Postagem do dia 08.05.2017

Autorização, teste do olhinho  e cadastro médico
       Projeto do deputado Carlos Matos (PSDB), aprovado pela Assembleia, dispõe sobre a autorização para o início das obras públicas no Estado, financiadas através de empréstimo no exterior, que somente será concedida após a aprovação da contratação do empréstimo pelo Senado Federal.
 Da deputada Bethrose (PMB) o projeto também aprovado  que dispõe sobre a realização de exame oftalmológico, conhecido como teste do olhinho,  em crianças nascidas nos estabelecimentos que especifica.
  Iniciativa do deputado Agenor Neto (PMDB) trata da criação do cadastro de médicos especialistas no Estado do Ceará.

08.05.2017


08.05.2017

O mais jovem presidente francês
Este será o mais jovem presidente da França, Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron tem 39 anos e nasceu em 21 de dezembro de 1977, em Amiens, filho de uma médica e um médico professor de neurologia. É formado em Filosofia, com mestrado em políticas públicas, e graduado na Escola Nacional de Administração, onde ficou entre os cinco primeiros de sua turma.
  Criado em uma família com tendências políticas de esquerda, foi membro do Partido Socialista entre 2006 e 2009, mas hoje é considerado um político de centro. É  casado desde 2007 com Brigitte Trogneux, 24 anos mais velha do que ele. Os dois se conheceram quando ele tinha 15 anos e ela era sua professora de francês e teatro.
Antes de iniciar sua carreira política, Macron foi sócio do banco Rothschild e se tornou milionário ao intermediar a compra de uma unidade da Pfizer pela Nestlé, em 2012 (estima-se que ele ganhou 2 milhões de euros no banco, de acordo com o “The Guardian”). Pouco depois deixou o emprego para se tornar secretário-geral adjunto da Presidência da República, nomeado por François Hollande, p atual presidente.
  Em 2014, foi nomeado ministro da Economia pelo primeiro-ministro Manuel Valls. Durante seu período como ministro, Macron foi classificado como um pró-reformista e favorável a empresas. Ele  critica  a jornada semanal de trabalho de 35 horas, e já se posicionou contra um imposto para milionários, dizendo que isso transformaria a França em “Cuba sem o sol”. Saiu do governo em agosto de 2016, quatro meses depois de anunciar a criação de seu próprio partido, o centrista “En Marche!”. Em novembro do mesmo ano lançou sua candidatura à presidência, sem jamais ter concorrido a nenhum cargo eletivo antes.

Propostas a serem implementadas
Em seu programa de governo, Macron promete “tolerância zero” contra o crime e o combate ao terrorismo. Para os próximos 5 anos, propõe reforçar a guarda de fronteira, criar de 10 mil postos de policiais e 15 mil vagas em prisões para abrigar pessoas envolvidas com terrorismo.
Macron defende engajamento com a União Europeia e diz assumir sua “justa parte” na acolhida de refugiados diante da maior crise na imigração que o continente enfrenta desde a 2ª guerra mundial. Defende uma reformulação das condições de pedido de asilo e promete uma decisão em oito semanas para todos os pedidos.
Diz que irá reduzir o imposto que incide sobre as empresas (de 33,3% para 25%) para tornar o país mais competitivo e reduzir as despesas públicas progressivamente.
Propõe alterar a cobrança do imposto sobre grandes fortunas  e retirar  80% dos lares franceses do imposto sobre moradia. Macron tem ainda uma proposta de mudança no seguro desemprego: os desempregados teriam que passar por uma avaliação de competência e seriam obrigados a aceitar uma vaga de trabalho quando recebessem uma segunda oferta. (Fontes: Repórter com informações do  G1.com).

08.05.2017

Incentivo para a política
            Em sua festa de aniversário na sexta-feira, 5, Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias, ouviu palavras incentivadoras de lideranças locais para se aprofundar mais ainda na política partidária, como fez Tasso Jereissati nos anos 80.

Entre os que se manifestaram estavam o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Severino Neto (foto acima), e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária, Flávio Saboya (foto abaixo).

08.05.2017


08.05.2017

Alimentos e tecnologia em feira internacional
Entre os dias 10 a 12 de maio acontecerá no Centro de Eventos do Ceará  a 8ª edição da Feira Internacional Tecnoalimentos, feira de negócios que   tem como objetivo  reunir no estado  empresários do setor alimentício, trazendo para o Nordeste o melhor de tecnologias e inovações no mercado de alimentos.
O evento conta com a realização de palestras e “workshop”  gratuitos que auxiliarão o profissional a compreender como o mercado está se comportando e como e quais ferramentas utilizar para driblar as incertezas vigentes
 Realizada por F. Everton-Feira de Negócios, a 8ª edição da Teecnoalimentos contará com 60 stands, 46 expositores e expectativa de 2 mil empresários visitando a feira. Segundo Francisco Everton, organizador da feira, serão gerados 300 empregos diretos e indiretos e uma movimentação de  15 milhões em  negócios na feira e pós-feira.
Empresas expositoras nacionais e internacionais presentes  permitirão  aos participantes alavancar resultados e ampliar  as relações comerciais com outros mercados.
Serviço:
8ª Tecnoalimentos 2017
Local: Centro de Eventos do Ceará (entrada portão C)
Data: 10 a 12 de maio de 2017
Horário de Visitação: 14h às 21h
Palestras e workshop: 11 e 12 de maio de 2017
Informações
Terezinha Lima – 98736.0566 / 3469.9276

08.05.2017

Jovens de Cruz e Aracati  atentos ao “Ceará sem Drogas”

Zezinho falando à juventude

Cerca de três mil jovens, moradores e lideranças políticas do município de Cruz lotaram o ginásio poliesportivo Josino Bernardino da Silveira, na sexta-feira (05/05), para acompanhar a 15ª edição da Campanha Ceará sem Drogas. A iniciativa, idealizada pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), busca conscientizar jovens cearenses sobre os malefícios da dependência química.
O prefeito de Cruz, Jonas Muniz (foto), agradeceu ao deputado Zezinho Albuquerque pela oportunidade de discutir a temática no município e ressaltou a importância da prevenção no combate às drogas.    
Já em Aracati, na quinta-feira, 4, foram 1.500 pessoas que participaram da campanha. Jovens, professores, lideranças comunitárias e políticas estiveram no Ginásio São Marcelino Champagnat, do Colégio Marista, e assistiram a palestra com o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, Walter Casagrande, mediada pelo jornalista Fábio Pizzato.
O presidente Zezinho Albuquerque, ao abrir o evento, fez uma avaliação positiva da Campanha, que já percorreu 14 municípios desde 2014. De acordo com ele, uma pesquisa recente realizada pela equipe da campanha mostra que 70% a 80% dos jovens se envolvem com drogas por curiosidade. 
“Trazer uma figura de credibilidade como o Casagrande é importante para mostrar a esses jovens que esse caminho (das drogas) não vale a pena”, frisou. O prefeito de Aracati, Birmarck Maia (PTB), também compôs a mesa do evento, ao lado do deputado estadual Bruno Pedrosa (PP),  e exaltou a contribuição de Casagrande com a palestra.

08.05.2017


08.05.2017

Semana de Museus:

Equipamentos da Secult comemoram data com programação para todos os públicos
De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. 
Fazendo parte dessa celebração, os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como o Museu do Ceará, Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço (foto), Museu Sacro São José de Ribamar, Theatro José de Alencar, Vila da Música e os museus do Centro Dragão do Mar, reúnem, desde o começo do mês, uma programação diversa e com entrada franca para os cidadãos cearenses.  
Na terça-feira, dia 9, às 16h, o Museu do Ceará recebe a abertura da exposição "A Resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura", com  pinturas e esculturas de artistas como J. W. Crispim, Ernesto Sal, Marina Rodrigues, Camila Santos Sousa, Carlos Bandeira, Helena Karla e Francisco Lima. 
 A mostra trata da leitura sobre o universo da saúde mental e da loucura a partir da perspectiva de mulheres e homens, usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e de convidados, no qual registraram, através de linguagens artísticas distintas, como pinturas e esculturas, suas angústias, esperanças e resistências cotidianas. 

08.05.2017

Belo lucro em 3 meses
        Soube através do Egídio Serpa: Segundo a cadeia de lojas Magazine Luiza (um dos maiores grupos lojistas do país) o lucro líquido da empresa no primeiro trimestre de 2017 foi de 59 milhões de reais e as vendas pelo e-comerce cresceram 56,2% no mesmo período.

08.05.2017

Oficina sobre corporeidades afroancestrais 
Estão abertas até esta  terça-feira (9)  as inscrições para a oficina “Corporeidades Afroancestrais  na Cena Contemporânea: Permanências e Reinvenções”. A atividade será realizada de maio a agosto, totalizando 40 horas, sempre às quartas-feiras, das 18h30min às 21h, no Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema).
Interessados podem inscrever-se através do e-mail dancasnegras.ufc@gmail.com. As aulas serão conduzidas pelo Prof. Gerson Moreno. Podem participar professores de arte na educação básica, artistas e a comunidade em geral. A participação é gratuita
 A iniciativa integra o projeto Africanidades e Interculturalidade Crítica na Formação em Dança, apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), com coordenação da Profª Emyle Daltro (foto), dos cursos de bacharelado e licenciatura em Dança da UFC. (Contato: Profª Emyle Daltro,  UFC – fones: 85 3366 7903 e 3366 7901​).

08.05.2017


08.05.2017

CURTAS SOCIAIS
*A Academia do Bacalhau realizou  o seu jantar mensal de maio na última quinta-feira, 4, no restaurante Herculano (bairro Joaquim Távora) com Uma Noite para as Mães e o melhor da culinária portuguesa. Todos os “compadres e comadres” presentes.
*Iniciaram giro em Lisboa e adjacências e Paris os amigos  Celma e Antônio José Bitar. E como não poderia deixar de ser, no domingo eleitoral para os franceses, uma parada em nosso bar/restô preferido  do Quartier Latin, o Le Départ. Ninguém é de ferro!
 
*Dias 19 e 20 próximos no Teatro RioMar Miguel Falabella estará com o musical “God” (Deus), sucesso aclamado na Broadway, de Nova York.
*De David Javerbaum, vencedor de Emmy Award Winner, o aclamado e premiado espetáculo  veio para o Brasil   pelas mãos de Falabella que, além de interpretar o personagem principal, assina a versão brasileira e a direção.
*Das 19h30 às 22 horas desta terça-feira, Bárbara Busgaib estará autografando seu livro “Aprendendo e Evoluindo” no salão anexo ao restaurante do Ideal Clube. Toda lista afetiva vai estar presente.
*Felinto Elísio Aguiar, de tradicional família política de Cariré, na Zona Norte, iniciou o mês de maio (dia 2) comemorando os seus 80 anos de idade. Ele está no comando da Sala dos Ex-Deputados da Assembleia Legislativa.
*Neste dia 8 comemora-se o Dia Internacional da Cruz Vermelha, que grandes serviços presta à humanidade nas regiões conflitadas e nas catástrofes.
*Muda de idade na data a sempre simpática Auricélia Queirós (sra. Deusmar Queirós). Parabéns. 
*Na terça-feira, 9, eu abraço o talentoso amigo Milton Nunes (na foto com seus desenhos de automóveis e o amigo Janius Soares), belíssima voz nas interpretações das canções de Fran Sinatra.
 
*Também fazem aniversário o psiquiatra e escritor Josué de Castro, dona Heldine Campos (viúva de Eduardo Campos)  e Lúcia Helena Antero.

*Por hoje contei. Até amanhã.