Postagem do dia 16.05.2014



“E eu com isso?”
 
 
          A sétima edição do Observatório  “E EU COM ISSO?" discutirá Sexo, Cultura e Música Popular, a partir do tema do seminário “Questão de gosto se discute SIM”. O seminário é promovido pelos alunos de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, matriculados na disciplina de Ética, Cidadania e Jornalismo, tendo Sandra Helena de Souza como professora orientadora.

          A Mesa-debatedora contará com a  presença da professora universitária  Kalu Chaves, a blogueira feminista Jarid Arraes, a vocalista de forró Taty Girl, a locutora  Camila Carla e o empresário, vocalista do Forró Sacode e compositor Tony Guerra.

          O evento propõe  um debate sobre a representação da figura feminina na sociedade atual e nas letras de músicas. O Seminário terá como base as recentes pesquisas divulgadas sobre tolerância social à violência contra as mulheres  retratada nas letras de músicas. Será no Teatro Celina Queiroz da Unifor, dia 19, a partir das 8 horas da manhã. Inscrição no local.

16.05.2014

Agenda propositiva para superar
os desafios do Pecém

 
          O documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém” será apresentado nesta sexta-feira, 16 de maio, às 11 horas, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa  do Ceará, pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros). A medida atende a requerimento do deputado Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, sendo o resultado do Pacto pelo Pecém, originado a partir de uma solicitação do governador Cid Gomes (Pros) à Assembleia Legislativa, em 2010. O objetivo era o de que a Assembleia iniciasse uma articulação no Estado voltada para apoiar a implantação da Refinaria Premium do Ceará.

Deputado José Albuquerque

          A primeira fase foi voltada para a aproximação dos setores de interesse e a definição de consensos, em particular sobre os grandes desafios contidos na implementação do CIPP. Durante dois anos, a sociedade fez discussões que levaram à conclusão de que seria necessário estender as dimensões da abordagem, incluindo os aspectos políticos, sociais e ambientais do empreendimento.


          As reuniões organizadas pelo Conselho de Altos Estudos contaram com a participação de instituições públicas e privadas, estaduais e municipais, representantes da academia, organizações não governamentais e moradores da região envolvidos no projeto. As discussões culminaram no I Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém, realizado em março de 2012. As conclusões e desafios identificados foram sistematizadas no documento “Cenário Atual do CIPP”, que será apresentado no plenário da Assembleia.

A segunda fase propõe-se a construção de uma agenda propositiva para o CIPP, construída a partir da discussão e apresentação de proposições para a superação dos desafios apresentados, visando torná-lo um efetivo potencializador do desenvolvimento sustentável do seu entorno e de oportunidades para todo o Estado. Esta fase será coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (CEDE), tendo à frente o seu presidente Alexandre Pereira, e contará com todo apoio técnico, metodológico e administrativo do Conselho de Altos Estudos, da Assembleia Legislativa.

16.05.2014

“Caminhos do Turista” 

Edgony Bezerra

          Nesta sexta-feira, às 10 horas, apresentação do projeto “Caminhos do Turista” de autoria do reestruturador de empresas Ricardo Negreiros, que fará a apresentação do trabalho e participará de debate. O evento é apadrinhado pela jornalista Edgony Bezerra, editora do Caderno de Turismo do jornal Diário do Nordeste, que convida, com articulação da Prática Eventos. Será no Salão Iate do Marina Park Hotel.
 
 

16.05.2014

Nova graduação em Engenharia de
Telecomunicações da UFC

 
Neste sábado (17), o novo curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFC será apresentado durante o CT Quer Você, evento aberto ao público que orienta estudantes do ensino médio sobre a carreira nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Design. A nova graduação ofertará 60 vagas em turno integral, com duração de 10 semestres, para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
 

          Durante a programação  será realizada palestra com coordenadores e estudantes vão orientar o público nos estandes localizados no bloco 710 do Campus do Pici Prof. PriscoBezerra. Serão  explanadas questões como a matriz curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações, o perfil do profissional, mercado de trabalho e habilidades específicas.

16.05.2014


Moda Roland Garros

 
Mais do que uma marca, as criações da Roland-Garros são orientadas para um sportswear elegante. A coleção 2014 se articula ao redor de duas idéias: o sportswear e a moda urbana com dominância do cinza mescla, e o vestuário de alta classe em cores para o verão.
          Como já existe em Paris toda uma movimentação em torno do mundialmente célebre torneio de tênis de Roland Garros, a Lafayette homme, das Galérias Lafayette, criou um “corner” todo especial da marca que estará funcionando até o dia 14 de junho.

16.05.2014


Reunião do Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza

 
          Será realizada no dia 21 próximo, das 8 às 11 horas, no auditório do Sebrae a 3ª reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza, que acontecerá  conjuntamente com a Assembleia do Fórum de Turismo do Ceará  para apreciação e posicionamento sobre as seguinte pautas: 

1 - Entrega pelo Sr. Euler Barbosa  da minuta propositiva das alterações na legislação que cria e regulamenta o Conselho Municipal de Turismo de Fortaleza – COMTUR;

2 - Apresentação pelo Sr.  José Maria Pimenta, presidente da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará,  do Programa de Turismo Rural na Agricultura Familiar da EMATERCE. 

Edgar Sá e Pedro Carlos


3 - Apresentação pelo, Sr. Juan Carlos Ayala, diretor-presidente da  Aquafort Tour & Pesca Hotel Fazenda,  deste empreendimento que vem revolucionando o turismo rural no estado do Ceará. Na ocasião será sorteado entre os presentes um “voucher” de duas diárias com direito a acompanhante.
          O presidente Pedro Carlos da Fonseca coordena.


16.05.2014

Filhos e amigos dos Inhamuns

Entrada da cidade de Tauá

          Está sendo preparado para o dia 24 vindouro (sábado), no Náutico Atlético Cearense, o IV Encontro Regional dos Filhos e Amigos dos Inhamuns, com direito a encontro dos conterrâneos, bate-papo gostoso, comes e bebes, shows com Canários do Reino e Giordano Bruno. A camisa para entrar custa .apenas R$ 20,00. Divulgam o evento em Fortaleza as simpáticas Lara e Sabrina Feitosa. (Fonte: Antônio Viana).

16.05.2014


Central de Altos Estudos Brasil Século XXI

 
 

Iniciado ontem, 15,  no novo auditório da Faculdade de Economia Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, no Campus do Benfica, o seminário Pacto para a Igualdade: em direção a um futuro sustentável. O evento é uma promoção do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, entidade constituída com a finalidade de produzir análises e pesquisas sobre o desenvolvimento nacional e de formar quadros profissionais para integrar a direção estratégica do Estado brasileiro e de outros países da América Latina, em parceria com a Universidade Federal do Ceará.
 
           O Seminário prossegue sexta-feira (16), a partir das 9h30min, com a realização das seguintes mesas temáticas: Mesa 1 – O mundo do trabalho como lócus da desigualdade; Mesa 2 – Olhares cruzados sobre o desenvolvimento sustentável; e Mesa 3 – Pactos sociais. Participam  estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados.

16.05.2014

CURTAS SOCIAIS

*Amigos daqui estão indo a Brasília domingo para abraçar o ex-deputado federal Paes de Andrade, que completa 87 anos de vida.



Paes de Andrade



*Hoje, sexta, às 19 horas, na Paróquia da Paz, os amigos rezam na missa de sétimo dia em sufrágio da alma de Arilo Cavalcanti, pai da querida Priscila Cavalcanti.

*A Audi Center Fortaleza  está lançando a campanha Audi Open Haus, que vai até o dia 25, a fim de motivar novos clientes para os seus modelos.

*Conversando a portas fechadas em gabinete da Assembleia o primeiro Secretário, deputado Sérgio Aguiar (PROS), e o deputado Danniel Oliveira (PMDB).

 *Ganhou abraços pela idade nova, ontem, o construtor Manoel de Castro Neto. Foi também o aniversário de Vânia Canamary.

Lúcio Alcântara


*Nesta sexta-feira é o dia do aniversário de Seridião Montenegro, do ex-governador Lúcio Alcântara, Marcelo Loureiro e de Flávio Parente Filho. Parabéns.

*Por hoje contei. Bom final de semana.