Postagem do dia 24.02.2017

Estado abre Fundo Penitenciário com R$ 52 milhões
          A Assembleia aprovou na quinta-feira, 23, projeto de lei do Executivo criando  o Fundo Penitenciário do Estado do Ceará (Funpen-CE). Ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o fundo  vai garantir que o Ceará receba recursos diretamente do Fundo Penitenciário Nacional. Atualmente, R$ 52 milhões já estão assegurados, aguardando apenas a criação do mecanismo. O projeto segue agora para a sanção do governador Camilo Santana.
        O deputado Capitão Wagner (PR) lamentou que proposição idêntica de sua autoria, apresentada há vários meses,   nunca tenha sido considerada pelo Legislativo, que  “agora recebe  esta do Governador e  é imediatamente aprovada”, disse. Mesmo assim, o parlamentar votou favorável à matéria.

         Os recursos do Funpen garantirão o aparelhamento, reforma e ampliação das unidades prisionais, aquisição de materiais, capacitação de pessoal, assim como financiarão atividades e programas educacionais e de inclusão social. Os programas e a aplicação dos recursos serão aprovados por um conselho gestor, composto por membros da Sejus, Secretaria da Fazenda do Estado, Assembleia Legislativa e Conselho Penitenciário.

24.02.2017


24.02.2017

Primeiro o carnaval
         Na tarde de quarta-feira, 22, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou emenda ao projeto dos Editais da Secult (carnaval, semana santa, festejos juninos, natal etc) aceitando o mais urgente, o do carnaval, no valor de mais de 1 milhão de reais, e deixando os outros para análise posterior. O dinheiro para o carnaval foi garantido pelo plenário, ontem.
        O valor total dos editais da Secretaria de Cultura do Estado para este ano chega a 44 milhões de reais. O secretário Piuba esteve presente.

24.02.2017

"Tem dinheiro para o carnaval, mas não tem para doentes”
        O deputado Danniel Oliveira (PMDB) em aparte no Legislativo estadual, disse: “Como é que o Governo do Estado libera dinheiro para os festejos de carnaval enquanto hospitais estão desativando serviços essenciais à vida por falta de recursos e faltam medicamentos para atender os doentes carentes do Estado?” E prosseguiu: “É aquela história: tem dinheiro para o carnaval, mas não tem para os doentes.”
        O parlamentar citou o caso do ICC (Instituto do Câncer do Ceará) que fechou alguns serviços por não ter recursos para mantê-los “e na própria terra do Governador, no Cariri, há hospitais desativando atendimento por não ter como tratar os doentes.”

24.02.2017

Blocos e liderança de bancadas na AL
          Os partidos políticos já compuseram os seus blocos e lideranças de bancada na Assembleia Legislativa para este ano pelo menos. Assim, o deputado Leonardo Araújo vai liderar o  bloco parlamentar formado pelo PMDB/PSD/PMB.
        A liderança do PC do B confirmou o deputado Carlos Felipe para liderar a bancada do partido.
        Já o deputado Capitão Wagner, como líder, e Ely Aguiar (foto), como vice-líder vão dividir a liderança do bloco parlamentar formado pelos partidos PR/PSDB/PSB/PSDC.

24.02.2017


24.02.2017

Infelizmente ainda acontece isso
        Este é um crime ambiental inqualificável, da maior gravidade, que deve ser reprimido e punido. A foto circulou no Grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp. Não sei quem postou nem onde aconteceu nem o destino dado à cobra. Se vier a saber alguma coisa, conto.
        Eu disse a um internauta que retrucou à minha postagem dizendo que “o homem não está fazendo nada demais com a cobra”: Bom, Ricardo, se ele estivesse bem intencionado não faria o que está fazendo, se exibindo, já teria soltado a cobra em local adequado para digerir sua alimentação ou parir, conforme demonstra o volume na barriga. Ou então chamaria os agentes do Ibama, como eu e você faríamos.

24.02.2017

Eventos e projetos do Sebrae na reunião da CSE
        A Câmara Setorial de Eventos do Ceará realizou a sua 46ª. reunião ordinária com dirigentes e representantes de empresas que integram a cadeia produtiva de eventos sob o comando da presidente Enid Câmara. O local foi o auditório da Adece.
Sílvio e Enid
      Na ocasião, Sílvio Carlos Ribeiro, diretor de Agronegócio da Adece, apresentou as estratégias do órgão para o setor de eventos afirmando ser a “Adece um órgão do governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com várias diretorias que trabalham a atração de investimentos, cabendo a ela a execução da política de desenvolvimento econômico, industrial, comercial, de serviços, agropecuário e de base tecnológica, articulando-se com os setores produtivos e atraindo e incentivando investimentos, além de criar condições para a competitividade dos setores econômicos do Estado do Ceará”.
         Já o diretor superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo Filho (em pé, na foto), apresentou os projetos do Sebrae para o setor de turismo em 2017 começando sua exposição mostrando o desequilíbrio da urbanização regional e um levantamento econômico e territorial do Estado, evidenciando as metas do Sebrae através de um trabalho desenvolvido em 12 escritórios nos municípios.
        “Na área do turismo – disse Cartaxo - as metas são centralizadas em três projetos: Rota das Emoções, Rota das Falésias, Costa dos Ventos e Rota Verde do Café. Outros projetos são: Ibiapaba e Cariri. Em Fortaleza, numa parceria com a Prefeitura, está sendo modernizado o Mercado São Sebastião”. (Fonte e fotos jornalista Edgony Bezerra).

24.02.2017


24.02.2017

Fortaleza carnavalesca
            Para quem gosta e vai ficar em Fortaleza, o  Carnaval 2017  contará com atrações regionais e nacionais em oito polos distribuídos pela Capital nos quatro dias de folia. Do Aterrinho da Praia de Iracema aos  Mercados dos Pinhões, da Aerolândia, da Pontes Vieira e dos Peixes, além do Bar da  Mocinha, Passeio Público e avenida Domingos Olímpio, será uma alegria só, pois todos  receberão programação especial da Prefeitura. Confira aí o que irá acontecer:

No Aterrinho da Praia de Iracema
Sábado, 25, a partir das 17 horas: Marcos Caffé, Lídia Maria, Casa Maré e Teresa Cristina canta Cartola;

Domingo, 26, a partir das 17 horas:  Pingo de Fortaleza, Aparecida Silvino, Casa Maré, Lorena Nunes e Dona Onete;

Segunda-feira, 27, a partir das 17 horas: Mel Mattos, Os Alfazemas e Chico César;

Terça-feira, 28, a partir das 17 horas: Erivan Produtos do Morro, Marcos Lessa e Maria Rita.

Mercado dos Pinhões:
Sábado, 25, e segunda, 27, das 16h às 19 horas: Luxo da Aldeia;

Domingo, 26, das 16 às 19 horas: Bloco Camaleões do Vila com participações de Roberta Fiúza;

Terça, 28, das 16h às 19 horas: Os Bichos de Urêia.

Mercado da Aerolândia
Sábado, 25, e segunda-feira, 27, das 17h às 20h:  Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria.

Bar da Mocinha

Sábado, 25, domingo, 26, segunda, 27, e terça-feira, 28, das 18 às 22h: Bloco Num Ispaia Sinão Ienche.

 Passeio Público
Sábado, 25, e segunda-feira, 27, de 9h às 11 horas: Bailinho de Carnaval com Marcos Melo Maracatu;

Domingo, 26, e terça, 28, de 9h às 11 horas: Bailinho de Carnaval com a banda Só Alegria.

Mercados  da Pontes Vieira e  dos Peixes:
Sábado, 25, domingo, 26, segunda, 27, e terça, 28, de 17h às 19 horas - Marchinhas de Carnaval.

Avenida Domingos Olímpio:
Sábado, 25 – Maracatus:
Nação Pindoba  - "Um Canto de Liberdade"; Rei Zumbi - "Maculele"; Nação Palmares - "Na África fui Realeza, no Brasil Banzo e Tristeza, no Além-Mar Negra Nobreza"; Nação Iracema - “15 Anos de Nação Iracema-Festa no Quilombo”; Nação Axé de Oxossí - “Maracatu; Guerra Bonita da Resistência”; Kizomba - “Em Terras Secas, Poeiras Irmãos”; Filhos de Iemanjá - “Saudação a Oxossí, Filho Querido de Iemanjá”; Solar.
Domingo, 26 – Maracatus:
Nação Baobab - “Meu Maracatu, Dança na Sombra do Baobab”;
Nação Pici - “Oxum o Pavão das Águas”; Vozes da África - “Meu Maracatu se Veste de Ouro do Congo a Ouro Preto, de Galanga a Chico Rei”; Rei de Paus - “A Mitologia Nagô e Yorubá, Contos e Lendas”; Nação Fortaleza - “Mãe Pequena - Jenipapo Kanindé”; Az de Ouro - “80 Anos do Maracatu Az de Ouro, uma Homenagem a uma Rainha Negra, Nzinga Mbandi”
Segunda-feira, 27 - Blocos e Cordões:
Unidos da Vila,  Garotos do Benfica, Doido É Tu, As Bruxas, Vampiros da Princesa, A Turma do Mamão, Princesa no Frevo, Balaku Baku Folia. Império da Vila, Barão Folia, Garotos do Parque, Prova de Fogo e Amigos do Zé.
Terça-feira, 28 - Afoxés e Escolas de Samba:
Acabaca, Omorisá Odé, Obá Sá Rewá, Filhos de Oyá, Corte no Samba, Unidos do Acaracuzinho, Mocidade Bela Vista, Girassol de Iracema, Tradição da Bela Vista, Império Ideal, Imperadores da Parquelândia e  Colibri.

24.02.2017


24.02.2017

CURTAS SOCIAIS
 *O ex-governador Lúcio Alcântara esteve na manhã desta sexta-feira no Palácio da Abolição convidando o governador Camilo Santana para a sua posse na presidência do Instituto do Ceará, dia 4 de março, sábado, às 17 horas.
 *Aliás, também recebo convite para o mesmo evento.
 
Sede do Instituto
*Devido o carnaval, a Sociedade Numismática e Filatélica Cearense adiou deste para o domingo, 5, o seu tradicional leilão de produtos filatélicos e colecionáveis.
 *Ganhou abraços na quinta-feira porque marcou o calendário o deputado Walter Cavalcante.
 *Nesta sexta-feira eu cumprimento o executivo Nilo Sérgio Holanda Gomes (foto abaixo), Aurila Frota e Alexandre Amoreira que fazem aniversário.
*Os aniversariantes deste sábado são Tarcísio Porto (foto abaixo),
 a querida cerimonialista Norma Zélia Andrade, o desembargador Zezé Câmara e o jornalista Vicente Alencar.
 *Em Brasília, no domingo, será cumprimentado o jornalista Wilson Ibiapina.
 *É também a idade nova de dona Irismar Silveira, que estará cerca pelo carinho dos filhos Gabriela, Lula, Fátima, Mazinha e .Júlio Santiago.
 *Olavo e Socorro Moreira ocupam a casa da Prainha neste feriado carnavalesco.
 *Decano da imprensa de turismo no Brasil, o jornalista José Carlos Araújo (92 anos de idade) foi com filha e neto passar o feriado carnavalesco em Viçosa do Ceará curtindo o climazinho gostoso da serra.
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana e carnaval.