27.04.2018

100 anos do eclipse solar em Sobral
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve em  Brasília para uma série de visitas, inclusive com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Giberto Kassab, o presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu de Castro Moreira, e presidente do CNPq Mario Neto Borges.
Na pauta, os preparativos para o centenário do eclipse do sol, observado em Sobral, em 29 de maio de 1919, e que serviu de base para a comprovação da Teoria da Relatividade pelo físico alemão Albert Einstein.

27.04.2018


Política de juros bancários
          Eu sua página do Facebook,  sob o título de “Juros Bancários”, escreveu o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, professor  Antônio de Albuquerque: “Assunto muito estranho na realidade brasileira diz respeito a politica dos juros bancários. Enquanto o Banco Central baixa a taxa Selic para 6,5%, o custo médio dos empréstimos nos bancos é de 33% anuais para pessoas físicas. 
           A taxa média do cheque especial é de 324% ao ano. Quando se deixa de pagar o cartão de crédito no prazo, o custo de rolar essa dívida é de 334%.A taxa média para financiamento imobiliários era de 11% ao ano (fevereiro, informa o Banco Central), Para comprar um carro, 22,5%.Os empréstimos consignados, descontados no contracheque, custavam em média 26%.Para o crédito pessoal (crediários), 126%.
          “Por quê tais diferenças? Os bancos alegam é a inadimplências: quanto mais um banco perder ou imaginar que vai perder com um financiamento, mais caro vai custar (para compensar as perdas), ou seja, o spread (taxa cobrada pelo banco), mostra o peso relativo de calotes, impostos, administração, lucros etc (um retrato estático do custo dos bancos). Noutros termos, o bom pagador é o grande prejudicado. Por outro lado, os cinco maiores bancos concentram 82,2% (2017) dos ativos financeiros no País, parece ser um dos motivos dos juros quase sempre altos.
“É bom lembrar, que os bancos não oferecem apenas o serviço de intermediação financeira (captar recursos e emprestar), mas também seguros, administração de patrimônio, fundos de investimento, assessoria no mercado de capitais etc. Noutras palavras, nem todo o seu lucro (do banco) vem do spread, pois, os ganhos diferem também em cada linha de crédito. Até quando a realidade brasileira, vai aguentar tal exploração? (Fonte dos dados: Folha de S. Paulo, de 15/04/2018)”.

27.04.2018


Belos bailes que trazem boas recordações
          Gala da sociedade cearense nos anos 80 - Uma Noite em Paris, que promovi no Ideal Clube. A então primeira-dama da agremiação, Amélia Barros de Oliveira, retira da urna o tíquete que concorrerá a uma passagem aérea para Paris pelas asas da Varig. Na mesa ao lado, a família de Gerardo e Miriam Bastos. Só não ia ao baile o filho escalado para abrir a loja no dia seguinte, um sábado.
          E, para os galas internacionais benemerentes que promovia (este da foto foi Uma Noite em Paris), sempre trazia colunistas sociais de outros Estados, como os dois do centro - Jota Epifânio, de Natal, e Elvira Raulino, de Teresina. E o meu diretor e amigo da Tv Verdes Mares (onde eu tinha programa), Edilmar Norões (à direita na foto), sempre abrilhantava a noite com sua presença e participação nas falas. Epifânio e Edilmar são hoje saudades.

27.04.2018


27.04.2018

CURTAS SOCIAIS
*Pedro Jorge Medeiros foi eleito Vice Governador do Distrito LA-4 de Lions Internacional, que abrange o Estado do Ceará! Com a sua “domadora” Eveline ele vai traçar novos caminhos para o movimento leonístico na região.
                                              
*A querida amiga Ethel Whitehurst (à esquerda na foto_ publicou em seu Facebook: “gravei hoje com a querida Neila Fontenelle falando de economia na área do artesanato e o Programa vai ao ar segunda-feira, 30/4, às 20:00hs, na Tv O Povo e reprises na terça-feira ao meio-dia, na quarta-feira às 8 da manhã e sábado, às 10h30”.
*E eu disse: Eita como a Neilinha (na foto à direita) está chique com essa roupa!. Arrasou! Da amiga Ethel nem preciso dizer nada.
*A médica endocrinologista Adriana Forti (na foto à esquerda com as amigas Renata Jereissati e Carla Oliveira), que está em São Paulo acompanhando uma amiga, recebeu cumprimentos na quarta-feira, 26, por conta do seu aniversário.

*Nesta sexta-feira muda de idade dona Helena Nogueira. Uma missa na capela de Santa Filomena e lanche com as amigas marcam a data.
                                      
*Cantora, compositora e arranjadora, Marlui Miranda apresenta-se neste sábado, 18, às 17 horas, no Teatro Tapera das Artes, em Aquiraz. É o Encontro Mestre/Aprendiz.
                                    
*Nesse evento, que começou dia 24, já houve Diálogos Sinfônicos, Cia Antarctica e o concerto Marlui.
                                                  
*Marcam o calendário na data o desembargador Ademar Bezerra (foto abaixo), 
                                          
Urbano Costa Lima (na foto, à esquerda, com o mano Arthur)
e Marimília Leitão (sra. Flávio Leitão).
*Na sexta-feira, 27, é a idade nova Neyara Santiago Cysne (na foto à esquerda com a amiga Maria Morena)                                      
e do brilhante advogado Schubert Machado.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.