Postagem do dia 08.05.2015

Roberto Amaral e “A Miséria da Política”
O cearense Roberto Amaral (foto), que já esteve na proa do Partido Socialista Brasileiro-PSB, que até há pouco abrigou os Ferreira Gomes e e era o partido de maior peso no Ceará, desabafou em artigo que acaba de publicar. Diz ele:
“Está nas folhas: o Partido Socialista Brasileiro, que tanto lutou para fixar-se no campo da esquerda, vai fundir-se no PPS, a excrescência reacionária da direita. Transformar-se-ão, os dois, no grande satélite do PSDB, e juntos navegarão na nau dos ressentidos.
“A que enxovalhamento moral está sendo levado o partido fundado por João Mangabeira em 1947, e reorganizado por Jamil Haddad, Evandro Lins e Silva, Antônio Houaiss e o signatário em 1985!

Em nome de quê?

          “Já não existe o combativo partido que se opôs a Sarney, a Collor, que fez frente a FFHH e à privataria tucana. Mas tudo é possível esperar de sua atual direção. Tudo que signifique indignidade ideológica. A direção que, por mero oportunismo, aliou-se a Aécio Neves em 2014, antes havia negociado seu apoio a Ronaldo Caiado em Goiás (na ocasião, o partido foi salvo pela salutar reação de Marina Silva (foto acima), então candidata a Vice-Presidente da República) e ainda antes havia tentado negociar a sigla com o Júnior do Friboi.
          “Essa mesma gente entregou o partido em Santa Catarina ao clã Bornhausen, no Paraná a Beto Richa (cuja obra está estampada nas manchetes) e acolheu em seus quadros, como deputado federal, o inefável Heráclito Fortes”. (Roberto Amaral – A Miséria da Política).

08.05.2015

Votação acelerada do projeto de promoção dos militares
          Durante a sessão desta quinta-feira, 7, a Assembleia Legislativa realizou votação acelerada  da mensagem 7.734/2015, de autoria do Executivo, que trata da promoção dos militares estaduais. Das 9h30 da manhã até à tarde os deputados estiveram dedicados à votação de muitas emendas quase todas recusadas para que a proposta saísse do jeito que o Governo queria.
          Para se ter uma idéias, nas Comissões Técnicas das 100 emendas apresentadas pelos deputados apenas 8 foram acatadas. “Um rolo compressor que desestimula a atividade do legislador”, me disse um deputado.
          Ressalte-se que no  trabalho de apreciação da mensagem tiveram participação ativa, além do deputado José Albuquerque (Pros), presidente da AL, os deputados Capitão Wagner (PR), Heitor Ferrer (PDT), Renato Roseno (PSol), o líder do Governo Evandro Leitão (PDT), o vice-líder Júlio César (PTN), Tin Gomes (PHS) e Elmano Freitas (PT) para citar apenas alguns.

08.05.2015

Restauração da “Lei Geni”
          Nos debates desta quinta-feira  na Assembleia,  o deputado Heitor Ferrer (foto) tentou derrubar dispositivo da Lei de promoção dos policiais militares que permite aos comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros  incorporarem a gratificação de 16 mil reais pelo exercício das funções  a seus salários “mesmo que passem poucos dias no cargo”. E isso para toda vida.
O deputado disse que “essa iniciativa do governador Camilo é imoral e inconstitucional porque concede o benefício a apenas dois servidores do Estado. É o restabelecimento da Lei Geni  já excluída da vida pública brasileira”, afirmou o parlamentar. A proposta de Heitor Ferrer para exclusão desse  dispositivo da lei foi derrotada por 20 votos a 15. Mas ele disse que vai entrar com ação de inconstitucionalidade e acionar o Ministério Público.

08.05.2015

Conversa com empresários investidores
          O presidente da AL, deputado José Albuquerque (foto),  comentou em sessão do legislativo estadual  sobre as reuniões do governador Camilo Santana (PT) com empresários em São Paulo, Recife e Rio de Janeiro  para atrair parcerias e investimentos para o Ceará.
  “Foi uma agenda extremamente importante e positiva, tendo à frente o governador Camilo (foto), que serviu para estabelecer conversas com diversos empresários, como a presidente da TAM, expondo as nossas capacidades de investimento”, pontuou o presidente.

08.05.2015

Nova rodovia CE-085, com menos de um ano, já virou buraqueira
          Apresentando reportagem de jornal, o deputado Heitor Ferrer (PDT) subiu a tribuna da Assembleia na sessão de quarta-feira pela manhã para denunciar “a criminosa buraqueira em que se transformou o novo trecho da rodovia CE-085, entre Caucaia e Paraipaba, uma estrada que ainda não tem um ano de uso e que custou cerca de 30 milhões de reais, construída sob a supervisão da Secretaria de Turismo”.
          Em aparte os deputados João Jaime (DEM) e Fernanda Pessoa (PR) denunciaram a “deslavada irresponsabilidade das construtoras e a total omissão dos fiscais da obra e dos contratantes”. O deputado Heitor Ferrer disse que vai entrar com representação no Ministério Público “contra mais esse crime praticado pela administração governamental anterior”.

08.05.2015

Medalha de Grande Oficial  para Ivens Dias Branco

          Nesta sexta-feira, 8, às 20h30, acontece a solenidade de entrega da Medalha no Grau de Grande Oficial do Mérito Industrial de Portugal ao empresário Ivens Dias Branco (foto), que será presidida pelo  Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles. A distinção foi outorgada pelo Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e foi criada em 1893, no reinado de D. Carlos I, Rei de Portugal, com a designação de Real Ordem Civil do Mérito Agrícola Industrial.
          Além do Embaixador virá para a cerimônia o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e o evento terá lugar no Barbra´s Buffet. Os convidados serão recepcionados com um jantar. A confirmação da presença é necessária como também, na entrada, a entrega dos exibíveis. Jantar e “show” com Martinho da Vila fazem parte do programa.

08.05.2015

Novo comando da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará
          O empresário Armando Abreu (foto acima), CEO da empresa de energias renováveis Braselco e diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), é o novo presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará (CBPCE) para o biênio 2015-2017, substituindo no cargo o advogado José Maria McCall Zanocchi (foto abaixo). 
Doutorado em Energias Alternativas pela Universidade de Coimbra (Portugal), Armando Abreu atua como CEO da Braselco, desenvolvendo vários estudos e projetos técnicos, econômicos e financeiros para a implantação de parques eólicos, no Brasil e na América Latina .  O presidente cessante, José Maria McCall Zanocchi , está ligado à CBPCE desde a sua fundação, há 14 anos. Agora  vai integrar a vice-presidência da instituição. O advogado Rômulo Alexandre Soares e o empresário de logística Carlos Maia são outros vice-presidentes para o novo mandato.

Como diretores setoriais foram eleitos  Carlos Maia (Logística-foto), Ricardo Guedes (energia), Cliff Vilar (projetos especiais), Antônio Vieira (serviços jurídicos), Wandocyr Romero (turismo), Priscilla Rabelo Rodrigues (comunicação), Gustavo Silva (tesouraria), Verônica Amaral (serviços aduaneiros) e João Teixeira Júnior (agronegócios). O novo Conselho Consultivo  é formado por Robertta Mota, Eduardo Bezerra, José Maria Martins Mendes, Raimundo Viana, Roberto Marinho e Paulo Jácome. (Fonte: Luís Paulo Rodrigues).

08.05.2015

Selos novos e 70 anos da vitória na Europa

 
        Em comunicado aos filatelistas cearenses, o Setor Filatélico dos Correios, sob a competente direção de Valécia Patrícia de Souza  comunica a chegado dos selos dos Editais 06 e 08, respectivamente 25 anos da ALCEP e 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Rondon. Também comunica que io encontro filatélico do Clubinho está mantido para sábado.
Gostaríamos ainda de convidar a todos para prestigiar a interessante Exposição Filatélica "70 Anos da Vitória na Europa - 8 de Maio de 2015" que está ocorrendo entre os dias  04 e 08 de maio no saguão do Hospital Militar de Fortaleza”, afirma.

08.05.2015

Balada no Terminal de Passageiros do Mucuripe
          Comemorando o lançamento da 12ª. Edição da revista “Balada In”, Pompeu Vasconcelos (na foto, à direita, com Darlan Leite) agita neste sábado, dia 9, a partir das 17 horas o “Balada in Sunset Party”, isto é uma  animada festa ao por do sol no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (foto abaixo), na Praia Mansa, Porto do Mucuripe. Haverá um camarote para convidados especiais.
          Ah, na capa da revista estará a bela cearense Marcella Jereissati Mota Porto. O evento começa às 17  e termina às 20 horas. Diz Pompeuzinho: “ O fervo, regado à base de bolhas, bolhas e mais bolhas de Chandon.”

08.05.2015

Vem pra luta de preto em protesto
          O Sindicato dos Jornalistas do Ceará está convocando a todos os colegas de redações, jornal,  televisão e assessorias de comunicação do Brasil a, nesta sexta-feira, 8, vestirem preto pela Luta dos Jornalistas contra demissões, precarizações e práticas antisindicais.
        O mote é: Vem Pra Luta.

08.05.2015

Dança, música e teatro no Carlos Câmara


O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, está apresentando em sua programação o espetáculo “Dança para Meninos Crus/É carona”, com a Em 2 Companhia de Dança, iniciando sua programação de maio, sempre com eventos com entrada franca, de quarta a sexta-feira, contemplando, além da dança, espetáculos musicais e teatrais. O teatro fica na rua Senador Pompeu, 454, Centro.
A partir deste mês o Teatro Carlos Câmara conta, além da programação de espetáculos de dança às quartas-feiras, shows musicais às quintas e peças teatrais às sextas, com uma novidade: o projeto "Sala de Ensaio", com a cessão do TCC de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, para grupos e artistas das diversas linguagens para ensaio, criação e experimentação.
Para compor a programação de maio e junho de 2015, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o Grupo Pavilhão da Magnólia, encarregado da programação do projeto “Centro em Cartaz”, no Teatro Carlos Câmara, selecionaram por meio de convocatória pública 24 projetos de artistas e grupos. A seleção contou com intensa participação, com 154 projetos inscritos, oriundos de 13 cidades do Estado (Aquiraz, Arneiroz, Caririaçu, Fortaleza, Icó, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Pacajus e Umirim). Destes projetos, 24 foram de dança, 60 de música e 70 de teatro.
Diretor do Teatro Carlos Câmara, o ator e dramaturgo Fernando Piancó (foto) ressalta que a convocatória atraiu uma grande participação da classe artística. “O número de inscrições representa um aumento significativo da participação dos artistas no projeto e ressalta a importância do Teatro Carlos Câmara para a difusão e a visibilidade da produção artística cearense”, destaca, também enfatizando a qualidade dos espetáculos selecionados. (Fonte: Fernando Piancó – TCC).

08.05.2015

Cinema de Arte, criação cearense, como projeto nacional
          O Cinema de Arte/Cinépolis promoveu  a estréia nesta 5ª feira, 07, do mais recente trabalho do ator Al Pacino, o drama “O Último Ato”   (The Humbling, 2014), de Barry Levinson, o realizador de Rain Man.
         O  Cinema de Arte também traz para a sua programação o drama  “Uma Razão para Viver” (Cake, 2014), de Daniel Barnz, com a arrasadora atuação de Jennifer Aniston ,  que oferece   abordagens psicológicas de várias ordens. Horários: De segunda a sexta – 19h30; Sábados > 10h30; Domingos > 12h, no Shopping Riomar.
          Pedro Martins Freire (foto) diz ao blog: “O CA esteve  no UCI Ribeiro-Iguatemi, por 20 anos.  Recebi convite do Cinépolis para desenvolvê-lo como um projeto nacional e desde março que está em nova moradia, sendo desenvolvido como um Projeto Nacional.   Hoje, o CA está em um circuito nordestino – Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa e Salvador;  dia 07, entra em Manaus, abrindo a região Norte. A partir de junho estaremos em São Paulo.
          É um projeto cearense, cria de Darcy Costa (Na foto, época dos Cineclubes em Fortaleza, Darcy à direita e Joaquim Pedro de Andrade) e Luiz Severiano Ribeiro, com 52 anos de existência, está se expandindo como um projeto nacional que está mudando, com ousadia e pioneirismo, o circuito exibidor de cinema no Brasil. Os filmes de arte estão ocupando os grandes complexos de shoppings, algo inimaginável até o ano passado”.

Até amanhã.