Postagem do dia 12.10.2015

Padroeira do Brasil, rogai por nós!!!!!!!
         Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeirado Brasil. Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida,  na cidade de Aparecida, em São Paulo.
          Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo e tem capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
         Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Dom Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba.  O povo  decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde.
          Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu. Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente,  em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço. Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la.
          A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações.[9] Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.(Fonte: Wikepedia).

Padroeira do Brasil salvai o nosso País.

12.10.2015

Dia da Criança em Fortaleza: R$ 157 milhões em compras 
          A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Crianças, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-Ce) revelou  que 58,6% dos consumidores irão às compras, movimentando R$ 157 milhões no comércio local. Com esse resultado, o Dia das Crianças firma-se como a terceira melhor data comemorativa para o comércio varejista de Fortaleza.
          A compra de brinquedos tem a maioria das intenções de compras, com 66,1% das respostas, seguido de artigos de vestuário (26,8%), calçados (4,7%), celulares (4,6%) e vídeo games (4,3%). A pesquisa revelou, ainda, que 6,7% da população entrevistada ainda não se decidiram sobre o assunto, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa. Passada a data, esta semana o comércio será ouvido sobre os resultados da projeção.

12.10.2015

“Ceará: descubra essa alegria”
         O governador Camilo Santana (foto) e o Secretário de Turismo Arialdo Pinho  lançam na manhã desta terça-feira o Plano Ceará Receptivo,  evento onde  serão mostrados à imprensa  e ao “trade”  turístico todos os projetos que vêm sendo implementados no setor. “Trata-se de  um conjunto de ações estratégicas que colocará a indústria do turismo cearense na vanguarda do desenvolvimento na área de maior potencial de expansão do mundo”, diz o secretário Arialdo Pinho (foto).
         Serão apresentados a nova campanha de divulgação do Ceará e os novos investimentos para o setor. "O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Somos um Estado muito acolhedor e que está aberto a novas parcerias, o que pode nos abrir muitas portas economicamente", destacou Camilo.
          A campanha, que já está sendo  veiculada pela televisão,  contempla todo o Estado e busca atrair ainda mais visitantes, incentivando o turismo e gerando mais emprego e desenvolvimento para o Ceará. A nova campanha, assinada pela agência Verve, tem como marca “Ceará: descubra essa alegria” e busca consolidar e qualificar as ofertas relacionadas a sol e praia, mas também mostrar a diversidade do Ceará.

12.10.2015

Colombo Cialdini volta a comandar a ABAV
Empresário da área de entretenimento e eventos (Fortal) e agente de viagem, Colombo Cialdini (foto) volta a comandar a ABAV/Ceará-Associação Brasileira das Agências de Viagem do Ceará, de onde já foi presidente, eleito por unanimidade de seus pares na quinta-feira, 8.
Recebeu o cargo das mãos de Verônica Patrício (foto), a primeira mulher a presidir a entidade. O seu mandato será de 2 anos.
           Colombo  também é presidente do Sindicato das Agências de Turismo  do Ceará e vice-presidente do Skal Internacional de Fortaleza. “No momento pelo qual passa o Brasil, o turismo, indiscutivelmente, é fundamental para a retomada do crescimento econômico do país”, disse em sua primeira manifestação.

12.10.2015

Calendário para alunos da UFC após a greve
           Foram aprovados por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), na  sexta-feira (9), a redefinição do Calendário Universitário de 2015 e o Calendário Universitário para 2016, com propostas apresentadas pelo Pró-Reitor de Graduação,  Cláudio Marques. O reinício das atividades letivas se dará quarta-feira (14), com a antecipação do feriado do Dia do Professor para terça-feira (13). Ficou garantida a reposição integral do período de paralisação, compreendendo 17 semanas de aula.
       Pelo Calendário aprovado ficaram garantidos três períodos de recesso escolar para gozo de férias dos servidores docentes, nas seguintes datas: de 20 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016; de 18 de fevereiro a 13 de março de 2016; e mais 25 dias de recesso após o término do semestre 2016.1, de 21 de julho a 14 de agosto de 2016.
          Foi cancelada a edição da Feira das Profissões deste ano por não poder ser realizada antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015.
          PRÓXIMO ANO – Pelo Calendário aprovado, o início do período letivo 2016.1 se dará dia 14 de março, será concluído dia 13 de julho e o período de avaliações finais será encerrado dia 20 daquele mês. O recesso escolar será de 25 dias e ficará encerrado em 14 de agosto. Já o semestre 2016.2 começará em 16 de agosto e terminará dia 22 de dezembro, e o período de avaliações finais será concluído dia 22 de dezembro, seguindo-se 25 dias de recesso escolar. (Fonte: Comunicação UFC).
          Isso se não houver uma nova greve daqui até lá.

12.10.2015

Terça de Graça  no Cineteatro São Luiz   

      Nesta terça-feira, 13/10, às 18h30, o Cineteatro São Luiz (foto) recebe mais um espetáculo de humor, durante a programação do Terça de Graça, projeto coordenado pelo humorista e produtor cultural Bené Barbosa, com apoio cultural da Coelce, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A peça cearense "E pensar que tudo isso é oco"  traz ao público uma dupla de atores que dialogam com a contemporaneidade de forma reflexiva e engraçada. 

       Estrelada por Solange Teixeira e Klístenes Braga, a peça conta a história de Miguel Travoso, um sujeito entediado da vida e obcecado pela ideia do suicídio, que recebe inesperadamente em seu apartamento a visita de Roberta Simpson, uma vendedora de planos funerários.

         Roberta fará de tudo para empurrar-lhe um pacote promocional que inclui, entre outras regalias, uma viagem para Nova Iorque, onde Miguel participará de uma confraternização no escritório matriz da companhia, situado no World Trade Center, no exato dia 11 de setembro de 2001 (queda das Torres Gêmeas). Esta proposta poderá mudar a vida de Miguel... ou a morte dele. (Fonte: Ascom/Sercult).

12.10.2015

Concurso: mulheres e a imigração italiana
Em parceria com o Consulado italiano de São Paulo, a Rebra (Rede Brasileira de Escritoras) está realizando o projeto que privilegia as escritoras: trata-se de um concurso de contos que irá  resultar em um livro com histórias sobre a imigração italiana no Brasil.
As autoras podem ser brasileiras ou italianas e escreverem em português ou italiano, após o que os trabalhos  serão traduzidos e apresentados em ambas as línguas. O lançamento do livro ocorrerá em setembro de 2016. Como diz a coordenadora do projeto, escritora cearense Joyce Cavalcante (foto), “vamos levar o talento feminino brasileiro  para a Itália”.

12.10.2015

O mais luxuoso do mundo
          Foi lançado ao mar no último dia 8 o transatlântico « Viking Star », considerado como  o melhor  navio  de cruzeiros do mundo. Ele   tem 222,7 metros de comprimento, 28,6 metros de largura tendo o total de 465 cabines e suítes. Cada peça é dotada de um balcão de 25 a 134 metros quadrados. Só para a elite endinheirada.
        Este navio,  projetado  pelo norueguês Torstein Hagen, é uma das maiores criações de luxo do mundo nos últimos tempos. Além de todo o luxo e sofisticação interior, o navio também abriga uma escola de alta gastronomia.

12.10.2015

Em Sobral, "Diálogos Culturais - Vale do Acaraú"
          Reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes na região do Vale do Acaraú, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado acontece nesta quarta-feira, 14, às 14 horas, em Sobral.       
          A reunião será realizada no Centro de Educação à Distância (CED). Serão convidados os gestores culturais dos diversos municípios da região, bem como artistas, produtores, espectadores e articuladores das artes e da cultura em geral.
          O "Diálogos Culturais - Vale do Acaraú" se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura. (Fonte: Secult).

12.10.2015

São Luís aprimora suas informações turísticas
          A Prefeitura de São Luís do Maranhão está revisando a sua Central de Informações Turísticas e, para tanto, fez um primeiro encontro com jornalistas e o “trade” de turismo da cidade no Hotel Central para definir prioridades.
          Na ocasião sugestões foram oferecidas pelos participantes do encontro, que também tiveram o ensejo de apreciar mais uma vez as diversas atrações culturais que o Maranhão oferece. E todos puderam degustar uma das iguarias maranhenses, o “Arroz de Cuxá”.

12.10.2015

Desabafo de um Verde....
      Da cidade de Ubajara (foto) vem a notícia: Inácio Parente postou uma mensagem: “Prezados simpatizantes do Partido Verde... Não existe verde, essa é a triste realidade. No Ceará o PV é um embuste. Diante disso não mais estaremos à frente da Comissão Provisória do PV de Ubajara.
         “Sigo a corrente que considera que o PV estadual apenas faz negociatas com o seu "precioso tempo de Rádio e TV" nas coligações - ideologicamente falando - mais estapafúrdias. Portanto, seguindo o exemplo do amigo Guimarães (PV Sobral) estamos deixando a Comissão Provisória do PV de Ubajara. Usaremos do tempo que dispomos ainda (seis meses), para definirmos novos rumos... É isto”.

12.10.2015

Turismo rural para fins de tributação
           A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) apoiou  a aprovação do Projeto de Lei 5077/2009, que considera o turismo rural como atividade para fins de tributação. A proposta recebeu o aval da Câmara dos Deputados e segue agora para sanção presidencial.
          A atual legislação não reconhece o turismo rural  como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas, mas, com o novo projeto de lei, será possível a inclusão de outras atividades à renda das propriedades rurais, entre elas a administração de hospedagem, organização de visitas, fornecimento de alimentação e bebidas para restaurantes e hotéis e a
exploração de manifestações artísticas e culturais.
          “A outorgação deste projeto de lei, pela Câmara dos Deputados, é um avanço para o desenvolvimento do segmento e para os projetos de incentivo ao turismo nacional,”  afirma o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo-foto. (Fonte: Brasilturis).

12.10.2015

CURTAS SOCIAIS
*Arice Morais  está apresentando agora seu novo show “Porque Cantar” em homenagem à canção cearense, que chegou no último sábado ao restaurante “Budega dos Pinhões”, situado num dos pontos turísticos mais movimentados de Fortaleza, o Mercado dos Pinhões (foto abaixo).
*Ela também diz que “A casa inaugura o Projeto Sons do Ceará onde todos  os sábados irei convidar um artista cearense para mostrar o trabalho e fazer um grande encontro de amigos, amantes das artes e da boa culinária”.
*Um dos homens fortes da promoção do  turismo francês no Brasil, muito identificado com o Ceará, Jean-Philippe Pérol (foto),  foi cumprimentado na sexta-feira  pela idade nova, não sei se em São Paulo, Paris ou Nova York.
*O vereador Deodato Ramalho (foto) passou o final de semana repondo as energias passeando a cavalo em sua chácara de Maranguape.
*Sábado, 10, foi o dia de abraçar Adolfo Marinho (foto), ex-Secretário de Estado e atual diretor da Faculdade Grande Fortaleza, porque fazia aniversário.
*Também ganharam felicitações a colunista Sônia Pinheiro (na foto com o filho Luís Alberto),  Lenilza Campos, Nadja Parente e a conselheira Patrícia Saboya.
*E no rol dos aniversariantes deste  domingo,  11,   estavam Otávio Queiroz, Solange Almeida (sra. Germano Almeida-foto),  Mavi Borba e Roberto Albuquerque.

*Por hoje contei. Até amanhã.