Postagem-2 do dia 22.06.2015

União de todos pelo “Hub” da TAM
          Mais de mil autoridades e representantes de importantes segmentos da sociedade cearense atenderam ao convite do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, e compareceram ao Palácio da Abolição para reforçar o apoio à instalação do HUB da TAM no Ceará.
          O encontro  marcou uma nova   união de diferentes forças políticas e econômicas do Estado na intensificação do trabalho para conquistar um empreendimento que consolida o Ceará como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Seis  ex-governadores: Adauto Bezerra, Gonzaga Mota, Tasso Jereissati, Ciro Gomes, Francisco Aguiar  e Cid Gomes estiveram presentes. Lúcio Alcântara está viajando, mas se colocou à disposição. Adauto Bezerra (foto abaixo) falou em nome dos ex-governadores.
          Também se expressaram na oportunidade o prefeito Roberto Cláudio e o presidente da FIEC, Beto Studart.

          HUB é uma expressão da língua inglesa que identifica, na aviação comercial, os aeroportos que são os principais centros de operações e distribuição de voos comerciais de determinada companhia aérea. A TAM está disposta a priorizar um dos aeroportos do Nordeste, considerando a proximidade com a Europa e os EUA, ampliando sua atuação entre esses continentes. Fortaleza está no páreo ao lado de Natal  e Recife.
          Segundo dados revelados pelo governador Camilo na ocasião, caso se concretize o empreendimento, 16 voos diários ligarão Fortaleza à Europa e 47 voos farão o mesmo com países das Américas, do Norte e do Sul,  levando  os passageiros desses voos a fazerem  conexão em Fortaleza.
          Outro detalhe: o Aeroporto Pinto Martins, ampliado como previsto, passará de 7 para 16 “fingers” (passarela de embarque/desembarque) sendo que o Terminal da TAM terá 17 “fingers”. O plano da TAM  é terminar os estudos até o fim deste ano, com a definição da cidade onde o polo vai operar, e iniciar a operação até dezembro de 2016.

Opiniões
          “Com esse empreendimento passamos diariamente a ter mais 15 cidades do mundo sendo atendidas com voos diversos de Fortaleza . E, obviamente, vice e versa. Isso é importante porque, além do investimento na infraestrutura aeroportuária, há toda uma influência na cadeia que está ligada ao turismo. Se Fortaleza já é hoje a maior economia entre todas as cidades do Nordeste, com isso terá um incentivo ainda maior”.
Cid Gomes, ex-governador do Ceará
   
             Para o prefeito Roberto Cláudio, o empreendimento proporcionará oportunidades para todo o comércio e serviços do Ceará. “O HUB construirá uma história em Fortaleza antes e depois dele, proporcionando mais emprego para o comerciário, mais vagas para taxistas, mais oportunidades para os serviços. Enfim, queremos agregar todos os esforços para atrair este negócio para o Estado, que vai mudar a realidade social e econômica da cidade”, afirmou.
           “Fortaleza e o Estado do Ceará despontarão, como sempre, como o grande diferencial do Brasil. Enquanto o Brasil hoje fala em coisas minúsculas, por conta de toda a problemática econômica, Fortaleza ensaia esse novo momento para a nossa economia, para o nosso povo”.
Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
 
OBS: As fotos da solenidade são da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado.