, MarcelInha, vai fazer um ano, e não dois como eu registrei. Será em junho. Depois conto mais.
*Neste sábado, a partir das 11 horas, feijoada e samba no loteamento Ecopark Boneville (maquete acima), em Caucaia (próximo ao Cumbuco e Pecém), reunindo corretores, compradores e amigos. Priscila Cavalcante (Priscila Eventos) articula.Na foto com o maridão Epitácio Vasconcelos.                                                         
                                          
*Wilma Patrício (a terceira sentada da esquerda para a direita) foi a anfitrião da reunião mensal do grupo de amigas As Azuis recebendo em casa para a confraternização.
 
*Nesta sexta-feira ganharam abraços de felicitações Maria Amoreira (sra. Desembargador Eymard Amoreira, foto abaixo),
Alcimor Rocha Neto, Gláucia Pamplona, Eliza Gradhwoll Bezerra e Arnoldo Leite Barbosa (na foto abaixo com a sua Lourdinha).
*No domingo os cumprimentos vão para Francisco Maia Júnior,
Roberto Pessoa, Lília Carneiro, o construtor Rui Castelo Branco (na foto abaixo entre o amigo José e Teresa Maria Távora) e Sérgio Juaçaba.
*Margaridinha Borges foi com um grupo amigo fazer um giro pela China.
 *Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.