Postagem do dia 1o. de maio

Cidadania de Fortaleza e livro sobre Ivens


Empresário Ivens Dias Branco

Neste primeiro de maio, às 18 horas, no Centro de Eventos, solenidade de entrega do título de Cidadão de Fortaleza pela Câmara Municipal ao empresário Ivens Dias Branco e lançamento do livro “Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático” de autoria do escritor e biógrafo Sérgio Vilas Boas. O título é de iniciativa do vereador Salmito Filho.
A solenidade, que pede traje passeio completo, será anfitrionada pela família de Ivens – a esposa Maria Consuelo e os filhos Graça, Ivens Júnior, Regina, Marcos e Cláudio. A renda com a venda dos livros será destinada integralmente à Associação Internacional de Caridade de São Vicente de Paulo-AIC.
Comitê de enfrentamento às drogas

Deputado José Albuquerque, Eliani Nobre

 e Isabel Porto no Gabinete da Assembléia.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), recebeu terça-feira (30/04), a presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Ceará, Eliani Nobre, a promotora de Saúde Pública Isabel Porto, secretária do colegiado. O objetivo da visita foi estabelecer uma parceria entre o Poder Legislativo e o Comitê para o combate às drogas e tratamento dos dependentes.
            De acordo com Eliani, que é também vice-procuradora geral de Justiça, o comitê tem por objetivo realizar eventos em todas as promotorias do Estado, levando à população informações sobre o combate às drogas, além de receber das comunidades as demandas para o tratamento dos adictos.
Cearense crismado pelo Papa Francisco

Victor Chaves


Domingo, 5, um jovem cearense  será  crismado pelo papa Francisco durante cerimônia no Vaticano. É o  estudante Vitor Chaves, 15 anos, aluno do Colégio Santa Cecília, indicado pela Comunidade Shalom de Fortaleza. Ele será o único brasileiro  a integrar um grupo de 40 jovens de vários países que serão crismados. Esse ato integra uma ação de aproximação da Igreja Católica dos jovens e servirá também para reforçar a divulgação da Jornada Mundial da Juventude, que  ocorrerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho. (Fonte: Eliomar de Lima).
Cid Gomes chega aos 50 anos na Meruoca

Prefeito Veveu Arruda, Cid e Roberto Cláudio


O governador Cid Gomes, que estava no Amapá conversando com seu colega Camilo Capibaribe, desembarcou na última sexta-feira em  Sobral para comemorar no sábado, 27, o seu aniversário de  50 anos. Ele fica em sua residência na serra da Meruoca até hoje, dia primeiro, aproveitando para descansar e se recuperar de uma virose. (Fonte: Sobral em Revista).
Sobral ganha um grande shopping center

Antônio Câmara


Quinta-feira, 2, será uma data marcante para Sobral, a Princesa do Norte, com a inauguração do North Shopping Sobral, iniciativa do construtor Antônio Câmara e de sua Construtora Cameron e parceria com o grupo North Shopping Empreendimentos do Brasil, que convidam.
A solenidade acontece a partir das 19 horas e o evento representa “um grande e importante momento para a cidade”, como está dito no convite.

Deputado Eudes mantém denúncias e quer falar na AL

Deputado Eudes Xavier


Chegando de Brasília para o final de semana, a segunda-feira de folga e o feriado, o  deputado federal  Eudes Xavier (PT) confessou ao jornalista Eliomar de Lima que quer  expor na Assembleia Legislativa, no dia 13 de maio,  sobre denúncia de suposta “arapongagem”  na política cearense. A data, diz ele, tem a ver com a luta por liberdades. Mas, o dia 13 é uma segunda-feira e nesse dia não há sessão no plenário da Assembléia.
O deputado Eudes destaca ser importante o esclarecimento das denúncias feitas por ele da tribuna da Câmara e que apontaram para o envolvimento do Governo do Estado, secretários e a contratação da empresa americana Kroll num suposto esquema de espionagem do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, adversário político dos Ferreira Gomes. (Fonte; Blog do Eliomar).
Fortalezenses compram mais remédios de marca
 

Pesquisa da DataFolha/ICTQ-Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos, realizada em doze capitais brasileiras, indica que, em  Fortaleza, 77% dos consumidores escolhem uma farmácia pelo preço e que grande parte prefere medicamentos de marca, em detrimento dos genéricos.  No país, de um modo geral, apenas 25% optam por remédios de marca mas, nas capitais,  esse índice sobe para 47%.
            “Ainda existe uma indicação médica muito forte para esses medicamentos. O médico, por causa benefícios que recebem dos laboratórios, acabam induzindo os consumidores a gastar mais”, ressalta o diretor executivo do Instituto, Marcus Vinicius Andrade. Para ele, “não há motivos para desconfiança pois, assim como todos os medicamentos, os genéricos passam por uma bateria de testes realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para poder comprovar sua eficácia e também segurança”.
Cinema de arte no Cariri

          Cinéfilos e pesquisadores da área de audiovisual da região do Cariri participarão nesta quinta-feira, 2,  da primeira atividade do ano do projeto de extensão Cine Arte Clube, da Universidade Federal do Ceará. Às 18 horas, no auditório do Campus do Cariri da UFC, haverá palestra do mediador de cinema Elvis Pinheiro, que há 11 anos promove a sétima arte não apenas com a exibição de filmes, mas com debates e pesquisas sobre produções de cinema.
Manuscritos digitalizados de José de Alencar

A Casa José de Alencar, espaço cultural da Universidade Federal do Ceará em Messejana, vai disponibilizar a partir de hoje, 1º de maio, os manuscritos do escritor cearense José de Alencar (1828-1877), em formato digital, para estudos, pesquisas e apreciações. Com mais essa iniciativa de preservar e divulgar o escritor, segundo o diretor da Casa, Prof. João Arruda, a CJA se torna o principal centro de referência em estudos alencarianos, solidificando ainda mais sua missão de preservar e divulgar a obra e a vida do romancista brasileiro.
            Os manuscritos estão em mais de 6.000 páginas, organizadas em cadernos por tipo de documento. O Prof. João Arruda explica que “neles estão contidos artigos sobre Literatura, Ficção, Crítica, Poesia, Teatro, Política e Direito, um projeto sobre Gramática, correspondências de terceiros e um documento oficial”. (Fonte: Prof. João Arruda, Diretor da Casa de José de Alencar – Fones(85)3229.1898 e 3276.2379).

Jornalismo com talento


O jornalista Paulo Nóbrega, que durante muitos anos respondeu pela pauta do jornalismo da Tv Verdes Mares, é agora Diretor da filial da emissora no Cariri, em Juazeiro do Norte, onde coloca o seu talento em nova experiência profissional e  à serviço da Tv do Grupo Édson Queiroz.
Ovinos e caprinos na Expoinverno


O Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Clube do Berro e a Caprileice convidam para a solenidade de abertura da X Expoinverno, que acontecerá de hoje ao dia cinco de maio, no Parque de Exposição Governador César Cals. Abertura às 17 horas.


CURTAS SOCIAIS
 
Priscila Cavalcante
*Primeiro de maio é um dia triste pela morte de Ayrton Senna em 1994, há 19 anos.

*Também no primeiro de maio ganha abraços de parabéns pelo aniversário padre Clairton Alexandrino, vigário da nossa Catedral.

*Nesta sexta-feira os amigos vão comemorar o aniversário de Priscila Cavalcante participando de uma festa de adesão, a partir das 19 horas, na Whiskeria do Parque Recreio, “para pincelar mais um ano de vida com arte e bem viver” como está dito no convite.

 
*Sábado, 4, no BNB Clube, vai acontecer a Noite do Blues com Felipe Cazaux e o De Blues em Quando”. Será a partir das 21 horas. Nilo  Alves Júnior entre os articuladores.
 

Graça e Roberto Maia

*Maria da Graça Maia muito tristonha com a morte de suas três  cachorrinhas de estimação. “A casa agora ficou vazia”, disse. Mas ela não pretende voltar a criar outros animais.

*Na buate Garage 80, sexta e sábado, Tertúlias dos Anos Incríveis só com músicas da época. Quem avisa é Maria Gilvanete da Silva.

*Por hoje contei, amanhã eu volto.