Postagem do dia 18.05.2013

Sócios do Náutico dão grito de alerta
 

Sede atual



Carta endereçada aos associados do clube pelo sócio proprietário Adriano Accioly, filho do ex-presidente João Paulo Accioly, faz uma série de alertas, denúncias e apelos. Veja a integra:






Fortaleza, 15 de Maio de 2013



“Prezados Sócios e Amigos do Náutico,


Queremos informar a quem possa interessar, acreditando serem atingidos todos do nosso Estado, que está em curso uma iniciativa, do Atual Conselho e Diretoria do Náutico, que caso obtenha êxito, culminará com o arrendamento de quase toda a da sede do Clube, por 80 anos ou mais, para abrigar mais um Shopping e 4 edifícios. Acredito que na prática isto significará a extinção do Náutico. Esta medida está sendo apresentada aos sócios, PROPRIETÁRIOS DO CLUBE, como sendo a única e salvadora opção para que o Náutico não venha a fechar as portas ou venha a ser leiloado.


Foi dito em Carta aos associados, assinada pelos presidentes da diretoria e conselho do Náutico, respectivamente, que os obstáculos ao desenvolvimento do Náutico deviam-se a fatores externos como a expressiva redução de cidadãos interessados na associação de clubes”, bem como às significativas dívidas tributárias acumuladas. Discordo veementemente desta premissa, bem como da iniciativa de arrendamento como está sendo proposta, por ter convicção absoluta de que há outros caminhos, e ainda tempo hábil para reverter o processo de declínio do Náutico. Recentemente foram alienados os últimos ativos patrimoniais que nos restavam, afora a sede( Terreno na Av. Abolição e Terreno na Av. Des. Moreira), além de um andar inteiro no Edifício C. Rolim, que foi posto a leilão há alguns anos, arrecadando-se com isso alguns milhões, que foram utilizados integramente para amortizar parte do débito existente e permitir a negociação do remanescente. Relembro estes fatos para refutar a idéia, que pode ter sido apreendida na Carta, de que o Leilão da Sede do Náutico está para acontecer a qualquer momento.


Discordo também da maneira como está sendo conduzido este processo. Os Sócios, notadamente os sócios proprietários, deveriam ter sido informado e consultados antes do denominado Chamamento Empresarial, feito em 17 de dezembro de 2012, portanto 64 dias antes da Carta Informativa aos Associados, em 27 de fevereiro de 2013. Considero que uma medida de tal magnitude , que enseja redução brutal na estrutura física do clube, bem como atinge cifra de centenas de millhões de reais, segundo o próprio Edital, não deveria chegar ao conhecimento dos sócios através dos jornais, sem uma devida consulta prévia. Conforme foi dito na carta, houve muitas consultas a advogados, economistas, engenheiros, arquitetos e admistradores, a fim de elaborar-se o projeto piloto, esquecendo-se porém de consultar aos principais interessados, os sócios proprietários.


Logicamente não temos mais tempo a perder, temos que tomar medidas urgentes para soerguer o Náutico. Essas medidas devem começar por entender que o Náutico é uma empresa; tem CGC, tem que pagar impostos, e os seu principais clientes mantenedores são os seus sócios. Não se pode administrar um clube hoje como se administrava a 40 anos e não esperar que o mesmo não vá a bancarrota em um curto espaço de tempo. Diariamente milhares de empresas abrem e fecham, sejam elas restaurantes, hotéis, escolas, lojas, escritórios, academias ou clubes, e por diversos motivos, mas acho que o principal é não conseguir, em tempo hábil, entender que o maior patrimônio da empresa são os seus clientes, e que devem procurar incansavelmente conquistá-los , oferecendo sempre o que de melhor estiver disponível no mercado. Muitos clubes no Brasil , que compreenderam esta realidade a tempo, não só puderam se manter, mas também puderam crescer, algumas vezes incorporando outros clubes deficitários.


Como é possível hoje um Clube do Porte do Náutico não ter um Site em funcionamento e não se comunicar e prestar serviços aos seus clientes (sócios) pela Internet? Até me surpreendo com o tempo em que o Náutico está a resistir; atribuo isto aos sócios remanescentes, que pelo sentimento de ligação afetiva com o Náutico continuam a frequentá-lo e contribuir com ele, muitas vezes, só contribuir.


Tomei a iniciativa de responder à carta do Presidente da Diretoria Administrativa, Adv. Pedro Jorge Medeiros, em que o mesmo ao seu final, solicitava sugestões.Tornei esta missiva aberta aos sócios e demais amigos do Náutico , por acreditar que todas as informações nela inserida são de interesse comum aos que realmente querem a preservação do Náutico, em sua integralidade. Nela apresento os motivos da minha total discordância ao atual projeto do Conselho/Diretoria e também apresento algumas propostas para que as mesmas sejam estudadas e oferecidas aos sócios como opção. Estas sugestões tratam-se de medidas de médio prazo, por envolver informação, projeto, discussão e aprovação por parte dos sócios proprietários. Estas medidas, aliadas a profissionalização da Administração do Náutico, em que o Clube é a empresa, e o sócio, cliente, tem tudo para que o Náutico passe a ser referência não só de beleza arquitetônica, mas também em qualidade de prestação de serviço.


Quero não desmerecer, mas agradecer o trabalho dos Atuais gestores do clube, pois tenho ciência que sonegam seu tempo com a família e outros afazeres profissionais e particulares, para conduzir, sem nenhuma remuneração, os destinos do nosso Náutico. Não podemos responsabilizá-los integralmente por eventuais insucessos na gestão do clube. Temos nós, sócios proprietários, que assumir a responsabilidade pela condução do destino do nosso clube, demonstrando de forma ordeira, mas firme, aos nossos representantes o que realmente almejamos para um Náutico cada vez Melhor. Sei que é fácil falar e difícil fazer. Por isso, temos que dedicar um mínimo de tempo para cuidar de um Patrimônio que não é somente nosso, mas de Utilidade Pública para o nosso estado e até, sem temer o exagero, para o Brasil.


Solicito aos sócios e demais amigos do Náutico , os quais se interessam em preservá-lo por completo, que tomem ciência dos fatos e depois se manifestem. Devemos demonstrar a nossa concordância ou insatisfação agora, ou talvez, em breve, seja tarde demais!


Embora a decisão final vá ser tomada pelos SÓCIOS em Assembleia Geral, devemos participar ativamente de todo o processo a partir de agora , para que haja um número expressivo de Sócios presentes nesta assembleia, e que assim a decisão tomada realmente represente a vontade da maioria dos sócios.


Como diz a Máxima: “Quem Cala consente”, e não haveremos de ficar calados, a consentir o que não for do verdadeiro interesse dos sócios do Náutico”.


O Náutico em sua fase áurea




V Caminhada de Pentecostes em Fortaleza

Missa de Pentecostes


             
A vigília de Pentecoste terá inicio às 15 horas deste sábado, 18, na Catedral Metropolitana de Fortaleza com oração, louvor e reflexão sobre o Espirito Santo. Às 18 horas será celebrada uma Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio. Às 21h30min terá inicio a V Caminhada de Pentecostes.

            A caminhada seguirá até a Igreja do Pequeno Grande, passando pelas igrejas da Prainha, de Santa Luzia, Irmãs Missionárias, Comunidade Grão de Trigo e Igreja da Piedade encerrando-se na Igreja de Cristo Rei, no bairro Aldeota. Durante o trajeto os Sete Dons: Sabedoria, Entendimento, Fortaleza, Conselho, Ciência, Piedade e Temor serão refletidos.

          Informações nos telefones (85) 3231.4196 (Catedral Metropolitana de Fortaleza), (85) 3253.4808 (Paróquia Cristo Rei).
Festival de ondas artificiais e música

Diretores e promotores do Summer Board Festival 2014 estiveram no Convention Bureau, em Fortaleza, e com autoridades esportivas locais, além de visitarem locais que possam abrigar o evento, como o aterro da Praia de Iracema. Trata-se de um evento esportivo que acontece em várias cidades do mundo que tenham praia e sol.
A principal atração do festival  é a “Floweider”, enorme piscina de ondas artificiais sobre a qual o surfista desliza fazendo movimentos que lembram o surf, skate, snow, kite, wake e skinboard. Haverá também festival de música, exposições, bares e restaurantes.
O Summer Board acontecerá no período de 30 dias e tem uma expectativa de 20 mil participantes.
Foto: Celina de Castro Alves e os dirigentes Vivianne Ferreira e Anderson Pereira.

Música e poesia em audiência  na Assembléia  


Uma tarde diferente com música, poesia e muita filosofia. É o que está programado para a audiência que vai homenagear os 10 anos da Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole em Fortaleza. A audiência, requerida pelo deputado e professor Teodoro Soares, distinguirá  a organização filosófica pela sua atuação em prol da Educação, Arte e Cultura no Ceará. O evento terá a presença do Diretor Nacional da Nova Acrópole, Luis Carlos Marques e acontece no dia 22, às 16h30, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembléia Legislativa.

Deputado Teodoro


Nestes dez anos de atuação em Fortaleza, mais de 500 palestras públicas gratuitas foram realizadas. Foram cerca de seis turmas de filosofia por ano tendo recebido mais de 800 alunos. Para a diretora da Nova Acrópole em Fortaleza, Renata Peluso, esse tempo de atuação criou uma base consistente e muito aprendizado.
A Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole foi fundada na Argentina em 1957 pelo professor, historiador e filósofo Jorge Ángel Livraga Rizzi(1930-1991). Tendo por base seu caráter filosófico, cultural e social, pautada no voluntariado, encontra-se atualmente em mais de 50 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de membros e apoiadores. No Brasil, já são cerca de cem escolas. No Ceará, a organização está presente há dez anos.
 Final de semana no José de Alencar

A sala do teatro vista do palco

SHOW DO MICKEY
Espetáculo da Cia Cearense de Molecagem – Dias 18 e 19 (sábado e domingo), às 17 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar  com preços de  R$ 15 e 30. 750 lugares estão colocados à venda. Tel: (85)3101.2583.
 UMA PRINCESA SEM TORRE
Espetáculo de conclusão do Curso de Iniciação Teatral Acontece /19ª Turma – Dias 18 e 19 (sábado e domingo), às 18h, no Teatro Morro do Ouro - Anexo ao Theatro José de Alencar. Entrada: R$ 6 e 12. 90 lugares.
“Sorrisos de jovens nas Periferias da Vida”

Dioguinho Fontenele


            O poeta, odontólogo e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará Diogo Fontenelle lança no dia 22 o livro "Sorrisos de Jovens nas Periferias da Vida". Será às 19h30min, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia, seção do Ceará (Rua Gonçalves Ledo, 1630 - Centro). O livro, publicado pelas Edições UFC, originou-se da tese de doutorado de Diogo, no qual ele buscou construir uma ponte entre a Sociologia e a Saúde Pública. Embora seja uma obra na esfera da literatura científica, vem conforme o autor, “embalada por notas poéticas”
            A obra e o autor serão apresentados pela Profª Alba Maria Pinho de Carvalho, da UFC, orientadora da tese. A solenidade de lançamento contará com apresentação da cantora Aparecida Silvino.
 “Jaguaribe, Memória das Águas”

Luciano Maia


Em seu longo poema, Jaguaribe, memória das águas, do escritor Luciano Maia acompanha a história do rio Jaguaribe, desvenda-lhe as entranhas líquidas e irmana suas águas às nuvens, terras, sol, céu, gentes. É um poema de tons épicos que confere a um dos maiores rios do Nordeste brasileiro um status próximo aos de outros rios de histórica memória como o Nilo, Tigre, o Eufrates, porque o Jaguaribe também é berço de civilização e culturas.

Após 30 anos de seu lançamento e em sua décima edição, não é à toa que o livro sobre um rio é um enorme êxito no gênero. Em cerca de 70 poemas que, somados fazem praticamente um poema único, a vida de um rio pode bem ser simbolizada pelo rio da vida, um lugar essencial onde podemos identificar fatos que pedem uma voz que os conte e os cante.
O livro será lançado no dia 21 de maio, no Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa, às 19 horas. O selo é do Armazem da Cultura.
Ações emergenciais da seca terão
Eunício e Ilário na comissão da MP

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) assumiu  a relatoria da Medida Provisória (MP 610/13) que trata de ações emergenciais para socorrer municípios atingidos pela seca no Nordeste.

Deputado Ilário Marques

A Comissão que irá analisar a matéria foi instalada no dia 15  e terá como presidente o deputado Ilário Marques (PT-CE).
Entre outras medidas, o texto autoriza o pagamento de valor adicional ao benefício Garantia-Safra para o período 2011/2012 e a doação de milho aos governos estaduais em 2013. A MP ainda amplia o Auxílio Emergencial Financeiro para os desastres ocorridos em 2012. O valor do auxílio, que hoje é de R$ 720, passa para até R$ 800 por família.

HUWC é líder nacional em transplantes de fígado


             Com 31 transplantes de fígado registrados de janeiro a março de 2013, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizou o maior número de procedimentos desse tipo no País, ultrapassando pela primeira vez o Hospital Albert Einstein (SP), que marcou 28 transplantes hepáticos no primeiro trimestre deste ano. O HUWC já liderava esse ranking entre os centros transplantadores públicos, mas esta é a primeira vez em que um hospital do Norte-Nordeste assume a liderança nacional.
             O desempenho do HUWC também coloca o Ceará em 1º lugar no ranking de transplantes de fígado por milhão de habitantes por unidade federativa (20), à frente do Distrito Federal (17) e de São Paulo (15).
(Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários – fone: 85 3366 8183).



A equipe quer aumentar o número de transplantes




Marcha contra o aborto
Wálter Cavalcante

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante, recebeu uma comissão composta por 14 integrantes do Movida-Movimento pela Vida e Não violência  para definir questões sobre a realização da Marcha pela Vida e Contra o Aborto.
A marcha  acontecerá  no dia 15 de setembro. A escolha da data não foi  atoa. Ela  deve coincidir com a   votação da reforma do Código Penal, prevista para o segundo semestre deste ano. O projeto trata entre outras questões da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Para a Marcha, já está confirmada a participação da cantora Elba Ramalho. Outros artistas já estão sendo convidados.


Marchas vão acontecer em todo Brasil



Gastronomia com tema Deuses do Olimpo

Liliane Pereira


Será  no  domingo, 19, a partir das 20 horas, quando o restaurante O Banquete  realiza  mais uma edição do Sabor e Cultura com o tema Deuses do Olimpo. Os participantes irão  ouvir explicações sobre os deuses e seus significados. Além disso, será servido um jantar inspirado na culinária grega.  
O evento é  uma parceria da Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole com o restaurante O Banquete. A “chef” Liliane Pereira revela  um pouco mais do seu talento culinário.
Serviço:
Restaurante O Banquete – Rua Vicente Leite, 2451 – Dionísio Torres
Reservas: (85)3257-2777 ou (85)9991-4512/(85)8894-6474.
CURTAS SOCIAIS

Érika e Assis Martins


*O  Rotary Iate Fortaleza lança  novos projetos…o “FoRotary”, que acontecerá dia 7 de junho, na barraca Fortal Beach, um forró que vai acontecer com muita incrementação, e   ”Seca, Ceará Sem Dor”, outro projeto que tem como objetivo responsabilidade social. Assis Martins é o presidente deste dinâmico clube rotário.

Valéria e Antônio Câmara


*Foram passear na Turquia Valéria e o construtor  Antônio Câmara depois que entregaram o North Shopping Sobral.

*Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

*Ganham cumprimentos na data porque marcam o calendário Ana Flávia Carvalho e o ex-deputado federal Paes de Andrade

*Amanhã, 19, os abraços vão para Valmir Pontes Filho e a sra. desembargador Eymard Amoreira (Maria).

*Aconteceu o 4º Festival de Gastronomia do Ipark, em Maranguape,  com a participação de 11 restaurantes e a realização de oficina de educação alimentar infantil.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.