Postagem do dia 10.06.2016

Deputado diz que secretário municipal recebe propina
         Na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira, o deputado Elmano Freitas (PT-foto) disse haver recebido citação judicial, oriunda de queixa-crime apresentada pelo secretário municipal Prisco Bezerra, por suas denúncias na tribuna da AL de que "o secretário recebe propina para liberar pagamentos de empresas que prestam serviços para a municipalidade. É verdade e vou provar", assegurou.
         O deputado, que é advogado de questões sindicais, disse que vai responder o processo  “apresentando na ocasião oportuna as provas que tenho” e confirmando que tem recebido em seu gabinete “pessoas que já sofreram tal coação” por parte daquela autoridade. Elmano pediu à Mesa Diretora que também acione o Departamento Jurídico da Casa “porque o que é dito na tribuna está coberto por imunidade parlamentar”.

10.06.2016

URCA sugere que hospital regional se transforme em hospital-escola
        O reitor em exercício da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, sugeriu nesta terça-feira, 07, em reunião no Ministério da Educação  a realização de um convênio entre o governo federal e estadual para que Hospital Regional do Cariri funcione como Hospital-Escola.
       A sugestão foi aceita pelo secretário de Educação Superior, Paulo Barone. E chamou a atenção do deputado Danilo Forte (PSB-CE) que acompanhava a audiência no MEC. Na oportunidade, o parlamentar entrou em contato telefônico com a assessoria do governador e pediu um encontro com Camilo Santana para tentar viabilizar a celebração do convênio.
       A proposta surgiu após o reitor expor a situação dos alunos de medicina da UFCA que não contam com um Hospital Universitário para complementar a formação acadêmica. Além de atender a demanda da universidade, o Hospital Regional do Cariri (foto) que vem funcionando em situação precária por falta de pessoal, será beneficiado com o convênio.

10.06.2016


10.06.2016

Turismo e gastronomia na Semana de Portugal
       A Semana de Portugal no Ceará, promovida pela Câmara Brasil-Portugal, prossegue com pleno sucesso. São  cinco dias de vários  encontros e festividades, que terá seu ponto alto neste   dia 10  quando se celebra os 15 anos da Câmara, o Dia de Portugal e o Dia de Camões, com um almoço de convite e adesão  no Hotel Praia Centro.
        Neste evento,  o Secretário de Turismo do Estado,  Arialdo Pinho (foto), estará presente com  a palestra: “Turismo no Ceará – Uma Aposta para o Desenvolvimento”. Uma excelente oportunidade para quem deseja encaminhar  negócios no ramo. Antes da palestra e do almoço haverá uma Praça de Negócios, que estará aberta de 11 às 12h30 no local, para a promoção de redes de relacionamento empresarial.
        Em continuidade ao Festival do Sabor em Fortaleza, evento que deu início às atividades da Semana, a gastronomia  portuguesa poderá ser degustada nos restaurantes parceiros que participam do projeto até esta sexta-feira. São eles: Marquês da Varjota, Cantina di Napoli, Quarenta e 4, restaurante Dunas do Hotel Vila Galé-Fortaleza, Crocobeach Hotel, Hotel Luzeiros, restaurante Marcel, Hotel Oásis Atlântico, restaurante Sobreiro e João do Bacalhau.
        Enid Câmara e sua Prática Eventos são parceiras e organizadora de toda programação estrutural da semana.

10.06.2016

Riachuelo com medalhas e promoções
      Na quinta-feira, 9, o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Salema Garção Ribeiro Cabral, e o Capitão de Fragata Mário Luís Machado Brandão, comandante da Escola de Aprendizes Marinheiro,  anfitrionaram  a cerimônia cívico-militar alusiva ao 151º. aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, que acontece no dia 11, mas que teve a comemoração antecipada devido  cair num sábado. A tropa desfilou com o Pavilhão Nacional à frente em homenagem à data.

          O evento aconteceu às  10 horas, no pátio da  Escola, reunindo autoridades na Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e diversos civis Amigos da Marinha.
Medalhas e Promoções
        Na cerimônia, além da leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da mensagem do Presidente da República aconteceu   a entrega de Medalhas de Honra ao Mérito e de insígnias aos marinheiros promovidos na ocasião. Depois houve recepção aos convidados.

10.06.2016

Com 149 mil processos trabalhistas em tramitação, Justiça do Trabalho empossa hoje seus novos dirigentes
          Nesta sexta-feira, 10, o Tribunal Regional do Trabalho empossa seus novos dirigentes, os desembargadores Maria José Girão, presidente, e Jefferson Quezado, vice-presidente. A posse será  às 17h.
          A magistrada substituirá o desembargador Tarcísio Lima Verde Júnior (foto), que está à frente do órgão desde junho de 2014. O desembargador Jefferson Quesado Júnior (foto abaixo) assume a Vice-Presidência e o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia será empossado Corregedor-Regional.
A nova presidente terá pela frente o desafio de administrar um Regional com uma das maiores demandas processuais do País. Em 2015, foram recebidos 61.456 novos processos para julgar nas 37 varas do trabalho do Estado. O número é 20% superior a 2014, quando empregados e empregadores ingressaram com 51.227 ações trabalhistas. É a maior procura pelo serviço nos últimos dez anos, que registram média de 5% de crescimento anual de processos novos.
                                   Des. Durval com a Des. Iracema do Vale

Ao todo, são mais de 149 mil processos trabalhistas em tramitação na primeira instância da Justiça do Trabalho do Ceará e quase dez mil no segundo grau. Para atender a essa demanda, o TRT/CE conta atualmente com 14 desembargadores, 69 juízes e um quadro de 1.037 servidores. (Repórter JR e Ascom/TRT/CE).

10.06.2016

Morte de Raymundo Arraes enluta arte cearense
         A sociedade cearense e os meios artísticos e musicais foram surpreendidos na noite de quarta-feira com a morte do cantor Raymundo Arraes, que por muitos anos  animou os eventos sociais cearenses com a sua bela voz e repertório.
        Sempre fazendo dupla com cantora e  sua esposa Ayla Maria, os dois tiveram expressiva participação nos palcos  em operetas,  musicais de teatro e “shows” que popularizam os dois não apenas no Ceará, mas em toda região Nordeste. Agora, repousa em paz, amigo.

10.06.2016


10.06.2016

Sociedade de A a Z
          O livro de Lúcio Brasileiro (foto) – Sociedade Cearense – chega em sua edição de 2016 primoroso e caprichado como sempre. Este ano a capa está digna de registro. O conteúdo é o mesmo de sempre em qualidade: presença dos contatos do que existe de mais representativo na sociedade.
        Nesta edição bianual, que recebo agora, pode-se constatar o esmero que o editor teve em não deixar de fora ninguém dos que considera como nomes de relevância do “quem é quem cearense” com seus nomes familiares,  endereços e telefones de contato. Como  dizem “é a Bíblia da sociedade”.

10.06.2016

Obras na Beira-Mar para requalificação
          Da região da praia do Náutico, onde se encontram as barracas de roupas e artesanatos, as obras de reforma da Avenida Beira-Mar tomam impulso. Desde o início de maio a Prefeitura vem realizando essas intervenções, agora do Náutico até o Novo Mercado dos Peixes.
          O projeto prevê a contenção do calçadão, novo piso, ciclovia, paisagismo, acessibilidade e ainda um novo espaço destinado para a manutenção de barcos (barracão) e depósitos para os pescadores.
        Na  operação de ordenamento de embarcações no Mucuripe, a ação que faz parte do projeto de Requalificação da Beira Mar, teve  início quando cerca de 30 embarcações sem uso e outros equipamentos que ocupam a faixa de praia de forma irregular começaram a  ser retirados e levados ao Aterro Sanitário de Caucaia.
        As pequenas embarcações em condições de uso serão removidas para a Secretaria Regional II, enquanto os barcos de grande porte vão ser realocados para uma área que não vai sofrer intervenções neste momento. Após a conclusão da obra da Beira Mar, as navegações em uso voltam ao local de origem.

10.06.2016

Brasil recua em eventos internacionais
O segmento de eventos internacionais bateu recorde em 2015 de acordo com levantamento feito pela Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês). Foram 12.076 eventos no mundo, 571 a mais do que o registrado em 2014.
O Brasil sediou 292 eventos em 2015, um a mais do que em 2014. No ranking global, o Brasil recuou uma posição em relação ao ano anterior, passando da 10º para a 11ª posição entre as nações que mais sediam eventos internacionais. (Fonte: Newsletter do Sindieventos).

10.06.2016

III Mostra de Corais da UFC
          O Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará serviu de palco na quinta-feira (9) para   apresentações dos  sete grupos na III Mostra de Corais da UFC. O evento  integra as ações do Circuito UFC-Arte, promovido pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), com o apoio do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da instituição.
        Com o propósito de divulgar o desenvolvimento da arte de cantar entre os diversos grupos de corais que atuam na Universidade, a Mostra de Corais nasceu em 2014 e, nesta edição, conta com cinco grupos da UFC e dois convidados.
        Entre os grupos da casa  estão os corais da Faculdade de Educação (Faced), do Centro de Humanidades, do ICA, Vozes da Saúde e da UFC. São convidados para a mostra o Coral do Sindicato das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e o Coral Sobretons, grupo cênico formado por alunos e ex-alunos de uma escola particular de Fortaleza. A Reitoria da UFC fica na Av. da Universidade, 2853, Benfica.(Fonte: Secult-Arte – fone: 85 3366 7831).

10.06.2016


10.06.2016

CURTAS SOCIAIS
*O Rotary Fortaleza realiza ao meio dia desta sexta-feira seu almoço-reunião semanal no Ideal Clube. O presidente Tarcísio Porto (foto) comanda.
*Na ocasião o Procurador do Trabalho aposentado, Francisco Vasconcelos, fará palestra sobre a legislação da empregada doméstica.
*A jornalista Julieta Brontée ganha cumprimentos na data porque marca o calendário.
*Também ganham abraços o comerciante José Bastos e o médico Ary Ramalho (na foto com a esposa).
*No sábado, 11, festejam aniversário René Freire (na foto com Vera), José de Sá Cavalcante, Leda Romcy e Aunésia Ayres de Moura.
*A banda Caribean Kings anima a noite dos namorados neste sábado no Náutico. Flávio Melo comanda o agito.
*No dia 15, às 18 horas, a Sociedade Amigas do Livro e a Academia Fortalezense de Letras movimentam o lançamento do livro de Cybele Valente  Pontes (foto) ”A Humana Semelhança das Gentes”.
*O acadêmico Juarez Leitão fará a apresentação da obra e o evento tem como cenário os salões Aventino e Caellus do Hotel Gran Marquise.

*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.