Postagem do dia 02.02.2015

Camilo anuncia na AL metas a seguir no seu projeto “Sete Cearás"

Chegando na AL

Com o presidente Zezinho

          Recebido com todas as pompas e circunstâncias por uma comissão de deputados tendo à frente o presidente José Albuquerque, na entrada oficial do Palácio Adauto Bezerra pela Avenida Desembargador Moreira, na manhã desta segunda-feira, 02,  o governador Camilo Santana participou da instalação da primeira sessão da 29ª Legislatura e, como é tradição, leu sua mensagem de trabalho  para o ano em curso. Antes ele discorreu  sobre  algumas das  realizações  do seu antecessor Cid Gomes. O Governador falou cerca de 45 minutos após ouvir o Hino Nacional.

Momento do Hino Nacional

O Chefe do Executivo  explicou que, apesar do baixo crescimento do Produto Interno Bruto do País, de 0,15%, a expansão do PIB do Ceará, no ano passado, foi de 4% e hoje representa 2% do PIB do Brasil.
Conforme salientou, “somos  o 13º do ranking nacional, mas apenas o 23º se considerado o PIB per capita. Mesmo assim, isso representa 116,6 bilhões de reais”, disse.
Entre suas ações para esse início de gestão, o governador anunciou a criação da Secretaria de Políticas sobre Drogas,  a extinção da Secretaria de Eventos; a transformação do Conselho de Políticas e Gestão (Conpam) do Meio Ambiente em Secretaria do Meio Ambiente, a criação do um grupo especial de servidores para estudar as várias ferramentas hoje existentes na área de tecnologia da informação para redução de custos, melhoria da eficiência e maior transparência.
          O governador disse que irá comandar o Executivo “comprometido com a otimização dos recursos públicos”. Camilo Santana salientou que seu Plano de Governo foi “construído de forma democrática, em diálogo com a população, através de debate qualificado com segmentos da sociedade”. Segundo o governador, ele é estruturado em sete eixos de atuação, conhecidos como “Sete Cearás”. O documento prioriza saúde, educação, segurança, água, energia e infraestrutura para o desenvolvimento, trabalho, renda e agricultura, conforme salientou.
Na área de segurança, Camilo informou que será implementado o programa Ceará Pacífico, com a participação de mais delegacias 24 horas, reorganização do Ronda do Quarteirão, novo sistema de promoção dos policiais e um novo regime de trabalho, além de um programa de qualificação.
O governador disse também reconhecer os avanços na área do ensino público e pretende continuar avançando. “Educação e trabalho são os meios para superar as desigualdades sociais”. Na saúde, assegurou a adoção de medidas que promovam o ganho em eficiência e a redução de desperdício. Adiantou ainda a disposição de destinar 1,5% do orçamento para a área cultural do Estado.
No encerramento da solenidade, o presidente Zezinho Albuquerque (foto) acompanhou o Governador ao Palácio da Abolição e convidou os parlamentares a retribuírem a visita. Um almoço foi oferecido aos parlamentares. 

02.02.2015

Nova oposição lado a lado
Na nova bancada da Assembleia Legislativa vão estar sentados lado  a lado três deputados que prometem fazer oposição ao Governo estadual: Fernanda Pessoa (PR-Foto), Capitão Wagner (PR-Foto 2) e Carlos Matos (PSDB-Foto 3).
          Fernanda combateu Cid Gomes toda legislatura passada; Wagner teve sério atrito com os Ferreira Gomes nas eleições passadas e Carlos segue a orientação oposicionista de seu partido.

02.02.2015

PSB realiza planejamento estratégico

          O PSB nacional prorrogou o prazo para as respostas ao questionário de seu Segundo Planejamento Estratégico (2015-2018), que agora poderá ser respondido até o dia 12 de fevereiro. A prorrogação se deve à solicitação de filiados de todo o Brasil.
"O processo de planejamento vai orientar as ações eleitorais e políticas do nosso Partido”, diz o presidente nacional Carlos Siqueira (foto).  O referido trabalho está estruturado nas seguintes etapas: oficinas, consultas, entrevistas e pesquisas. A primeira e de grande importância envolve a realização da pesquisa de opinião sobre vários temas de interesse do PSB.

02.02.2015

Inaugurada a nova sede do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos
          Com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo (foto), foi inaugurada nesta segunda-feira (2) a nova estrutura do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. Ele será o primeiro núcleo de pesquisa no País a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos, desde a síntese da molécula, passando por testes com animais, até alcançar a etapa final de pesquisa com seres humanos.
A nova estrutura do NPDM conta com 10 mil m² e abrigará 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas, estrutura hospitalar com 64 leitos para testes de novos medicamentos em voluntários sadios e pacientes e 14 ambulatórios. Contará ainda com Biotério, que será entregue em junho, para realização de testes em animais. Foram investidos R$ 17 milhões para a construção do Núcleo, financiado pelo BNDES, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reitor Jesualdo

O projeto levou 10 anos para ser realizado. Durante seu discurso, o Prof. Odorico Moraes, coordenador do NPDM, lembrou das inúmeras dificuldades que enfrentou ao longo desse meio tempo para executar o projeto. "Alguns colegas passaram a me chamar de Dom Quixote do Nordeste", disse o pesquisador, que se emocionou duas vezes em seu discurso.

*Por hoje  contei. Até amanhã.