Postagem do dia 28.01.2015

Deputados eleitos tomam posse na
Assembleia Legislativa neste domingo
          A Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo domingo (01/02), a partir das 10h, no Plenário 13 de Maio, a cerimônia de posse dos deputados eleitos em outubro de 2014. Antes, às 8h30min, será realizada uma celebração ecumênica no auditório Deputado João Frederico, no anexo II. A sessão preparatória de posse será presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PROS). Em seguida, haverá outra sessão, também preparatória, na qual será eleita a nova Mesa Diretora.
          De acordo com o cerimonial da AL, foram distribuídos 1.800 convites a autoridades e convidados dos deputados, que poderão assistir à cerimônia de posse no plenário ou em telões espalhados por diversos pontos da Casa. O número de convites é limitado pela estrutura física da Casa.

Presidente José Albuquerque

          Dos 46 parlamentares que vão atuar nos próximos quatro anos, 24 vão estrear na Casa. Segundo o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, todos os deputados eleitos já entregaram a documentação necessária para efetivação de seus mandatos, o que inclui declaração de rendimentos, diploma eleitoral e nome parlamentar. Até sexta-feira, a Casa deve encaminhar a lista dos nomes parlamentares escolhidos, bem como a sigla que cada um representa, para publicação no Diário Oficial do Estado.
          Nas duas sessões o painel listará em ordem alfabética o nome dos deputados da nova legislatura, já que, na ocasião, não terá sido definida a composição da nova Mesa. Os retratos dos parlamentares da atual Mesa Diretora permanecerão no hall de entrada do plenário até que sejam produzidas as fotografias dos novos membros.

28.01.2015

CSE ouve dirigentes do turismo no Ceará

Enid, José Alves Teixeira(BNB) e Nicolle

          A primeira reunião do ano da Câmara Setorial de Eventos foi a mais prestigiada em toda a história da entidade. Aconteceu na manhã desta quarta-feira, na ADECE, sob o comando da presidente Enid Câmara que recebeu, na ocasião, a visita da Secretária de Desenvolvimento Econômico Nicolle Barbosa. Esta agradeceu o convite e disse pretender ser convidada para outras reuniões semelhantes.

Erick e Marcos

Vários foram os assuntos em pauta. Marcos Pompeu, que assumiu área importante de coordenação do Centro de Eventos do Ceará, a convite do Secretário de Turismo Arialdo Pinho, detalhou para os presentes os projetos para mudanças na gestão do CEC como redução nos custos operacionais, cortes nas despesas da ordem de 25%, tabela de preços mais adequadas para utilização do espaço etc. Depois eu conto mais detalhes.
          Erick Vasconcelos, que assumiu a Secretaria Executiva da SETFOR-Secretaria de Turismo de Fortaleza, outro palestrante, destacou realizações da Prefeitura como a conclusão das obras da Praça 31 de Março ainda no primeiro semestre deste ano, a entrega do Mercado dos Peixes da Avenida Beira-Mar até abril deste ano. Ele também disse que projeto já montado vai trazer a Fortaleza até maio cerca de 500 agentes de viagem e jornalistas de turismo de  todo país até maio numa parceria com as companhias aéreas. Depois eu também conto mais.
O professor e consultor Antônio Nóbrega (foto) foi outro palestrante apresentando a metodologia do planejamento estratético que a Câmara Setorial de Eventos realizará no dia 6 de fevereiro.
Na manifestação de todos os integrantes da CSE houve unanimidade em elogiar a pauta apresentada, a importância da discussão direta dos assuntos ligados a eventos e ao turismo diretamente com os seus principais atores.   A presidente Enid Câmara agradeceu ainda o apoio dado por este blog aos assuntos da entidade e cumprimentou a jornalista Edgony Bezerra pelo lançamento de seu blog sobre turismo.

28.01.2015

AL lança  DVD em homenagem ao Rei do Baião
           A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (28/01), às 19h, o lançamento do DVD em homenagem ao sanfoneiro mais famoso do País, Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião. O evento, aberto ao público, acontecerá no Auditório João Frederico Ferreira Gomes – anexo II da Casa, e é de iniciativa do deputado Lula Morais (PCdoB-Foto).
O DVD é resultado do show "Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga", realizado em 2013, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. De iniciativa do parlamentar e promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado, a programação contou com a presença de grandes nomes da música cearense, como Waldonys, Nonato Luis, Manassés, Adelson Viana (foto), Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Sirano e Sirino e a Orquestra da Uece.
Durante o lançamento do DVD haverá a apresentação ao vivo dos artistas que estiveram no show do Dragão do Mar. “Os primeiros 500 presentes (no lançamento) receberão um DVD”, informou o parlamentar em entrevista à rádio FM Assembleia 96,7. Lula Morais acrescenta que o evento será uma homenagem não só ao Rei do Baião, mas também a Humberto Teixeira, 'Doutor do Baião', seu parceiro, que completou 100 anos de nascimento no último dia 5 de janeiro.
 
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu - PE, no dia 13 de dezembro de 1912 e faleceu em 2 de agosto de 1989, no Recife. Importante compositor e cantor popular brasileiro, Gonzaga alegrou festas juninas e forrós pé-de-serra, retratando em suas músicas o drama da seca e a cultura do sertão nordestino ao resto do País, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado. (Fonte: Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa-Jornalista Salomão de Castro).

28.01.2015

Interesse dos cearenses pelos pelos Emiratos Árabes
          “Deu overbook”, me disse a presidente da ABAV/Ceará, Verônica Patrício (foto), sobre o interesse de dirigentes e funcionários das agências de viagem de Fortaleza em conhecerem detalhes da Etihad Airwais, empresa aérea dos Emiratos Árabes, que mostrou seu diferencial em horários e conforto para viagens àquela região. O auditório esteve completamente lotado.
          A companhia foi apresentada pela executiva de vendas, Silvana de Oliveira, que responde pelas regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santos e Ceará. Ela fez um relato atraente de Abu Dhabi e disse que os agentes de viagens do Ceará têm agora como procurar novos e atraentes destinos para sair do tradicional. “A companhia aérea despertou por este mercado por saber que os cearenses viajam muito e estão carentes de novidades”, afirmou Silvana Oliveira.

      Ela disse também que a Etihad tem apenas 11 anos de vida no mercado internacional, voa com aviões A340, que estão sendo repaginados para oferecer mais conforto aos seus passageiros. A companhia também acaba de receber um avião A380, o maior do mundo, que será usado nas grandes linhas da empresa.
        A Etihad Airways oferece voos diários saindo de São Paulo às 23h15, com os melhores horários e o menor tempo em conexões, além de boa configuração, com maior espaço entre as poltronas e mais conforto em 14 horas de voo. A Etihad Airways oferece conexões para mais de 85 destinos no mundo, com rotas para todo o Oriente Médio, África, Ásia e Austrália. Um diferencial em seus serviços é a “babá abordo”, funcionária especializada em cuidar e entreter as crianças.
         “Abu Dhabi é uma capital cosmopolita com a serenidade de um oásis, com paisagens desérticas incríveis, ilhas isoladas que são verdadeiro refúgio, sol praticamente o ano inteiro e uma infinidade de atrações antigas e modernas. Vários roteiros turísticos são ofertados para encantar os visitantes, que encontram modernos parques e hotéis de luxo. Uma das atrações que deixa deslumbramento é uma noite no deserto", garantiu Silvana.
       A cidade fica a uma hora de carro de sua concorrente Dubai. As agências de viagem de Fortaleza podem dar detalhes. Mais informações pelo telefone (11) 4700.2222.

28.01.2015

Marcelo e Andréa celebram ação de graças
          Missa em ação de graças marca os agradecimentos de Marcelo e Andrea Feitosa pelo restabelecimento da saúde de Andréa, que recentemente passou por momentos difíceis além de ter perdido as três crianças que estava gerando.
          Nesta quinta-feira, às 20 horas, familiares e amigos vão estar reunidos na Igreja de São Vicente de Paulo para um ato litúrgico de agradecimento.

28.01.2015

Santo Tomás de Aquino
          O dia 28 de janeiro é a data da festa litúrgica de Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca, 1225Fossanova, 7 de março de 1274). Ele foi um frade da Ordem dos Pregadores (dominicano) italiano, cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis"5 [a]. "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137.
       Ele foi o mais importante proponente clássico da
teologia natural e o pai do tomismo. Sua influência no pensamento ocidental é considerável e muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas idéias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época.

          Tomás é venerado como santo pela Igreja Católica e é tido como o professor modelo para os que estudam para o sacerdócio por ter atingido a expressão máxima tanto da razão natural quanto da teologia especulativa. O estudo de suas obras há muito tempo tem sido o cerne do programa de estudos obrigatórios para os que buscam as ordens sagradas (como padres e diáconos) e também para os que se dedicam à formação religiosa em disciplinas como filosofia católica, teologia, história, liturgia e direito canônico8 . Tomás foi também proclamado Doutor da Igreja por Pio V em 1568. (Fonte: Wikepédia).

*Por hoje contei. Até amanhã.