Postagem do dia 08.12.2015

Carta de Temer domina debates na AL
        Discussão generalizada entre os deputados estaduais na sessão desta terça-feira da Assembleia Legislativa sobre o teor da carta do vice-presidente Michel Temer à presidente Dilma. Defesa de Michel para os deputados do PMDB e aliados. Críticas ácidas formuladas pelos deputados do PT e aliados. Os que não estavam nesse fogo cruzado me diziam “tô fora, não tenho nada com isso”.
          Uma das deputadas mais acalorada foi a pastora Dra. Silvana (PMDB) que disse ser “o nosso presidente (Michel Temer) uma pessoa de conduta ilibada que só recebeu maus tratos da presidente Dilma. Repito que ele não tem nada a ver com a atitude do Eduardo Cunha em abrir o processo de impeachment. Aliás, a batata do Eduardo está assando”.

08.12.2015

Carta de Temer vista por outros
        Ex-Ministra Miriam Belchior:
         "Cada palavra em sua carta, Dr. Temer, revela rancor e pequenez. E mais: sua adesão ao golpismo. “Voluntas pro facto reputatur”, Dr. Temer, intenção faz a ação.
          “Em seu comportamento, sobram o latim e a pose, apenas. Falta o caráter porque, senhor Vice-Presidente, “veritatis simplex oratio” -  a verdade dispensa enfeites."

Alex Solnik - Jornalista
Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão", "O domador de sonhos" e "Dragonfly" (lançamento janeiro 2016).
"Com a carta Temer mostrou que ele tem razão: ele não é confiável. Dilma nunca deveria ter confiado nele.  Um vice que abandona o seu governo no momento mais crítico passa para a história com um só epíteto: traidor.  Não é golpista, é traidor.
       “Ele não é o capitão do golpe, como definiu Ciro Gomes, mas o capitão do motim.  Assume o papel desprezível de Brutus, de Joaquim Silvério dos Reis e do Cabo Anselmo. E revela que a sua grande especialidade é a punhalada pelas costas.  Temer abandona o papel de mordomo de filme de terror e assume o do Frankenstein."



 




           
   


08.12.2015

Deputados estaduais  e servidores  buscam reabertura de negociações com o Governo

        Uma comissão de deputados encabeçada pelo vice-líder do Governo, deputado Júlio César Filho (PMB-foto), recebeu nesta terça-feira (08/12), no Complexo de Comissões Técnicas, representantes de entidades, associações e centrais de sindicais do Ceará. O objetivo do encontro foi buscar a reabertura das negociações com o governador Camilo Santana para tratar sobre as demandas dos servidores públicos do Estado.
 
        “Sobretudo queremos uma reunião com o governador do Estado, que prometeu se reunir com o Fórum três vezes ao ano, inclusive uma das quais para discutir a campanha e a reposição salarial, e até o momento ainda não fez”, destacou Eliane Uchoa, coordenadora do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos do Estado do Ceará (Fuaspec).
        O deputado Júlio César Filho  garantiu que até o início da próxima semana poderá dar uma resposta aos servidores. “Nós iremos levar ao Governo e procurar uma agenda para receber o Fórum Unficado. Iremos garantir o diálogo”, assegurou. Além de Júlio César, estiveram presentes os deputados Zé Ailton Brasil (PP), Rachel Marques (PT), Renato Roseno (Psol) e Carlos Matos (PSDB).

08.12.2015

Deputado Danilo quer mais água para Vale do Curu e contenção de erosões no litoral cearense
          Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou nesta terça-feira, 08, o Plano Plurianual (PPA) que estabelece as metas que serão consideradas prioritárias no investimento do governo federal entre os anos de 2016 a 2019. A matéria precisa ainda de deliberação no plenário do Congresso para ser remetido a sanção presidencial.
Campo experimental da Embrapa
          Dentre os temas aprovados, o deputado Danilo Forte (PSB-CE) conseguiu emplacar duas emendas. A primeira tem como objetivo a execução do projeto de perenização do abastecimento de água do Vale do Curu. E para efetivar essa perenização, é necessária a interligação da bacia dos rios que formam o Vale do Curu com o Açude do Castanhão.
Erosão na praia do Icaraí
          A segunda iniciativa do socialista cearense aprovada  foi a “realização de estudos, projetos e execução de obras para contenção de erosões marinhas”. A ideia do parlamentar é estabelecer este item como prioritário afim de “solucionar o processo de erosão marinha no litoral cearense através da construção de paredes de pedras para conter o avanço do mar”.

08.12.2015

Balanço do turismo e da hotelaria na reunião da CSE

        Nesta quinta-feira, 10, de 9 às 11 horas, a Câmara Setorial de Eventos realiza a sua 37ª. Reunião quando ouvirá o Secretário de Turismo Arialdo Pinho (foto)  fazer um balanço das ações de promoção do turismo do  Estado realizadas este ano e o que está programado para 2016. Ele apresentará ainda um balanço do Calendário de Eventos 2015/2016.
          Na mesma reunião o presidente da ABIH/Ceará, empresário Darlan Leite (foto),  fará um balanço do desempenho da hotelaria cearense em 2015 e dará a previsão de ocupação dos hotéis para a alta estação. O encontro acontecerá no auditório da ABIH, no bairro Meireles.
       Também na oportunidade a presidente da CSE, Enid Câmara (foto), discorrerá sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara durante o ano em curso, as metas atingidas e os projetos em andamento. A CSE reúne os principais agentes e empresas movimentadoras dos eventos no Estado.

08.12.2015

Dia do Marinheiro na AL e EAM
          Nesta quarta-feira, 9, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene, solicitada pelo deputado Manoel Duca (Pros-foto) em comemoração ao Dia do Marinheiro. Será às 15 horas no Plenário 13 de Maio.
          Na sexta-feira, 11, às 10 horas, haverá cerimônia cívico-militar alusiva à data nos jardins da Escola de Aprendizes Marinheiros anfitrionada pelo comandante, Capitão-de-Fragata Mário Luís Machado Brandão, e pelo Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Campbell Mauad.

08.12.2015


08.12.2015

Confraternização do Convention
          Na manhã desta quarta-feira, a partir das 8 da manhã, o Convention & Visitors Bureau (Visite Ceará) movimenta café matinal de confraternização natalina com os seus associados e convidados especiais do “trade”.
         Na oportunidade o presidente Régis Medeiros (foto) fará um balanço geral das captações realizadas pelo Convention em 2015 e quais são as perspectivas para 2016.
          O evento terá como cenário o Salão Central do La Maison Buffet.

08.12.2015

Encontro Brasil-Espanha de Matemática traz a Fortaleza dois medalhistas Fields, o "Nobel" da área
          Matemáticos de várias partes do mundo estão reunidos, em Fortaleza, até quinta-feira (10), no Primeiro Encontro Conjunto Brasil-Espanha em Matemática, organizado pela Universidade Federal do Ceará com o objetivo de promover o intercâmbio científico nessa área. O evento traz conferencistas de grande prestígio internacional – dentre eles, dois medalhistas Fields, os professores Efim Zelmanov (San Diego, Califórnia) e Vaughan Jones (Berkeley, Califórnia). Principal distinção acadêmica do setor, a medalha Fields é considerada uma espécie de "Nobel" da Matemática.
          A abertura do evento – que também celebra os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC  ocorreu na manhã de segunda-feira (7), no Hotel Mareiro. O Reitor Henry Campos deu as boas-vindas a uma plateia lotada de pesquisadores brasileiros, espanhóis e de várias outras nacionalidades. "Este encontro traz a marca do impulso de internacionalização da UFC, traz a marca de uma das áreas mais brilhantes e atuantes da Universidade. O evento há de ser um marco", congratulou o Reitor.
        Também participou da abertura o presidente da Real Sociedad Matemática Española, Francisco Marcellán Español, que afirmou: "Este é um lugar no qual se pensará como a Matemática pode ser útil à sociedade. A metodologia matemática pode ser um grande instrumento para ajudar a resolver problemas da atualidade, do ponto de vista tecnológico, biomédico, financeiro" (Fonte: Comunicação UFC).

08.12.2015

Nossa Senhora da Conceição
Sobral e mais 35 municípios do Ceará comemoram o Dia de Nossa Senhora da Conceição nesta data. A cidade de Sobral, que tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira, encerrará os festejos nesta terça-feira, na Igreja da Sé,  em clima de feriado municipal, segundo   o prefeito Clodoveu Arruda (PT). Na programação, celebrações de missas às 9 horas e 16 horas e, em seguida, procissão pelas ruas do Centro da cidade.

          Além de Sobral, mais 35 municípios cearenses têm  a santa como padroeira. São eles: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Almofala (Itarema), Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu, Quiterianópoles. (Fontes: Blogs Sobral de Prima e Eliomar de Lima).

08.12.2015

Festival Jazz & Blues anuncia atrações de 2016
       O festival acontece de  06 a 09 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza.
          O 17° Festival Jazz & Blues  promete embalar os foliões às avessas, que curtem boa música, com grandes intérpretes nacionais e internacionais de jazz, blues e outros gêneros afins. Em 2016, o festival acontece de 06 a 09 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza. E tem novidade no pós-Carnaval na capital cearense! O Teatro RioMar vai ser palco dos shows do Jazz & Blues em Fortaleza, com algumas das atrações que se apresentam nos dias de Carnaval na serra.

Quem estará no 17° Festival Jazz & Blues
Roberto Menescal (foto) e Danilo Caymmi (foto abaixo), dois grandes nomes da música brasileira em um show de grandes sucessos da boa MPB.
Gilson Peranzzetta Trio convida João Senise, no show "Abre Alas - canções de Ivan Lins". 
Koko-Jean Davis, explosiva cantora moçambicana (foto) de jazz, que vive em Barcelona, na Espanha.
Toninho Horta é outro grande nome (foto) da música brasileira que dispensa apresentações. Ele vem acompanhado de músicos com quem toca há 40 anos.

Pablo Fagundes, gaitista brasiliense de reconhecimento internacional, que construiu sua carreira com um trabalho marcado por choro e MPB.
Thiago Rocha, saxofonista e flautista cearense (foto), com o show "Saxofone Brasileiro".

Di Ferreira e Cláudio Mendes, a cantora cearense com seu vozeirão tem a parceria do multi-instrumentista no show "Beat in Jazz".

Heriberto Porto e Thiago Almeida, respectivamente flautista e pianista dos mais atuantes na cena cearense de jazz. 

Cainã Cavalcante e Eduardo Holanda, dois grandes intérpretes da nova geração de instrumentistas cearenses.
Lorena Nunes (foto), um dos principais nomes da nova geração de cantoras cearenses, levando sucessos da Tropicália ao festival.

"Giant Steps-Tributo a John Coltrane", um show especial apresentado por uma um time de peso da música instrumental no Ceará.
 
        Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 17° Festival Jazz & Blues tem o patrocínio do BNDES e Indaiá. Apoio Cultural: RioMar, Meia Sola,   C. Rolim, Prefeitura de Guaramiranga e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.  A realização é da Via de Comunicação e do Ministério da Cultura. (Fonte: Dégage – Jornalistas responsáveis Sônia Lage e Eugênia Nogueira).

08.12.2015

“Voca People” cancela Natal e Fortaleza

 
          As apresentações do grupo “Voca People” (fotos), que aconteceriam em Natal (Teatro Riachuelo, dias 12 e 13 de dezembro) e Fortaleza (Teatro RioMar, de 8 a 10 de janeiro de 2016), foram canceladas.
A Opus Promoções e BSB Espetáculos informam que problemas de logística impossibilitaram a realização dos “shows”. “Os aliens do Planeta Voca estão ansiosos em conhecer a musicalidade de Fortaleza e Natal. Portanto, em breve serão anunciadas as novas  datas”, dizem os promotores. O valor do ingresso será devolvido.

08.12.2015

Diplomados 75 concludentes da Faculdade de Medicina
          Em solenidade realizada no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC),  os 75 novos médicos graduados pela UFC foram saudados pelo Reitor Henry de Holanda Campos, que reconheceu "os muitos esforços" que atravessaram "com toda uma sequência de disciplinas, com muitas provas, algumas provações e desafios constantes a serem vencidos". Esta foi a colação de grau da 106ª turma da Faculdade de Medicina da UFC.
        Em nome dos concludentes falou Jôbert Mitson Silva dos Santos, que fez uma retrospectiva de cada ano vivido na Instituição, a partir do "susto" do primeiro ano do curso, quando enfrentavam a dificuldade de aprender matérias como bioquímica. Mas assegurou que ele e os colegas encontraram um "anjo" no caminho, o Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (falecido no último mês de outubro), a quem prestou homenagem, dizendo que o médico foi o profissional que deixa exemplo a ser seguido.

08.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*O  “Publisher” e editor Paulo Matta (foto)  movimenta nesta terça-feira, 8, o coquetel de lançamento da revista Exotic Vip/Gourmet”, às 20 horas, no espaço Mango Casa de Eventos, no bairro Guararapes. Ele reunirá conhecidos nomes da sociedade.
*Decolou para Madri o presidente do Sebrae/Ceará Joaquim  Cartaxo (foto). Participa de seminário sobre negócios de micro e pequenas empresas.
*Festejou idade nova Karla Nogueira Lima (na foto com o filho Luca).
*Hoje, 8, é o dia consagrado ao colunista social. Alô, alô Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

*Ganha cumprimentos na data a sra. Conceição Pinto.

*E amanhã, 9, os abraços vão para  Daniela Aguiar, o médico Hipólito Monte (foto) e Pedro Wanderley.
*Pedro Carlos da Fonseca (na foto, à esquerda, com a Prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, governador Camilo e o repórter José) recebendo para o final de semana, em praia de Camocim, grupo daqui que vai conhecer o hotel do qual ele tornou-se associado.

*Por hoje contei. Até amanhã.