Governo dominando eleitorado
         Do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB): “Como é que se pode fazer política desse jeito no Ceará? Dos 21 redutos eleitorais que dou assistência, o Governo avançou em 20”.
        Raimundo, que é um dos nossos melhores deputados federais, está seriamente preocupado com a sua reeleição.

25.06.2018

Sugestão de lei para alienar veículos apreendidos
          O Promotor de Justiça Horácio Augusto de Abreu Tranca sugeriu ao presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, 
                                       
a aprovação de um projeto de lei no sentido de alienar os automóveis apreendidos, que estão expostos e se deteriorando nos depósitos do Detran, nas ruas e calçadas de Fortaleza.
          A sugestão do Promotor é no sentido de que a lei crie um Fundo de Segurança Pública, com investimento de 5% destinados a melhorias dos organismos policiais no tocante aos recursos materiais. Com a lei pretende-se evitar que veículos ainda em bom estado de conservação se tornem imprestáveis “servindo à propagação de roedores e mosquitos transmissores de doenças”, disse Horácio.

25.06.2018

General em pesquisa do PSDB
Pesquisa encomendada pelo PSDB e divulgada internamente indica que o general Theóphilo (na foto abaixo com o senador Tasso) tem 30% nas preferências dos pesquisados como candidato a Governador do Ceará. Foi o que me disse uma fonte ligada ao partido.
          Não foi revelado o percentual dos demais candidatos nem quem fez a pesquisa nem o período.

25.06.2018


25.06.2018

Água dos aquíferos e gestão
Dois requerimentos da deputada Bethrose de 2017, que só agora entram em pauta de votação na Assembleia, no primeiro ela requer à Sohidra e à Cogerh “a realização de estudo técnico para verificar a capacidade e a quantidade de água que as empresas podem utilizar  dos aquíferos da Taíba, Siupé e Parada, no município de São Gonçalo do Amarante.”
No segundo, solicita ao presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza (Cogerh) “instituir a comissão gestora do aquífero do Cauipe”.

25.06.2018

Ex-gestor de Limoeiro é multado em R$ 22,8 mil por irregularidades
       A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Ceará aplicou multa de R$ 22,8 mil ao gestor responsável pelo Fundo Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte no ano de 2012 em razão de irregularidades apuradas no processo de Prestação de Contas de Gestão. Será concedido ao responsável prazo de 30 dias para o recolhimento da quantia ou a interposição de recurso contra a decisão.
           Um das falhas - ausência de procedimento de dispensa de licitação para locação de imóvel destinado a instalação de farmácia popular - motivou o colegiado a determinar a abertura de representação ao Ministério Público Estadual, para que o órgão tome as medidas judiciais cabíveis. O relator do processo foi o conselheiro Alexandre Figueiredo.
          As outras ocorrências ensejadoras do julgamento irregular das contas foram a classificação indevida de despesas com contratação de médicos; ausência de contrato dessas despesas; não repasse de valores consignados pertencentes ao INSS e à Caixa Econômica Federal; e inexistência de relatório do conselho do Fundo. (Fonte: Ascom/TCE).

25.06.2018

Fête de la Musique celebra jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa
A Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará promoveu, na quinta-feira (21), mais uma edição da Fête de la Musique (Festa da Música), evento anual realizado pelo projeto de extensão Francoculture: Journées de la Culture Francophone. A atividade ocorreu  nos jardins da Casa de Cultura Francesa, no Benfica. Na foto abaixo de Viktor Braga (UFC), professores da CCF.
Neste ano, a Fête de la Musique integra a programação das comemorações do jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa. A festa contou  com mais de 10 atrações, reunindo músicos profissionais e amadores dos mais diversos gêneros musicais para celebrar as culturas francesa e brasileira. As comemorações pelos 50 anos da Casa de Cultura Francesa começaram no mês de maio  e devem seguir até o primeiro semestre de 2019.

25.06.2018


25.06.2018

CURTAS SOCIAIS
*A gaúcha Adriana Calcanhotto já tem data para voltar a Fortaleza: 13 de outubro, para única apresentação no palco do Teatro RioMar Fortaleza. 
*Com canções inéditas e releituras, o show “A Mulher do Pau Brasil” passará também por Porto Alegre (14.09), Natal (12.10) e Recife (14.10).
*Minha solidariedade à amiga  Promotora Camila Gomez Barbosa pela morte de sua filhinha Beatriz, 10 anos de idade,  em hospital de São Paulo.
*Dia 23 de junho, em 1968,  há 50 anos, morria o senador Paulo Sarasate, um dos mais ilustres políticos do Ceará. Então jovem repórter, fiz várias entrevistas com ele.
*Domingo, 24, começou o novenário  de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O  dia que lhe é consagrado é 27.
*A querida Tatiana Luna (na foto da Frisson, à direita, com Patrícia Dias) ganhou beijos e abraços por conta de seu aniversário.
*Também foi cumprimentada a queridíssima Gláucia Andrade (na foto à esquerda com Beatriz Perlingeiro).
*Receberam cumprimentos porque fizeram aniversário Marcos Dias Branco, 
o desembargador Byron Frota 
e o construtor João Batista Fujita.
*Nesta segunda-feira os cumprimentos vão para o empresário Raimundo Delfino Filho (na foto com a sua Bruna).
*Deu um tempo em suas atividades, ou deixou de existir definitivamente no Ceará, o Rotary Club Fortaleza  Centenário depois de um trajetória de muitas glórias.
*O fundador-presidente e principal articulador, Romeu Cysne Prado, pediu um tempo.

*Em seu sítio, Alfredo Nelson Serejo (ela, Ronilma) receberam neste sábado, 23, os companheiros do Rotary Club Fortaleza Planalto tendo à frente o casal presidente Jackson Vasconcelos.
*Na França, no “chateau La  Bourtie”, em  Urval, na Dordogne, o cearense Nestor Silva conduziu a sua herdeira Flávia, que mora em Londres, ao altar para casar-se com o inglês  Timothy Boatties.
*A criadora de moda Naura Franco, que também mora na Inglaterra, fez o belo vestido da noiva.

*Por hoje contei. Até amanhã.