Postagem do dia 08.12.2017

DEVIDO A PROBLEMAS TÉCNICOS NÃO ESTAMOS ILUSTRANDO AS NOTÍCIAS DE HOJE COM FOTOS


Cortes nos repasses leva à penúria   educação em alguns municípios

           Olho vivo! "Há presentemente uma angustia justa dos prefeitos cujos municípios têm pouca renda com os cortes nos recursos federais destinados à área de educação. No mês passado, os cortes foram de 47%, este mês serão acima de 50%, os prefeitos não sabem como irão honrar os compromissos com os seus professores e com o custeio da educação", disse na tribuna da Assembleia nesta quinta-feira, 7, o deputado Audic Mota (PMDB).
          Ele defende que a Assembleia se posicione junto à bancada federal cearense sobre este assunto e que ela cobre uma solução do Governo Federal.
          “O Governo Federal tem praticado nos últimos meses um verdadeiro atentado contra o pacto federativo. É um corte tremendo nos repasses para a educação. Foi uma redução de mais ou menos 50 por cento para os meses de novembro e dezembro, o que leva a uma situação de falta de recursos até para pagar a folha normal. É uma situação sem precedentes causada na educação do nosso Estado”, assinalou o parlamentar. Portanto, olho vivo!

08.12.2017


08.12.2017

“Inútil e ingrato”         

        "Esse Tiririca é um inútil, sabido e ingrato que viveu sete anos de bons salários e mordomias, não contribuiu absolutamente com nada para o Parlamento brasileiro e para o Brasil. Dizer agora que está decepcionado com a vida parlamentar é de um descaramento sem medidas. Por que não denunciou antes? Por que não renunciou? Quer sair atirando pedras na Casa e nos colegas", disse na sessão desta quinta-feira, 7, da Assembleia Legislativa, o deputado Fernando Hugo. Todos os deputados criticaram a atitude do deputado federal eleito por São Paulo.
        “Ele falou, falou, enrolou-se todo e não disse nada de concreto”, afirmou o líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT).

08.12.2017

Camilo recebe troféu Personalidade Turística 2017

          Nesta sexta-feira, 8, o governador Camilo Santana receberá o Troféu Habib Ary Personalidade Turística 2017 concedido pela ABIH/Ceará-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção do Ceará.
          O presidente Eliseu Barros faz a entrega com sua Diretoria. O evento acontece às 21 horas no Hotel Gran Marquise onde também será realizado o jantar. O tíquete exibível é intransferível.

08.12.2017


08.12.2017

Convenção do PSDB em clima tenso

        Neste sábado, 09, o PSDB faz sua convenção nacional em clima tenso e nada festivo. É certo que o partido vai abandonar o governo Temer e que todos os seus ministros deverão entregar o cargo. O partido também romperá sua parceria com o PMDB e com o DEM.
        Geraldo Alckmin e Tasso Jereissati deverão dominar a cena já que são os que mais lutam para o partido manter a sua essência inicial e afastar-se “de Temer e seu nociso séquito” (como disse alguém da cúpula partidária). O PSDB também deverá votar favorável à reforma da Previdência.


08.12.2017

Incêndio florestal terá brigadistas temporários

Na quinta-feira, a Assembleia Legislativa aprovou o  projeto de lei complementar  que trata da prevenção e do combate a incêndio florestal e da contratação temporária de brigadistas de incêndios florestais, além de proibir a queima e disciplinar o uso do fogo controlado.
A matéria foi aprovada com emenda modificativa do deputado Evandro Leitão (PDT), que define o público que pode ser brigadista; sugere o  treinamento e capacitações do grupo de voluntários e brigadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos federais que atuam na área ambiental, bem como define que, em caso de queimadas, o comunicado deve ser feito para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O Secretário de Meio Ambiente Artur Bruno  esteve em plenário acompanhando a votação.

08.12.2017


08.12.2017

Decoração natalina e sustentabilidade

A  Assembleia Legislativa, como em todos os anos, entra no clima natalino com a já tradicional iluminação nos jardins do Palácio Governador Adauto Bezerra, edifício-sede da Casa. A instalação permanece até o dia 6 de janeiro de 2018, quando é comemorado o Dia de Reis com as luzes sendo acionadas das 18h às 5h.
Neste ano, o conceito do projeto é a sustentabilidade. Por isso, foram utilizados 40 mil de luzes de LED, que têm menor consumo de energia. “É importante não deixar passar em branco, mas buscamos marcar a data tentando economizar nos gastos”, explica a diretora administrativa da AL, Lise Novais.
De acordo com o engenheiro e chefe de manutenção da AL, Marcos Macambira, a distribuição da decoração também foi otimizada, priorizando o prédio principal, onde está a entrada do Plenário 13 de Maio.  “Há uns quatro anos usamos as luzes de LED. Com certeza é mais econômico", informa. A decoração inclui o uso de réplicas de árvores de Natal e de formatos de arcos.

08.12.2017

Formatura de Aprendizes Marinheiro


        O Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, Capitão de Fragata Marcos Werneck Regina, realizou na manhã desta sexta-feira, 8, a solenidade de Formatura e Juramento a Bandeira da Turma Juliet/2017 da referida Escola.
        A Cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire, Comandante do 3° Distrito Naval, às 10 horas.

08.12.2017

Sabores e saberes

A primeira edição do Projeto Sabores e Saberes  será realizada no restaurante Maria Manjar,  em Caucaia. Os  primeiros convidados que mostrarão seus trabalhos são  Adriana de Maria, Rosa Tapeba e Sem João Pina, que irão ensinar os pratos: Acarajé (baiano), Arroz de Aratu (caucaiense) e Siga (Guiné Bissau).
         Datas dos eventos: Acarajé: 20 de dezembro. Arroz de aratu: 24 de janeiro e Siga da Guiné  21 de fevereiro. Realização de Hamilton Freitas. Informações: (85) 9 8687-1194.

08.12.2017


08.12.2017

CURTAS SOCIAIS

*8 é o Dia Nacional do Colunista Social, data comemorada festivamente por muitos da categoria.

*O jornalista de turismo Ivonildo Lavor ganhou abraços da lista afetiva porque fez aniversário.

*Quem muda de idade na data e comemora com a família é a sra. Conceição Pinto (viúva do saudoso empresário Joacy Pinto).

*Também fazem aniversário o construtor Antônio Câmara, Armando Martins, João de Sá Cavalcante e as senhoras Jô Lopes (sra. Pádua Lopes), Marlene Dias (sra. Bosco Dias) e Rosanne Medeiros (sra. Régis Medeiros).

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.