Postagem do dia 19.01.2015

Previsão de chuvas não é animadora
          Nesta terça-feira, 20, deve ser anunciada a primeira avaliação da Funceme sobre a previsão de chuvas em 2015. Segundo em soube “em off”  não serão previsões animadoras pois, no primeiro trimestre, as precipitações estarão abaixo da média.
         Vamos aguardar os prognósticos oficiais  da Funceme.

19.01.2015

Comitê da Seca reúne-se nesta segunda-feira, 19

          O Comitê Integrado da Seca do Estado do Ceará realiza nesta segunda-feira (19) reunião para discutir demandas dos municípios. Criado em maio de 2012 pelo governador Cid Gomes, o colegiado reúne representantes do Estado, União, municípios, Sindicatos Rurais e movimentos sociais para encaminhar as demandas de obras emergenciais para conviver com a seca.
          Na ocasião, o Secretário do Desenvolvimento Agrário e presidente do Comitê da Seca, Dedé Teixeira, vai discutir as demandas dos municípios cearenses em relação ao milho e ao abastecimento de água. O encontro acontece no Quartel do Corpo de Bombeiros.
          O secretário Dedé Teixeira (foto) garante que o Comitê da Seca vai continuar encaminhando as demandas dos municípios no que diz respeito às obras de convivência com a seca.  “O trabalho vai continuar, e estaremos aqui para intermediar com os órgãos do Estado e do Governo Federal as soluções e encaminhamentos necessários para a convivência com o problema da seca”, disse.

19.01.2015

Sebrae empossa novos dirigentes 

Será realizada nesta segunda-feira (19), às 19 horas, a cerimônia de posse dos novos presidente, vice e membros do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, dos representantes do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da instituição. A solenidade será no Centro de Negócios do Sebrae.
Na oportunidade, tomarão posse à frente do Conselho Deliberativo Estadual os empresários Flávio Saboya (foto)  e João Guimarães, respectivamente como, presidente e vice.
Integrando a Diretoria Executiva da instituição serão empossados o arquiteto urbanista Joaquim Cartaxo, como Diretor Superintendente, o economista Alci Porto, reconduzido à Diretoria Técnica, e o administrador Airton Gonçalves Junior, que continua a frente da Diretoria de Administração e Finanças. Todos foram eleitos por unanimidade no último dia 26 de novembro.
          Prestes a completar 43 anos de criação no estado, o Sebrae Ceará é reconhecida como uma das primeiras instituições no país a se mobilizar e lutar por questões  como a redução da carga tributária, da burocracia e por facilidades no acesso ao crédito, à tecnologia e à inovação das micro e pequenas empresas.
          Desde a sua criação, o Sebrae Ceará trabalha estimulando a criação e o desenvolvimento de pequenos negócios, através de ferramentas como o acesso a novos mercados, repasse de tecnologias e soluções gerenciais ajustadas às necessidades específicas dos diferentes segmentos da economia local. (Fonte: Ascom/Sebrae - Ana Lúcia Machado).

19.01.2015

Câmara de Eventos faz reunião para deliberar
          A 31ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará - CS Eventos, a primeira de 2015, acontecerá no dia 28 deste, às 9:00 horas, na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará SA– ADECE - com a seguinte pauta: Apresentação da Área Comercial do CEC – Centro de Eventos do Ceará, por Marcos Pompeu, Gerente Comercial do CEC; Planejamento Estratégico/ Agenda Setorial da CS Eventos no dia 06/02; Outros Assuntos Relacionados ao Setor.
        A executiva Enid Câmara (foto) preside. Thaís Mesquita, Diretora de Desenvolvimento Setorial, pede a presença e confirmação de todos: cseventos@adece.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3457.3324.
Aliás, a CS Eventos está convidando para a sua reunião de Planejamento Estratégico, que será realizada no dia 6 de fevereiro, no Centro de Eventos do Ceará, de 8 às 18 horas.

19.01.2015

UFC ofertará 13 novos cursos no Sisu 2015
A UFC completa 60 anos mantendo-se na vanguarda do ensino superior, inclusive com a criação de 13 novos cursos, cujas vagas serão ofertadas já no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. Os novos cursos estão distribuídos pelos campi de Fortaleza, Quixadá, Russas e Crateús.
Na Capital, o Centro de Tecnologia (CT) passa a ofertar os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Teleinformática, ambos no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Os dois cursos iniciam suas atividades no primeiro semestre de 2015, cada com 60 vagas em entrada única.
          Também em Fortaleza, terão início as atividades do Curso de Economia Ecológica, ofertado pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), que irá disponibilizar 50 vagas para o primeiro semestre no Sisu. Ainda no CCA, mas com ingresso apenas para o segundo semestre, haverá o Curso de Gestão de Políticas Públicas, com 50 vagas.

19.01.2015

Sobral vai ganhar novo aeroporto
          O ministro da Aviação, Eliseu Padilha (foto), conheceu, na quinta-feira (15/01), prospecção elaborada pelo governo do Ceará e pela prefeitura de Sobral de novo aeroporto para o município.
         Contemplado no programa de desenvolvimento da aviação regional do governo federal, o atual aeródromo da cidade não tem como ser expandido por questões ambientais e por estar cercado pela área urbana.
 
          De acordo com o prefeito da cidade, Veveu Arruda (foto), a área escolhida para o novo terminal fica a 10 quilômetros do aeroporto em funcionamento atualmente, e fica próxima à rodovia CE-178. No local, não existem obstáculos naturais, e há espaço suficiente para uma pista grande, que poderia receber inclusive aeronaves de carga. (Fonte: Diário de Bordo do jornalista Ivonildo Lavor).

19.01.2015

Mulheres profissionais e de negócios

Toma posse nesta quarta-feira, 21, o novo Conselho Diretor da BPM (Bussiness Professional Women)-Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza. A presidente Elisa Maria Ferreira entrega o cargo à sua sucessora Antônia Ednólia Correia Cordeiro.

Glória Ribeiro já foi presidente

A solenidade acontece às 19h30 no auditório da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas.

19.01.2015

PE recebe turistas com carnaval

          A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Pernambuco,  sob a presidência de Luiz Felipe Moura,  em parceria com a  Prefeitura de Olinda, AIP e Infraero realizou no terminal de passageiros do aeroporto de Recife  uma apresentação de passistas de frevo com o acompanhamento da Orquestra Vienna e a exibição dos bonecos gigantes de Olinda, destacando entre eles o compositor Capiba. 
         Pernambuco mostra aos que chegam a Recife um pouco do seu notável carnaval.
        Luiz Felipe Moura (presidente da Abrajet-PE), Juliana Rezende (Div. Turismo de Olinda), José Ramos Andrade (Secretário Executivo de Des.Econômico de Olinda) e José Renan (Infinito Promo)  Foto: Rogério Almeida.

19.01.2015

Jornalismo potiguar está de luto
          Recebemos do jornalista Listz Coutinho Madrugas, de Natal, o seguinte comunicado: “Com pesar, comunicamos o falecimento ocorrido as 17 horas do dia  15 de janeiro da advogada, promotora pública, escritora e jornalista ANNA MARIA CASCUDO BARRETO (foto), diretora cultural da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet/RN.
“Filha do saudoso escritor Luis da Câmara Cascudo e de dona Dahlia Freire Cascudo, ela estava internada nos Hopsital São Lucas, em Natal, devido a um tumor no esôfago. Anna nasceu em 13 de outubro de 1936. Publicou diversos livros, dentre eles: "Mulheres Especiais (Global, SP), "O Colecionador de Crepúsculo" (Gráfica do Senado Federal), "Neblina na Vidraça" (Global, SP), além de Ensaios de Abertura e prefácios em 16 livros de autores nacionais. Fundadora da Academia Feminina de Letras do RN, e integrava a Academia Norte-Riograndense de Letras. Anna escrevia desde os 13 anos de idade no extinto jornal A República.Jornalista Liszt Coutinho Madrugas- Presidente da Abrajet/RN.

19.01.2015

Dança japonesa em palco cearense
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o espetáculo de dança Fukushima Mon Amour, o novo solo de Tadashi Endo. Motivado pelo acidente nuclear que ocorreu em 2011 no Japão, Tadashi Endo dança a dor da tragédia e a esperança da reconstrução, celebra o poder da natureza e questiona a relação do homem com a preservação da vida.Esse espetáculo, criado, dirigido e “performado” por Tadashi Endo foi criado em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia, que compôs uma trilha sonora original.
Sozinho no palco, Tadashi Endo dança o Butoh, uma busca estética e técnica contemporânea japonesa. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. Através de um mínimo de movimento, ele alcança o máximo de tensões, sensações, emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue dança. ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação.
Sobre o Butoh: Antes da Segunda Guerra Mundial, havia no Japão dois tipos de dança: a tradicional (principalmente Kagura, Buyo, Bugaku, Nô) e a dança ocidental (balé clássico e moderno). Foi o crescente desenvolvimento da dança moderna no Japão que possibilitou o background para o nascimento do Butoh, uma manifestação artística surgida nos anos 60 como negação à rígida tradição cênica japonesa.
Sobre Tadashi Endo: Bailarino de Butoh, coreógrafo, diretor do “MAMU – Butoh Center” em Göttingen, Alemanha, Endo reúne em seu fazer artístico a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Ocidental e Oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal. Iniciou os estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental.
Desde 2002 desenvolve uma relação afetiva e criativa com o Brasil, onde dirigiu espetáculos do LUME Teatro e Bando de Teatro de Olodum, ministrou workshops e realizou turnês de seus espetáculos por diversas cidades brasileiras. (Assessoria de Imprensa – Kiko Bloc Boris).

19.01.2015

CURTAS SOCIAIS
*Vanda Palhano (foto) ganhou abraços no domingo porque marcou o calendário.

Também comemorou aniversário na mesma data o filho dela, Ricardo Palhano, executivo do jornal O Estado.

*Ainda no domingo os amigos abraçaram Firmo de Castro, igualmente aniversariante.
*César Bertosi e Francisco de Mattos Brito (foto com novo visual) são os aniversariantes desta segunda-feira, 19.

*Amanhã, em Aracati, acontece a tradicional Festa de São Sebastião, que atrai devotos de toda região jaguaribana.
*Aliás, o Rio de Janeiro também estará em festas neste dia 20 com as homenagens a seu Padroeiro, São Sebastião.

*Em restaurante em voga, na hora do almoço, Maurílio e Elza Moreira, Herbert e Sarah Aragão.

*Até amanhã.