Postagem do dia 12.08.2016

Prefeitos fichas sujas  liberados para se candidatarem
Olho vivo!!!!! “Agora os  fichas sujas  já podem se preparar para voltar ao cenário político nacional com a decretação pelo Supremo da falência dos Tribunais de Contas dos Municípios. Uma vergonha", disse o deputado Fernando Hugo na manhã desta quinta-feira, 11, na tribuna da Assembleia Legislativa referindo-se à decisão do STF de que só as Câmaras Municipais podem julgar as contas dos prefeitos.
      “Isso é uma tremenda esculhambação  porque vai virar balcão de negócios. Todos nós sabemos como é o tipo de relacionamento de vereadores com os prefeitos, um verdadeiro toma lá dá cá. Com essa decisão o Supremo dá um tiro em cada pé: libera candidaturas de ficha suja e tira a autoridades dos Tribunais Municipais de Contas para julgar contas de prefeitos e impedi-los de nova candidatura”, afirmou o parlamentar.
No Ceará, todos os setores, políticos ou não, inclusive os operadores de Direito, ficaram atônitos com essa decisão da Corte superior. Portanto, olho vivo, vivíssimo!!!!!

12.08.2016


12.08.2016

Lava Jato chegou ao PSDB
O jornalista Macário Batista publicou em seu Facebook: “A revelação de que em 2010 a Odebrecht botou R$ 23 milhões  (sem nota fiscal) na caixa da campanha presidencial de José Serra levou a Lava-Jato para a porta do PSDB.    
 “Há pelo menos dois meses sabia-se que  isso aconteceria, assim como se sabe que a OAS repetirá a dose. Nos dois casos, as denúncias só ficarão de pé se vierem acompanhadas de demonstrativos das movimentações financeiras. Vinte e três milhões não eram um trocado. Equivaliam a dez vezes o que a empreiteira declarou oficialmente e a 20% do custo total da campanha estimado pela tesouraria do PSDB semanas antes do pleito.
 A colaboração dos empreiteiros poderá trazer de volta ao cenário um personagem que assombrou o tucanato durante a campanha de 2010. É Paulo Vieira de Souza, um ex-diretor da Dersa, a estatal paulista de rodovias. Engenheiro respeitado, era um destacado negociador de contratos com empreiteiras”.

12.08.2016

Deputados na AL
Dois dias de trabalho por semana até eleições
          A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Ceará decidiram, em reunião na tarde de  quarta-feira (10/08), que o Plenário 13 de Maio funcionará às terças e quartas-feiras durante o período eleitoral. A deliberação é válida a partir da próxima terça-feira (16/08) e se estende até as eleições (02/10). 
 
          Segundo o presidente em exercício da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), às terças-feiras, o funcionamento da AL será focado nas sessões plenárias durante a manhã e nas reuniões das comissões temáticas no período da tarde. As votações de projetos no Plenário ocorrerão durante as sessões das quartas-feiras.
 Ainda conforme Tin Gomes, as quintas e sextas-feiras serão dedicadas exclusivamente aos eventos promovidos pela Casa, como audiências públicas realizadas no Complexo de Comissões Técnicas, além das sessões solenes e especiais que acontecem no Plenário 13 de Maio.
        Participaram da reunião, além de Tin Gomes, os deputados Manoel Duca (PDT), Evandro Leitão (PDT), Ferreira Aragão (PDT), Heitor Férrer (PSB), Carlos Felipe (PCdoB), Zé Ailton Brasil (PP), Renato Roseno (Psol), Elmano Freitas (PT) e Rachel Marques (PT).

12.08.2016

Fim de semana de quatro dias
Alguns setores da cidade (colégios, faculdades, tribunais)  sendo beneficiados com um fim-de-semana de quatro dias com o feriado estudantil e do advogado de sexta (era para ter sido quinta) e a segunda-feira de feriado religioso. Nesta data a cidade para. Ah meu Brasil, brasileiro.

12.08.2016


12.08.2016

1,5  milhão de pessoas deverão participar da Caminhada com Maria
          A 14ª procissão em homenagem a Nossa Senhora da Assunção acontece segunda-feira, 15,   em Fortaleza, com o amor e a caridade como exemplos maiores dos sentimentos que devem ser propagados. A organização estima que cerca de 1,5 milhão (ou mais) de pessoas deverão participar da gigantesca procissão.
          O tema deste ano será "Caminhamos com Maria, Mãe da Misericórdia" em consonância com o Ano Jubilar da Misericórdia.. A  caminhada terá início a partir das 14h, partindo do Santuário Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará,  com destino a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
         Em carta publicada no site da Arquidiocese de Fortaleza, o Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, destaca a importância da festividade mariana para a Igreja no Brasil. "A própria história da evangelização no Ceará está marcada por esta presença de Nossa Senhora: desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como Padroeira da Cidade de Fortaleza, na Catedral Metropolitana. Esta celebração marca o reconhecimento das origens cristãs católicas e mariana de nossa cidade", escreveu o Arcebispo.

12.08.2016

Danilo trata com Padilha repasse para municípios
        O deputado federal Danilo Forte esteve em audiência na quarta-feira (10), em Brasília, com ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para tratar do aumento do repasse de recursos para os municípios.  
         No encontro, o parlamentar debateu sobre o repasse do restante da parcela de 0,25% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) Assim, irá compor o repasse integral de 1%.
        “Esse valor equivale a 807 milhões, que será dividido entre todos os municípios brasileiros, e ajudará no pagamento do 13º salário aos trabalhadores, assim como ajudar as prefeituras a fechar as suas contas no azul”, disse.

12.08.2016

Prefeitos não dialogam com servidores
          Na Assembleia na manhã de quinta-feira, 11,  o deputado Daniel Oliveira (PMDB-foto) pediu diálogo dos prefeitos com os servidores, e sobretudo com os professores   que em vários municípios fazem greve por melhorias salariais.
          “Não é admissível que funcionários e professores não tenham acrescentado anualmente a seus salários nem a reposição da inflação como está acontecendo no Ceará. Por isso é que existe greve” disse. O deputado particularizou sua terra natal, Lavras da Mangabeira, onde o problema existe.
        Mesma queixa fez o deputado Walter Cavalcante (PP-foto), que considerou falta grave dos prefeitos não dialogarem com os servidores municipais. “Um exemplo disso é Crateús onde o prefeito não quer acordo nem dialoga com os  servidores. Prefeito tem que ter sensibilidade e conversar com os servidores municipais, tem que abrir as contas e mostrar como é a situação do município. Assim todos compreenderão”, afirmou.

12.08.2016


12.08.2016

Ambientes do Ceará em produção classuda
         O número 71 da revista “Ambientes Ceará” que me chega às mãos traz duas matérias que me chamaram a atenção: “Elegância Cozy, projetos sensitivos que expressam a verdadeira essência do Lar Doce Lar” e “Eurocucina 2016”, o futuro doméstico, as tendências e as novas tecnologias para o centro do convívio familiar.
          A revista, de excelente  qualidade, produzida no Ceará,  tem em seu Conselho Editorial Jorge Lotif, Sofia Linhares (foto), que é a editora-chefe, e Tiago Muniz. Entre as matérias, a tendência de que o veludo retorna ao decor para emprestar um toque de brilho e classe aos espaços. Tem foque sobre os assuntos do Ceará, Brasil e mundo.

12.08.2016

Laboratório de Produção Cultural
ouve palestra de ex-Ministro
          O sociólogo e ex-ministro da Cultura Juca Ferreira vem a Fortaleza para ministrar a aula inaugural da segunda edição do Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais.
         A Aula acontecerá no dia 15 de agosto, segunda-feira, às 17 horas, no Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Com um ano de duração, o curso técnico do Laboratório de Produção formará 50 profissionais qualificados para desenvolver projetos e programas culturais no Ceará, além de oferecer um conjunto de atividades complementares que alcançarão cerca de 1.700 pessoas.
          Na palestra de abertura do Curso Técnico, segundo o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, Juca Ferreira discutirá sobre os desafios da gestão cultural no Brasil e o papel fundamental do setor para o desenvolvimento socioeconômico do País. Com destacada experiência em gestão cultural e ambiental, o sociólogo baiano foi Ministro da Cultura durante os governos Lula (2008 - 2010) e Dilma (2014 - 2016). Fonte: Ascom/Secult.

12.08.2016

Leite da corrida para crianças do CEU
          Exatos 1.018 quilos e 400 gramas de leite em pó  foram doados às entidades do Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, que acolhem crianças carentes e em situação de risco,  numa iniciativa da empresa de gestão de resíduos Cidade Limpa Ambiental juntamente com a Cagece.  A solenidade de entrega  ocorreu na manhã de quinta-feira, 11.
          As comunidades beneficiadas foram: Casa de Apoio Sol Nascente, Lar Santa Mônica, Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, Casa do Menor São Miguel Arcanjo e Comunidade Rainha da Paz. O leite  foi  arrecadado dos inscritos na 7ª Corrida Cagece, realizada no dia 17/07 e  na qual a empresa  foi apoiadora do evento.

12.08.2016