Postagem do dia 31.03.2016

Lula estará sábado em Fortaleza e participa de manifestações populares contra “impeachment”
     Com o anúncio da vinda de Lula a Fortaleza, a Frente Brasil Popular no Ceará definiu uma nova agenda de atividades para reforçar o ato com a presença do ex-presidente. Entre esses atos está a oficialização da candidatura de Luisianne Lins a prefeita de Fortaleza pelo PT (foto abaixo).
  Nesta quinta-feira, dia 31, a Frente Brasil Popular leva organizações sindicais, estudantis e de classes para as ruas do centro da cidade. A ação faz parte da “Jornada Nacional pela Democracia”. A concentração está marcada para 15 horas, na Praça da Bandeira. A marcha fará percurso até o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.
      Na sexta-feira, 1º de abril, haverá programação de protestos a favor do Governo. Militantes do PT participam de ato na Praça da Imprensa, no Dionísio Torres, às 17h30, com o tema “Contra a Imprensa Golpista”.
       O dia mais intenso de manifestações deve ser 2 de abril, sábado. Pela manhã, a partir das 9h30, na Praça do Ferreira (em manifestação anterior), o ex-presidente Lula deverá participar do “Ato por mais democracia”, organizado pela militância do PT e pela Frente Brasil Popular. Diferentemente do protesto do dia 31 de março, este deverá se concentrar somente na praça, sem que haja deslocamento.
Em todas as atividades serão reforçadas a mobilização para o grande ato do sábado (2/4), na Praça do Ferreira, que receberá o ex-presidente Lula. Com programação prevista para começar a partir das 9h, a atividade pretende reunir mais de 100 mil pessoas na praça considerada ícone de Fortaleza. Lula iniciou uma sequência de viagens em capitais brasileira com o objetivo de angariar apoio contra o impeachment de Dilma.

31.03.2016


31.03.2016

Pimentel denuncia ataques ao estado democrático de direito
        Em pronunciamento, o senador convocou a população a participar das manifestações nesta quinta-feira (31/3). O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), voltou a manifestar sua preocupação com o grave momento político que o país atravessa. Em pronunciamento no plenário do Senado, Pimentel denunciou os constantes ataques ao Estado Democrático de Direito, promovidos nos últimos dois anos para desestabilizar o governo da presidenta da República, Dilma Rousseff.
      O senador reafirmou sua crença nas instituições brasileiras, mas alertou: “a solução para qualquer momento difícil da nossa história jamais será encontrada se nos afastarmos, um milímetro que seja, da legalidade, da Constituição brasileira e do Estado Democrático de Direito”.
        Pimentel defendeu o debate democrático entre todos os brasileiros e convocou a população a participar das manifestações em favor da democracia que ocorrerão na quinta-feira (31/3) em todo o país (foto). “Os verdadeiros democratas estarão nas ruas para defender o estado democrático de direito, como já fizemos contra a ditadura militar e na construção da Constituição republicana de 1988”, afirmou.
    O senador citou o manifesto pela legalidade e em defesa da democracia entregue à presidenta Dilma Rousseff por um grupo de juristas, advogados, professores de Direito, defensores públicos e estudantes de todo o país. Entre diversos pontos, o documento condena a instalação de um estado de exceção, defende a imparcialidade da justiça e prega a preservação da estabilidade e o respeito às instituições públicas. (Fonte: jornalista Macário Batista).

31.03.2016

Um partido que perdeu  credibilidade
E este PMDB até em sua logomarca tem labareda de fogo. Depois de passar 13 anos mamando nos governos Lula e Dilma, comendo do bom e do melhor, agora sem pudor cospe no prato que o alimentou, o fez um partido nutrido e enriqueceu os seus integrantes. Após haver comido na mesma gamela, o PMDB vem com essa história de que "o governo Dilma tem erros profundos que precisam ser banidos e a solução é sairmos da base de apoio".
        Ora, ora. É o primeiro passo para o "golpe constitucional" que o partido  armou com os seus iguais.  Mesmo que muitos não queiram admitir, o nome dessa manobra política   é mesmo  golpe porque querem destituir uma presidente eleita por 52 milhões de eleitores.
          O PMDB chega aos 50 anos negando o seu passado de luta pela democracia e isso o leva a perder credibilidade.  É por isso que o povo está indo às suas para defender a legalidade de  democrática.

31.03.2016

“Ceará Sem Drogas” pode ultrapassar
marca de 30 mil jovens sensibilizados
          Os dois primeiros eventos da campanha Ceará Sem Drogas neste ano de 2016 já têm data, hora e local marcados. Os municípios de Acaraú e Crateús são as próximas paradas da caravana liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT). A expectativa é de que a iniciativa ultrapasse a marca de 30 mil jovens sensibilizados em todo o Ceará, desde 2014.
        A organização da campanha prevê cerca de 6 mil estudantes, ao todo, somando as próximas duas edições: na manhã desta  quinta-feira (31/03), em Acaraú; e na tarde de sexta-feira (01º/04), em Crateús. A mobilização deve alcançar também estudantes de municípios vizinhos.
        Além da presença do deputado Zezinho Albuquerque, idealizador do evento, haverá a conversa franca e direta dos jovens com o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, Walter Casagrande (foto). Ele tratará do tema a partir de sua experiência, narrada no livro autobiográfico “Casagrande e seus demônios”. A campanha tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Ao todo, até agora, já foram realizados nove encontros em todo o Estado. Os municípios de Limoeiro do Norte, Sobral, Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas e Fortaleza (duas vezes) já sediaram o evento. (Jornalista Ilo Santiago, Ascom/AL).

31.03.2016


31.03.2016

Praia para cadeirantes a partir de hoje
        Nesta quinta-feira, 9 horas,  o Secretário Municipal de Turismo Elpídio Nogueira se despede do cargo participando da solenidade de entrega do Praia Acessível, que disponibilizará equipamento para possibilizar os cadeirantes terem acesso ao banho de mar na Praia de Iracema. O governador Camilo Santa, a primeira-dama Onélia Santana e o prefeito Roberto Cláudio vão estar presentes.
        Foram investidos cerca de 400 mil reais  nesse equipamento removível que será disponibilizado sobretudo nos finais de semana. O Hotel Sonata de Iracema, através de sua diretora Ivana Bezerra,  também abriu espaço para que os cadeirantes também possam utilizar os toaletes adaptados do hotel.

31.03.2016

Elpídio se despede da Setfor
          Aliàs, falando para o “trade”, a imprensa e o seu “staff” da Setfort (Secretaria Municipal de Turismo), o secretário Elpídio Nogueira (foto) fez explanação sobre o curto espaço de tempo que passou à frente do órgão (pouco mais de um ano). Isso aconteceu durante café da manhã no Paço Municipal.
        Elpídio afirmou que o grande causador do atraso de algumas obras turísticas de Fortaleza  foi o contingenciamento dos repasses do Ministério do Turismo  que chegaram a quase 70% do valor orçamentário previsto. “Mesmo assim a Prefeitura pode entregar à população a Praça Dom Hélder, na Praia do Futuro, o Mercado dos Peixes, o espigão da Desembargador Moreira”, disse.
        O Secretário também disse que a Prefeitura tem a receber do Governo Federal mais de 4 milhões de reais e que esses recursos serão aplicados na reforma da Avenida Beira-Mar.
        Na ocasião ele anunciou que está deixando o comando da Secretaria para voltar à Câmara Municipal e se candidatar à reeleição de vereador e que o seu substituto será o atual secretário-executivo do órgão, Erick Vasconcelos (na foto Darlan Leite, Elpídio Nogueira, Ivana Bezerra e Erick), “o primeiro ironman a ocupar  cargo de Secretário de Turismo no Brasil”, numa alusão à condição de atleta do Iron Man de que Erick é possuidor.

31.03.2016

Falta seriedade no combate ao mosquito
          Uma amiga me passou esta informação que publico agora: “Durante duas semanas, moradores do Edifício Turim, localizado na Rua Conselheiro Tristão, 373, tentaram contato com os órgãos do Estado e do município para denunciar uma caixa d’água existente no telhado das instalações do terminal de passageiros da Empresa São Benedito (foto), na Avenida Domingos Olímpio, ao lado do edifício citado.
        “A tentativa de  denúncia começou pela Secretaria de Saúde do Estado, seguindo orientação de um anúncio exibido na TV. A secretaria informou que o assunto é com a regional do bairro. Aí começou a via-sacra, passando pela Regional do Centro e regionais I, II e IV e nenhuma providência foi tomada.
         “Hoje a caixa d’água apareceu com uma tela, mesmo sem uma verificação da existência de foco do mosquito, visto que ao lado existe um terreno murado invadido pelo mato e com pequenas aberturas tipo “boca de lobo”. O que ficou de tudo isto foi a certeza de que, se depender do atendimento das regionais, o aedes aegypti vai continuar dominando os espaços e fazendo muitas vítimas. Faltam profissionalismo e um direcionamento das ações”. 

31.03.2016


31.03.2016

Aí gostam de grife:
Denúncia contra esposa e filha de Cunha chega a Moro
        Segundo revela em um dos seus “post” no Facebook João Otávio Lobo, chegou às mãos do juiz federal Sérgio Moro a investigação contra Cláudia Cruz e Danielle Dytz da Cunha Doctorovich (foto), respectivamente esposa e filha do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).
          “O inquérito estava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, acolheu um pedido da Procuradoria-Geral da República e decidiu desmembrar a investigação, enviando para o juiz Sérgio Moro as acusações contra os familiares do deputado, que não possuem foro privilegiado. O inquérito contra Cunha permanece no STF”, diz.
        A esposa do deputado, a jornalista Claudia Cruz (foto), é apontada como beneficiária de uma das contas mantidas por ele na Suíça. Já a filha Danielle Dytz da Cunha Doctorovich teria um cartão de crédito vinculado a uma das contas.
        Procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba afirmam que Cláudia Cruz e Danielle Dytz da Cunha Doctorovich  gastaram cerca de US$ 86 mil em compras de luxo, pagas com dinheiro de propina. Os Procuradores apontam compras em lojas de renome como Chanel, Dior, Balenciaga e Louis Vuitton. Em janeiro de 2014, por exemplo, durante uma estadia em Paris, Claudia Cruz gastou US$ 17.483,84 em três dias. Foram US$ 7.707,37 na loja da Chanel, US$ 2.646,05 na Christian Dior, US$ 4.184,94 na Charvet  Place Vendôme e US$ 2.945,48 na Balenciaga.
        "Todos estes valores foram pagos com parte do dinheiro de propina recebido por Eduardo Cunha. As despesas pagas em cartão de crédito com as quantias ilícitas recebidas podem se verificadas nos extratos dos cartões de créditos da Corner Card. Referidos extratos demostram despesas completamente incompatíveis com os lícitos declarados do denunciado e de seus familiares", diz a denúncia.
        Mais adiante, a denúncia do MPF detalha os gastos de Danielle Dytz (na foto com o seu generoso papai). "Efetuou diversos gastos, inclusive em lojas de grife, tais como US$ 1 mil na loja de sapatos Christian Louboutin (em 27.12.2012), US$ 1.685,40, na Prada (02.01.2013); US$ 2.090,22 na Burberry (02.01.2012), US$ 1.526,67 na Ermenegildo Zegna (02.01.2013), US$ 1.246,54 na Alexander Macqueen (22.01.2013), US$ 1.267,09 na mesma loja (Alexander Macqueen), em 24.01.2013, US$ 1.774,77 (em 19.02.2013) e US$ 2.398,47 (02.03.2013) na loja de roupas feminina Santa Eulalia, em Barcelona; US$ 1.506,64 na loja Yves Saint Laurent em Barcelona (13.03.2013); US$ 2.666,51 na Burberry em Barcelona (16.03.2013), US$ 2.939,63 na Chanel em Nova Iorque (21.07.2013), US$ 5.243,00 na Chanel nos EUA (30.01.2014), US$ 1.853,07 na Bloomingdale's em Orlando (18.04.2014), US$ 2.759,43 e US$ 5 mil na loja Neiman Marcus, em Orlando (18.04.2014), US$ 2.659,30 na Hermès em Cannes e US$ 4.627,11 na loja Fendi em Nova Iorque".

31.03.2016

Musical com Cláudia Raia em abril
          No mês de abril, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, recebe uma programação cheia de grandes atrações e homenagens.
        No dia 12 acontece uma maratona de shows de humor em homenagem ao Dia do Humorista. A música será contemplada durante as Sessões Sonoras do São Luiz.
     O aclamado grupo Barbatuques (foto) se apresenta no domingo, 17, junto à exibição da animação "O Menino e o Mundo", a qual teve trilha sonora assinada pelo grupo musical.
         No dia 24/4, acontece uma homenagem ao chorinho, com exibição do filme "Paulo Moura - A Alma Brasileira" (foto) e apresentação da Orquestra Sinfônica da UECE, com mestres do choro cearenses como convidados. 
        A aplaudida cantora e pesquisadora Marlui Miranda (foto) também se apresenta no São Luiz, no dia 23, juntamente com a exibição do documentário "As Hiper Mulheres".
      Já na área de artes cênicas, chega ao Cineteatro São Luiz o espetáculo “Raia 30 - O Musical”, com Claudia Raia, em cartaz nos dias 29 e 30/4 e 1º de maio. (Fonte: Ascom/Secult).

31.03.2016

Casas de Cultura divulgam resultado de testes de seleção; aulas começam  dia 11 de abril
          As Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará divulgam o resultado do teste de seleção para as turmas de primeiro semestre e do teste de nível para o período 2016.1. As matrículas dos novatos serão realizadas de 4 a 7 de abril e as aulas terão início no dia 11 de abril.
          O resultado dos testes pode ser conferido na página da Coordenadoria de Concursos (CCV - ccv.ufc.br), assim como o calendário de matrícula. As matrículas dos alunos classificados para o primeiro semestre em qualquer uma das seis línguas ofertadas (alemão, inglês, francês, espanhol, italiano e português) ocorrerão no dia 4 de abril, de 8h às 12h e de 14h às 17h. Já a chamada dos classificáveis, também para o semestre I, será feita no dia 5 de abril, pontualmente às 9h.
          Os aprovados no teste de nível, para qualquer uma das sete Casas de Cultura (incluindo esperanto), deverão realizar sua matrícula no dia 6 de abril, de 8h às 12h ou de 14h às 17h. A chamada dos classificáveis se dará no dia 7 de abril da seguinte maneira: às 8h para o semestre II (SII), às 9h para o SIII, às 10h para o SIV, às 10h30min para o SV e às 11h para o SVI e intermediário alemão I e III.

31.03.2016


31.03.2016

CURTAS SOCIAIS
*A endocrinologista Adriana Forti (foto), que deixa hoje o Hospital Monteklinikum  após colocar um  “estende”, festejada pelos amigos por sua aprovação em concurso  para Professora Titular da UFC em sua especialidade, a única  no Ceará.
*Ganhou abraços porque marcou o calendário na terça-feira o colunista e “promoter” Fernando (Pompeuzinho) Vasconcelos (foto).
*Também foram cumprimentados a senhora Guida Sá Cavalcante (foto), Josué Castro Neto e o desembargador Paulo Ponte.
*Ontem, quarta-feira, 30, foram festejados pelo “nat” o jornalista Roberto Moreira (foto), a juíza  do Trabalho Rossana Raia (na foto abaixo com a amiga desembargadra Fernanda Uchôa),  o “restauranter” Felipe Baião, a senhora Helena Serpa e Walder Ary.
*Neste dia 31 eu cumprimento o cirurgião plástico Ageu Brasil (foto abaixo), Alfredo Bachá e Alzira Ximenes.
*Cris, Fábia e Carol daTop3 Organização promovem o evento “Como organizar closet & guarda-roupa feminino” no dia 16 de abril, de 8 às 18 horas, no Hotel Spazzio, em Fortaleza.

*Por hoje contei. Até amanhã.