Postagem do dia 25.08.2017

Cajucultura cearense andando para trás
              Olho vivo!O estado do Ceará já foi  o segundo maior exportador de castanha de caju, agora estamos na 1Oa posição ,teve  25 indústrias agora são apenas 5  e emprega  cerca de 120 mil pessoas no campo, mas  já chegou  a empregar mais de 200 mil pessoas  Segundo dados do IPECE , em  200O  o Ceará exportou 28,2 mil toneladas de castanha e em 2016, foram exportadas 12,2 mil toneladas .
  “Apesar da regressão na produção e produtividade o  caju é um grande negócio, desde que sejam estabelecidas com políticas focadas na cadeia como um todo para incorporação do diferencial tecnológico brasileiro, integração  de produção e processamento e aproveitamento integral do caju”.

 Esta foi a conclusão da apresentação feita  na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecúaria Cearense -Agropacto, pelo chefe adjunto da Embrapa Agroindústria Tropical,  Gustavo Adolfo Pinto.
Segundo Aldelito Oliveira, representante do Sindicato   das indústrias de castanha de caju do Ceará, 
hoje funcionam no Estado quatro(4)   empresas e cinco(5)  indústrias:  Cione, Usibras,Resibras e Amêndoas do Brasil -  com capacidade de produção de 120 t0n /ano,   produzindo hoje em torno de 70 mil ton , sendo que 50% é importado da África. Portanto, olho vivo!

25.08.2017


25.08.2017

AL inaugura novo auditório

                            A Assembleia Legislativa do Ceará inaugurou  na manhã desta sexta-feira (25/08)  as novas instalações do auditório Deputado Murilo Aguiar. O evento faz parte da programação do 1º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste.
O novo equipamento, segundo o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), é resultado da aproximação da sociedade com o Parlamento. “Nossos eventos, solenidades e audiências costumam durar até a noite. Isso é resultado da interação que temos com a sociedade, e nosso objetivo é fortalecer essa aproximação”, comentou. O novo espaço comporta até 300 pessoas – o triplo do equipamento anterior –, o que proporciona mais conforto aos visitantes.
 O deputado Sérgio Aguiar (PDT), neto de Murilo Aguiar, avaliou que o novo auditório consiste em uma importante “renovação” da homenagem ao seu avô. O primeiro auditório Murilo Aguiar, conforme observou, recebeu esse nome por iniciativa do deputado Manoel Duca (PDT, foto abaixo), ainda no início dos anos 1990. 
“Além dos 300 lugares, o auditório conta com um palco e dois camarins, sistemas de refrigeração, iluminação e som, que só fazem acrescentar e modernizar ainda mais o prédio da Assembleia Legislativa, que já é uma das obras mais marcantes da arquitetura cearense”, elogiou o parlamentar.

25.08.2017

Desespero pelo bolsa
                                          
          Na quarta-feira, 23, na agência da Caixa Econômica da Av. Desembargador Moreira, presenciei uma senhora, preta, com aspectos e vestes de pessoa humilde, grávida de muitos meses (a barrica enorme denotava esse estado), desesperada porque a Bolsa Família dela havia sido suspensa. "Como vou criar meu filho?", exclamava ela.
          A suspensão, não sei nesse caso, não é apenas para recadastrar, não. É corte mesmo determinada pelo presidente Temer.

25.08.2017


25.08.2017

Lula com lideranças cearenses nos dias 29 e 30
             Uma alentada programação de homenagens ao ex-presidente Lula está sendo montada para a visita da Caravana dele a Juazeiro do Norte, dia 30: entrega do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri, Medalha Bárbara de Alencar e outra comenda regional,
 
segundo anunciou na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Santana. Presença também de comitivas de toda região caririense, disse ele.
  No dia anterior, 29, Lula estará chegando a Quixadá, na região central do Ceará, onde a caravana será recepcionada por delegações de 40 municípios cearenses, conforme informe da deputada Rachel Marques. De Fortaleza deve sair para lá 50 ônibus, dizem as centrais sindicais. 

25.08.2017

“Trabalhador pode ser mal remunerado”, diz Serra
          Esse é o pensamento da social democracia do ministro José Serra (PSDB pró Temer):  “Constituição tem poder de anular custo de oportunidade. Não tem problema  do trabalhador ser mal remunerado”,  segundo Gustavo Noronha no Twitter.

25.08.2017

Procuradores legislativos do Nordeste em Fortaleza
O Encontro de Procuradores Legislativos da Região Nordeste está debatendo, em Fortaleza, a formação do Colégio de Presidentes das Assembleias da Região. Em pauta ainda a proposta de emendas constitucionais (PECs) que venham a reduzir a concentração de poderes exclusivos e privativos da União e do Executivo.
 “A ideia é trocar experiência. O objetivo principal é preparar o Colégio de Presidentes, mas, diante da oportunidade, é necessário discutir assuntos que são caros para todos nós aqui da Assembleia”, explicou o procurador da Casa, Rodrigo Martiniano, que acrescenta “a criação de um colegiado será muito útil para discutir questões importantes para a região e fortalecer o papel dos legislativos”, disse.

25.08.2017

Roubalheira de muito tempo
          A Dra. Rosana Raia, Juíza do Trabalho do TRT/Ceará, postou em seu Facebook. “Vendo o anúncio da privatização da Eletrobrás, é assustador saber que a dívida é superior ao valor dela de mercado, lembrando que todos os presidentes da empresa foram nomeados pelo Sarney (PMDB), exceto este último.
         Já a filial da região Norte as nomeações era do Jáder Barbalho (PMDB, foto abaixo) que tem uma cobrança indevida nas contas de luz de 3 bilhões de reais, e a Anel cobrou 2 bilhões e 900 milhões indevidamente aos consumidores.
          “Furnas era indicações do Eduardo Cunha (PMDB), que está preso em Curitiba. Resumo da ópera: pra Governar o país o Presidente da República tinha que agraciar o PMDB com presidências na Eletrobrás e Diretores na Petrobrás. Dá para fazer uma ideia porque a energia elétrica no Brasil é tão cara no Planeta Terra! E ainda querem um fundo eleitoral de 3,6 bilhões de reais!!!
           “Tudo isso que presenciamos dessa corrupção foi implantado no governo do Sarney, que se alastrou por todo o país no governo Lula; até porque para eles se perpetuarem no poder tiveram que deixar o PMDB saquear o país todo. Este foi o preço.”

25.08.2017


25.08.2017

44 vagas da UFC em cinco campi
 A Universidade Federal do Ceará lançou quatro editais para concurso público, com lotação nos campi de Crateús, Quixadá, Russas, Sobral e Fortaleza. Ao todo, os certames contabilizam 44 vagas, com cargos de nível fundamental, médio e superior.
           Edital nº 128 oferta três vagas para o cargo de auxiliar em administração em Fortaleza. O Edital nº 129 abre cinco vagas, uma para jornalista, em Fortaleza, e quatro de assistente em administração nos campi de Crateús, Quixadá (foto), Russas e Sobral. O Edital nº 130 cria 20 vagas em Crateús,  Russas  e  Sobral. Já em Fortaleza serão 15 vagas.
         Por fim, o Edital nº 131 oferta 16 vagas, uma para Quixadá, duas para Russas  e cinco para Crateús.  As outras sete vagas serão para Fortaleza. A solicitação de inscrição será admitida exclusivamente via Internet no site da Coordenadoria de Concursos (CCV),
 no período compreendido entre as 8h do dia 16 de setembro e as 23h59min do dia 24 de setembro de 2017, observado o horário de Fortaleza. Mais informações na Divisão de Concursos e Provimento – fones: 85 3366 7407 e 3366 7868).

25.08.2017

Curso para repórter cinematográfico
          O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) está com inscrições abertas, até o dia 14 de setembro, para o Curso de Formação para Repórteres Cinematográficos, que tem previsão para iniciar no dia 19 de setembro. Trata-se da segunda turma de um projeto pioneiro e exclusivo no Estado, que formou 30 profissionais no ano passado.
            São 30 vagas para amadores, profissionais e estudantes. O investimento é de R$ 100,00 para sindicalizados em dia e estudantes pré-sindicalizados, e R$ 200,00 para demais interessados.  As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: secretaria2@sindjorce.tempsite.ws

25.08.2017

FESTURIS Gramado 2017 ganha forma e terá novidades importantes
                                         
          A Feira Internacional de Turismo (Festuris/Gramado)  apresentará novidades para a edição 29, que ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017, na Serra Gaúcha. Até o dia 20 de agosto a organização do evento já contabilizava mais de 2 mil inscritos entre agentes, trade, estudantes e jornalistas. Entre as novidades anunciadas estão: Mudança no layout e formato dos espaços LGBT e MICE;  Aumento do Espaço Luxury (espaço triplica de tamanho para 2017); 
           Segunda a diretora Marta Rossi, haverá maior número de agendamento de reuniões entre expositores e compradores com o Espaço Mice tendo agendamento obrigatório aos moldes do Luxury; Criação do Espaço Business; Ampliação do Projeto Embaixador FESTURIS que passa a ter representantes nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
            Novidades que serão anunciadas no lançamento em outubro: Retorno da Festa Oficial assinada por uma grande marca; Congresso FESTURIS no Palácio dos Festivais com importantes palestrantes não só do trade mas relevantes nacional e internacionalmente; Grade temática do Congresso; Pesquisa de Impacto ambiental da feira - CO² - Estado Anfitrião - Ações focadas no Ano 30 do Festuris (2018): parcerias e formatação e Programação paralela.
Destaque para a participação do Ministério do Turismo do Brasil que virá forte com uma área de 500 metros quadrados dentro da feira. Já os tradicionais destinos internacionais confirmam participação como Texas, Las Vegas, Uruguai, Peru, Argentina, México, Portugal, Espanha, Itália, Vietnã, Barbados, República Dominicana e Califórnia. Outras confirmações de peso ocorrem por parte das companhias aéreas, operadoras e agências de viagem.
           O Festuris de  Gramado divide-se em Congresso no Palácio dos Festivais (aberto ao público) e Feira de Negócios no Serra Park (com entrada apenas para profissionais do turismo, estudantes e imprensa). Fonte: Jornalista Flávio Prestes. As inscrições para o trade  e estudantes podem ser feitas no site: www.festurisgramado.com.

21.08.2017


25.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*Foi a Salvador o pintor Vando Figueiredo. Expõe no lançamento campanha de vinhos série Diamantes da adega Monte D' Ervideira e distribuidora Domaine Montes Claros.
*O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará confirmou a recondução, por unanimidade, do professor Francisco Otávio de Miranda Bezerra (na foto à esquerda com o conselheiro Alexandre Figueiredo) para a Diretoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo do TCE.
                             *Na quinta-feira, 24, ganhou abraço pela mudança de idade o humorista João Neto (o festejado Zé Modesto).
*Ganharam abraços porque marcaram o calendário Branca Pegado (viúva do querido e saudoso Gerbásio Pegado), Lauro Vinhas Lopes (na foto acima com a sua Marildes), Rejane Accioly (sra. João Paulo Accioly) e Regina Costa (sra. Adriano Costa, na foto abaixo Marcelo Eugênio e Renata, Regina e Adriano).
*Na quinta-feira tiveram os seus aniversários festejados Antônio Sales, Elba Justa, Norma Bezerra (sra. Humberto Bezerra
 (sra. Humberto Bezerra, foto acima) e a querida amiga Wilma de Oliveira Patrício.
*Nesta sexta-feira, 25, os abraços vão para o ex-deputado federal Tomás Figueiredo Neto (foto abaixo),
                                          

general Theo Bastos e Zelma Câmara (viúva do saudoso Adrísio Câmara). Na foto abaixo com ele e o filho Max Câmara.
 *Sábado, 26, é o dia consagrado a Nossa Senhora de Czestochova, cujo santuário é na Polônia.
*O grupo Jazzera, de Guaramiranga, formado por músicos nascidos e residentes na pequena cidade serrana cearense, faz um show especial em Fortaleza
neste sábado, 26/8, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), pelo projeto Jazz em Cena. A entrada é franca.
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.