Postagem do dia 01.09.2017

“Ninguém tem o direito de desanimar”, diz Lula em Crato
           Depois de receber a comenda Rachel de Queiroz, em Quixadá, o título de Doutor Honoris Causa e a comenda Bárbara de Alencar, em Crato, Lula nesta cidade foi à praça pública falar para o povão. Disse que deixou o Governo com 20 bilhões de reais em caixa e criticou o corte na educação, na saúde, nos programas sociais e que estão vendendo "à preço de banana" o patrimônio do povo brasileiro. Ele estava ao lado de lideranças políticas do Estado, como o governador Camilo Santana.
Lula tem criticado  a elite e a política brasileiras, afirmando que antes dos seus mandatos como presidente, não houve interesse em abrir universidades na região. “Eu, sinceramente, não posso acreditar que este País esteja vivendo este momento que está vivendo, e é por isso que estou aqui nessa caravana, estou aqui para dizer para vocês que ninguém tem o direito de desanimar. Eu sei que a situação está  ruim”, tem falado o ex-mandatário da nação.

01.09.2017







01.09.2017

“Terminada esta eleição, temos que pensar numa reforma política como um todo”, diz presidente da AL Zezinho Albuquerque;
 
“Poder Moderador é a chave de toda organização política”, afirma Dias Tóffoli
          Aberto na noite de quinta-feira,  I Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede) teve início  no anexo II da Assembleia Legislativa, com a conferência de abertura “Democracia, Direito e a Judicialização da Política no Brasil” proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O evento é uma parceria da Assembleia Legislativa com a OAB-CE.
  De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o congresso é mais uma das importantes parcerias da Casa e traz um debate necessário no atual contexto de discussões sobre reforma política. “Terminada essa eleição, já tem que se pensar nesta reforma política como um todo. É muito bom estar aqui com autoridades e ministros que entendem do assunto”, afirmou.
 Dias Toffoli abriu a conferência apresentando um trabalho inédito, de autoria dele, que trata sobre a judicialização da política no Brasil e explica como o Poder Moderador, instituído pela Constituição Brasileira de 1824, atualmente é exercido pelo Poder Judiciário. “O   Poder Moderador é a chave de toda organização política. Ao longo do Império, foi pela autoridade do Poder Moderador – o Imperador –, com seus amplos poderes, que se manteve a unidade nacional, as fronteiras da nação brasileira, bem como sua expansão”, elucidou.

01.09.2017

Bebidas alcoólicas nos estádios questionadas

           O Ministério Público do Ceará (MP/CE) contesta o projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que regulamenta a venda de bebidas alcoólicas nos estádios cearenses. 
  De autoria do deputado Gony Arruda (PSD), a matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (29), com parecer favorável do líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT), que foi o relator da matéria no colegiado. O MP, por meio do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), realizará na próxima terça-feira (05), audiência pública sobre o tema. 
 O promotor de Justiça Francisco Xavier Barbosa Filho, afirmou que já existe petição pronta, para o caso da Assembleia Legislativa aprovar a matéria em plenário. Ele explica que uma “lei estadual não pode ir de encontro à legislação federal”. Assim, para o coordenador do NUDTOR, a iniciativa do deputado é inadequada

01.09.2017



01.09.2017

“Mudancismo” em seminário
            Nestas sexta-feira, 01 de setembro, acontece o seminário "30 anos de Mudancismo - Modernização conservadora em debate", realização do deputado Renato Roseno (PSol) na Assembleia Legislativa. Será de 8 às 17 horas. Entre os temas "A revolução burguesa no Ceará", "O Mudancismo e os Movimentos Sociais" e "O Projeto Econômico do Mundancismo".

01.09.2017

EXPOECE 2017 começa  neste sábado, 2, com segurança reforçada
           
          Terá inicio neste sábado, 2, a EXPOECE 2017 (a feira agropecuária do Ceará), em sua edição de número 63, com abertura às 16 horas no Parque de Exposição Governador César Cals (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará), bairro São Gerardo. Serão 1.500 caprinos e ovinos para exposição e julgamento, 702 bovinos e diversas raças e 380 equinos das raças Mangalarga Marchador e Campolina que também participarão de vários concursos e julgamentos. Haverá ainda diversos tipos de animais para venda.
          Este ano, a Diretoria da Associação dos Criadores do Ceará reforçou a segurança dentro do parque, em colaboração com a Polícia Militar, que estará presente com 80 policiais militares, além de 40 seguranças distribuídos em pontos estratégicos do local para assegurar maior tranquilidade aos visitantes. Duas ambulâncias do SAMU também estarão de prontidão na feira, segundo revela o presidente da ACC, Sérgio Fonteles.
 Enquanto os criadores estarão participando do julgamento dos seus animais e fazendo negócios (a previsão é de 10 milhões de reais em vendas), os frequentadores terão à sua disposição para divertimento um Forró Pé de Serra, Cantadores e Emboladores, Fazendinha, Feira da Agricultura Familiar, engenho de cana de açúcar, tapiocaria, pesque/solte, restaurantes, parque de diversão, passeios de charrete para a criançada, venda de produtos artesanais, vários “stands” para visitar e muitas outras atrações.

01.09.2017

Última semana de Matisse no Ceará 
   
           Em cartaz até o domingo,  10 de setembro, a exposição Henri Matisse - Jazz, com obras do pintor, desenhista e escultor francês Henri Matisse (1869-1954). A mostra, aberta desde  de 12 de julho na Caixa Cultural, em Fortaleza,  reúne 20 pranchas impressas com a técnica aupochoir, feitas especialmente para o álbum Jazz, publicado em Paris, em 1947. Foram impressos 250 álbuns, destes, dois estão no Brasil. 
  As obras apresentadas integram  o acervo dos Museus Castro Maya. A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu. 
 O artista já havia utilizado os papierscollés para o estudo da obra La danse (1909), mas foi a cumplicidade do editor e crítico Tériade que o incentivou a realizar um álbum só com papéis recortados, trabalho que mais tarde foi considerado como uma de suas obras mais importantes.
(Fonte: Ascom Kiko-Bloc Boris). Entrada gratuita  Informações gerais:  (85) 3453-2770

01.09.2017

Lei na AL vai regulamentar vaquejada
          Começou a tramitar na Assembleia Legislativa  nesta quinta-feira, 31,  o projeto de lei de autoria do deputado  Danniel Oliveira (PMDB), que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural e assegura o bem-estar dos animais envolvidos. A matéria pode ser votada já na próxima semana, pois está tramitando em regime de urgência. "A perspectiva é que na próxima quarta-feira possamos aprova-la", disse Danniel.
            Segundo o parlamentar, a realização de muitas vaquejadas cearenses ainda estão sendo barradas pela Justiça, mas, com a definição do regulamento, os entraves jurídicos devem acabar de forma definitiva. "Infelizmente, alguns promotores no interior do Ceará têm causado prejuízos enormes aos praticantes da vaquejada, como aconteceu em Horizonte e Quixeramobim. Diante de tudo isso, estamos apresentando o regulamento da vaquejada. Estados como Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco já estão regularizados, e agora o Ceará segue o mesmo caminho", explicou.

            "A regulamentação vai assegurar o bem-estar animal, para que não haja nenhum tipo de prejuízo. Somos defensores dos animais e a vaquejada que nós defendemos é a vaquejada legal", destacou o parlamentar.

01.09.2017


01.09.2017

Festival de mágicos no Dragão do Mar
            De hoje a domingo, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, acontece o  XIV  FENOMA - Festival Nordeste de Mágicos, evento organizado pelo  Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará.  Durante três dias Fortaleza será a capital brasileira da arte mágica com artistas locais e nacionais levando ao público a magia e o encantamento da ilusão. 
  Presença confirmada de William Seven, Grand Prix do congresso FLASOMA 2017, em Buenos Aires; Luiz Fosc (foto acima) artista premiado nacionalmente e internacionalmente; Roberto Montanha e Crispin, um dos melhores palestrantes do Brasil,  e  Ryan Rodrigues, vice-campeão brasileiro de mágicos.  
Festival  começa às  20 horas com ingressos a preços populares de R$ 10,00 e R$ 20,00. Informações: 98704.7853.

01.09.2017

Violões em livro
          Um  encontro de mestres do violão cearense, para marcar o lançamento do novo livro do professor da UFC e violonista Marco Tulio, um dos nomes de maior destaque na nossa cena musical, na seara acadêmica e na formação de novos músicos, 
assim será o lançamento de "Violão Clube do Ceará - Os Feiticeiros da Melodia", livro que aborda o grupo de instrumentistas que se reuniam, de 1945 a 1962, em Fortaleza, para executar músicas ao violão.
 O lançamento acontece nesta sexta-feira, 1/9, na Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, esquina com Av. Virgílio Távora, na Aldeota). Com entrada franca, o público poderá conferir na ocasião músicas interpretadas por consagrados violonistas e professores cearenses, 

como Marcos Maia (Uece), Rogério Lima (Escola Tocata) e Eddy Lincolln (IFCE), além do próprio autor, que abrirá o evento com seu violão e apresentará o livro  em uma entrevista aberta conduzida pelo jornalista, compositor e produtor Dalwton Moura. Um começo de noite de sexta com um bom papo entremeando pesquisa, música e história. O Quinteto 30 Cordas, arregimentado pelo jovem violonista Marco Leonel Fukuda, também se apresentará na ocasião.

01.09.2017


01.09.2017

CURTAS SOCIAIS
*Em sua casa da praia da Taíba, Tane, ao lado do seu Chiquinho de Matos Brito, estará anfitrionando para o final de semana algumas amigas do seu grupo As Azuis. Entre elas, Maria Vanda Sá, Wilma Patrício, Thaís Vieira, Fátima Goulart e Jeová Lucena.
  *Filhos e amigos de Senador Pompeu farão confraterni zação durante a Festa de Humaitá, que promovem neste sábado, à noite,  no Náutico.
*Hélder Cambraia é um dos coordenadores. A Black Banda toca animando as danças.
  *O presidente João Porto Guimarães conduz terça-feira, 5, na Associação Comercial, mais uma edição de Coletiva Empresarial – Casos de Sucesso. 
 *Desta vez quem conta sua brilhante história é Luiz Gonzaga Marques,  engenheiro e Provedor da Santa Casa de Misericórdia.
*Os empresários Bruno Girão (foto acima), Gil Bezerra e Paulo Carvalho Filho são os aniversariantes deste primeiro dia de setembro.
*Também muda de idade na data minha querida amiga Jeanne Magalhães, jornalista, que foi minha companheira na telinha da Tv Diário.
*No sábado, 2, mudam de idade Luiz Carlos Aguiar (na foto com a esposa Ana Cláudia e o herdeirinho Luiz Neto), Mário Feitoza e o cearense do Rio de Janeiro, Tonzito Vieira.
  *Francieudo Lins, advogado de gente importante, e um dos agradáveis companheiros do Bar do Kari (hoje uma saudade), embora a turma continue se encontrando em outro local, é folhinha no domingo, 3.
*Rafael Leal (na foto à esquerda com Tasso Jereissati e Clóvis Nogueira Bezerra na festa do Setcarce) é também outro aniversariante do domingo.
  *Mirian e o ex-governador Gonzaga Mota fazem aniversário de casamento nessa data. Eu acho que mais de 50.
*Final de semana movimentado no campus da Unifor (Universidade de Fortaleza) que estará aberto para várias atrações, entre 8 e 17 horas.
*Entre essas atrações: as exposições de Antônio Bandeira e da Coleção do Banco Itaú; Café das Artes, Coleção Rachel de Queiroz, Corrida no Parque, Tarde com Arte, Cotação de histórias para crianças. Tudo grátis. Vale a pena conferir.
 *Por hoje contei. Tenham  todos um bom final de semana.