Postagem do dia 11.07.2015

Esforço concentrado para parcelar dívidas com o Estado
          Durante três dias, de quarta a sexta-feira, os deputados estaduais trabalharam dobrado para aprovar diversas mensagens governamentais, entre as quais a que propõe refinanciamento para débitos com o Estado que agora podem ser parcelados em até 10 anos, inclusive com 100% de redução de taxas, juros e mora para quem pagar à vista. Outras formas de pagamento também terão reduções. Os honorários que o devedor deveria pagar à Procuradoria foram assumidos pelo Governo, um conquista dos deputados.
          Na análise da matéria pelas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Mesquita (PV-foto)  fez uma análise completa da proposta e ressaltou o “entendimento cordial que tivemos, nós deputados da oposição, com os técnicos do Governo que vieram aqui para dar as explicações que se fizeram necessárias e aceitar algumas alterações propostas”, disse o parlamentar.  
       O documento entrará em vigor logo após sua publicação no Diário  Oficial e terá validade até 30 de outubro.

11.07.2015

Aumento de impostos e taxas
          Outra mensagem governamental polêmica discutida nesta semana, e que também foi aprovada (com votos contrários dos deputados da oposição), é a que trata do aumento de impostos em produtos considerados supérfluos (rações “pet”, refrigerantes, joias etc) e reajuste de taxas de  serviços (Detran, Adagri, Fazenda, Polícia  etc.), iniciativa do governador Camilo Santana para reforçar o caixa do FECOP (Fundo Estadual de Combate à Pobreza). O aumento variará entre 2 e 2,5%.
          Esses recursos do FECOP, segundo as lideranças do Governo, serão aplicados na perfuração de poços em comunidades do interior do Estado e na instalação de cerca de 800 poços já existentes mas que precisam de rede elétrica e bombas para funcionarem. Deputados da oposição dizem que o Governo já tem em caixa cerca de 100 milhões de reais do referido FECOP para essa finalidade e não havia necessidade desse reajuste.

11.07.2015

Reajuste para professores estaduais
          Lei que garante aplicação do Piso Nacional para Professores do Ceará  foi sancionada  sexta-feira, 10, quando o governador Camilo Santana recebeu a  direção do Sindicato APEOC   no Palácio da Abolição  para a sanção  da Lei do reajuste (13,6%) complementar dos professores (foto da promulgação da lei).
          Na ocasião a entidade também cobrou  do Governador a publicação e calendário do desembolso. A Lei contemplará cerca de 50.000 professores ativos, aposentados, efetivos e temporários de forma retroativa a janeiro de 2015.

11.07.2015

Planos de saúde: Câmara dos Deputados cobra da ANS divulgação das reclamações contra operadoras
A Câmara dos Deputados está cobrando que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) volte a divulgar a lista de reclamações feitas por consumidores contra empresas de grande porte operadoras de planos de saúde.
          A lista deixou de ser publicada regularmente em fevereiro deste ano, o que gerou novas reclamações de consumidores, diante da dificuldade em obter informações sobre quais planos mais motivam insatisfação nos usuários. A Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento de autoria do deputado Chico Lopes (foto abaixo), vice-presidente do colegiado, determinando a realização de audiência pública para discutir e cobrar providências quanto ao problema.
   
           “A realização da audiência pública foi aprovada porque essa decisão da ANS, suspendendo informação ao consumidor, é vista com bastante estranheza, uma vez que, nenhuma justificativa razoável foi dada ao consumidor para essa atitude. O aumento das reclamações chama atenção, e o consumidor tem direito a essa informação”, aponta o deputado, vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

11.07.2015

Gaudêncio nega nome de Eunício para 2016
          Afirma em seu coluna o jornalista Macário Batista: “O senador Eunício Oliveira (foto) não será o candidato do PMDB à Prefeitura de Fortaleza. A informação é do vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB), também vice-presidente estadual do partido e sócio de Eunício. “O próprio partido entende que Eunício é um excelente nome para, em 2018, entrar na disputa pelo Governo do Estado”, disse, acrescentando que o peemedebista trabalha para disputar à Presidência do Senado, em 2016.
          Caso Oliveira seja candidato em 2018, ele poderá ter o apoio dos partidos de oposição, dentre eles, PSDB, PR e PPS. A população, observa Lucena (foto), não está satisfeita com o trabalho do governador Camilo Santana  que, até agora, “não fez nada do que prometeu em campanha”.
Fortaleza
          “Sobre a disputa municipal, Gaudêncio não esconde que o PMDB vai se esforçar para apresentar candidato à Prefeitura de Fortaleza, mas admite que poderá apoiar nome de outro partido que compõe a coligação de esquerda. “Nós precisamos manter o arco de aliança da oposição forte e unido para que possa atingir o objetivo principal que é fazer o novo prefeito de Fortaleza”, defende. Ele lembra ainda que o PMDB não vai apenas, em 2016, disputar a chefia da capital cearense, mas ter candidato próprio nos 184 municípios e onde isso não for possível apoiar candidato de partido da coligação oposicionista”.
          Vixe, mas o PMDB em coligação de esquerda, Macário?

11.07.2015

Revista Chic – 10 anos de sociedade e automóveis
                 
          O colunista e editor Marcondes Viana (foto) está lançando a décima edição de sua excelente revista “Chic Automóveis e Sociedade” e, segundo diz ele no editorial “e a alegria maior é chegar aos 10 anos de circulação no mercado editorial cearense, com notícias sobre o mundo fashion, dos automóveis, da gastronomia, do turismo, do luxo, do esporte, da saúde, do inusitado”.
          Na capa a modelo Beatriz Feitosa em foto de Cival Jr. (foto) e “make up” de Andrea Reis. Nas páginas belos e sofisticados automóveis como o AMG C 63 S,  o GT S o Coupé S 63,  da Mercedes; Os Clic´s da Chic,  o Mercado Imobiliário de Luxo de Miami; a Range Rover Sport SR; Pequenos prazeres da gastronomia; o Style Chic;  Ilhas gregas e seus encantos e a matéria de capa “Chic Sou” etc.

11.07.2015

Adagri troca SDA  pela Pesca
          Nas transformações administrativas  que estão sendo praticadas pelo Governo do Estado, a Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará)  deixa a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e passa a integrar a Secretaria de Aquicultura e Pesca.

11.07.2015

Edital “Tesouros Vivos da Cultura”
Secult abre inscrições para novas propostas de reconhecimento a mestres e grupos
          A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará está com inscrições abertas até o dia  31/7 para novas propostas do Edital "Tesouros Vivos da Cultura". A ação tem por objetivo a inscrição, seleção e titulação de até nove pessoas naturais e duas de grupos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará, bem como reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais do Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.
          As inscrições são gratuitas e abertas a pessoas naturais e a grupos que atendam de forma cumulativa os seguintes requisitos: comprovar a existência e a relevância do saber e/ou do fazer; ter reconhecimento público de sua atividade específica; deter a memória indispensável à transmissão do saber e/ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos; possuir residência, domicílio e atuação, conforme o caso, no Estado do Ceará, há pelo menos 20 (vinte) anos, completos ou a serem completados no ano da candidatura; A inscrição poderá ser proposta por qualquer pessoa jurídica de direito público ou privado ou qualquer pessoa natural que seja capaz, na forma do Artigo 9o, da Lei no13.842/2006 e do disposto no 1.3 do Edital, desde que expressamente autorizados pelo candidato.
          As inscrições podem ser realizadas de 1o de julho a 31 de julho de 2015, das 8h às 16h30min, com exceção do disposto no item 3.9. do edital.  Interessados em participar do Edital devem entrar em contato com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, pelo fone 85-3101-6787 ou pelo e-mail: editais@secult.ce.gov.br. Mais informações: www.secult.ce.gov.br. (Fonte: Ascom-Secult - Jornalista (85) 8699-6524 - Dalwton Moura – 85.8699.6524).

11.07.2015

A arte da narrativa de Bia Bedran
          Uma tarde com uma das artistas brasileiras mais reconhecidas pelo público infantil. Bia Bedran é atração neste domingo, às 14h, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com palestra que faz parte do 3o. Encontro de Contação de Histórias. “A Arte Narrativa”  é o título da palestra com Bia Bedran  com inscrição por ordem de chegada ao local e mediante pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 20,00.
          Integrando a programação do evento, também será realizado, no sábado, 11/7, das 14h às 17h, no Foyer do TJA (foto abaixo), um debate sobre a “Cultura Oral Brasileira”, atividade do Eixo de Formação do Encontro, que será mediada por Benita Prieto, do Rio Janeiro.
          Participarão como convidados do debate diversos contadores de histórias, como Daniele Ramalho (RJ), Marcelino Ramos (MG), Zé Bocca (SP), Bete Pacheco (CE), Josias Padilha (SP), Paula Yemanjá (CE) e Tâmara Bezerra (CE).
          O evento segue até este domingo em Fortaleza e acontece de 13 a 15 de julho na região do Cariri, incluindo oficinas, palestras e narrativa de contos populares e autorais, promovendo a leitura por meio da tradição oral. Na Capital, as atividades podem ser conferidas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em vários espaços culturais. No Cariri o município do Crato (foto)sediará o encontro.

11.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*Uma joalheria no Shopping Aldeota foi roubada em uma noite desta semana em várias bandejas de joias. Assunto já entregue à Polícia.
*O deputado Bruno Gonçalves (foto) ganhou abraço no início deste mês por conta do seu aniversário.
*Neste domingo os cumprimentos vão para Rebeca Martins (Sra. Raul Martins-foto) e para Mauro Zeltner, que durante muitos anos manteve importante casa de vinhos em Fortaleza.
*A micareta Fortal (foto) já começa a dominar os grupos divercionais da cidade. Neste sábado, 11, haverá um agito preliminar no “Paquero Quero” da 13 de Maio com as bandas Líbanus e Skenta  além do Dj Fred Dias nos intervalos.
*Morreu o radialista Jurandir Mitoso (foto), expressão do rádio cearense durante muitas décadas. O filho dele, Jurlen Mitoso postou no Facebook mensagem de agradecimento: “Quero agradecer de coração a todos   que enviaram suas mensagens solidárias. Que Deus  e Nossa Senhora de Fátima abençoe a todos pela lembrança.”

*Por hoje contei. Bom final de semana.