Postagem do dia 31.01.2015

Disputa pela vice-presidência da AL chega ao Abolição
          Está fechada a chapa única para a mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/16 que terá o atual presidente, deputado José Albuquerque, novamente no  comando da casa. A única vaga que ainda  está sendo alvo de disputa é a Primeira Vice Presidência  desejada pelo atual ocupante Tin Gomes e pelo deputado Gony Arruda.
          Os dois lutam apresentando argumentos e estratégias para suas postulações tentando também sensibilizar os seus pares votantes. Como a chapa será única, para votação por aclamação, está sendo preciso a interferência do próprio governador Camilo, que tem pedido bom senso aos seus ex-dois companheiros de Casa, o que já deu certo.

31.01.2015

Definida chapa que concorrerá à Mesa Diretora da AL

Continuará presidente

          O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) lidera a chapa única formada para concorrer   à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para este domingo (01/02), a partir das 10 horas.
         A composição é esta:   Presidente – Zezinho Albuquerque (Pros); 1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS); 2º vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB); 1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros); 2º secretário – Manoel Duca (Pros); 3º secretário – João Jaime (DEM); 4º secretário – Joaquim Noronha (PP); suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).

Deputado Sérgio Aguiar

          A formação da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados;  o bloco PV-PSDC-PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM reúne dez membros;  PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis). Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.

Ely Aguiar, suplente

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada na mesma data. (Fonte: Assessoria de Imprensa da AL – Jornalista Salomão de Castro).

31.01.2015

Como será a sessão deste domingo
 

          A eleição da nova Mesa Diretora acontece logo após a sessão de posse. Nessa segunda sessão, o presidente Zezinho Albuquerque concederá a palavra a um parlamentar que, pela ordem, irá requerer o registro da chapa única ou das chapas que irão disputar os assentos da Mesa.
          Deferido o registro das chapas, inicia-se a votação. Embora a Assembleia utilize a impressão digital para registrar os votos, nessa primeira votação será usada senha numérica, uma vez que a Casa ainda não fez o registro biométrico dos novos deputados. O processo de votação será secreto e os parlamentares irão votar sim ou não para a chapa candidata.
          Eleita a chapa, o presidente escolhido convocará os demais membros para compor a Mesa, instalará a 29ª legislatura da Casa e procederá a posse dos suplentes que exercerão os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), da Pesca.
No lugar dos secretários, serão empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD-Foto). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).
          Empossados os suplentes, o presidente irá convocar os parlamentares a comparecer a Casa no dia seguinte, às 10h, para a Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura. Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015. Na terça-feira  será realizada a primeira sessão ordinária.

31.01.2015

Surpresa e repúdio pela decisão da Petrobrás

         O governador Camilo Santana, como demais toda área política do Estado, ficou surpreso com a decisão da Petrobrás em suspender a construção das duas refinarias nordestinas (Ceará e Maranhão) que, fora a Bahia, não tem nenhum desses equipamentos. Através de nota oficial ele repudiou a decisão:

           “O Governo do Estado repudia totalmente a decisão da Petrobras de suspender os investimentos da refinaria Premium II, um sonho do povo cearense e importante vetor de desenvolvimento local e regional. Essa atitude representa uma quebra unilateral do compromisso firmado com o estado e configura um desrespeito da empresa com o povo cearense. O Governador Camilo Santana recebeu a notícia com surpresa e indignação, cobrou explicações da Petrobras, conversou com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, e solicitou uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. Uma vez que o Ceará cumpriu todos requisitos para a implantação da refinaria, o Governo afirma que continuará lutando e empreendendo todos os esforços para viabilizar este importante projeto”. (Camilo Santana, Governador do Ceará).

31.01.2015

“Vamos continuar cobrando”, afirma presidente Zezinho

         Mas o  presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (foto), afirmou, em entrevista na manhã de quinta-feira (29/01), que irá “continuar trabalhando no sentido de cobrar a construção da Refinaria Premium II no Ceará”. De acordo com o parlamentar, “a refinaria foi um compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e ratificado pela presidente Dilma Rousseff com o povo cearense, e precisa ser cumprido”.  O cancelamento por parte da Petrobras do projeto de instalação tanto da refinaria cearense quanto a do Maranhão  foi anunciado  por ocasião da divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre de 2014 da empresa.
          Para o presidente da AL, essa desistência foi “uma grande descortesia da Petrobras para com o povo cearense”. Ele lembrou que a AL encabeçou uma extensa campanha para mostrar à população o que o projeto representava economicamente para o Estado.
          Zezinho garantiu que continuará mobilizando a população em defesa da instalação da refinaria no Ceará, “pois as coisas só acontecem quando mobilizamos as pessoas”, pontuou. “Fomos pegos de surpresa com essa notícia. Estou esperando a audiência com a presidente Dilma, solicitada pelo governador Camilo Santana, para saber o que houve e decidir como daremos continuidade a esta mobilização”, esclareceu.
O presidente explicou, ainda, que todas as exigências feitas pela Petrobras para a instalação da refinaria foram cumpridas pelo ex-governador Cid Gomes (foto). “Iremos continuar trabalhando e cobrando das lideranças a realização desse sonho, pois o grande salto econômico do Ceará só será dado com a construção dessa refinaria”, defendeu. (Fonte: AL – Jornalista Aline Pedrosa).

31.01.2015

Ah Fortaleza tão maltratada....
          Prima pobre, filha enjeitada ou enteada? Só pode ser em uma dessas três categorias que a Prefeitura de Fortaleza coloca a Avenida Duque de Caxias e seu prolongamento, a Avenida Heráclito Graças, de tão abandonadas que estão.
          Nesses dois anos de gestão municipal nada foi feito por essas artérias, que têm um papel relevante no tráfego para o centro da cidade.
Vejam aí: os passeios que dividem as faixas do trânsito estão destruídos em sua grande maioria;
O mato já está bem crescidinho;
A falta de cuidados é visível. Socorro....

 

31.01.2015

Deve ser do manual...
          “O governador Camilo Santana (foto) chegou atrasado perto de uma hora para a cerimônia de transmissão de cargo dos desembargadores Brígido para Iracema, no comando do Tribunal de Justiça do Ceará. Atrasou tudo, mas ninguém reclamou.” Postou em seu Facebook o jornalista Macário Batista.

31.01.2015

Uma mulher volta ao comando da Justiça cearense

Desembargadora Iracema presta juramento

          A Desembargadora Maria Iracema Martins do Vale tomou posse no cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em sessão solene no TJ nesta sexta-feira, 30, juntamente com os Desembargadores Francisco de Assis Filgueiras Mendes e Francisco Lincoln Araújo e Silva, respectivamente na Vice-Presidência e na Corregedoria Geral da Justiça do TJCE.

Desembargador Brígido se despede

          Ela é a segunda mulher a assumir a presidência da corte: a primeira foi a desembargadora Águeda Passos Rodrigues, 1999-2000. “A Magistratura Cearense tem certeza que os seus anseios serão alcançados”, disse o desembargador aposentado Ademar Bezerra.

31.01.2015

Seminário de logística em novembro
           A primeira reunião de planejamento do X Seminário Internacional de Logística e da Feira Expolog aconteceu na quinta-feira, 29, na sede da Prática Eventos sob o comando da Diretora-Geral Enid Câmara. O momento foi para rever as edições anteriores, definir data, formato, temáticas, estratégias de parceiros e captação do congresso da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) para 2016.

Enid Câmara

        Durante toda tarde esses temas foram apreciados. Ficou decidido que a data será nos dias 11 e 12 de novembro de 2015 no Centro de Eventos do Ceará. Além de Enid e sua sócia Glória Ribeiro participaram da reunião oferecendo suas sugestões o empresário Carlos Maia (Termaco Logística), o consultor Bruno Iughetti, Francisco Oliveira (Ceará Portos), Espedito Júnior (Setcarce), Clivânia Teixeira (Câmara de Comércio Brasil-Portugal), Karine Frota (Centro Internacional de Negócios da Fiec), Verônica Gurgel (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros) além da equipe da Prática envolvida com o evento.

31.01.2015

Novo Secretário de Turismo forma equipe e determina providências
O novo Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho (foto), formou sua equipe colocando a seu lado gente da sua confiança levada da Casa Civil: Denise Vieira, Secretária-Adjunta, e Luciana Lôbo, Secretária-Executiva. Marcos Pompeu, que veio da gestão anterior, foi deslocado para responder pelo gerenciamento do Centro de Eventos.

 O novo titular da pasta do Turismo já determinou diversas providências. Entre elas, criação de área de capacitação, redução dos custos operacionais em 25%, implantação de tabela de preços mais adequados com melhores condições para o cliente; a limpeza após evento fica por conta do CEC e não mais do cliente; instalação de antena para melhorar o sistema de comunicação e melhorar o Hi-Fi para internet; gradeamento ao redor do CEC para melhorar a segurança; revisão para baixo da tabela de preços do estacionamento; conclusão das obras que precisam ser feitas no CEC. E diversas outras coisas.

        A privatização do Centro de Eventos somente ocorrerá quando o espaço estiver totalmente concluído.

        Esses detalhes foram revelados por Marcos Pompeu (foto) durante a sua exposição para os integrantes da Câmara Setorial de Eventos.

31.01.2015

CURTAS SOCIAIS
 *A missa em Ação de Graças pela recuperação da saúde de Andréa Feitosa, articulada pelo marido Marcelo (foto), levou à Igreja de São Vicente de Paulo muitos amigos. O ato litúrgico foi celebrado pelo padre Neto.
 *Aliás, para esse ato, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto (foto)  veio especialmente de Brasília.
 
 *Cumprimentada pela idade nova neste domingo, primeiro, Fernanda Quinderé (foto).
*Neste dia 2 de fevereiro os abraços vão para Roberto Macedo, Sebastião Belmino, Maria Inês Romano e Alessandro Belchior.
*A segunda edição do pré-carnaval nas Dunas, com o bloco Quem sobe não Desce, acontece em dois momentos: neste sábado, 31, e no dia 7, ambos às 17 horas. Articulando o grupo estão Rose Batista, Beta Mota, Inês Cals, Giana Studart e Bruno Batista.

*Por hoje contei. Até segunda-feira.