Postagem do dia 08.01.2018

Índices de violência contra a mulher estão aumentando
         Mesmo com a implantação da Lei Federal 11.340, de agosto de 2006, ou Lei Maria da Penha, como é conhecida, os índices de violência contra a mulher continuam a crescer no Ceará. Visando garantir a efetividade dos mecanismos da lei federal em todo o Ceará, a deputada Rachel Marques (PT) sugeriu a criação do Programa de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Patrulha Maria da Penha.
O projeto de indicação, em tramitação na Assembleia Legislativa, busca garantir a efetividade da Lei Maria da Penha, desenvolvendo mecanismos e ações interligadas para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Conforme a autora, isso se dará estabelecendo uma relação direta com a comunidade, assegurando o acompanhamento, monitoramento e o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, seja no campo ou na cidade.

08.01.2018


08.01.2018

TCE empossa novos dirigentes
            Marcada para esta terça-feira, dia 9, sessão extraordinária para a solenidade de posse dos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Ceará eleitos para o biênio 2018/2019. O evento acontecerá na sede do órgão, a partir das 16 horas.

           Para o cargo de Presidente foi reeleito o conselheiro Edilberto Pontes. Rholden Queiroz permanece como vice-presidente; como corregedor continua o conselheiro Valdomiro Távora. O novo ouvidor do TCE Ceará será o conselheiro substituto Davi Barreto. A eleição foi realizada dia 12/12, em votação secreta.

08.01.2018

Automóveis de luxo
          Leio na coluna do Adriano Nogueira, no jornal O Povo, que a Audi Center Fortaleza entrou  em 2018 com o pé direito porque assumiu a liderança do mercado de automóveis de luxo no Ceará.
  A concessionária, presidida por Marcos Dias Branco (à direita) e dirigida por George Lima,  por dois meses consecutivos,  novembro e dezembro, esteve à frente das vendas nessa categoria.

08.01.2018


08.01.2018

Mais ensino a distância no Ceará

O deputado federal Danilo Forte (DEM) esteve reunido  com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio. 
Na oportunidade os dois discutiram o projeto de construção da sede dos cursos de ensino à distância, a ser instalado no campus do Itaperi em Fortaleza, adequando a UECE ao programa Universidade Aberta Brasil (UAB). 
 
De acordo com o reitor "a atuação do deputado Danilo pode colaborar para a articulação e integração experimental do sistema nacional de educação superior à distância". Hoje a UECE dispõe de 26 mil universitários em todo estado nas modalidades com 35 polos de apoio presencial da UAB.  

08.01.2018

Roubo de armas nos fóruns cearenses
Problema grave para os fóruns de cidades do interior do Ceará  que agora estão sofrendo constantes arrombamentos. E o mais grave é que armas de fogo e armas brancas (facas, facões etc) estão sendo levadas do local. 
 A última ocorrência deu-se neste final de semana na cidade de Tianguá onde o Fórum de Justiça local foi arrombado e roubadas  85 armas de fogo, entre revólveres, pistolas e espingardas, segundo o Grupo Radialista do Ceará no WhatsApp.

08.01.2018

BRs sem duplicação total no Estado é um descaso dos políticos
          Disse em seu Face o reitor aposentado da Universidade Federal do Ceará, Antônio Albuquerque: “O Estado do Ceará, dentre os demais Estados Nordestinos, é talvez um dos poucos que não possui uma única estrada federal (BR), que tenha total duplicação de Fortaleza até a fronteira dos estados vizinhos. Dentre as BR que cortam o nosso Estado saindo de Fortaleza temos a BR-304(Rio Grande do Norte), BR-222(Piauí), BR-116 (Pernambuco) e BR-020(Piauí), que apresentam pequenos trechos duplicados.
“É inaceitável que a Região do Cariri e a Região Norte do nosso Estado, não tenham duplicadas as BR-116 e a BR-222. Cadê as nossas lideranças politicas? Por quê os nossos representantes no Congresso Nacional ficam omissos? Será que teremos de esperar por quantos anos para ter tais estradas federais duplicadas? O que devemos fazer?”

08.01.2018

Muita chuva lá, pouca chuva cá
Preocupa esse chuvueiro no Sudeste (minas, Rio etc) que, segundo estudiosos, sempre trouxe consequências graves para as chuvas do Nordeste. Isto é, quando chove muito por lá, chove de menos por cá.
Rezemos para que não aconteça este ano.

08.01.2018


08.01.2018

Ceará em Lisboa
        O Museu Coleção Berardo, Lisboa,  foi cenário da prestigiada abertura da preciosa Mostra Modernismo Brasileiro da Coleção da Fundação Edson Queiroz, em cartaz até 11 de fevereiro.
No olhar do Vice-Reitor da Unifor, Randal Pompeu, segundo comenta a colunista Sônia Pinheiro,  “a coletiva é uma interessante fusão de fronteiras entre o Brasil e Portugal”.
Em exibição: 76 telas de famosos artistas do Brasil e de Maria Helena Vieira da Silva, portuguesa que habitou o Brasil por muitos anos.

08.01.2018

Filmes e “shows” gratuitos
            O ano de 2018 promete… E para começar bem as atividades,  em janeiro, o “Férias no São Luiz” apresenta   um total de 27 filmes em cartaz, incluindo 5 maratonas. O cine São Luiz, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado,  tem  capacidade de 1.050 lugares em um ambiente  climatizado, com equipamentos de projeção e áudio de última geração e com entrada gratuita.
          Na programação estão  “Mulher Maravilha”, “Homem Aranha - De Volta ao Lar” - esses dois em versão 2D e 3D;  “Meu Malvado Favorito 3”, “Carros 3”, “O Poderoso Chefinho”, “O Bom Gigante Amigo”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (versão 2 D e 3D), “Guerra Mundial Z” (versão estendida), “Alien: Convenant”, “Logan” (em duas versões, noir e colorida) , “It: A Coisa” e “Os Miseráveis”.
          Já no dia 9, terça-feira,  também às 19h, o projeto Curta São Luiz realiza edição especial “Stélio Valle: 10 anos de Saudade” com Chico Pio e Humberto Pinho.
         O evento tem entrada gratuita e ocorre no “hall”  de entrada do Cineteatro. (Fonte: Ascom/Secult).

08.01.2018

“Sacode o verão” no espigão do Náutico
Depois do sucesso da edição pernambucana em 2017, o projeto “Sacode Verão” chega a Fortaleza, de 11 a 14 de janeiro, no espigão  em frente ao Náutico. Na programação, que sempre tem início às 14h, oficinas culturais, espetáculos de música clássica, números de dança, shows de forró,  funk, aulas de teatro etc. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Para os idealizadores do evento, Rosana Almeida e Olívio Rafael, diretores da Rever Promo, a escolha da capital cearense para sediar o “Sacode Verão” deste ano deveu-se ao potencial turístico e cultural da cidade. “Além de realizar o segundo maior réveillon do país, Fortaleza tem se tornado um referencial de eventos culturais”, ressalta Olívio Rafael.  
 A Companhia de Dança Preto Zezé Grupo Dançante, que é cearense, também se apresentará nos quatro dias de evento, com números de hip hop, funk, break, forró de favela, entre outros.

08.01.2018


08.01.2018

CURTAS SOCIAIS
*Nesta segunda-feira, 8, às 19 horas, na Paróquia da Paz, missa de 7º Dia em sufrágio da alma do professor e empresário de eventos Marçal Castro (na foto entre Demerval Diniz e Iramar Veríssimo), que deu notável contribuição ao turismo cearense desde que presidiu a Emcetur-Empresa Cearense de Turismo numa época difícil para o setor.
*A amiga cerimonialista Teresa Borges, em seu giro marroquino, não dispensou um passeio de camelo pelas areias do deserto.
*Lamentada por todos, aqui e no Cariri, a morte do jornalista J. Lindemberg Aquino, que teve papel fundamental na divulgação das coisas caririenses na imprensa regional.
*Marcada para o dia 7 de fevereiro o pleito da Unimed para a renovação de sua diretoria. O médico otorrino Elias Leite encabeça a indicação para presidente pela chapa da situação.
 *Ganhou abraços porque marcou o calendário no sábado, 6, o jornalista e primoroso profissional do rádio Luciano Luque.
 *Também foi o aniversário de Eugênio Pequeno (na foto com a sua Letícia), que recebeu o abraço de familiares e da lista afetiva.
*Cumprimentado no domingo o amigo Amauri Paula Pessoa.                                       
*Dia 11, Caetano Veloso e seus filhos Zeca, Tom e Moreno farão apresentação única em Fortaleza no palco do Teatro RioMar. Além de músicas inéditas de Caetano e dos filhos, o espetáculo trará clássicos que marcaram a carreira do cantor, segundo sua assessoria.
*Por hoje contei. Até amanhã.