Postagem do dia 21.08.2013


“O Heitorzinho não aprendeu matemática”,
afirma o deputado Fernando Hugo na AL

Plenário da Assembléia

A surpresa no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira ficou por conta do deputado Fernando Hugo ao interferir na contestação que seu colega José Sarto (PSB), líder do Governo, oferecia aos dados apresentados pelo deputado Heitor Ferrer (PDT) relacionados aos custos dos gastos com o “bufett” contratado pelo Palácio da Abolição para as recepções oficiais. Ferrer havia dito que, em apenas um ano, o Governo do Estado  havia gasto acima de 3 milhões de reais com as festas.

Deputado José Sarto
O deputado Fernando Hugo disse: “O Heitorzinho ainda não aprendeu matemática, a fazer contas, pois o referido dispêndio diz respeito às despesas de 3 anos e meio. Eu fiz os cálculos e cheguei a essa conclusão. Não é possível que ele queira que o Governador ofereça às personalidades que nos visitam uma culinária composta de panelada, buchada, sarapatel e outras coisas típicas do nosso interior.” Mais curioso é que Fernando Hugo pertence ao PSBD, bancada naturalmente oposicionista.

 

21.08.2013


Em dia “light”

Deputado Fernando Hugo
Encontrei com o deputado Fernando Hugo na entrada do plenário. E perguntei: alguma bomba para hoje, deputado?

E ele: “Não, hoje eu estou light”.

21.08.2013


Instituto pinta sede e recebe ex-Governador

Presidente Ednilo Soárez
Ontem terça-feira, 20,  às 15h, as bandeiras do Instituto do Ceará voltarão a tremular na fachada do vetusto casarão da Avenida Rio Branco, no centro da cidade,   comemorando a nova  pintura da sede e recebendo professores, intelectuais e estudiosos de História Contemporânea do Brasil para assistir  a uma conferência  proferida pelo  Sócio, ex-Governador Gonzaga Mota,  sobre o tema   “ A Transição Democrática,  um Testemunho  Pessoal “.

Ex-governador Gonzaga Mota
O presidente Ednilo Soárez tem se esforçado para colocar o Instituto na dianteira das instituições culturais cearenses.

21.08.2013


 “Até posso ser feio, mas não sou desonesto”,
confessa Heitor Ferrer rebatendo Cid Gomes

Deputado Heitor Ferrer
Em tom calmo, o deputado Heitor Ferrer (PDT)  fez uma observação da tribuna da Assembleia, na manhã de ontem:

-Cid  era um homem calmo, agora isso desapareceu de sua vida. Tem sido ultimamente de uma deselegância a toda prova e só está dizendo bobagem. Até parece o destempero do irmão, Ciro.

Governador Cid Gomes
Ferrer lembrou que Cid havia dito, a partir da observação do senador  Eunício Oliveira, segundo ele,  de que  na terra de Heitor  “a família Augusto só tem gente feia e a família Ferrer não tem um honesto.” Heitor pertence às duas famílias. “Posso ser feio, mas não sou desonesto”, completou.  Ele confessou que providências judiciais já estão sendo tomadas por outras pessoas da família.

21.08.2013


Baiano traz sua arte primitiva a Fortaleza

Valdomiro e sua arte primitiva
            “É realmente de Deus esse Waldomiro que reinventa a vida com a eza de sua ingênua sabedoria. Um poeta do povo, um mágico”. A afirmação é do escritor Jorge Amado e se refere à obra do pintor “naïf”  baiano Waldomiro de Deus, 69 anos, que comemora meio século de pintura com mostra individual no Espaço Cultural Correios Fortaleza. A exposição  será aberta em “vernissage”  nesta quarta-feira,  dia 21,  às 17 horas,  com a presença do artista, que também estará no “brunch”  do dia 22,  às 10h, fazendo ainda visita guiada ao público às 11h e pintando quadro ao vivo.

            A exposição “Waldomiro de Deus - 50 Anos de Pintura - arte naif brasileira” inclui 24 obras, sendo 21 pinturas e três desenhos, emoldurados juntos, criadas nas décadas de 60, 70, 80, 90 e nos primeiros anos no novo milênio. A mostra revela um universo pictórico rico que inclui desde recriações da natureza e da vida cotidiana do povo brasileiro até grandes tragédias nacionais e internacionais tais como o ataque às torres gêmeas de Nova York, ocorrida há 12 anos, e o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que aconteceu em janeiro desse ano, vitimando 242 pessoas.

21.08.2013


Paraíba vai atrás dos turistas

De  27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa,  acontece o 3o Festuris JPA, o Festival de Turismo de João Pessoa,  com a participação de mais de mil profissionais do mercado do turismo. Uma ampla programação contempla feira, palestras de capacitação, Rodada de Negócios, “tours”  técnicos e eventos sociais.

Paralelamente, o Fórum Empresarial do Turismo, realizado pelo Convention Bureau de João Pessoa, terá apresentações dos empresários Guilherme Paulus (CVC), Aroldo Schultz (Schultz) e Luis Paulo Luppa (Trend e autor do Vendedor Pit Bull) e ainda o Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson Abreu e de Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal.

21.08.2013


Tribunais de Contas reunidos em Fortaleza

Será realizada em Fortaleza a Assembleia Geral do Instituto Rui Barbosa  com os presidentes dos Tribunais de Contas de todo o País. O encontro faz parte das comemorações dos 40 anos do IRB, que tem programação marcada para os dias 5 e 6 de setembro, no Seara Praia Hotel.


O evento está sendo organizado pelo Tribunal de Contas do  Ceará  juntamente com o Instituto Rui Barbosa. Devem participar conselheiros, auditores e procuradores de contas de todo o país, além de servidores da área de controle externo.

 

21.08.2013


Fotografias Entre Dois Mundos

 
           A arte de fotógrafos portugueses e cearenses estará em exposição na mostra Entre Mundos, que pode ser visitada no Estoril, na Praia de Iracema marcando  a abertura do “Encontros de Agosto  2013”, promovido pelo Fórum da Fotografia do Ceará. 
              O “Encontros de Agosto” é um festival realizado anualmente em Fortaleza para promover o encontro da fotografia cearense com a produção contemporânea brasileira e internacional nos campos da expressão e do conhecimento. Teve início em 2011, no mês em que se comemora o anúncio da invenção da Fotografia - são 174 anos em 2013. A terceira edição tem como tema “Memória e Construção do Conhecimento”. A coordenação é de Patricia Veloso. 

Gentil Barreira
              Os cearenses serão representados pelos fotógrafos Fernanda Oliveira, Gentil Barreira, JoOão Luis, Laís Pontes, Ruth Sousa e Tiago Santana, cujos trabalhos serão apresentados em projeção e exposição na galeria do Estoril. 

OFICINA 

            No dia 24, às 15h, também no Estoril, será realizada a Oficina de Fotografia de Celular,  ministrada por Deyvison Teixeira, Jarbas Oliveira, Gentil Barreira e Georgia Santiago. A inscrição será feita no local, no dia da oficina. 

             A mostra permanece no local para visitação até o dia 30 de setembro. Visitação: 3ª a sábado, das 16 às 21 horas; domingo, das 16 às 19 horas. www.encontrosdeagosto.net. Programação gratuita.

 

21.08.2013


 

UFC quer mais 11 professores substitutos

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará lançou sete editais para seleção de professor substituto, totalizando 11 vagas. Dessas, cinco são para cursos da UFC em Fortaleza, e seis para cursos da Universidade Federal do Cariri, da qual a UFC é tutora.  Conheça o resumo dos editais com as unidades e setores de estudo onde há vagas.

As inscrições para a seleção da UFC referentes a esses editais ocorrerão no período de 21 a 23 de agosto, nas secretarias das respectivas unidades. Os editais na integra podem ser acessados no site www.progep.ufc.br.

21.08.2013


 

CURTAS SOCIAIS

 *Volta a acontecer no Ideal Clube, dia 23, a partir das 21 horas, a festa de jazz e blues com a banda Caribbean  Jazz, que tem Flávio Melo como principal articulador. O “couvert” artístico só custa 10 reais.

Priscila Cavalcanti
 *Priscila Cavalcanti, presidente do Skal Internacional de Fortaleza, marcou para o dia 28, a partir do meio-dia, o almoço de confraternização da entidade festejando o Dia dos Pais e os sócios aniversariantes de agosto. Como cenário o Dallas Grill.

 *Eu cumprimento nesta data Tarquílio Pimentel, Tonzito Cavalcante e Sílvia Ribeiro que fazem aniversário. Parabéns.

Flávio Torres e Vanda Palhano
 *O colunista Flávio Torres está a todo vapor nos preparativos de sua anual Noite dos Destaques, que acontece no final deste mês. Depois eu conto mais.

 *Por hoje é só, até amanhã.