Postagem do dia 15.02.2016

Rastro de sangue no final de semana: mais de 14 mortes;
-Família do policial morto não quis Secretário no velório
          Brigas de gangues e ajustes de contas entre facções, inclusive policiais, deixaram  um rastro de sangue em alguns bairros de Fortaleza, sobretudo Jardim Iracema, Barra do Ceará e Pici neste final de semana: até ontem à noite já estavam contabilizadas mais de 14 mortes, inclusive a do chefe do tráfico de droga da região onde o matador do policial  sepultado  no sábado atuava. Essas informações foram  repercutidas ontem no início da noite pelo grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp.
         Aliás, não se sabe o por que da insatisfação da família do policial Hebert Félix, morto por um bandido a reagir a assalto na sexta-feira, não permitindo a visita ao velório do Secretário de Segurança, Delcídio Teixeira (foto), e do representante do Governador, nem aceitando a coroa de flores oficial. É um assunto que deve ser apurado. Depois eu conto mais.

15.02.2016

Troca na Pesca e na liderança   
          O boato circulou veloz neste final de semana sobre o retorno do deputado Osmar Baquit (PSD-foto), que deixaria a Secretaria da Pesca para  a reassumir sua cadeira na Assembleia Legislativa.
        Para o seu lugar iria outro deputado estadual, Odilon Aguiar (PMB-foto), que não confirma nem desmente o convite que teria recebido.
          Diz-se também que Baquit poderia ir para o lugar de Evandro Leitão (PDT-foto)  na liderança da bancada do Governo no Legislativo estadual.          Vamos aguardar a confirmação desse “lero” entre os repórteres políticos.

15.02.2016

PT quer candidatos em todos os municípios cearenses
      No que depender do diretório estadual, o Partido dos Trabalhadores terá o maior número de candidatos a prefeitos e vereadores nas próximas eleições municipais. A estimativa é que a legenda apresente 70 candidaturas à prefeito em todo Ceará, com destaque para região do Cariri, onde o governador Camilo Santana conquistou ampla maioria dos votos no último pleito.

A decisão foi aprovada por unanimidade  durante a Plenária Estadual do PT Ceará em Fortaleza (foto). Representantes de 121 municípios aprovaram também que os candidatos petistas, a prefeito e vereador, terão que defender o legado petista no Brasil e no Ceará. “Assim como é legítimo o PDT, o PSD, terem candidatura em outras cidades, também é legítimo o PT querer ter candidato”, defendeu José Guimarães (foto abaixo), vice-presidente nacional da legenda.
 
       No caso das candidaturas majoritárias, terão prioridade os candidatos a prefeito que disputam reeleição e as disputas onde o partido já administrou o município. Os outros destaques são as 12 cidades-polo do Ceará, incluindo Fortaleza, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Quixadá, Crateús e Canindé, que deverão contar com candidaturas próprias. 
          Chapas eleitorais com a presença de partidos que se opõem ao projeto político petista nacional e estadual precisarão ser referendadas individualmente pelo diretório estadual do PT. "Estamos num momento onde não podemos vacilar. O que está em jogo são os 36 anos do nosso partido político", completa Guimarães. (Fonte: Ascom Deputado José Guimarães).

15.02.2016

AL divulga selecionados para o Comitê de
Prevenção de Homicídios na Adolescência
          A Assembleia Legislativa liberou o resultado preliminar da seleção de pesquisadores que vão atuar no Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A primeira etapa consistiu na análise de currículos  quando foram aprovados 78 candidatos, sendo duas pessoas com deficiência. A comissão avaliadora vai contatar os candidatos aprovados, por telefone e e-mail, para agendar dia e horário da entrevista.
Criação do Comitê
Roseno, Zezinho, Isolda, Ivo e Unicef
          Os selecionados serão submetidos a uma entrevista nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Os pré-selecionados terão de levar  para a entrevista toda a documentação comprobatória do currículo. O resultado final do processo seletivo, para contratação de 24 pesquisadores, será divulgado no site da Assembleia Legislativa no dia 18 de fevereiro.

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência é presidido pelo deputado Ivo Gomes (Pros) e tem como relator o deputado Renato Roseno (Psol). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado (vice-governadora Isolda Cela) e o Unicef. A instalação do comitê ocorrerá no dia 23 de fevereiro, no plenário da AL.

15.02.2016

Cidadania para delegado
          A Assembleia Legislativa aprovou na sessão da última quinta-feira projeto de lei de autoria do deputado José Albuquerque (Pros-foto) que concede o título de Cidadão Cearense ao delegado da Polícia Federal Renato Casarini Muzy.
          Depois eu conto mais.

15.02.2016

Celebração da velhice
          Enid Câmara (foto) repercutiu em seu Facebook a postagem de Tom Ford sobre o lançamento de sua coleção de joias:
        “Para o lançamento de sua coleção de joias Tom Ford (foto abaixo) definiu sua campanha: "Estou cansado do culto à juventude, a rejeição cultural da velhice, a estigmatização das rugas, cabelos grisalhos, de corpos sulcadas pelos anos. Sou fascinado por Diana Vreeland, Georgia O'Keeffe e Louise Bourgeois, as mulheres que deixaram o tempo abraçá-las, sem nunca fazer uma plástica.
        “A sociedade de hoje condena isto, eu vou celebrá-la. Para esta sessão de joias finas, imaginei um homem e uma mulher que estavam juntos há muito tempo, fiéis um ao outro e sempre incandescentes de desejo."

15.02.2016

Coco Bambu com  lojas próprias
          Sobre nota publicada no blog a respeito da abertura da “franquia”  do Côco Bambu de Miami, Afrânio Barreira pelo seu iPhone diz que “O Coco Bambu não tem franquias, são todas lojas próprias”  e que  “O restaurante Coco Bambu Miami  tem previsão de inaugurar em Agosto de 2016”.
Afrânio e Danielle
          Acrescenta que o restaurante fica na Av. Alton Road 955, esquina com a 10 e que será o maior restaurante de Miami, com 500 lugares. “Dia 9 de março recebo em solenidade no hotel Conrad, em Miami,  as chaves da cidade entregue pelo prefeito Sr. Carlos A. Gemenez”, conclui.

15.02.2016

Pablo Fagundes e Cainã Cavalcante fazem “show” especial  em Sobral com entrada franca
          O consagrado gaitista brasiliense Pablo Fagundes (foto) e o aplaudido violonista cearense Cainã Cavalcante se uniram  para um “show”  especial neste domingo, 14/2, às 20h, com entrada franca, no tradicional Teatro São João, em Sobral. 
Pablo e Cainã (foto) foram atrações no Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, durante o carnaval, e agora levaram ao público de Sobral e de toda a região Norte um dos “shows”  que mais provocaram entusiasmo do público durante o festival, com muito chorinho e com a união entre gaita e violão levando improvisação e criatividade a composições próprias e a releituras de grandes clássicos da música brasileira e do jazz.

15.02.2016

“Minhas coisas favoritas”
          Uma das mais aplaudidas cantora de Fortaleza está de volta aos palcos. Após um intervalo marcado pela dedicação a outros projetos, Idilva Germano (foto) volta a se apresentar, em um show especial na quinta-feira, 25/2, às 20h30, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota).
          A cantora, reconhecida pelo disco "Urbanita", sucesso de público e crítica ao mesclar músicas de autores cearenses e de grandes compositores brasileiros e internacionais a uma atmosfera jazzy, com arranjos esmerados e uma ambiência sonora de liberdade, ousadia e refinamento, apresenta no Pagliuca o show "My Favourite Things", um alusão ao repertório escolhido para este momento de retorno. Reservas podem ser feitas desde já, pelos fones 3224-1903 e 98699-6524, e são recomendadas, uma vez que a casa tem capacidade para 80 pessoas.
          No “show” do dia 25/2, Idilva Germano se reencontra com o público estando ao lado de alguns dos melhores instrumentistas de nossa cena: Edson Távora Filho (piano, arranjos e direção musical), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria). O guitarrista e professor Marcos Maia faz participação especial no show, que também conta com contribuições do compositor, arranjador e violonista Maurício Matos na escolha do repertório e na concepção dos arranjos. (Jornalaista Dalwton Moura).

15.02.2016

Homenagem ao prefeito de Assaré
          Segundo o jornalista e amigo Marcos Peixoto (foto), de Crato,  o IV Encontro da Assistência Social na cidade de Assaré, cujo foco principal foi a avaliação das atividades da pasta no ano de 2015 e traçar metas ousadas para 2016, revelou algumas surpresas.
          Entre elas, uma que fez  o prefeito Samuel Freire (PT-foto),  que estava presente,  se emocionar  ao lhe ser prestada   pelos funcionários dessa secretaria homenagem através de uma placa gravada enaltecendo seu apoio incondicional  para os projetos ali traçados e tocados obtivessem o êxito que conquistaram.  

15.02.2016

Docentes discutem inovação curricular na saúde
          Começou  neste sábado (13) e prossegue até o dia 6 de março a décima edição do Curso de Desenvolvimento para Educadores nas Profissões de Saúde, uma realização da UFC com patrocínio da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (Faimer), instituição fundada em 2000, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). Em 2001, como parte do seu compromisso com os educadores em Ciências da Saúde, a Fundação criou o Instituto Faimer, programa de capacitação (fellowship) com duração de dois anos, realizado em tempo parcial por docentes de cursos de graduação em Saúde no Brasil, Índia e África do Sul.
          Quarenta docentes de diversas universidades brasileiras estarão reunidos no Hotel Coliseum (Praia das Fontes – Beberibe-foto) para apresentar programas de inovação curricular, "algo de grande importância nesse momento de expansão do ensino médico no Brasil, quando há muita necessidade de qualificação docente", observa o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC (foto).
          "O programa direciona a formação dos profissionais para uma visão holística e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos conhecimentos e habilidades de gestão e liderança", completa o Reitor.

          A Faimer concentra seus esforços nas regiões em desenvolvimento do sul da Ásia, África e América Latina, e trabalha com três estratégias principais: desenvolvimento docente, pesquisas específicas sobre políticas e práticas de formação de recursos humanos e desenvolvimento de bases de dados que auxiliem na qualidade da tomada de decisões em educação. Mais informações no site do Instituto Regional Faimer do Brasil: http://goo.gl/8Gh6J7. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331).

15.02.2016

Dia consagrado a Nossa Senhora do Desterro
          Nossa Senhora do Desterro tem origem na Bíblia como nos narra São Mateus em seu Evangelho (Mt 2, 13-23), quando a Sagrada Família teve que fugir com o Menino Jesus para o Egito, por causa da perseguição do Rei Herodes. Nossa Senhora permaneceu cerca de quatro anos fugitiva, desterrada no Egito.
         A devoção dos refugiados, os que não  tem Pátria, os que não tem esperança no futuro. Como os milhões de brasileiros que saem do país em busca de uma vida melhor. Ou os milhões de refugiados da guerra ao redor do mundo.
         Nossa Senhora do Desterro é a padroeira dos que tiveram que deixar sua Pátria para procurar trabalho em outro lugar ou se refugiaram em outras terras. Na Itália, ela é a Madona degli Emigrati, a Mãe dos imigrantes. É a Mãe à qual todos rezam para serem bem recebidos em terras estrangeiras, para conseguirem novas amizades e trabalho.

15.02.2016

CURTAS SOCIAIS
*O primeiro Encontro de Noivas do “La Brasilerie by La Maison” será um fim de tarde num encontro com os parceiros no mais novo espaço para festas do Buffet La Maison, dia 23 de março, a partir das 17 horas, em Fortaleza.
*Retornando do período carnavalesco entre Aruba e Punta-Cana, no Caribe, Ivana e ex-vice-governador e empresário Maia Júnior (foto).
*Quinta-feira, 18, lançamento do livro Meus 90 anos” do general Torres de Melo, no Círculo Militar, às 19 horas. Veja o convite.
*No carnaval, Wilma Patrício (foto) movimentou a casa praiana tendo entre os convidados Lúcio Brasileiro (foto abaixo), Mazé e Francisco Coelho.
*Mariá Frota, Viviane Parente e Fred Guilhon são os aniversariantes do dia.
*A querida Simone Belin (na foto à direita com a filha Danielle) também faz aniversário nesta  data. Lindas as suas festas de aniversário que não acontecem mais. Hoje é também o dia de cumprimentar Nereu Aguiar. Parabéns.
*Roberto Montenegro (na foto com a filha Marisa e Ivan Martins) em casa recebendo os cuidados de sua Aída após rápida passagem pelo bisturi.
*Amanhã os amigos lembram com saudades os 12 anos de partida para o mundo maior do saudoso “homem da noite”, Ernani Guilhon (na foto com Moema e amiga, conforme registro na coluna de Cláudio Cabral), que com suas boates  deu vida à noite de Fortaleza.

*Por hoje contei. Até amanhã.