Postagem do dia 26.01.2015

Ministro Cid enfrenta “máfia” da educação superior
           “O ministro da Educação, Cid Gomes (foto), mostrou, mais uma vez, que vai preferir adotar linha dura com o setor do que  deixar a qualidade escapar por mais acesso às faculdades. O tom forte, ressaltado em uma reportagem do Valor, não fez muitos amigos na Bolsa. Hoje, as ações das educacionais desabam mais uma vez com o setor com medo de perder alunos do Fies (programa de financiamento estudantil), chegando a bater na mínima do dia 20%.
 
          “Para o ministro, a medida que adota ajustes no Fies e tem sido um pesadelo para as empresas do setor desde o ano passado não é um "passo para trás", é uma medida pensando para frente e em qualidade. Ele defendeu ainda a elevação da nota de corte para o acesso aos recursos do Fies. "Só vou aceitar financiar matrícula nos cursos bons, que tenham conceito excelente". Conforme apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, os presidentes das maiores companhias do setor não foram recebidos pelo Ministro da Educação ontem, mas falaram com técnicos do ministério.
“Em meio às falas do ministro, os representantes das grandes companhias tentam contornar a situação. Enquanto um grupo de grandes companhias de ensino superior ainda negocia com o MEC sobre as novas regras do Fies, outra entidade que representa empresas de ensino privado entrou com um processo na Justiça contra mudanças no Fies. A Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) protocolou um mandado de segurança coletivo contra o Ministério”. (Fonte: Folha de São Paulo em 23.01.2015). 

26.01.2015

Camilo escolhe  Ilário para as Docas
O ex-prefeito de Quixadá  e ex-deputado estadual  Ilário Marques (foto) vai assumir a presidência da Companhia Docas do Ceará, segundo revela Roberto Moreira em seu blog. “O ato de nomeação está na Casa Civil da presidência da República e deve ser publicado até o final do mês no Diário Oficial da União. Nomes para compor a diretoria também estão com Dilma Rousseff.
“Cabe ao governador do Estado (foto), quando aliado do presidente da República, fazer a indicação do presidente das DOCAS. Vale lembrar que quando Cid era governador ele nomeou Sergio Novais(PSB), partido ao qual Cid era filiado. Ele também nomeou Raquel Marques(PT) e por último, Paulo André Holanda(PROS) para as DOCAS”, diz Roberto.

26.01.2015

Ah Fortaleza tão maltratada!!!!!!!!
É muito desperdício de dinheiro público: há menos de 2 anos o Governo do Estado investiu alguns milhares de reais do erário estadual para construir o calçadão do Lagamar, que domingo, dia 25, estava  assim, destruído, para assentamento de adutora da Cagece.
          Pode? Falta planejamento, certamente!

26.01.2015

Morre o colunista Alex, de Pernambuco

Colunista Alex

          Em  nota, a  ABRAJET-PE lamentou o falecimento do jornalista e colunista social  José de Souza Alencar (Alex), um dos  sócios fundadores da entidade. “Jornalista atuante, Alex sempre foi dedicado aos princípios éticos do jornalismo e incentivador da imprensa do turismo, compreendendo o papel da imprensa no fomento ao desenvolvimento sustentável. Como colunista social, Alex, exerceu sua profissão com humanidade e valorizando Pernambuco”.

Luiz Felipe

 “Seu falecimento representa uma perda para todos nós. A ABRAJET-PE externa a sua solidariedade aos seus familiares e amigos, registrando a irreparável perda deste ilustre amigo que, ao longo de sua vida, prestigiou e honrou a nossa imprensa”, disse o presidente Luiz Felipe Moura. 

Em um dos galas, nos anos 80, JR, os colunistas Jota Epifânio,

de Natal; Elvira Raulino, de Teresina, e

Edilmar Norões, que nos ajudava como mestre

de cerimônia

          Para o autor deste blog a morte de Alex deixa o colunismo nordestino mais pobre. Ele era uma pessoa educada, dócil, discreta. Por algumas vezes  esteve em Fortaleza a meu convite para participar de alguns dos memoráveis Galas Internacionais que promovi. Em outra ocasião veio a convite de Lúcio Brasileiro. Eu e Lúcio também fomos a Recife algumas vezes  prestigiar os eventos que promovia.           Repousa em paz, amigo.

26.01.2015

Coletiva empresarial
          Nesta manhã de terça-feira, 27, a partir das 8 horas, mais uma edição da Coletiva Empresarial-Casos de Sucesso  da Associação Comercial ouvindo   Rodrigo Octavio Correia Barbosa, que falará sobre sua bem sucedida história de vida. Rodrigo foi durante muitos anos presidente da Junta Comercial do Ceará.
O presidente da AC, João Guimarães, comanda o evento, que antes serve aos presentes um café matinal.

26.01.2015

Incentivo aos alunos  para doação de medula

          Projeto do deputado Ferreira Aragão (foto) em tramitação na Assembleia dispõe sobre a orientação e o fomento estadual para divulgação, incentivo e conscientização da doação de medula óssea, sangue, tecidos, órgãos e dos demais implantes humanos aos alunos do ensino fundamental e médio na rede escolar estadual.
O projeto está com parecer favorável das Comissões Técnicas do Legislativo estadual.

26.01.2015

Comidas de rua ganham espaço em Paris
         O fenômeno das comidas de rua chegou em Paris em 2010 e só fez crescer até aqui. O que se vê hoje são duas formas dessas ações: o caminhão de comida, também conhecido como “Le Camion qui Fume”, e os “takeaways” vendidos em bares e restaurantes permanentemente estabelecidos. A qualidade da comida, a variedade e os preços em conta contribuíram em muito para o sucesso desse novo conceito entre os franceses.
Hoje os “foods trucks” são encontrados em várias locais de Paris e da região metropolitana servindo autênticos “burgers”, que são preparados e servidos em frente ao cliente. Surgiram também outros “camions” com   sanduíches de mussarela de sabor italiano, os “carritos” com os clássicos argentinos ou as especialidades asiáticas.
          Mas a gastronomia francesa também marca presença nesses caminhões gastronômicos com os seus “fondues”, pato servido de várias formas, saladas e carnes com fritas. 

26.01.2015

Etihad Airways em  café matinal
          Nesta terça-feira, 27, a Etihad Airways e a ABAV/Ceará, estarão movimentando   um café da manhã durante o qual representantes  da empresa no Brasil farão  uma breve apresentação sobre os seus  produtos e serviços Será a partir das 8 horas da manhã  na sede da ABAV.   
Etihad Airways é a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, com sede em Abu Dhabi. O nome Etihad corresponde à palavra árabe «união». A empresa, que também opera em São Paulo, tem voos com destino a Ásia, América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, Europa  e Índia. 

26.01.2015

ABAV quer conhecer melhor os agentes de viagem

          A ABAV Nacional colocou no ar  um QUIZ com o tema “ABAV 60 anos - Você conhece a história da sua entidade”, na esteira da recém criada versão eletrônica da obra impressa lançada no ano passado. Para participar e concorrer à premiação, exclusiva para agentes de viagens associados à entidade, basta curtir a Fanpage ABAV Nacional, preencher o cadastro e responder, corretamente, as dez perguntas de múltipla escolha do QUIZ, todas relacionadas a fatos pontuados no livro de 60 anos. A  promoção termina no dia 05/02/2015, com a seleção dos participantes que tiverem 100% de acerto nas respostas e condução do sorteio eletrônico.
A proposta do QUIZ é testar o conhecimento dos agentes de viagens em relação à história da entidade. “São questões que ressaltam a importância da entidade no contexto do turismo nacional e ajudam a valorizar o trabalho desempenhado pelos agentes de viagens, contribuindo para projetar a nossa associação ainda mais como fonte de referência para o setor", declara Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional. A entrega do prêmio será realizada na sede da ABAV estadual em que o agente de viagem vencedor estiver associado. O QUIZ pode ser acessado por link disponibilizado na Fanpage da entidade www.facebook.com/AbavNacional. (Fonte: Abav nacional - Jeff Severino).

26.01.2015

CURTAS SOCIAIS

*Dia 28, a partir das 19 horas, no Le Marché, sessão de autógrafos do livro "Contos Postos Sobre a Mesa"  da escritora Cláudia Carvalho (foto). Os convidados podem apreciar uma receita parisiense apresentada no livro pela chef Marie Anne Bauer.

*Jantavam num resto francês, sábado, Maria Vanda Sá e Valdélio Leite em companhia de Chiquinho de Mattos Brito, “de cigarra” por conta da viagem de Tane.
*Será no  dia 30, no Country Clube,  o lançamento do livro que conta a trajetória do jornalista Sílvio Carlos no esporte. São mais de 50 anos do jornalismo. Presentemente  ele preside a Federação Cearense de Futebol de Salão.

Aída e a filha Marisa

*Neste dia 26 mudam de idade Aída Montenegro, Fábio Cidade,  Tales Sá Cavalcante, João Paulo Accioly e Fernanda Torres.

Olga Sanford e Gabriela Castro

*Na terça, 27, os abraços vão para Gabriela Castro, que não comemora,  Aroldo Mota, Vicente Fialho, Carmen Lúcia Dummar Azulay  e para a jornalista e blogueira Cíntia Medeiros.

*Por hoje contei. Até amanhã.