Postagem do dia 28.06.2018

700 vagas para agentes penitenciários e outros 1.000 serão empossados
O Governo do Ceará encaminhou à Assembleia Legislativa mensagem
para criação de mais 700 vagas para agentes penitenciários no Estado. O documento foi assinado pelo governador Camilo Santana na terça-feira (26) durante o seu bate-papo com a população no Facebook. A matéria deve entrar em votação nos próximos dias.
            Camilo lembrou que, no próximo dia 3 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, serão empossados mais 1.000 agentes para integrar a segurança do sistema penitenciário estadual. As novas vagas no quadro da Secretaria da Justiça e Cidadania segue o planejamento de convocar mais turmas do último concurso realizado para o cargo.
          “No futuro estaremos convocando mais profissionais concursados. Estou cumprindo um compromisso que firmei com todos os remanescentes”, disse.

28.06.2018


28.06.2018

Na reunião da  CSE a trajetória de sucesso de  Gastão Bittencourt e as ações da Fecomercio/Sesc/Senac do Ceará
Aos 70 anos de existência, a Fecomércio tem dado extraordinária contribuição ao Ceará, especialmente depois que se incorporaram as atividades do Sesc/Senac.  Com essas palavras, Gastão Bittencourt, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, presidente eleito da Fecomercio/Ceará, mas licenciado, atualmente Interventor no Sesc/Senac do Rio de Janeiro, iniciou sua participação na reunião da Câmara Setorial de Eventos, saudado pela presidente Enid Câmara e pela vice-presidente Circe Jane Teles como “um regente preciso de um notável legado, de várias histórias, um mesmo objetivo”.
Ele começou falando sobre os 70 anos do Sistema Fecomercio e dos seus 20 anos à frente dessa organização sindical patronal. “Hoje o sindicalismo tem que se reinventar para sobreviver”, disse, aludindo às transformações que as atividades sindicais estão passando no país.
Desde que assumiu as redes da Fecomercio Sesc/Senac no Ceará,  há 20 anos, muita coisa mudou. Ele soltou alguns dados:  hoje são 33 sindicatos patronais filiados, 187 pesquisas realizadas sempre na área do comércio. O Sesc está presente em 187 municípios cearenses com 337 mil atendimentos. No ano 2000 tinha 1.325 alunos em seus cursos, em 2017 esse número era de 13.944. Em saúde já são mais de 757 mil atendimentos. Quanto ao Senac já são de 5, 9 milhões de pessoas treinadas. Em 2017 foram 137.277 matrículas em cursos de ações extensivas.
        Para os anos 2018/2019, novas unidades dos Sesc e Senac estão sendo implantadas. Entre estas estão o Centro de Formação de Vigilantes, a Unidade de Lazer na Praia do Futuro, a Faculdade Senac/Polo, Projeto de Sustentabilidade/Energia Solar, Delegacias Regionais Fecomércio, Missões Empresariais e Projeto de Prioridade de Compras Governamentais de Produtos e Serviços de Empresas Cearenses.          Eleito para a vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pela  seriedade do seu trabalho foi levado do Ceará para o Rio de Janeiro para assumir interinamente, como Interventor,  a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac. Ele disse que uma série de problemas locais já foram solucionados.

Novos desafios e o Cartão do Empresário
            Maurício Filizola (à esquerda), presidente em exercício da Fecomercio/Sesc/Senac do Ceará,  falou sobre os novos desafios que o Sistema terá que enfrentar com uma gestão compartilhada, corpo técnico capacitado e parcerias na oferta de produtos e serviços. Ele pretende uma maior aproximação dos empresários e ampliar convênios. Citou alguns dos desafios: 1) Melhorar e aprimorar os serviços; 2) Aproximar mais  os sindicatos para que eles se fortaleçam; 3) Repensar a maneira de gestão, ampliação de convênios; 4) Discutir com a Prefeitura de Fortaleza essas novas taxas que estão sendo cobradas; 5) Lançamento do Cartão Empresário em julho.

Placa de homenagem
Ao término da reunião (a de no. 58 da CSE), agora com a presença do presidente da Adece, Eduardo Neves, Enid Câmara anunciou a entrega de uma placa de  homenagem ao Gastão  pelo trabalho que ele desenvolve  no Ceará e agora também no Rio de Janeiro. . O texto da mensagem de Enid foi lido com sua voz imponente pela cerimonialista  Norma Zélia Andrade, que ressaltou o perfil do homenageado. Gastão recebeu uma placa de prata das mãos de Eduardo Neves e Enid Câmara

28.06.2018

Mais ambulâncias para o interior
            Em sua transmissão ao vivo pela Internet, o governador Camilo Santana divulgou  que neste sábado,  30, realizará a entrega de 28 novas  ambulâncias para cidades cearenses.
            Serão contemplados os municípios Capistrano, Eusébio (duas ambulâncias), Guaiuba, Itapipoca (duas ambulâncias), Maracanaú (duas ambulâncias), Maranguape, Paracuru, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo, Cascavel, General Sampaio, Icapuí, Itapajé, Ocara, Pacatuba, Paraipaba, Horizonte, Pacajus, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Caucaia e Chorozinho.
           A cerimônia ocorrerá às 8 horas, em Fortaleza.

28.06.2018

Política e suas interferências em Pacatuba
          Setores políticos estão estranhando o fato de o deputado Júlio César Filho “tenha se deixado influenciar pela oposição de Pacatuba e tenha sido deselegante e leviano na solenidade de implantação do Grupamento Raio, no município, quando tentou, orientado pela oposição, minimizar a participação da prefeitura nas obras feitas em parceria com o governo estadual”.
                                                   
            Segundo o jornalista Antônio Viana, que registrou o fato, “o prefeito Carlomano Marques pediu a palavra e, desmentiu o jovem deputado, lembrando que, para todas as obras desenvolvidas em parceria com o governo do Estado, existe a contrapartida da prefeitura. Para que o grupamento raio fosse para Pacatuba, a prefeitura precisou construir uma sede para o referido batalhão, e o fez com recursos próprios”, afirmou.

28.06.2018

“Nat” em ritmo libanês
Bárbara Busgaib juntou familiares e  a lista afetiva em seu apartamento do Meireles para festar aniversário em ritmo libanês, com comida, música e as amigas vestindo roupas lembrando aquelas suas origens. A culinária ia do carneiro ao “tabouille”, super deliciosos.
Na foto acima  a aniversariante, em vermelho, com Regina Bezerra, Aldísia Alves e a promotora Maria Neves Feitosa; na segunda foto com o coronel Dias, um amigo e Pedro Gomes de Matos; na terceira foto com amiga e, na quarta, com Liliane Albuquerque.
Nesta  foto, Lenilza Campos, Zeneida Rangel, Marta Peixe, Liliane Albuquerque e Bárbara; Gabriela Castro, Zeneida Rangel, Lula Pinto, a anfitriã e Teresa Borges.

28.06.2018


28.06.2018

Mudança
A CBL Alimentos agora é Betânia Lácteos, diz Jorge Parente.

28.06.2018

Nas cores do Brasil
         Jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, as padarias de Fortaleza se agitam preparando guloseimas bem no espírito do momento. Este bolo de chocolate com cobertura formando símbolo do Brasil custa quase 40 reais na Romana.

28.06.2018

Contra a parada gay na Beira-Mar
                                   
          Como no caso do Fortal, há muitos anos, reclamação é o que não está faltando no caso da Parada Gay Cearense que se realizou domingo à tarde/noite na avenida Beira-Mar. “Tenho certeza que todos nós, residentes na Beira-Mar e em ruas adjacentes, temos o direito de ir e vir e do confortável silêncio, principalmente em um domingo de repouso semanal, para enfrentar uma nova semana de labor”, escreveu René Freire (na foto com sua esposa Vera) em seu Facebook.                                                      
          “Penso que se houver uma lista de adesão dos moradores da Beira Mar, solicitando a retirada do logradouro desta manifestação LGBT, com certeza o poder público acatará! Acho um desrespeito aos residentes e uma acinte aos direitos de quem paga IPTU, para segurança, bem estar e conforto coletivo!”, completou.

28.06.2018


28.06.2018

Caprichoso e Garantido pedem passagem
                 
Começa nesta sexta-feira, 29, e vai até o dia primeiro de julho a festa folclórica dos bois-bumbás que, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha amazônica  para ver o espetáculo Festival de Parintins.
E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.
A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente pela televisão  e passou a ser considerado como atração turística nacional.
As apresentações, a céu aberto no bumbódromo, colocam frente a frente na disputa o Boi Caprichoso, de cor azul, e o Boi Garantido, de cor vermelha.
Um dos pontos altos de manifestação da cultura local, explora as temáticas regionais, com lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos, através de alegorias e encenações. É um espetáculo belíssimo. O 53º Festival Folclórico de Parintins será transmitido na íntegra para todo o Brasil através da parceria entre “TV A Crítica” e “TV Cultura”.

28.06.2018

Comunicadores do interior em congresso
A Aceji – Associação Cearense de Jornalistas do Interior  realiza desta sexta-feira, 29, ao dia primeiro de julho,  o XVI Congresso Cearense de Jornalistas do Interior, no município de São Gonçalo do Amarante, O evento é aberto aos associados da entidade, estudantes de Comunicação Social e demais profissionais de imprensa. Mais informações poderão ser obtidas por meio dos telefones (85) 98545.0197/98768.1611/aceji.ceara@gmail.com.
O congresso é uma promoção da Aceji com apoio do governo municipal de São Gonçalo do Amarante. Durante o evento, será realizada a eleição para a escolha dos novos dirigentes da entidade. O presidente da Associação, jornalista João Ferreira, que concorre à reeleição, destaca a importância da iniciativa. “Será um momento de muito trabalho voltado para a qualificação profissional dos participantes, mas também será uma oportunidade de congraçamento entre os comunicadores da capital e do interior”, aposta.

28.06.2018


28.06.2018

CURTAS SOCIAIS
*Eleita a chapa de 20  Conselheiros “Novo Iate Transparente”  para o biênio 2018/2010 do Iate Clube de Fortaleza  e que já está empossada.
*São eles: Paulo César Norões (foto), que presidirá o Conselho,  Nestor Silva, Franzé Moraes, Luiz Girão,  Licínio Corrêa, Francisco José (Chiquinho) Aragão, Manoel Cardoso Linhares, Daniel Nothingam Azevedo, Anastácio Tahim, Antônio Jose Melo,  Luciano Cavalcante, Alexandre Martins, Roberto Gil Bezerra,  Guilherme Ribeiro,  Maurício Leal,  Totonho Laprovítera, Régis Sarahyba, Perboyre Castelo Jr., Felipe Bezerra de Menezes e   Fábio Sylvestre.
*Licínio Corrêa foi escolhido para continuar como Comodoro.
*As anfitriãs Marjory e Maria Sanford  receberão nesta quinta-feira, 28,  as integrantes do grupo Princesa do Norte (mulheres amigas nascidas em Sobral ou de tradição sobralense) para jantar no Dallas. Entre as integrantes, Maria do Carmo Rangel, Lúcia Pierre e Rosalina Rangel, foto acima.
*Na sexta-feira, 29, a partir das 20 horas, a Associação de Gastrônomos do Ceará (Agace) fará festa junina com cardápio típico, sorteios de brindes, aula “show” e muita animação. Buffet completo. Adesão: 30 reais. Será na rua Lauro Nogueira, 1225, Papicu. Informações: (85) 98879-3789.                                          
*Ganham abraços nesta data porque marcam o calendário o desembargador do Trabalho Antônio Marques Cavalcante Filho (na foto com a sua Cristiane)                                              
e o advogado tributarista Gerson Fonteles, dono de Fontes & Associados, um dos mais importantes escritórios da área do Nordeste.
                                        
*Hoje também recebem cumprimentos pelo mesmo motivo Agimiro Holanda (na foto à esquerda com a amiga Fernanda Benevides e o amigo Renato Almeida)
e Marcus Silveira. Na foto da Balada In, ao centro, com Andrade Mendonça, Manoela Brandão e Dalva Alves.
                                            
*Amanhã, 29, os cumprimentos vão para oculista Aristófanes Canamary, Cecília Benevides (sra Gutinho Benevides), Clarissa Brandão (sra. Kalu Neto Brandão)
                                        
e Neyce Paula Pessoa (sra. Amaury Paula Pessoa). Foto Balada In.
*Camocim está realizando o seu festival junino neste final de semana com uma série de atrações que a prefeita Mônica Aguiar, ao lado do marido deputado Sérgio Aguiar, escolheram com muito critério para a alegria dos seus munícipes e brincantes. É um grande “arrasta pé”.

*Por hoje contei. Até amanhã.