Postagem do dia 10.08.2015

Dia do Estudante: Mobilização e Paralisação
Diretores do Sindicato APEOC, tendo à frente o professor Anízio Melo, presidente da entidade, retomaram neste início de semestre o projeto “No Chão da Escola”.
O Sindicato está convocando estudantes, pais e profissionais da educação para a grande mobilização e paralisação deste dia 11, terça-feira, em defesa do Pré-Sal e da Educação Pública. O movimento nacional vai às ruas e também visa barrar o Projeto de Lei 131 do senador José Serra, que tira da Petrobras a exclusividade da exploração do Pré-Sal, em prejuízo dos recursos para o ensino e para toda a nação brasileira.
Em Fortaleza e no interior do Estado acontecerão manifestações e atos públicos. Na capital será realizada uma grande passeata saindo da Praça da Faculdade de Direito da UFC (Praça da Bandeira), a partir das 14 horas, com destino à Praça da Gentilândia, onde haverá Ato Cultural.

10.08.2015

Servidores do IFCE decidem continuar a greve
           Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) decidiram, em nova assembleia geral encerrada na noite de sexta-feira, 7, continuar em greve.
        Em mais uma assembleia histórica (foto), marcada pela forte participação, com credenciamento de mais de 520 servidores que lotaram a quadra principal do Campus Fortaleza, na Avenida 13 de Maio, os trabalhadores do Instituto votaram por ampla maioria pela continuidade do movimento grevista, iniciado oficialmente no dia 23/7, e aprovaram a solicitação à Reitoria de suspensão imediata do calendário acadêmico, diante da alta adesão da greve nos diversos campi do IFCE em todo o Ceará.
          Com a decisão tomada nesta sexta-feira, o movimento grevista continua, no Ceará, se somando à greve nacional dos servidores federais da educação, por respeito a direitos, contra os cortes do Governo Federal para o setor, por reposição salarial, contra a precarização dos Institutos Federais e por garantias de educação pública de qualidade.
          Os servidores também aprovaram deliberação de encaminhar ao sindicato nacional da categoria (SINASEFE) proposta de que a greve tenha como reivindicação central a reversão dos cortes de recursos para a educação, anunciados pelo Governo Federal. Também foi aprovada a proposta de realizar, no dia 21/8, em Fortaleza, um grande fórum sobre a precarização no IFCE, para qualificar o debate e quantificar problemas a serem resolvidos, com reivindicações a serem apresentadas à Reitoria. (Fonte: Ascom Sindicato).

10.08.2015

O sal do MacDonald
       Gente, sábado, 8, tentei experimentar as batatas fritas que o MacDonald em Fortaleza serve às crianças neste lanche: é coisa de saúde pública de tanto sal colocado, de vigilância sanitária mesmo, muito acima da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Reclamem, tenha cuidado com a saúde dos seus filhos!

10.08.2015

R$ 50 milhões previstos
Setor calçadista inicia nesta terça-feira
encontro de negócios em Fortaleza

          Começa nesta terça-feira, 11,  com abertura às 9 horas da manhã, a 11º APACACE-Encontro de Negócios com Amigos e Parceiros de Calçados e Acessórios do Ceará, que acontece até o dia 13 com 34 estandes e 160 marcas locais e nacional, no Atlântico Hall e anexos do Hotel Marina Park, apresentando os lançamentos da moda de calçados.
          À noite, às 19 horas, após a abertura oficial do evento, haverá “show” e jantar de confraternização entre os participantes. Os coordenadores e  anfitriões são Carlos Pompeu e Clóvis Maia (foto).  “A previsão é também  realizar 50 milhões de reais em negócios”, afirmam.
          Carlos Pompeu detalha mais o evento: “O principal objetivo é levar  entretenimento, lazer, relacionamento, novidades e informações num só lugar e promover o entrelaçamento de produtores e vendedores (fabricantes e lojistas de grande, médio e pequeno porte), que nas grandes feiras não têm tempo para conversar, trocar ideias. É também uma ótima oportunidade para negócios”, confessa.
          A feira teve início em 2009 e foi criada por três representantes comerciais da área – Carlos Pompeu, Albano da Fonseca e Rodrigo Jucá. O pensamento inicial de promover um momento para aproximar o lojista, o representante e o fabricante se consolidou  propiciando também negócios. Analistas de economia acreditam que durante os anos de sua realização a feira já tenha proporcionado vendas acima de 150 milhões de reais.
          “No início eram apenas 5 estandes com 25 marcas e hoje já estamos com 34 estandes  e mais de 160 marcas. Além das fábricas cearenses estamos trazendo marcas de outros Estados brasileiros, o que gera créditos de ICMS de outras unidades da federação”, afirma Clóvis Maia. A feira funcionará de 9 às 19 horas e nos dias 11 e 12 haverá jantar e “shows” para os participantes.

Informações sobre a APACACE com Thaís Palbo: (85) 3094.2573 – (85) 99911.2900.

10.08.2015

Arte com as folhas, “que não são lixo”
          Em tempos de excesso de informação, correria e competição desenfreadas e poucas oportunidades para refletir, contemplar, conhecer-se, uma nova exposição em Fortaleza vem chamar atenção para as possibilidades de educar o olhar para um tema e uma forma diferentes.
          A exposição "Folhas ", que será aberta na quarta-feira, 12/8, no Sesc Senac Iracema, com obras da artista visual Leny Rose, traz um convite para ver de outro modo a singeleza das folhas, tantas vezes menosprezadas, recolhidas como lixo, tratadas como sujeira diante de espaços urbanos cada vez mais marcados pela ausência do verde.
          Os 38 quadros da exposição, fruto de três anos de trabalho, revelam as combinações de cores, texturas, tamanhos e também significados e leituras que podem ser feitas a partir de folhas, salvando-as da lata do lixo para compor obras que capturam o olhar e impressionam pelo poder da simplicidade.
          "É no silêncio acumulado de folhas secas ao chão que a natureza se recria. Esse silêncio que violamos é esse útero invisível de recriação do mundo. É na distância dos nossos quintais, sítios, parques, árvores, rios; é nesse silêncio que há uma regência magnânima que cuida de tudo, inclusive do ar que vamos respirar no futuro que nem vislumbramos ainda", elenca Leny Rose (foto). "Folhas não são lixos. São nichos, vitaminas, minerais, combustível para a vida vindoura”, completa Leny. (Fonte – Imprensa – Dalwton Moura).

10.08.2015

Skal internacional  está de luto
          A morte do presidente  do Skal Internacional da área Ásia, Marco Battistotti (foto), de Penang, na Malásia, deixou muito tristes skalegas de várias partes do mundo que com ele conviveram em diversos eventos internacionais.
          Marco era hoteleiro e foi responsável pela disseminação da entidade Skal em várias regiões do continente asiático. Ele morreu na semana passada em acidente automobilístico.

      Eu postei esta mensagem no grupo  do Skal Internacional no Facebook: “RIP, Marco. Sincere condolences for his Family and the Skallegues of Penang, from José Rangel, Skal Fortaleza/Brasil”. RIP é abreviatura para  “rest in peace”.

10.08.2015

Fórum de  Oportunidades
sobre Energias Renováveis
          Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC promove no próximo dia 20 de agosto, a partir das 8h, no auditório Luiz Esteves Neto, o Fórum de Oportunidades de Negócios em Energias Renováveis - Oportunidades de Carreira.  O objetivo dessa edição do evento é apresentar as demandas atuais e futuras de pessoal das empresas que atuam no setor, assim como as oportunidades de carreira e a oferta de capacitação das várias instituições de ensino em ambos os níveis, de modo que o setor possa atrair e capacitar profissionais de elevado nível. Essa é a quinta edição do evento realizada na FIEC.
          O público- alvo do fórum são empresas do setor; estudantes de nível técnico e superior; e profissionais em atuação no segmento e mesmo em outros que queiram fazer uma mudança de carreira. Por meio de palestras com profissionais de universidades e instituições de ensino técnico, os participantes terão a chance de ficar por dentro do setor, das ofertas de capacitações técnicas do SENAI/CE, Instituto Centec e IFCE e das qualificações em nível superior da UFC, Uece, Unifor e do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará(SENGE). O moderador do evento será o presidente da Câmara Setorial das Energias Renováveis e também coordenador do Núcleo de Energia, Jurandir Picanço (foto).
          As inscrições para o Fórum de Oportunidades de Negócios em Energias Renováveis Oportunidades de Carreira podem ser feitas pelo e-mail erbrilhante@sfiec.org.br. (Fonte: Jornalista Marcellus Rocha).

10.08.2015

III Pollo Fashion Week na Praça do Ferreira
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), por meio da sua unidade da Parangaba, participará de 9 a 12 de setembro, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, do III Pollo Fashion Week. A instituição disponibilizará ao público os serviços da sua unidade móvel dos setores têxtil e de vestuário. Nesse espaço, o SENAI oferece um ambiente de ensino sobre rodas, que age como uma oficina de treinamento. 
 Durante o evento, além de demonstrar o seu potencial em solução e formação profissional para o mercado, a entidade vinculada ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC) fará oficinas e palestras sobre diversos segmentos e tendências da moda. O SENAI participa pela segunda vez da iniciativa.

O III Pollo Fashion Week é considerado o maior evento de moda aberto ao público do Ceará. Já faz parte do calendário oficial de eventos de Fortaleza oferecendo entretenimento e oportunidades de negócios. Nos dois primeiros anos, toda a estrutura aconteceu na Praça da Sé. 
A transferência para Praça do Ferreira permite outras proporções ao evento, passando a representar todos os polos de moda da capital, como, por exemplo, as Avenidas Expedicionários, Rufino de Alencar, Luciano Carneiro, Monsenhor Tabosa e o bairros da Maraponga, Aldeota e Centro. Nesse ano, é esperado um público superior a 100 mil pessoas nos quatro dias do Pollo Fashion Week.
  Na quinta-feira, dia 10 de setembro, além da Praça do Ferreira, o PFW estará no Ceará Moda Shopping, da Av. Luciano Carneiro, onde será realizado um exclusivo desfile multimarcas.

10.08.2015

ABAV abre inscrições para imprensa
43ª ABAV - EXPO Internacional de Turismo, que se realizará de 24 a 26 de setembro de 2015, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo abriu inscrições para os profissionais de imprensa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente pelos profissionais até o dia 20 de setembro, bastando para isso acessar o link e seguir o passo a passo indicado pelo sistema, que este ano inova estabelecendo uma categorização das editorias.
A assessoria de imprensa do evento está a cargo da AMIgo! Comunicação Integrada, que fará um atendimento à imprensa personalizado, segmentando a divulgação conforme a editoria de cobertura do jornalista (turismo trade, turismo consumidor final, economia e negócios, turismo rural e agronegócios, meio ambiente e sustentabilidade, comportamento, variedades, aviação e transporte, cidade, colunismo social, gastronomia e tecnologia). Mais informações em: www.abavexpo.com.br ou  pelo telefone (11) 3873-5488 ou e-mail imprensa@abavexpo.com.br.

10.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*A exposição “Conversas de Graciliano Ramos” pode ser visitada no Centro Cultural do BNB no centro da cidade. A organização é de Ieda Lebensztayn e Thiago Mio Salla e a Curadoria de Selma Caetano, de São Paulo.
*Dia 26, no Ideal Clube, lançamento do novo CD do ministro-poeta-compositor Ubiratan Aguiar (foto). Desta vez é “Ubiratan em qualquer papel” com uma nova seleção de músicas de sua autoria.
*Nesta segunda-feira, 10, os abraços vão para Adriano Costa, Édson Ventura e  Francisco Souto Paulino (Na foto com sua Ledinha).
*Na terça, 11, eu cumprimento a Edilmar Norões (foto), Georgiana (sra. Joaquim Guedes), Jacaúna Aguiar, José Háteras e Silva e Suzazinha Cabral. É também o aniversário de Luana, nascida Brasileiro.
*Recife comemora neste dia 10 os 50 anos de nascimento de Eduardo Campos (foto) com o lançamento de livro sobre seus discursos  como Governador de Pernambuco no período de 2007 a 2014, editado pela Fundação João Mangabeira. O evento tem como cenário a Arcádia do Paço Municipal.

*Por hoje contei. Até amanhã.