Postagem do dia 01.02.2017

Ano legislativo na Assembleia começou com posse da nova Mesa Diretora
          A Assembleia Legislativa iniciou  o período legislativo  nesta quarta-feira (01/02) com sessão solene,  que começou  às 10h30, para dar posse à Mesa Diretora eleita para o biênio 2017/2018, presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PDT).
        Solenidade no Plenário 13 de Maio muito prestigiada por todas as autoridades constituídas do Estado, inclusive o governador Camilo Santana e o novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gladyson Pontes.
        Na ocasião, o presidente José Albuquerque, reeleito pela terceira vez para comandar a Casa, fez uma rápida prestação de contas de sua gestão anterior e anunciou as ações para este ano. Amanhã eu conto mais.
        A  nova direção da Casa, eleita em 1º de dezembro, é composta também pelo primeiro vice-presidente Tin Gomes (PHS, foto); segundo vice-presidente Manoel Duca (PDT); primeiro secretário Audic Mota (PMDB); segundo secretário João Jaime (DEM); terceiro secretário Júlio César (PDT); quarta secretária Augusta Brito (PCdoB); e os suplentes Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT) e Bruno Pedrosa (PP).
        Amanhã, quinta-feira,  acontece a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 29ª Legislatura, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que fará a leitura da mensagem governamental, com as prioridades para 2017 e o balanço das ações realizadas em 2016.
        A primeira sessão plenária ordinária será na manhã de sexta-feira (03/03), com a leitura de matérias que passarão a tramitar na Casa. Entre os quais, a mensagem do Executivo, que propõe o reajuste salarial dos servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como informa o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão (foto acima).

01.02.2017


01.02.2017

Mudanças na composição da Assembleia
         O ano chega também com mudanças na composição das bancadas partidárias,  a partir da posse dos ex-deputados estaduais Ivo Gomes (PDT), Laís Nunes (PMB), Naumi Amorim (PMB) e Zé Ailton Brasil (PP) como prefeitos de Sobral, Icó, Caucaia e Crato, respectivamente, bem como da licença do deputado Osmar Baquit (PSD), atual secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado.
        Assumem  cadeiras na Casa neste 2017 os deputados Mário Hélio (PDT, foto), Rachel Marques (PT), Fernando Hugo (PP) e Dedé Teixeira(PT). Este se licenciou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e deu lugar ao suplente Sineval Roque (PDT). Também vai integrar a Assembleia, o deputado Dr. Santana (PT), no lugar de Osmar Baquit.

01.02.2017

PDT é a bancada majoritária
A maior bancada da Casa pertence ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conta com 13 parlamentares: Zezinho Albuquerque, Manoel Duca, Robério Monteiro, Antônio Granja, José Sarto, Evandro Leitão, Ferreira Aragão, Jeová Mota, Mirian Sobreira, Julinho, Sérgio Aguiar, Mário Hélio e Sineval Roque.
          Em seguida está o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com seis deputados: Audic Mota, Agenor Neto, Tomaz Holanda, Danniel Oliveira, Dra. Silvana e Leonardo Araújo.
        Com cinco deputados, o Partido Progressista (PP) tem a terceira maior bancada. Integram a representação da sigla os deputados Bruno Pedrosa, Fernando Hugo, Leonardo Pinheiro, Walter Cavalcante e Lucílvio Girão.
  Na sequência, está o Partido dos Trabalhadores (PT), com quatro parlamentares: Moisés Braz, Elmano Freitas, Rachel Marques e Dr. Santana. (Fonte: Ascom/AL).

01.02.2017

Deputado quer devolução de bens apreendidos em inquérito policial
        Tramita na Assembleia Legislativa proposta parlamentar que institui o procedimento para devolução de bem apreendido em fase de inquérito policial no estado do Ceará.
        A matéria é de autoria do deputado Elmano Freitas (PT) e aguarda análise da Comissão Constituição, Justiça e Redação da Casa.  Lançado sob a forma de projeto de lei,   tem como objetivo salvaguardar o direito de propriedade do cidadão que, mesmo não dando causa ao evento criminoso, tem seu bem apreendido pela autoridade policial para realização de perícia, mas não tem prazo para que este bem seja devolvido.

01.02.2017

Manifestação de servidores estaduais para lembrar “a morte da Data Base”
         Nesta quarta-feira entidades de classe dos servidores estaduais   realizaram pela manhã  protesto “pelos dois anos de morte da data base dos servidores do Estado.” O ato aconteceu defronte à entrada da   Assembleia Legislativa pela rua Barbosa de Freitas.
        Eles dizem que, “além de 0% de reajuste salarial, os servidores tiveram outro duro golpe  no orçamento, que foi o aumento de 3% na contribuição previdenciária, que passou de 11 para 14%". A charge é do RBorges publicada pelo blog do jornalista Eliomar de Lima.

01.02.2017


01.02.2017

É da França Miss Universo 2016
        Francesa de 24 anos. Iris Mittenaere venceu na noite de domingo, 29, a edição de número 65 do concurso Miss Universo 2016 realizado em Manilha, nas Filipinas. Iris, que é  originária da região “Hauts-de-France”, ,é a primeira europeia a conquistar o título desde 1990 quando venceu o concurso Miss Norueg,  Mona Grudt.
         Em segundo lugar ficou Miss Haiti e, em terceiro, Miss Colômbia. A representante do Brasil não passou do 13º lugar.

01.02.2017

Edital de incentivo às artes ampliado
        O XI Edital Ceará de Incentivo às Artes, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com inscrições abertas até 2 de março. Com formato renovado, inscrição online e ampliação de recursos para um total de R$ 5,6 milhões, o edital lançado pelo Governo do Estado garante apoio direto a projetos de artes visuais, circo, dança, fotografia, humor, literatura, música e teatro.
        “Entre as novidades, está o lançamento de um edital específico para cada linguagem artística, com processos seletivos independentes”, diz o titular da Secult, secretário  Piuba. 
        O edital já está disponível no site www.editais.cultura.ce.gov.br. As inscrições estarão abertas até 2 de março, com todo o processo sendo realizado online - mais uma novidade, garantindo praticidade para os proponentes de todo o Estado, sem necessidade de envio de inscrições em papel.

01.02.2017

UFC chama candidatos do Sisu
          O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da Chamada Regular do Sisu 1º/2017. Os candidatos selecionados na Universidade Federal do Ceará devem efetuar a matrícula de 3 a 7 de fevereiro.
          É preciso conferir o Calendário de Solicitação de Matrícula para saber dia, horário e local definidos para o curso do aprovado, ocasião em que o candidato deverá apresentar a documentação básica para a matrícula. Se cotista, precisará entregar também a documentação comprobatória de sua modalidade de cota.
        Já os  candidatos que não foram selecionados para  sua primeira opção de curso poderão participar da Lista de Espera até 10 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e manifestar o interesse. (Fonte: Coordenaria de Comunicação e Marketing).

01.02.2017


01.02.2017

Maracatus no São Luiz  na hora do almoço

A partir deste dia 1o. de fevereiro, os maracatus Nação Fortaleza, Vozes D´África, Solar e Az de Ouro se apresentarão a cada quarta-feira, sempre às 12h30, com entrada franca no Cineteatro São Luiz. Um encontro entre a riqueza cultural do maracatu cearense e toda a beleza e a tradição de uma das mais belas casas de espetáculo de todo o País.
 Os maracatus irão  ao Cineteatro São Luiz, todas as quartas-feiras de fevereiro, sempre no horário do almoço. É o projeto Curta São Luiz, que realiza apresentações de diversas linguagens, começando às 12h30, como forma de contemplar o público do Centro da cidade.
 No mês de fevereiro, de tradição carnavalesca,  Batuques de Maracatu, faz saudação aos 80 anos do maracatu mais antigo em atuação no Ceará, o Az de Ouro, e destacando também outros grupos que de forma singular e plural representam essa herança: Maracatu Vozes D'África, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Solar. (Fonte: Secult/Ascom).

01.02.2017

Castanha ganha diversificação
           Nossa castanha de caju ganha requinte e agregação de valor com uma série de produtos criados pela Cardeal, fábrica localizada em Pacajus, que preparou inclusive um “kit” para presentes. A ideia da empresa foi diversificar  a utilização da castanha de caju, a partir de amêndoas selecionadas,  na criação de diversos produtos.
        Por exemplo:  tabletes de castanha de caju  com chocolate, bombom mastigável, barra de cereal, doce crocante, tijolinho de castanha, pasta, creme, biscoito, tortinha, barrinha, paçoquinha e o fubá de castanha de caju. Mais informações: (85) 3348.1972. A Cardeal também participa do Programa Alimentos Seguros.

01.02.2017

FESTURIS de Gramado recebe premiação internacional
          Com a presença do presidente de da República do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, ocorre neste dia 03 de fevereiro, em Lima, a cerimônia  para entrega do Prêmio Miradas. O evento acontece no JW Marriot Hotel. A distinção é concedida anualmente aos personagens que se destacaram durante o ano de 2016, reconhecendo as realizações dos empresários bem sucedidos nos ramos da Gastronomia e Turismo no Peru e no exterior.
 
     O Festuris  Gramado - Feira Internacional de Turismo, será premiado pela atuação no fomento ao turismo na América do Sul. Os diretores da feira, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, estarão na capital peruana para receber a premiação. 
         "É um reconhecimento diferenciado que nos deixa felizes. Uma prova de que estes 29 anos de trabalho intenso da Rossi & Zorzanello, ao criar e organizar o FESTURIS, vão rendendo frutos e colocando o Brasil e Gramado com destaque no cenário do turismo internacional", salienta a diretora e uma das fundadoras do festival, Marta Rossi.

01.02.2017

OBS: Para acessar CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

01.02.2017

CURTAS SOCIAIS
*Waldonys  aceitou participar do evento do Rotary Fortaleza Edson Queiroz “Correndo do Pólio”, que será realizado na Praia de Iracema no dia 26 de março.
*Quem informa é o engenheiro e diretor da FunTv, Cláudio Ary (na foto com Natália Fernandes). Depois eu conto mais.
*A jornalista e escritora Fernanda Quinderé é a aniversariante deste primeiro dia de fevereiro. Ganha abraço da lista afetiva.
*Quem também muda de  idade na data é o irrequieto Silvino Cabral, também chamado carinhosamente de Barão. Na foto da BaladaIn com Ricardo Cabral.

*Já no dia 2, quinta-feira,  os fãs e amigos de Sebastião Belmino, o Bel, que mantém programa esportivo de grande audiência na Tv Diário,  não vão parar de usar o telefone para cumprimentá-lo pelo “nat”. Daqui o meu abraço amigo  antecipado.
*Também no dia 2 fazem aniversário Roberto Macedo, Alessandro Belchior (na foto acima à direita com o mano Germano) Inês Romano.

*Por hoje contei. Até amanhã.