Postagem do dia 14.03.2016

O povo nas ruas em verde-amarelo
Aterro  da Praia de Iracema
          Só as democracias aperfeiçoadas comportam manifestações gigantescas como as que se produziram neste domingo, 13, no Brasil, com milhões de pessoas nas ruas exercendo o direito de externar o que pensam, contra a corrupção, o Governo Dilma, o PT, Lula e os políticos de um modo geral. Há muito tempo não se via tanta unanimidade coletiva. E o mais importante: em harmonia, sem baderna. Esse foi o Brasil verde amarelo que esteve nas ruas.
         Em várias cidades, em horários e percursos diferentes, houve manifestações bem menores favoráveis à Dilma, ao PT e a Lula.
          Em Fortaleza, sobre este assunto, escreveu e postou no Facebook Marcelo Uchôa: “Nosso bloco saiu pra rua. Vacilou quem subestimou nossa capacidade de reação. E olhe que nossos eventos serão nos dias 18 e 31 de março, hoje até desestimuladas nacionalmente pelo PT, pela CUT e pela própria presidente fomos para a rua.”
        A caravana “Somos todos Lula – pela Democracia” começou domingo no Ginásio Poliesportivo de Parangaba, às 9 horas, e terminou na Vila do Mar, na Barra do Ceará, às 12 horas.

14.03.2016

“Nosso povo sendo chamado  pras ruas por corruptos notórios, não tem cabimento”, diz Ciro Gomes
          “O Brasil corre riscos extraordinários. Taí o nosso povo sendo chamado pras ruas por corruptos notórios para defender uma coisa que não tem cabimento, nem pé, nem cabeça. A população, com razão, está muito aborrecida com as condicionantes  gerais do governo na área da economia, mas também nos sinais contraditórios de decência. Sabemos nós que a presidente Dilma é uma pessoa decente”.
          A observação é do ex-governador do Ceará, ex-ministro e pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, no  sábado, 12,  em Belém (PA), durante convenção estadual do partido, que contou ainda  com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
          Ciro Gomes também criticou o pedido de prisão contra o ex-presidente Lula (foto), feito pelo Ministério Público de São Paulo, na quinta-feira (10), por meio dos promotores Cássio Conserino, Fernando Henrique Araújo e José Carlos Blat. “É um dos maiores disparates políticos que eu já vi. Você pedir a prisão preventiva de um homem que nunca se recusou a comparecer à Justiça, acaba de sair da Presidência da República e não pode se esconder em qualquer lugar do planeta porque é uma das personalidades mais conhecidas do mundo, não passa de um disparate”, comentou. (Fonte: Agências, O Povo e Eliomar de Lima).

14.03.2016

Comissão Mista da MP das Dívidas
rurais fará reunião em Fortaleza
          Na próxima sexta-feira, 18, senadores, deputados federais e estaduais, presidentes de entidades patronais e de trabalhadores rurais estarão participando de ampla reunião na Assembleia Legislativa, em Fortaleza, sobre a questão das dívidas contraídas pelos produtores rurais com os bancos. A questão do endividamento rural dos grandes, médios e pequenos produtores do Nordeste, a inadimplência e a impossibilidade de acesso a novos créditos é grande e inviabilizou a atividade no campo.
          A reunião terá a presença do presidente da Comissão Mista de Senadores e Deputados Federais da Medida Provisória no. 707, de 2015, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-foto), de Pernambuco, que estuda a questão e deverá ser votada nas duas casas do Congresso ainda este ano, que é para resolver em definitivo essa questão do produtor rural nordestino. Do ceará participam da Comissão os senadores José Pimentel (PT)  e Eunício Oliveira (PMDB) e os deputados Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Danilo Forte (PSB).
         Na Assembleia, o deputado Elmano Freitas (PT-foto) conclamou a todos os seus pares a participarem da reunião, que acontecerá no Plenário 13 de Maio, pela importância que o assunto para a comunidade rural.

14.03.2016

Fisiologismo puro
          Esse PMDB é interesseiro mesmo: mama, mama, mama nas tetas do Governo e quando o leite escasseia alguns, insaciáveis,  querem  cair fora da base aliada como defenderam na convenção deste sábado, em Brasília.
           A convenção também aprovou  uma moção proibindo que qualquer filiado assuma novos cargos no governo, pelo menos até que o diretório nacional vote, em 30 dias, se romperá ou não com o PT.
          A moção, naturalmente,  tinha  endereço certo: o deputado Mauro Lopes (MG), que já estava com sua nomeação acertada para a Secretaria de Aviação Civil. Mais cedo, o padrinho, o ex-ministro Eliseu Padilha (foto acima), já o chamou de futuro ministro  ao anunciá-lo no palanque, atiçando a fúria dos opositores dentro do partido.

14.03.2016

Em Pacajus
Mulher de ex-Prefeito será candidata
          O ex-prefeito de Pacajus, José Wilson Chaves (PR-foto), esteve na Assembleia e conversou demoradamente com o deputado Carlos Matos (PSDB-foto abaixo) que, por sinal, o colocou ao telefone com o presidente do PSDB estadual, Luiz Pontes.
          Não fiquei ao lado  para xeretar a conversa, mas José Wilson me disse que sua mulher, Maria Helena, será candidata a prefeita do município nas eleições deste ano. Ele acha que a atual gestão municipal está péssima.        “Passe lá para ver”, completou.

14.03.2016


14.03.2016

Leilão virtual de joias da Caixa
A Caixa realiza amanhã, terça-feira, 15,   um leilão de joias. No catálogo de exposição foram relacionados 828 lotes das três agências que possuem Penhor em Fortaleza. As jóias podem ser vistas no portal eletrônico da Caixa, no endereço www.caixa.gov.br/vitrinedejoias.
Os lotes são decorrentes de contratos de penhor vencidos há mais de 30 dias, cujos proprietários ainda não regularizaram a situação de pagamento com a Caixa. As peças são organizadas em lotes e serão vendidos pelo maior lance.
          O lote mais caro tem lance mínimo de R$ 22.306,00 com cinco colares e pulseiras de ouro. Já o lote mais barato tem lance mínimo de  R$ 64,00.
          Neste leilão, estão previstos contratos pertencentes às agências Pessoa Anta, Bezerra de Menezes e Terra da Luz. Os clientes, titulares dos contratos incluídos no leilão podem regularizar a situação de atraso nas salas de autoatendimento de qualquer agência da CAIXA, até o dia do leilão, durante o horário bancário.
          Para participar do leilão, o interessado deve realizar o cadastro em qualquer agência da CAIXA que opere com Penhor, apresentando documento de identidade original e cópia, CPF e comprovante de residência. O resultado será divulgado no dia 16 de março, a partir das 10h, na agência Pessoa Anta e no site www.caixa.gov.br.

14.03.2016

Deputados e seus projetos
          De autoria de Júlio César Filho (PMB-foto): Institui a Semana de Prevenção às Deficiências Humanas no Estado do Ceará;
          De Renato Roseno (Psol-foto): Considera de utilidade pública a creche Amadeu Barros Leal com sede no município de Fortaleza;
          De Bruno Pedrosa (PSC-foto): Altera dispositivo da lei 15.644, de 26 de junho de 2014, que dispõe sobre a inclusão do movimento Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata no Calendário Oficial de Eventos do Ceará;
          Do deputado Zé  Ailton Brasil (PP-foto): Denomina de Frei Lucas Dolle a Policlínica da cidade de Canindé.

14.03.2016

Dia do Bibliotecário com programação
e livro
          Terminou no domingo, 13, a programação da Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pelo  Dia do Bibliotecário. Houve curso de  Geofilosofia e Meditação, atividade coordenada pela AGEAC - Associação  Geofilosófica de Estudos Antropológicos e Culturais.
          Teve ainda Contações de Histórias e  apresentação do livro "Ceará, um litoral único" de autoria de Patrícia Veloso com 250 fotografias de Alex Uchôa, distribuídas em 204 páginas.
Trata-se de  uma obra bilíngue que tem como temática o inspirador litoral cearense. “Uma verdadeira viagem por 573 km de cenários ensolarados, com paradas e mergulhos que vão além da geografia impessoal dos mapas”, dizem os autores.

14.03.2016


14.03.2016

Em novo endereço
          O cirurgião plástico Ageu Brasil transferiu seu consultório da Art Clinic para novo endereço: o Shopping Aldeota (Av. Dom Luís, 500), 16º andar, sala 1616, Clínica Dra. Grace Leitão onde fará  trabalho conjunto com ela.
          Os contatos são: (85) 3433-1144 e (85) 3433-1145; Celulares: (85) 99631-9876 – (85) 98815-9151; e-mail: ageubrasil@outlook.com; Site: www.ageubrasil.com. 

14.03.2016

A Paixão de Cristo em Pacatuba
          Chegado o período da Páscoa é o momento de reflexão e de renovação de vida e de fé. É a época também onde em diversas partes do mundo se reproduz uma das histórias mais emocionantes e impactantes da humanidade: a Paixão de Cristo.
           No Ceará, um dos mais tracionais espetáculos acontece na cidade de Pacatuba, a 30 km de Fortaleza. Este ano, a conhecida Paixão de Cristo de Pacatuba, chega a sua 42ª edição e acontecerá nos dias 24 e 25 de março, sempre às 19h, no Anfiteatro da Paixão, localizado na Praça da Matriz.  
          Para levar emoção e fé ao público, o espetáculo conta com uma superprodução: som, iluminação, efeitos especiais, figurino e cenários que reproduzem os locais percorridos por Jesus onde acontecem todas as ações ambientando um  elenco com mais de 200 atores e figurantes locais, valorizando os talentos e incentivando a cultura do município. 
          “A Paixão de Cristo de Pacatuba é um momento de fé, de grande importância para o nosso município, atrai uma grande quantidade de turistas, cristãos de forma geral e pessoas que gostam de assisti-lo anualmente”, enfatiza Antony Fernandes, artista plástico e diretor do espetáculo. 
          A 42ª Paixão de Cristo de Pacatuba é uma realização do Instituto Aptus. Apoio institucional da Soarte – Sociedade Artística. Promoção: Secretaria de Cultura e Turismo de Pacatuba. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Pacatuba e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

14.03.2016

Procuradoria Geral da República
repudia legalização de jogos no Brasil
        A associação entre jogos e crimes diversos levou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a repudiar a legalização de jogos no Brasil. O tema foi debatido na comissão especial da Câmara que analisa 14 projetos de lei (PL 442/91 e apensados) que legalizam vários jogos, inclusive o de bicho e os eletrônicos, via internet. A discussão também acontece em meio à intenção do governo em buscar novas fontes de arrecadação, diante da crise econômica.
          O secretário de relações internacionais da PGR, Peterson Pereira, criticou a legalização dos jogos pelo fato de a atividade ser suscetível a ações criminosas e "mafiosas", como as reveladas nas Operações Monte Carlo e Furacão, da Polícia Federal, que desbarataram a organização liderada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, em Goiás e outros estados.
          "Nós temos uma indústria que vive na clandestinidade e está envolvida com várias atividades criminosas, seja na lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção e sonegação fiscal”, disse o representante do Ministério Público da União. “Então, é importante fazer essa discussão para que uma decisão não seja tomada de maneira açodada, por conta de conjunturas econômicas. Há perfil mafioso nas organizações que exploram os jogos no Brasil."
          Com o slogan "O jogo não anda sozinho: ele está sempre acompanhado do crime", o Movimento Brasil sem Azar também criticou as propostas de legalização de jogos, sob o argumento de danos financeiros às famílias mais pobres. Na mesma linha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil voltou a distribuir uma nota de 2009, para informar que continua preocupada com propostas legislativas de legalização de bingos eletrônicos e outros jogos de azar.

14.03.2016

Crédito no IR  para consumidor que pedir nota fiscal
          A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 737/15, que prevê a liberação de crédito no Imposto de Renda para o consumidor que exigir nota fiscal. Esse crédito corresponderá a até 30% do PIS/Pasep e da Cofins recolhidos pelo estabelecimento fornecedor ou prestador.
          Os créditos poderão ser utilizados como abatimento do valor do Imposto de Renda ou depositados em conta corrente ou poupança indicadas pelo consumidor.
          O autor do projeto, deputado Baleia Rossi (PMDB-SP-foto), afirma “que o objetivo da medida é incrementar a arrecadação tributária da União por meio do incentivo à solicitação de notas fiscais pelos consumidores”.
          Segundo o projeto, os créditos não serão concedidos, por exemplo, nas operações de fornecimento de energia elétrica e de combustíveis e na prestação de serviços bancários e de comunicação. (Fonte: Fecomercio -Ceará).

14.03.2016

Prêmio literário, festival da poesia e comendas
          Nesta segunda-feira, 14, às 15 horas, o Grupo Chocalho lançará o Prêmio Literário Governador Waldemar Alcântara e o 3º Festival Intercolegial de Poesia Estudantil, tudo com a coordenação do produtor cultural Auriberto Cavalcante (foto).
          Na mesma ocasião, Auriberto conduzirá a entrega das comendas Amigo da Poesia, Amigo do Chocalho e Mulher Poesia instituídas pela sua entidade. O cenário do evento é a sede da Associação Cearense de Imprensa, no centro da cidade.

    * Continua em Postagens mais antigas

14.03.2016

Renegociação de dívidas do Programa de Crédito Fundiário

          A Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), através da unidade técnica estadual – UTE, iniciou no dia  8 deste  nos municípios de Canindé, Morada Nova, Ibicuitinga, Madalena, Itatira, Boa Viagem, Apuiarés, Pentecoste, Paramoti e Umirim  mutirão de renegociações de dívidas das unidades produtivas do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, atendendo recomendação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com base na resolução 4450  do Conselho Monetário Nacional.
          Os técnicos designados para a missão fazem  inicialmente reuniões nos sindicatos dos trabalhadores  rurais dos municípios sedes dos imóveis, com a participação dos dirigentes das associações e, posteriormente, se deslocarão aos imóveis  onde reunirão as comunidades, aproveitando para tratar de eventuais regularizações dos quadros sociais, indispensáveis pra concretização das negociações.

14.03.2016

Idilva volta à noite fortalezense
Idilva Germano volta a se apresentar na próxima quinta-feira, 17/3, às 20h30, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota). Devido ao grande sucesso, com reservas esgotadas para as duas apresentações realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro, uma nova sessão do espetáculo foi marcada para este dia 17, atendendo a muitos pedidos do público. 
          Reservas para o show já podem ser feitas pelo fone 3224-1903 e são recomendadas, pois o Café Pagliuca possui apenas 80 lugares.

14.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta segunda-feira, 14, muda de idade a poetisa Regine Limaverde (foto).
*Na terça-feira, 15, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor.
*A data assinala também os aniversários da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (foto), de  Assis Antero e Fernando Ferrer.
*Sexta-feira à hora do almoço, no La France, Olavo Moreira (na foto com Socorro), Valdélio Leite, Eymard Freire e o  amigo José.
*Em outra mesa, Válder e Jorge Ary, Julinho Ventura (foto), Paulo e Eugênio Porto.
 *Lideradas por Maria da Graça Maia (foto), as mulheres do Grupo Princesa do Norte   fizeram sua reunião de confraternização no Barbra´s Éden.
*Estavam a vice-governadora Izolda Cela (foto), Carmita e Maria do Carmo Rangel, Socorro Silveira, Vanessa Duarte, Maria Alice Mont´Alverne, Vitória Philomeno, Olga e Carla Sanford, Betina Sampaio, Rosalina e Conceição Rangel, Gabriela Castro, Zeneida Rangel e Ester Lins Cavalcante. Descontração total desse grupo de amigas.

*Por hoje contei. Até amanhã.