Postagem do dia 16.02.2014


PT faz articulação para candidatura própria

 
 
          Sexta-feira, 14, o PT armou festa no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa para reforçar as articulações em torno do nome da ex-Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins como candidata própria do partido ao Governo do Estado. "Se colar, colou" me disse o deputado Antônio Carlos.
Deputado Antônio Carlos

Luizianne Lins
 
          Sobre a relação com outros partidos, Luizianne  afirmou estar em constante diálogo com o senador Eunício Oliveira (PMDB), provável candidato ao Governo do Estado. Ela reafirmou que, na semana passada, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB), conversaram sobre a aliança entre PT, PMDB e PROS.

          A ex-prefeita alegou que não estava nos seus planos ser candidata ao governo, mas a opinião teria mudado diante do cenário. Na Assembleia Legislativa, 
o grupo petista que apoia a candidatura própria do PT esteve reunido com o objetivo de divulgar manifesto em prol da meta. Também estavam presentes o presidente do PT Fortaleza, Elmano de Freitas, o deputado federal Eudes Xavier, do deputado estadual Antônio Carlos e do vereador Ronivaldo Maia.

Deputado Camilo

          Na minha conversa com o deputado Antônio Carlos, ele me disse que a meta do PT nas próximas eleições é fazer 8  deputados federais: reelegendo  José Airton Cirilo,   Eudes Xavier e José Guimarães (se não for para o Senado)  e elegendo Odorico Monteiro, Acrísio Sena, Camilo Santana, Dedé Teixeira e Luizianne Lins.

          Já para a bancada estadual, ainda segundo Antônio Carlos, o PT pensa fazer uma bancada de pelo menos 9: Artur Bruno, ele, Antônio Carlos, Elmano Freitas, Joaquim Cartaxo, Professor Francisco Pinheiro, Guilherme Sampaio, Moisés da Fetraece, e os ex-prefeitos Santana e Isaac Júnior.

16.02.2014


Morre dona Ozana Lima

          Sepultada sábado, 14, o corpo da matriarca Maria Ozana Lima, viúva do empresário Antônio Edmilson Lima. Eles foram pioneiros na avicultura industrial do Ceará há mais de 55 anos através  das  Granjas  Regina. Ela própria, participou diretamente de todo o processo de consolidação do grupo com dedicação e muito trabalho até recentemente.  “Era uma mulher caridosa, de fé e muito abnegada em seu trabalho, ajudando a igreja e aos necessitados em tudo quanto fosse preciso”, disse o sacerdócio na missa de corpo presente.

Edmilson Lima, filho, e  e Sarah

Carlos, filho

          Dona Ozana até os últimos momentos manteve integração total com todos os seus oito filhos -  Edmilson, Luís,  Carlos, Alice, Marilene, Eliane, Regina e Marta, além dos netos e bisnetos. Os muitos amigos estiveram na funerária e no cemitério para apresentar  despedidas.

16.02.2014

Nó de gravata do deputado  Baquit
 

Deputado Baquit e Elzir
O deputado Osmr Baquit nunca aprendeu a dar nó em gravata. “Nem me esforço para aprender”, me disse.

Quando chega à Assembleia para as sessões recorre logo aos préstimos do estimado e veterano Elzir.

16.02.2014

CS Eventos na Adece do Centro de Convenções

 
 

A Adece, agora instalada em um dos pavilhões do antigo Centro de Convenções, volta a abrigar as reuniões das Câmaras Setoriais. Uma das primeiras será a da Câmara Setorial de Eventos no dia 26 próximo, a partir das 8h30, com a seguinte pauta:

Circe Jane

1-Plano operacional de mobilidade urbana para a Copa de 2014 em Fortaleza pela engenheira Celina Barros de Oliveira Bertini, coordenadora de Mobilidade Urbana da Secopafor;

2-Aprovação das atas das reuniões ordinárias;

3-Outros assuntos.

A presidente Circe Jane Teles  no comando.

16.02.2014

Homenagem do TRE ao Des.  Ademar

Desembargadores Ademar Mendes
e Iracema do Vale
          Dia 18, às 17 horas, o Tribunal Regional Eleitoral fará solenidade para a aposição do retrato do ex-presidente, Desembargador Ademar Mendes Bezerra, na galeria dos ex-presidentes da Corte.

          A iniciativa é da presidente, desembargadora Iracema do Vale.

16.02.2014

Aumentam licenças do INSS para tratamento de drogados

 
 

Da tribuna da Assembleia  deputada Bethrose disse: “A sociedade brasileira ainda busca compreender a causa do crescimento desenfreado do uso de drogas no país, sobretudo nos últimos 10 anos. Mesmo ainda sem entender perfeitamente o que está acontecendo, os efeitos nocisivos já são amplamente visíveis e estão em praticamente todos os setores da sociedade. Não há distinção de raça, credo e classe social quando o assunto é o consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil e no Ceará.


A parlamentar ressaltou que, um dado chama ainda mais a atenção para o problema: “as licenças concedidas pelo INSS para que trabalhadores se ausentem de suas funções para se tratarem do vício das drogas cresceu assustadoramente em cinco anos: 802 se licenciaram do trabalho em 2013 para a realização desse tipo de tratamento. Quando é incluído o álcool e o uso de demais substâncias psicotrópicas, o número de licenças em 2013 passou de duas mil. E essa causa é responsável por 71% de todas as licenças concedidas pelo INSS”, revelou a deputada.Bethrose.


Ela também lembrou que, preocupada com  o avanço das drogas no Ceará, já fez aprovar alguns projetos na Assembleia sobre o assunto. Um deles dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Combate  às Drogas por meio do tratamento de dependentes químicos, projeto já incorporado à Polícia Estadual de Combate às Drogas do Governo do Estado. “Também sugerimos a criação de campanhas de conscientização por meio de peças publicitárias para serem veiculadas nos cinemas do Ceará e também a criação de um Disque Drogas para agilizar as denúncias... Precisamos cada vez mais de soluções concretas e viáveis para contribuir na solução desses problemas”, afirmou.

 

16.02.2014


“Guarani é  discriminado pela imprensa”, diz deputado

 

Sobralense, o deputado Ferreira Aragão disse ao blog estar revoltado com a discriminação da imprensa em relação ao  Guarani de Sobral: “Ele   é discriminado, sim;  é um time pequeno, mas muito aguerrido. A imprensa não  o apóia, ninguém fala nele, só se fala no Ceará. Eu espero que se dê o mesmo cartaz que se dá ao Ceará ao Guarani porque ele chama mais a atenção;  é pequeno, tem uma folha modesta, ficou no grupo da morte – que tem o Santa Cruz, o Sport e o Botafogo da Paraíba, é o menor dos quatro.


            “E classificou-se em primeiro lugar, com uma folha modesta, aplicando na prata da casa, valorizando o nortista. Agora a diferença: o Ceará está nas  manchetes porque é um time grande, que tem cartaz, mas deem uma oportunidade de divulgação ao Guarani, que é pobrezinho, mas que fez bonito”, ressaltou o deputado Ferreira Aragão.

 

16.02.2014


Festival de Cinema de Forquilha

 

          Neste final de semana acontece o Festival de Cinema de Forquilha com a exibição de vários filmes realizados por gente do próprio município. Entre estes estão “Quero água”, “O casamento de Vicência”,  “Resgate” e “A velha debaixo da cama” . Uma das apoiadoras do evento é a professora Erotilde Honório.

16.02.2014


CURTAS SOCIAIS

 *Ganharam abraços na data porque marcam, ontem,  o calendário Simone Bellin, Mariah Frota, Viviane Parente e Fred Guilhon. Também são folhinas Luiza Cavalcante e Xereu Aguiar. Meu abraço afetuoso.


 *Hoje, 16, é o Dia consagrado à  Nossa Senhora do Desterro. Fazem aniversário Fátima Oliveira (sra. Nestor Paz de Oliveira) e Alex Rangel Rocha, cearense que mora em Barcelona. Eu também cumprimento na data o publicitário Tom Barbosa e Márcia Távora.

Publicitário Tom Barbosa entregando
placa ao presidente da Assembleia,
deputado José Albuquerque.

*Não convidem mais para a mesma festa de aniversário duas ex-amigas que até há pouco se davam muito bem. Coisas da vida.

*Isso acontece. Aqui havia um grupo de amigos que, no início, era preciso um ônibus para transportar todos. Os que restaram cabiam folgado em um fusca.

*A livraria “Estação”, localizada em um posto de gasolina na rua Cel. Jucá com Santos Dumont, fechou suas portas. Falta de leitores.

*Por hoje contei. Até amanhã.