Postagem do dia 18.06.2018

Seca e emergência já atingem  25 municípios cearenses
O Governo do Ceará publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), da última sexta-feira (15/6) decreto que declara situação de emergência em Cedro e mais 25 municípios do Ceará. O documento detalha a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento, inclusive para o consumo humano e animal, desde o ano de 2012, reduzindo o padrão de qualidade de vida da população.
             Na avaliação do Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, a quadra invernosa no Ceará teve registros de boas chuvas em algumas regiões, mas ainda existem  comunidades rurais que sentem os efeitos da falta de água. Com o decreto, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), no âmbito do Estado do Ceará, irá prestar apoio complementar aos Municípios afetados, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Além de Cedro, os municípios de Acopiara, Assaré, Bela Cruz, Chaval, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itapajé, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim  também tiveram decretada situação de emergência.

18.06.2018


18.06.2018

Filme e exposição sobre a imprensa
         A exibição do filme “The Post – A Guerra Secreta” (EUA, 2017), do diretor Steven Spielberg, nesta quinta-feira (21/06), será um dos pontos altos da exposição “Casa do Jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, promovida pela Associação Cearense de Imprensa (ACI) no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza). O evento, com entrada franca, terá início às 13h30min, com a exibição do filme, seguido de debate com o jornalista José Augusto Lopes e o professor universitário Márcio Acselrad, tendo na mediação o presidente da ACI, Salomão de Castro.
            A exposição “Casa do jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina”, prossegue até o próximo dia 30 de junho, das terças-feiras aos sábados, entre as 10 horas e as 19 horas. A mostra é composta, por exemplo, por objetos, fotografias e fichas de filiação à instituição, como elementos iconográficos que apresentam redatores, repórteres, editores, locutores, colaboradores,
linotipistas (foto), revisores, impressores, gazeteiros, locutores e fotógrafos, que trabalharam ou ainda exercem atividade na imprensa cearense.

18.06.2018

Viagens para evitar incompatibilização. O contribuinte  paga
Na próxima semana, a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, assumirá a presidência da República com a viagem do presidente Michel Temer  a Assunção, no Paraguai, para participar da reunião de cúpula do Mercosul.
O segundo na linha sucessória, Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal, também estará viajando para Portugal, e o terceiro, senador Eunício Oliveira, presidente do Senado, irá a Buenos Aires. 
Todas  essas manobras custosas aos cofres públicos  para não assumir o Planalto é devido à legislação eleitoral. Maia e Oliveira são candidatos à reeleição.

18.06.2018


18.06.2018

Deputado Odilon leva a bandeira do Fortaleza à Rússia
Registra o jornalista Roberto Moreira em seu blog que o  deputado estadual Odilon Aguiar(PSD) está na Rússia. “Sua foto com uma bandeira do Brasil se misturando às cores do Fortaleza faz sucesso nas redes sociais, viralizou”, disse.
“Parlamentar atuante, eleito pela região dos Inhamuns, Odilon Aguiar não pretende disputar reeleição. Vai ceder sua vaga para a ex-prefeita Patrícia Aguiar ou para o ex-deputado Domingos Filho”, completou.

18.06.2018

O “maná” das Câmaras municipais
Até quarta-feira, 20, as  prefeituras cearenses terão que   transferir  às câmaras municipais a sexta parcela mensal dos recursos previstos no orçamento para o Legislativo, o chamado duodécimo.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa se a verba é entregue no valor e prazo estabelecidos na legislação vigente e verifica se estão evidenciados corretamente nos demonstrativos, com o intuito de preservar a independência e a harmonia entre os dois Poderes municipais. O duodécimo destina-se ao custeio de despesas parlamentares e deve ser repassado até o dia 20 de cada mês.

18.06.2018

Deputados e seus projetos
Foram aprovados  pela Assembleia Legislativa as seguintes iniciativas de parlamentares: Do  deputado Joaquim Noronha (PRP) projeto que  institui o Dia Oficial do Kitesurf e do Kitesurfista no Estado do Ceará.
Da  deputada Bethrose (PP) dispõe sobre a inclusão da Regata de São Pedro, no Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Recebeu aprovação o projeto de lei do deputado Ferreira Aragão (PDT) que institui a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Obesidade em todo o estado do Ceará.
E do deputado David Durand (PRB) iniciativa que  institui a Semana Estadual de Valorização da Família Cristã no Calendário Oficial do Estado.

18.06.2018


18.06.2018

Ações do Movimento Outubro Rosa
Na quarta-feira, 20, às 14 horas, na Secretaria de Saúde do Estado, o Movimento Outubro Rosa 2018 fará reunião  para formatar projeto preliminar de realização do evento deste ano e escolher o  tema da campanha.  Em pauta, os 10 anos de existência do movimento, constituição da equipe, campanha para valorizar o trabalho voluntário  e a Marcha pela Saúde e por mais Direitos, que será no dia 30 de setembro.
Haverá também  solenidade na Assembleia; II Corrida Rosa e Azul do Ceará, no dia 04 de novembro; III Regata Rosa e a Festa Rosa; formação de 100 Agentes Rosa para atuar na capital e interior e criação da Rede Cearense de Combate e Enfrentamento ao Câncer.

18.06.2018

Amigos da Marinha recebem praça revitalizada
Como parte dos eventos alusivos às comemorações da Batalha Naval do Riachuelo, a Capitania dos Portos do Ceará e a Escola de Aprendizes Marinheiro fizeram a revitalização da praça Amigos da Marinha, no Mucuripe. O  Capitão dos Portos, Madson Cardoso Santana,  realizou a entrega simbólica do local  ao presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Ceará, Meton César de Vasconcelos. Na ocasião, quando também se comemorava o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram plantadas na praça pelos Soamarinos presentes dez mudas de Ipê e Flamboyant, doadas pelo Parque Botânico do Ceará.
Em suas palavras, o Presidente da SOAMAR-CE salientou a importância da iniciativa da Marinha em viabilizar a revitalização e o plantio das árvores: “O plantio de árvores é cultuado em todo o mundo, em termos de cidadania. É muito adequado que estejamos hoje na praça Amigos da Marinha, depois de reformada, graça ao trabalho dos marinheiro aqui presentes, para festejarmos o dia do Meio Ambiente. Que daqui há alguns anos possamos lembrar deste dia. Que as árvores frondosas estejam aqui também para testemunhar, historicamente, o que fizemos hoje. A SOAMAR-CE agradece a todos vocês que realizaram este excelente trabalho de recuperação da praça,” disse Meton.

18.06.2018


18.06.2018

CURTAS SOCIAIS
*Será nesta segunda-feira, às 19 horas, a Missa de 7º Dia pela alma do querido dentista  Jório Almir da Escóssia, na Igreja de São Vicente de Paula.
*Beto Studart retornando a Fortaleza após tratamento médico em São Paulo. Deve reassumir esta semana a presidência da Federação das Indústrias do Ceará.
*Como faz desde 1992, a campanha Amigos em Ação, edição de 2018, inicia o processo de seleção das entidades que serão beneficiadas com as doações. Indicação até o dia 20. A campanha vai até dezembro.
*Quem avisa é Sebastião Viana da Silva Jr., responsável  pelo  Comitê gestor  da meritória iniciativa da família de Alessandro Belchior (foto).
*Philippe de Godefroid de férias do comando do Hotel Gran Marquise até o dia 8 de julho. Ninguém é de ferro. 
*Carol Bastos (na foto à esquerda com a amiga Natália Teixeira) responde pela Gerência-Geral.
*Eduardo Martins ao lado de sua Nayana (foto do arquivo de casamento) comemorou seu aniversário num restaurante de um shopping ao lado dos pais, Kátia Maggy e Armando Martins, e de toda lista afetiva.
*Já estão em Berlim, em nova viagem pelo mundo, Tane e Francisco de Mattos Brito. Quem pode, pode!
*Prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra convidando para coletiva de imprensa para o lançamento do projeto São João de Juazeiro “o grande arraiá em que se transformará a cidade durante uma semana de festas, no resgate às tradições juninas”.
*Será nesta segunda-feira, 18, às 10 horas, no auditório do 10º andar do Office Cariri. Não poderei estar presente.

*O grupo de Comunicação O Povo e a Fundação Demócrito Rocha convidando  paro lançamento do Anuário do Ceará 2018-2019, especial 90 anos, que acontecerá no dia 21, quinta-feira, às 20 horas,  no Centro de Eventos, durante o Festival Vida & Arte.
*Ganha abraços na data porque marca o calendário Cléa Queiroz Leite (na foto com a filha Janice Machado).
*E são aniversariantes de amanhã Amarílio Cavalcante
e Américo Rodrigues (na foto da Balada In com a sua Lúcia Pierre).

*Por hoje contei. Até amanhã.