Postagem do dia 21.12.2015

Secretário e Deputado Federal trocam farpas
          O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho (foto), e o deputado federal Domingos Neto (PMB) trocaram acusações na sexta-feira, 18, por meio de seus perfis no Facebook. O embate foi motivado por mensagem de Arialdo criticando Domingos Neto por suposto apoio do parlamentar ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvo de processo no Conselho de Ética da Casa. “Será que é surpresa para alguns?”, questionou. “A política da região dos Inhamuns no Ceará tem deputados atuantes no apoio ao Presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha. Os deputados federais Domingos Neto e o Genecias Noronha,” escreveu Arialdo.

Resposta                    
Domingos Neto (foto abaixo) negou apoio à Cunha e disse que, inclusive, já lançou nota pedindo afastamento do presidente da Câmara. “Você, de forma absolutamente irresponsável, baseou-se em um factoide de jornal para me atacar”, disse.
          “Antes de eu iniciar quaisquer palavras de defesa contra sua leviana e covarde acusação, me respeite... Sou líder nacional de um partido com 21 deputados e, como tal, participo, desde fevereiro, das reuniões do Colégio de Líderes, realizadas semanalmente, onde comparecem os líderes partidários... Foi nessa condição que estive na residência oficial da Presidência da Câmara dos Deputados conforme já divulguei em Nota Pública, inclusive relatando a minha posição pelo afastamento do Presidente da Câmara para que a apuração das denúncias contra ele se dê com isenção, transparência e rigor... Coragem para tomar posições fortes eu já provei que tenho quando fui o único a defender o ex-governador Cid Gomes na tribuna da Câmara dos Deputados", escreveu.

21.12.2015

Ministro das Comunicações lança na AL plano de outorgas de radiodifusão
          O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu sexta-feira (18/12), na Presidência da Casa, o ministro das Comunicações, André Figueiredo (foto). Na ocasião, o ministro lançou os editais do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Comunitária e Educativa (PNO) para 2016 e assinou a portaria de RTV Digital, que prevê a substituição da TV analógica pela digital até julho de 2017.
          O deputado Zezinho Albuquerque (foto) ressaltou a importância da medida para a comunicação e para o Estado. “Agradeço ao ministro que escolheu essa Casa para trazer as ações do Ministério. Essas realizações são de grande relevância para os cearenses que são informados diariamente por meio da comunicação de rádios e televisões”, assinalou.
          André Figueiredo (foto) destacou que no plano, o ministério relacionou os municípios de Cascavel, Itaiçaba  e Nova Olinda para contemplar com TVs educativas. O plano prevê também que 36 cidades do Ceará serão contempladas com rádios comunitárias. “As ações são potencializadas através da radiodifusão e essa medida vai beneficiar o Estado levando a rádio comunitária, que informa o dia-a-dia dos acontecimentos aos cidadãos, aos municípios”, disse.
          Também estavam presentes no evento, o vice-presidente da Casa, deputado Tin Gomes (PHS); o líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT), deputado Ferreira Aragão (PDT), deputado Sérgio Aguiar (Pros) além de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

21.12.2015

Barracas de comércio na entrada de presídio
           Começa assim, aos pouquinhos. Depois toma proporções quase incontroláveis: barracas de comércio já estão se instalando em frente do novo presídio de Itaitinga, nas proximidades do IPPS, bem próximo ao portão de entrada.
          Juro, não conheço nem ouvi falar que em alguma parte do mundo civilizado isso possa acontecer. A foto foi feita sábado, 12 de dezembro. Olho vivo!!!!

21.12.2015

Bilhete único no transporte metropolitano
Projeto de lei que  institui o Bilhete Único Metropolitano no sistema de transporte público coletivo intermunicipal de passageiros na Região Metropolitana de Fortaleza foi aprovado pela Assembleia   com cinco emendas aditivas, uma modificativa e uma subemenda modificativa.
O objetivo  do Governo do Estado é  promover a integração entre os sistemas de transporte público coletivo intermunicipal metropolitano e urbano de Fortaleza. Com a medida, o usuário vai pagar passagem única, denominada de “tarifa metropolitana integrada”, que garante uma viagem no sistema de transporte metropolitano e a integração com o sistema urbano de Fortaleza.

21.12.2015

Ceará terá agora Fundo de Turismo

          Também foi aprovado pela Assembleia  o projeto de lei complementar nº 20/15, oriundo da mensagem nº 7.938/15 , que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo do Ceará. A matéria foi aprovada com 10 emendas aditivas e três modificativas.
          Vou apurar detalhes sobre como esse Fundo será operacionalizado e depois conto aqui no blog.

21.12.2015

Comissão do recesso da AL         
Com o encerramento do segundo período legislativo de 2015 na sexta-feira (18/02), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa anunciou, durante a sessão plenária, os nomes dos parlamentares que irão integrar a Comissão de Representação de Recesso da Casa, prevista no § 2° do artigo 51 do Regimento Interno.
          Integram o Colegiado os deputados Antônio Granja (Pros), José Sarto (Pros), Rachel Marques (PT), Leonardo Pinheiro (PSD), Audic Mota (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Roberto Mesquita (PV), Bethrose (PRP) e Ferreira Aragão (PDT). O retorno das atividades legislativas ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2016 e as sessões plenárias terão início dia 2 de fevereiro.

21.12.2015


21.12.2015

Planos de cargos e capacetes grátis
          Em suas últimas pautas de votação antes do recesso de final de ano, quinta e sexta-feiras últimas, o Plenário da Assembleia aprovou o projeto de lei n° 105/15, oriundo do Executivo que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE). O texto foi aprovado com duas emendas modificativa e aditiva. Na semana servidores do Detran estiveram em vários momentos acompanhando a votação das galerias.

          Outro projeto de lei aprovado, também oriundo do executivo, autoriza o Detran a doar capacete aos beneficiários da Lei nº 14.288-A, de 06 de janeiro de 2009, aprovados na categoria A (motos).

21.12.2015

Sindicarnes entrega troféus Destaques 2015
          Belos momentos marcaram a festa de confraternização dos Sindicatos do Comércio Varejista e Atacadista de Carnes de Fortaleza, o Sindicarnes, sob o comando dos presidentes Francisco Everton da Silva e Paulo Henrique Costa Silva. No evento, o XVI Jantar do Boi, foi concedido o Troféu Destaques 2015 a personalidades do Estado que se destacaram por ações realizadas em benefício da coletividade cearense e em apoio às duas entidades.
Paulo Henrique, Flávio Saboya, que fez a
entrega, José Rangel e Francisco Everton
          Foram agraciados: no setor Varejo – Frigorífico Santa Luzia representado por Francisco da Silva Medeiros; setor Atacado – empresa Barra Carnes representada por Luiz Eduardo Ferreira de Oliveira; Jornalismo – José Rangel; Personalidade Feminina – Lúcia Maria Alcântara de Albuquerque e, Política, Cid Ferreira Gomes, representado por Socorro França, Secretária da Controladoria Geral de Disciplina da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário.
          O evento teve como cenário as dependências do Ilmar Gourmet. Fechando a programação “show” do humorista Zé Modesto. Marcelo Melo e banda cuidaram da parte musical.
Zé Modesto e seu divertido humor
Marcelo Melo e banda
          Entre as muitas presenças estavam Luís Gastão, presidente da Fecomercio; Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária; Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae; Euvaldo Bringel, Secretário-Adjunto de Pesca e Agricultura Irrigada; Cid Alves, presidente do Sindlojas; Circe Jane, presidente do Sindieventos; Aníbal Feijó, presidente do Sindialimentos; Hermeto de Paula, representando a Facic; Sebasytião Campos, Presidente da Fecoercio do Pará; Regina Leitão, Diretora Regional do Sesc/Ceará; Erle Rodrigues, Diretor da Fecomertcio, e Ismênio Bezerra, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal.

21.12.2015

Quatro novos mestrados na UFC
          A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou  a aprovação de três mestrados acadêmicos e um mestrado profissional para a Universidade Federal do Ceará. Entre os acadêmicos, foram aprovados os mestrados em Ciência da Informação, Avaliação em Políticas Públicas e Modelagem em Métodos Quantitativos. O mestrado profissional aprovado é em Saúde da Mulher e da Criança.
          Todos os cursos foram avaliados pela Capes com o conceito 3, tendo sido aprovados na 161ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) do órgão, ocorrida de 7 a 11 de dezembro. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331).

21.12.2015

OAB Ceará inaugura hoje nova sede
            O Conselho Federal da OAB, por seu presidente, advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Ceará, por seu presidente, advogado Valdetário Andrade Monteiro, estão convidando para participar da solenidade de inauguração do novo edifício sede da OAB Ceará, a realizar-se nesta segunda-feira, 21, às 16h, na Avenida Washington Soares, nº 800, bairro Edson Queiroz, Fortaleza.
 
Na ocasião serão  inaugurados pelo prefeito  Roberto Cláudio a Praça Patriolino Ribeiro e o anfiteatro Jader de Carvalho, ambos construídos pela OAB Ceará.

21.12.2015

Empresa cearense contemplada em  edital  de Inovação

           A empresa cearense Piscis-Indústria e Comércio, associada ao Sindicato das Indústrias de Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos),  foi contemplada pelo 2º ciclo do edital SESI/SENAI de Inovação 2015.
          O projeto teve como tema “Dos resíduos da piscicultura à produção de farinha de peixe para consumo animal”. Ao todo, foram 32 projetos acatados no país, sendo 28 do SENAI e quatro do SESI.
          O edital valoriza a prática de inovação ao apoiar projetos elaborados em rede, com empresas industriais brasileiras, “startups”  e empresas de base tecnológica. Esse ano foram destinados R$ 40 milhões para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços para o aumento da produtividade e competitividade das empresas brasileiras.

21.12.2015

CURTAS SOCIAIS
*Funcionários da Prática Eventos, sob o comando da executiva Enid Câmara, fazem nesta segunda-feira a sua confraternização de final de ano. Também coordenam Glória Ribeiro e Edna Câmara. Depois recesso até o dia 4 de janeiro.
Chiquinho e Tane
 
Eleni e Édison
*Vão para a passagem do ano em Funchal, depois de circulada em Lisboa, Tane e Chiquinho de Matos Brito, Elenir e Édison Liberato (fotos acima). Afinal ninguém é de ferro.
*Aniversariante do dia 24, a desembargadora aposentada do Trabalho Irisman Alves Cidade (foto) será homenageada nesta terça-feira com almoço articulado pelo filho Fábio Cidade.
*Grupo está programando uma festa de “réveillon” dos moradores do bairro da Aerolândia. Ziêr Ferrer entre os articuladores.
*No domingo, 20, Irene Mota foi abraçada pelo “nat” (Na foto, à esquerda, com Maria Vanda Sá e Zeneida Rangel).
*O mesmo aconteceu com o empresário José Carlos Ponte (foto).

 *Lúcia Liebmann (na foto com o marido Sérgio) ganha abraços porque marca o calendário nesta segunda-feira.
*Também são  aniversariantes  Márcia Távora (na foto com Amanda Távora) e Waleska Pombo.

*Por hoje contei. Até amanhã.