Postagem do dia 02.10.2017

Perigo!

Tudo agora vai para as redes sociais
 O sigilo das informações prestadas às autoridades policiais também foi para as cucuias no Ceará. Já está nas redes sociais, pelo menos mandaram para mim, teor do boletim de ocorrências (BO) que o cidadão vítima de assalto em seu apartamento na Av. Beira-Mar prestou em uma Delegacia de Fortaleza.
         Tenho inclusive a cópia na íntegra, que não divulgo nem divulguei para não sequenciar uma ilegalidade e invadir a privacidade alheira. Pode um negócio desses? Isso dificilmente acontece em país sério. Os assaltantes se passaram por policiais federais e praticaram o delito.
E quem digitou a queixa ainda cometeu uma agressão vernacular de anotar o nome de um dos poetas maiores do Brasil, Olavo Bilac, como "rua Olavo Bilaque". Santa mãe de Deus!

02.10.2017


02.10.2017

UFC vai elaborar  Plano Estratégico Ceará 2050

          Em solenidade no Centro de Eventos do Ceará na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal Henry Campos assinou com o governador do Estado, Camilo Santana, contrato para realização do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. Com a parceria da UFC e ouvindo a sociedade, o Governo pretende pensar e elaborar estratégias para acelerar o desenvolvimento do Estado nos próximos 30 anos, atendendo às demandas da população nos vários aspectos, como saúde, educação, segurança pública, abastecimento de água, emprego e renda.
          Pelo Governo do Estado, o plano estratégico será coordenado pelo secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior; da parte da UFC, o coordenador será o Prof. José de Paula Barros Neto, diretor da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Astef). As equipes envolvidas no Plano irão trabalhar durante 15 meses com vistas a um modelo de desenvolvimento calcado na "gestão pública eficiente, sustentabilidade ambiental, combate à pobreza e no compromisso com a economia do conhecimento", conforme o Plano. (Fonte: Ascom UFC). 

02.10.2017

Sereia de Ouro em solenidade com novo estilo
            A cerimônia de entrega da Sereia de Ouro aos agraciados de 2017, na sexta-feira, 29, mudou: não houve cumprimentos aos anfitriões na chegada nem decoração no palco e nos jardins do teatro para a recepção. A forma de apresentação dos agraciados foi com texto curto, rápida e eletrônica, com narração em telões sobre os homenageados e intenso jogo de luzes no palco. Foi a primeira Sereia sem a presença do chanceler Airton Queiroz, recentemente falecido. E a segunda sem dono Yolanda Queiroz.
  Ao final, o presidente do grupo Édson Queiroz, jovem Abelardo Gadelha Rocha Neto, agradeceu. Muitos herdeiros da família Queiroz estavam presentes. Cumprimentei os casais Igor e Abelardo na chegada.
  O governador Camilo Santana entregou a Sereia da biofarmaceutica Maria da Penha;
  o ministro do STJ, Raul Araújo, entregou ao presidente do Superior Tribunal Militar, José Coelho;
  o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, ao médico José Huygens Garcia;
 
e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Glaydson Pontes, ao arquiteto José Liberal de Castro.
         Em nome dos agraciados falou o médico José Huygens, que discorreu sobre seus colegas homenageados e a participação da sra. Yolanda Queiroz e chanceler Airton na vida do grupo empresarial e no comando das diversas edições do troféu do Sistema Verdes Mares.
  A Camerata da Unifor executou seu excelente repertório no palco enquanto a solenidade era aguardada. Com o sistema de iluminação do palco não há câmera fotográfica não profissional que faça uma foto de qualidade.

02.10.2017


02.10.2017

Sertões em chamas                              
            Em vários pontos de regiões cearenses estão se alastrando focos de incêndios desde sexta-feira, 29, o que preocupa as populações dessas localidades, que não contam com um sistema eficiente de combate às chamas. A vegetação seca é como um rastrilho de pólvora.
          Os focos mostrados nestas fotos são de Iguatu, Madalena e Quixeramobim, segundo o grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp.

02.10.2017

Casal presidente 2 milhões de gastos por mês em cartões que o contribuinte paga
           Marcela e Michel Temer gastaram R$ 12 milhões em cartões corporativos em seis meses. Gastos equivalem a 40% do total de gastos no cartão corporativo, que é pago pelo contribuinte, isto é, pelos que pagam impostos no país. Diz a imprensa nacional. E os brasileiros, ó!

02.10.2017

Serviço de Mastologia será fechado
          Nesta quarta-feira (04\10), uma audiência pública, requerida pela Deputada Fernanda Pessoa (PR) à Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa  do Ceará, vai tratar sobre o fechamento do serviço de Mastologia do hospital  Gonzaguinha de Messejana e sobre a situação dos mamógrafos na rede pública do Ceará. 
            A audiência é aberta ao público e foram convidadas Instituições de Saúde, representantes do Governo do Ceará, Ministério Público, médicos e usuários do sistema público de saúde. 
           “Nós recebemos a informação que a Prefeitura de Fortaleza estuda fechar o serviço de Mastologia do Hospital Gonzaguinha de Messejana e queremos explicações sobre isso, já que o fechamento vai causar grande impacto para a nossa gente. Também queremos debater o péssimo funcionamento dos mamógrafos no nosso Estado, o que representa a segunda pior cobertura no Nordeste” justificou a parlamentar.

02.10.2017


02.10.2017

Ouvidoria ampliada na AL
          Ampliar a divulgação do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria junto à população é uma das propostas que o novo chefe da Ouvidoria da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Pedrosa (PP), pretende implementar na sua gestão.
  O parlamentar disse que dará ênfase à divulgação das atribuições do setor e às soluções de demandas da população, aproximando ainda mais a sociedade do Poder Legislativo. “A Assembleia conta com meios de comunicação bastante eficientes, e esse será o meio de chegar até o cidadão. Espero poder cumprir e dar voz à população, fazer com que a participação popular fique cada vez mais presente”, enfatizou Bruno Pedrosa.
Entre as medidas anunciadas pelo deputado está a produção de um programa de rádio quinzenal, que, segundo ele, “vai apresentar casos concretos atendidos e resolvidos”. Esse formato deverá resultar também em um programa de televisão, que será veiculado na TV Assembleia.

02.10.2017

“Skelegas” na Assembleia
          Na Assembleia Legislativa do Ceará, na solenidade dos 39 anos do Skal Internacional de Fortaleza, enquanto aguardavam a cerimônia, conversavam (sentados) os skalegas Edgar Sá, Edmilson Rodrigues, José Rangel e Marcos Pompeu. Em pé, José Carlos Araújo e o presidente Epitácio Vasconcelos. Foto da eficiente Adriana Araújo.

02.10.2017

Agropacto apresenta aviação agrícola
           Nesta terça-feira, a partir das 8 horas, o Agropacto apresenta o 1º Wiorkshop  Aviação Agrícola no Ceará com  palestras sobre os aspectos dessa técnica, o panorama global e a pulverização aérea no Brasil e no Ceará.
  Realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, o Agropacto acontece  quinzenalmente no auditório do Sistema Faec/Senar, em Fortaleza. Paulo Hélder Braga coordena.

02.10.2017


02.10.2017

CURTAS SOCIAIS
*Vai até quarta-feira, dia 4, o novenário de São Francisco na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Fortaleza, e que foi iniciado no dia 24 de setembro. Av. Duque de Caxias, 135 - Informações: 3226-2854.
*As amigas do grupo As Azuis, anfitrionadas pela companheira Márcia Medeiros, fizeram sua reunião mensal desta vez em uma restaurante da cidade.
Elas são em número de 12. A anfitriã está sentada (a primeira). Depois as outras, sempre muito alegres e divertidas.
*Os meios artísticos e culturais da cidade enlutados com a morte do artista plástico Mário Ribeiro Garcia (Marô), que desde sua chegada em Fortaleza realizou ótimos trabalhos com pinturas geométricas, mandalas e brasões familiares.
*O médico cardiologista José Maria Bonfim concluiu a história  do bispo Dom Fragoso, que transformou em livro em parceria com Zacarias Bezerra. 
 O livro será lançado ainda este ano e marca os 60 anos de bispado do prelado.
 *Grande primeira-dama do teatro cearense, a atriz Hiramisa Serra, fez  80 anos de idade no domingo, primeiro, e foi homenageada por familiares e a lista afetiva.
*Kiko Bloc-Boris (na foto, ao centro de camisa branca, de óculos), no seu dia natalício, foi esteve cercado pelos muitos amigos de suas atividades culturais.
 *A amiga Eliane Caracas (na foto à direita com as amigas  Ana Juca e Glória Nogueira) é a aniversariante desta segunda-feira. Parabéns. 
*Também muda de idade na data Elizeu Batista (na foto com a sua Rose).
*Carlotinha Pinheiro (na foto com o seu Roberto) é a aniversariante desta terça-feira.

*Por hoje contei. Até amanhã.