19.01.2015

Dança japonesa em palco cearense
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 22 e 25 de janeiro, o espetáculo de dança Fukushima Mon Amour, o novo solo de Tadashi Endo. Motivado pelo acidente nuclear que ocorreu em 2011 no Japão, Tadashi Endo dança a dor da tragédia e a esperança da reconstrução, celebra o poder da natureza e questiona a relação do homem com a preservação da vida.Esse espetáculo, criado, dirigido e “performado” por Tadashi Endo foi criado em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia, que compôs uma trilha sonora original.
Sozinho no palco, Tadashi Endo dança o Butoh, uma busca estética e técnica contemporânea japonesa. A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. Através de um mínimo de movimento, ele alcança o máximo de tensões, sensações, emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue dança. ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação.
Sobre o Butoh: Antes da Segunda Guerra Mundial, havia no Japão dois tipos de dança: a tradicional (principalmente Kagura, Buyo, Bugaku, Nô) e a dança ocidental (balé clássico e moderno). Foi o crescente desenvolvimento da dança moderna no Japão que possibilitou o background para o nascimento do Butoh, uma manifestação artística surgida nos anos 60 como negação à rígida tradição cênica japonesa.
Sobre Tadashi Endo: Bailarino de Butoh, coreógrafo, diretor do “MAMU – Butoh Center” em Göttingen, Alemanha, Endo reúne em seu fazer artístico a sabedoria das tradições da dança e do teatro, Ocidental e Oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal. Iniciou os estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e posteriormente aprofundou-se no teatro ocidental.
Desde 2002 desenvolve uma relação afetiva e criativa com o Brasil, onde dirigiu espetáculos do LUME Teatro e Bando de Teatro de Olodum, ministrou workshops e realizou turnês de seus espetáculos por diversas cidades brasileiras. (Assessoria de Imprensa – Kiko Bloc Boris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário