Postagem do dia 19.07.2017

“Será a maior anistia de roubos públicos do mundo”, diz deputado
          Olho vivo!!! “Vamos assistir a maior  anistia de roubos do mundo com o fim do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará)  e a transferência do seu trabalho fiscalizatório  para o TCE (Tribunal de Contas do Estado). 
          "Neste tribunal tem contas do Tribunal de Justiça, da Assembleia, da Procuradoria do Estado  há 13 anos que não são julgadas, outras chegam há 18 anos que estão engavetadas”, disse na manhã desta quarta-feira na tribuna da Assembleia o deputado Roberto Mesquita.
  O deputado acrescentou:  “O Tribunal dos primos (no caso o TCE), com a extinção, ganha mais um, o que favorece enormemente os faraós Ferreira Gomes”, registrou o deputado que disse estranhar muito “o desejo dos Ferreira Gomes e do governador Camilo em extinguir o TCM para beneficiar seus aparentados que têm contas a ajustar com aqueles órgãos e, consequentemente, com a justiça”, afirmou. Portanto, olho vivo!

19.07.2017


19.07.2017

Extinção do TCM e lei orçamentária no final
        Nestes dois dias, quinta e sexta-feira,  a Assembleia Legislativa estará votando as últimas matérias da pauta para o início do recesso (férias) dos deputados neste meio do ano.
Duas polêmicas matérias ficaram para o final: a que extingue  o Tribunal de Contas dos Municípios e a Lei Orçamentária para 2018. Ambas sem problema para aprovação  dada a maioria da bancada governista.
  Na sexta-feira é esperado  que  o presidente, deputado José Albuquerque, faça  um balanço das atividades do semestre.

19.07.2017

Alterado o Plano de cargos e carreira do TJ
           Assembleia Legislativa aprovou  na terça-feira, 18, projeto de lei de iniciativa do Poder Judiciário do Estado  que altera e acresce dispositivos à Lei nº 14.786/2010, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Quadro III daquele órgão.  A alteração busca a padronização da nomenclatura dos cargos do TJCE, segundo a justificativa. 
  Foi aprovado ainda  projeto que unifica nomenclaturas dos cargos do Poder Judiciário, cujas atribuições concernem à execução de mandados, avaliação de bens e diligências de natureza externa direcionadas ao cumprimento de atos processuais.
        Também foi deliberado  favoravelmente ao projeto  de lei do Poder Executivo que cria o Adicional por Atividade de Execução de Serviço Militar Estadual.

19.07.2017


19.07.2017

Fazenda é agora único gestor do Tesouro estadual
           Criado o novo Sistema Financeiro de Conta Única no Estado do Ceará, o  que  revoga a lei nº 10.338. A mensagem  que acompanha o projeto, votada na terça-feira pela Assembleia Legislativa,  esclarece que o Sistema foi criado originalmente em 1979 e, desde então, sofreu várias alterações.
  A nova lei atualiza essa legislação e consolida a Secretaria da Fazenda como órgão gestor do Tesouro Estadual. “A alteração na lei permitirá, dentre outras coisas, a transferência do superávit financeiro dos recursos diretamente arrecadados para a conta Única do Tesouro estadual, incorporando-a a receita orçamentária do Estado”, aponta o texto governamental.

19.07.2017

Dragão do Mar, herói nacional 
          Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o  primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura.
Agora ele virou Herói  Nacional por decreto do Presidente da República, assinado hoje. Aracati  e Canoa Quebrada têm o que comemorar.

19.07.2017

50 anos de união com base na amizade
          Bonita e muito  chique  a festa de 50 anos de casamento  de Bárbara e Eymard Freire,  no Barbra’s Eden. Aproximadamente 200 nomes da sociedade estiveram presentes entre familiares e amigos. Emocionou os presentes a singela fala de Eymar falando de sua vida com Bárbara, o início de vida difícil, a constituição da família e os momentos atuais. Eles também dançaram uma música da época de namoro.
           As filhas – Lia, Ane e Ira -  ao redor deles. Também emocionou o vídeo com a saudação dos netos que moram nos Estados Unidos, mas que não  puderam estar presentes.
            Entre as delícias servidas: salmão, risoto de lula, pastas de queijos e quiches (entradas), peixe ao molho de queijo, cordeiro com farofa crocante, filé bovino ao molho ferrugem. E no rol de sobremesas: docinhos variados, rocambole de laranja com chocolate, mousse de chocolate com avelãs, cocada de forno e torta de merengue, citando apenas algumas atrações. Para beber: uísque Chivas, vinho tinto e espumante.
         Música com Gustavo Serpa e sua excelente banda.
         Formaram agradáveis grupos Consuelo Dias Branco, Beatriz Philomeno Gomes, Lucila Norões, Daisy Machado, Constança Távora, Alessandra Aragão e Marilze Pessoa, autora do belíssimo bolo.
            E os casais Bretis de Castro, Maurício Medeiros, Francisco Coelho, Luiz Henrique Marques, Herbert Aragão, os amigos José, José Augusto Ximenes, ex-governador Lúcio Alcântara, Leo Alcântara,  Jorge Parente, Egídio Serpa, Luiz Marques,  Antônio Costa,   Ivan Mota, Bernardo Campos, Antônio dos Santos, Francisco de Matos Brito,  Julinha e Alfredo Gurjão e muita gente mais.

19.07.2017


Festival de Dança de Joinville no livro dos recordes 
          Representação cearense está participando, de 18 a 29 deste mês,  do 35º. Festival de Dança  de Joinville, o que torna a cidade na  capital nacional da dança, cenário  para personalidades artísticas e bailarinos de 17 estados brasileiros, do Distrito Federal,  do Paraguai e Argentina. Com 35 anos de atividades é considerado o maior festival de dança do mundo em número de participantes segundo o Guiness Book, histórico de público em torno de 4,5 milhões de pessoas. 
          Só este ano tem número recorde de 3.326 trabalhos inscritos (6,8% a mais que na edição anterior), consolidando o Festival de Dança de Joinville como rota turística e cultural no mês de julho para amantes desta arte. São 800 participantes, entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados.As informações são da colunista Nelcy Seibel.

19.07.2017

Abrajet

Congresso nacional, eleição no Ceará e  confraria
          O jornalista Antônio José  publicou em seu Facebook: “Sob a presidência do jornalista Antonio José Viana de Oliveira, realizou-se, neste 18 de julho, uma reunião/almoço da diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará),... com a presença dos  confrades (à esquerda da foto) José Rangel, nossa pessoa, Léo Capibaribe, seguindo-se Augusto Oliveira, Ciro Pinheiro, de Porto Velho, ex-presidente da Abrajet-Rondônia, que se encontra em Fortaleza e nosso convidado especial, e José Carlos de Araújo”.
  Prossegue dizendo que a pauta constou  da realização do Congresso Nacional da Abrajet, de 15 a 19 de agosto de 2017, em  Aracaju-Sergipe; a situação atual da abrajet-Ceará, relativa  a associados, pagamento de semestralidade, publicação de Edital, convocando novas eleições da entidade; e a criação, em Salvador, da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, que nada tem a ver com as Abrajets estaduais. “Vale ressaltar que a segunda reunião da recém-criada confraria será, em Fortaleza, de 6 a 9 de setembro de 2017”, completou.

19.07.2017

Turismo de neve em Ushuaia
        A Secretaria de Turismo do Município de Ushuaia, na Patagônia Argentina, informa que o destino encontra-se preparado para receber com toda a sua capacidade  nesta temporada invernal. 
       E está convidando  a todos para divertir-se na melhor neve, com  a maior tranquilidade e segurança, gastronomia e serviços turísticos de qualidade. O destino já está se articulando para o seu  Réveillon, além de todas as atrações naturais e exóticas da área. Saiba mais em: www.descubraturismo.com.br.  

19.07.2017


19.07.2017

CURTAS SOCIAIS
*A colunista Sônia Pinheiro (na foto com o herdeiro Luís Carlos) tirou férias porque ninguém é de ferro. Sua coluna no jornal O Povo só retorna com ela.
*Cláudio Ary (na foto com a bela Natália Fernandes), que agora resolveu se dedicar à sua FunTv e ao turismo de Fortaleza, comemora neste dia 19 o seu aniversário pedindo aos amigos contribuições (leite em pó, roupas) para entidade filantrópica. 
  *Será no restaurante Faustino da avenida Beira-Mar.
 *Outros amigos aniversariantes na data são Ronaldo Torres (na foto acima, à esquerda, com o amigo Cláudio Brasil), Ricardo Bacelar,  Tibério César Burlamaqui  e Aymar Rodrigues.
 *Na quinta-feira eu cumprimento ao coronel  Adyr Sampaio (na foto com a sua Ana e a amiga Margarida Borges), o empresário da saúde Cândido Pinheiro, o  jovem advogado João Rafael Furtado e Vivian Marshall Albuquerque (na foto, à direita, com a amiga Neuma Figueiredo).
 *Artesanias do Ceará é a exposição que o Iguatemi está apresentando  no espaço da 6ª. etapa expansão.
 *Trata-se de uma feira para comercializar produtos das diversas expressões do artesanato cearense. A primeira dama do Estado  Onélia Leite valoriza muito o nosso artesanato.
  *As amigas de Miriam Almada (foto abaixo, à esquerda, com a amiga Emilce Barros de Oliveira) estiveram reunidas em seu apartamento para apresentar-lhe  despedidas uma vez que ela viaja para uns dias pela Europa.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.