Postagem do dia 28.06.2013

Vigilância para garantir conquistas

As conquistas políticas obtidas pela voz do povo nas ruas terão que ser fiscalizadas de perto pelo dito povo para que não venham os políticos burlarem as leis que estão surgindo e surgirão dessas reivindicações. Todos sabem que o povo brasileiro tem memória curta e que os políticos e as autoridades governamentais são mestres em  “enrolar” a população. Os exemplos aí estão: muitas leis no Brasil existem, mas não são cumpridas.
Será que os recursos prometidos do petróleo irão mesmo para a educação e a saúde? Quanto tempo demorará para que essa aplicação seja visível com a melhoria na qualidade dos serviços? Será assegurado tempo hábil para que a reforma política já possa ser  aplicada nas próximas eleições?
O acompanhamento dessas questões será fundamental para que os resultados também apareçam. Portanto, olho vivo


A vigilância tem que ser permanente



“Pirulito na boca do povo”

Deputado Fernando Hugo


O deputado Fernando Hugo voltou hoje, 28.  à tribuna da Assembléia para comentar a atualidade política: “A presidente Dilma quer botar pirulito na boca do povo com essa história de plebiscito. Parece brincadeira. Todos nós sabemos que não há tempo hábil para se preparar, de imediato, um plebiscito, além de ser exorbitantemente caro. Isso é mais falta do que apresentar para atender o clamor do povo nas ruas”, disse o deputado do PSDB na tribuna.
“A oposição tenta desqualificar o Governo”,
diz o deputado Antônio Carlos, líder do PT

Deputado Antônio Carlos


“A oposição está  se aproveitando da situação para tentar  desqualificar o Governo da presidente Dilma. Eles (os integrantes da oposição) não falam do que aconteceu no Governo de Fernando Henrique Cardoso, com as amplas denúncias de corrupção e propinas no caso da privatização do patrimônio da Nação”, disse logo em seguida à fala de Fernando Hugo o deputado Antônio Carlos, líder da bancada do PT, também na tribuna.
“Eles criticam o Lula, mas enquanto eles apoiavam a ditadura militar, o Lula estava nas ruas participando de manifestações pela redemocratização do país”. O deputado Antônio Carlos acha que as manifestações serviram para que haja um melhor entendimento entre o Executivo, Legislativo e Judiciário e que, “agora, cada um desses poderes vai cumprir suas obrigações com mais rapidez e eficiência”.

As 10 exigências do movimento das ruas em
Fortaleza, segundo a deputada Eliane Novais

Deputada Eliane Novais


A deputada Eliane Novais (PSB) apresentou na Assembléia “algumas das pautas que estão sendo tiradas em assembléias públicas pelos manifestantes que estão nas ruas de nossa capital. Até o momento foram feitas três assembléias e 10 pautas aparecem como as mais citadas”, disse a parlamentar, que enumerou:
1-Reforma Política já;
2-Criação do Fundo para obras contra a seca;
3-10% do PIB para a educação pública já;
4-10% do PIB para a saúde pública já;
5-Redução imediata da tarifa de ônibus para R$ 2,00;
6-Cancelamento imediato das obras do Acquário e Ponte Estaiada;
7-Aumento salarial para os professores do ensino básico da rede estadual, segundo as reivindicações da categoria;
8-Concurso para professor efetivo nas universidades estaduais e federais já;
9-Contra as remoções e despejos de comunidades ocasionados pelos mega-eventos;
10-Entrega imediata de todas as carteiras de estudante 2013 com inserção da tecnologia do bilhete-único (integração temporal).

Cobrança das ruas


Nova Diretoria da  Sociedade Consular

Dia 2 de julho, às 19 horas,  no Salão Meireles do Ideal Clube,  toma posse a nova diretoria da Sociedade Consular do Ceará, que terá como presidente o  Cônsul Honorário da Filândia no Ceará Ednilton Soárez,   diretor do Beach Park e da instituição educacional 7 de Setembro.

Ednilton Soárez


Na ocasião também serão empossados João Soares Neto, vice-presidente, Cônsul Horário do México; José Maria Zanochi, Secretário,  Cônsul Honorário do Uruguai, e Maurício Duran Dominguez,  Tesoureiro, Cônsul Honorário da Colômbia. A cerimonialista Norma Zélia cuida dos detalhes da posse.

Vales do Jaguaribe e do Acaraú receberão
estímulos para desenvolvimento urbano

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado  aprovou  autorização de operação de crédito no valor de US$ 66,5 milhões entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o estado do Ceará. O parecer favorável segue agora para análise do plenário após apresentação de requerimento para tramitar em regime de urgência feito pelo líder do PMDB, senador Eunício Oliveira. 
            A operação de crédito irá financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais, em execução pelo governo do Ceará, que pretende reduzir o déficit de infraestrutura, simplificar o registro de empresas e diminuir deficiências no planejamento, gestão fiscal e gerenciamento de projeto de cidades com capacidade de dinamizar o desenvolvimento de determinadas regiões.
            Serão beneficiados os Vales do Jaguaribe e do Acaraú, “que receberão estímulos para que as cidades se tornem ainda mais atraentes, fazendo com que as pessoas permaneçam em suas localidades, colaborando com o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse o senador Eunício.
O Secretário das Cidades do Governo do Ceará, Camilo Santana, esteve na Comissão  e agradeceu o empenho do Senador cearense na aprovação da matéria. 

Camilo e Eunício no Senado

Carros antigos, auto e aeromodelismo


Neste sábado, 29, Encontrão de Carros Antigos e de todos os clubes com diversos modelos e marcas, a partir das 16 horas, no Shopping Reserva Open Mall.
Haverá também na mesma ocasião encontro de aeromodelismo e automodelismo. Para animar a banda “cover” dos Beatles. Beto Rocha na coordenação. Para informações: 8751.4363.
Almoço e visita de cortesia

Governador de plantão

José Albuquerque


Almoçam juntos nesta sexta-feira o Governador interino, deputado José Albuquerque, e o líder do Governo na Assembléia, deputado José Sarto. Na pauta alguns projetos de interesse do Executivo que tramitam no Legislativo.

Deputado líder

José Sarto

Deputados e funcionários graduados no Legislativo aproveitaram a interinidade de Zezinho (como o deputado José Albuquerque é tratado carinhosamente) para lhe fazer uma visita de cortesia no Palácio da Abolição.
Pecnordeste terá congressos sobre
palmas e leite e festival de tilápias

Flávio Saboya


Mesmo diante da adversa  situação climática da região,  o Seminário da Pecuaria Nordestina (Pecnordeste) vai acontecer em Fortaleza, no Centro de Eventos, no período de 3 a 5 de setembro.Trabalhando cheio de determinação para que o seminário  tenha as proporções dos anteriores estão o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) Flávio Saboya e o vice-presidente da Faec e  coordenador-geral  do evento Paulo Hélder Braga.


Paulo Hélder Braga


Dentro do Pecnordeste este ano também irão acontecer o III Congresso Brasileiro de Palmas e outras Cactáceas,  a II Exposição especializada em Bovinos e Caprinos Leiteiros e o Festival Gastronômico de Tilápia e do Camarão além, naturalmente, de inúmeras palestras técnicas-científicas ligadas às atividades do campo.
CURTAS SOCIAIS


Des. Antônio Marques



*Os abraços vão nesta data para o desembargador do Trabalho Antônio Marques Cavalcante Filho. Também ganham cumprimentos  pelo mesmo motivo o advogado Gerson Fonteles, Jurandir Mendes Pessoa Filho e Marcus Silveira.

Gerson Fonteles

  
*Sábado a gente cumprimenta Cecília (Ciloca) Benevides, Aristófanes Canamary, Ana Luisa Costa Lima, Paulo Carapeba e Clarissa Brandão porque fazem aniversário.

*Eugênia (nascida Carneiro) Mororó, sra. Anselmo Mororó, foi festejada ontem, 27, porque marcou o calendário.

*O “gentleman” Carlito Pontes é o aniversariante de domingo.
 

Beach Park e seu hotel

*O Beach Park movimenta neste final de semana o seu “arraiá” promocional com Forró Pé de Serra e recreação para crianças oferecendo pacotes especiais de hospedagem de 2 e 3 noites.

Maria Vanda Sá

  

*Maria Vanda Sá foi a anfitriã deste mês do almoço do Grupo Azul, formado por umas duas dúzias de amigas. Entre as que compareceram Tane Albuquerque, Mana Holanda e a colunista Leda Maria.

*A agrônoma Rosália Aguiar, que tem participação ativa em reuniões sobre ciência a agronegócios em  instituições cearenses, acaba de ser aprovada em concurso para profissional em sua área no Estado.

*Nesta sexta-feira, às 18h30, na Igreja de Fátima, será rezada missa por um mês de falecimento da matriarca Cecília Evangelista, mãe do editor e “promoter” Paulo Matta.
 

Lia e alguns Chefs

*Sábado, 29, de 12 às 16 horas, V Edição do Banquete dos Chefs, no restaurante Moana, evento organizado por Lia Quinderé.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.