Postagem do dia 28.03.2018

Seminário internacional da AL sobre segurança pública
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), assina  nesta quarta-feira (28/03), às 9h, no gabinete da Presidência, acordo de cooperação com três universidades do Ceará para a realização do 1º Seminário Internacional de Segurança Pública do Estado do Ceará. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio. 
Também assinarão o convênio o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio;
 o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos,
 e a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Veras. “Esse termo de colaboração visa a implementar ações que assegurem a realização do evento”, destaca Zezinho Albuquerque.
O seminário objetiva ampliar, qualificar e dar visibilidade à discussão sobre alternativas para a problemática da segurança pública no Brasil, mas com ênfase na realidade do Ceará. Serão convidados a participar deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores de estados, prefeitos, vereadores, membros de Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Academia, das polícias Militar, Civil e Federal e da sociedade.
“Vamos buscar medidas para conter o avanço da violência urbana. A Assembleia quer contribuir, quer fazer sua parte, e estaremos atuando de forma conjunta, de maneira a buscar sempre atender as demandas da sociedade”, afirmou o presidente Zezinho Albuquerque.

28.03.2018


28.03.2018

Participação do Governo e de  servidores no novo Plano de Saúde do Issec
Depois de aprovado pela Assembleia Legislativa na semana passada, o projeto que trata da reorganização do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado (Issec),  que visa beneficiar  milhares de servidores públicos do Estado, seus dependentes e pensionistas, começa a ganhar forma para sua implementação. 
          A partir da aprovação do Fundo, o Issec passa a funcionar como um novo modelo de assistência à saúde, pois além dos repasses financeiros do Governo do Ceará, receberá contribuição mensal dos servidores e pensionistas que optarem pela assistência.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, o processo de modificação foi “totalmente negociado com as entidades representativas, além de servidores e deputados estaduais... o  plano  vai ser gerido por um conselho gestor, que terá quatro representantes do Estado e outros três integrantes indicados pelos próprios servidores. Haverá total transparência e democracia, garantindo uma gestão democrática e sustentável”, disse.
       Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior,  “A mudança proporcionará a prestação de serviços de saúde com qualidade, agilidade e ampliação da capacidade de resposta à sociedade”, ressaltou.
A adesão do titular, servidores e pensionistas será por meio de formulário específico que implica na autorização de desconto em folha de pagamento. A contribuição mensal é proporcional à remuneração e idade do usuário. “Dependendo da adesão dos servidores, o orçamento do Issec poderá ficar 4 vezes maior que o do ano passado. Se 50% dos servidores aderirem, o orçamento passa de 100 milhões, em 2017, para 300 milhões, em 2018, contando com a contrapartida do Governo estipulada para este ano de 111 milhões de reais para o Issec”, afirmou Maia Júnior.

28.03.2018


28.03.2018

Concessão e Exportações em reunião da Câmara de Eventos
Nesta quarta-feira, 28, entre 9 e 11 horas, reunião ordinária da Câmara Setorial de Eventos sob o comando da presidente Enid Câmara. Será no auditório da Adece; 
Dois temas em pauta: Concessão com explanação a cargo de Ticiana da Mota Gentil Parente, coordenadora técnico-financeira da Seplag, e Francisco José Rabelo Amaral, Assessor do mesmo órgão.
  
A segunda  palestra será sobre “O impacto das exportações do Ceará no crescimento da economia e na geração de oportunidades de emprego” com Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios. Informações com Heleno Júnior – 3433-7684.

28.03.2018

Desavenças com Camilo e os Ferreira Gomes leva Heitor para o SD
O  deputado Heitor Ferrer assinando sua filiação ao SD (Solidariedade), sob as vistas do deputado federal e Presidente Estadual do partido, Genecias Noronha. O radialista e jornalista Ulisses Lima, do Jornal Folha do Sertão, passou a nota e a foto para o colega Antônio Viana, que nos repassou.
Heitor Ferrer passou 30 anos no PDT de Brizola e foi para o PSB porque o partido foi entregue  aos Ferreira Gomes (Ciro e Cid na foto)po no PSB , pois alega o mesmo motivo: o partido foi entregue ao deputado Odorico Monteiro também ligado  aos Ferreira Gomes, por isso decidiu aceitar convite do SD que faz oposição ao Governo e aos irmãos Ciro e Cid.

28.03.2018

Endividamento dos consumidores
Em março, a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso reduziu -4,8 pontos percentuais, passando de 25,4% dos consumidores em fevereiro, para 20,6% neste mês. É o que aponta a Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
O levantamento também revela que 71,7% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. Neste mês, o índice veio +1,2 pontos percentuais acima do indicador do último mês de fevereiro (70,5%), sendo o mais elevado desde junho de 2016, quando alcançou a taxa de 73,8%.
O tempo médio de atraso é de 67 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro,  citado por 54,7% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades.
De acordo com a pesquisa, os consumidores utilizaram crédito para: consumo de itens de alimentação (56,5% das respostas); realização de despesas de educação e saúde (40,2%); compra de artigos de vestuário (36,2%); e aquisição de eletroeletrônicos (33,9%). Já o valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.420, com prazo médio de sete meses.

28.03.2018


28.03.2018

Nomes da música cearense no palco
Nesta quinta, 29/3, no Teatro Dragão do Mar, às 20 horas, “show”  de lançamento do disco "Futuro e Memória" com 11 grandes nomes da música do Ceará e um convidado especial, o paulista Zé Luiz Mazzioti, todos interpretando canções da dupla Rogério Franco e  Dalwton Moura ,que  convidam o ouvinte a um mergulho em um multifacetado painel sonoro e visual, poético e imagético.
No álbum Kátia Freitas, Paula Tesser, Teti, Rodger Rogério, Davi Duarte, Eudes Fraga, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes, Paulo César Oliveira, além do paulista Zé Luiz Mazziotti, interpretam canções de Rogério Franco e Dalwton Moura. 
O disco tem arranjos de Italo Almeida, Cristiano Pinho, Nonato Luiz, Anfrísio Rocha, entre outros, e projeto gráfico que inclui uma "miniexposição" de fotos do Edifício São Pedro, o histórico primeiro prédio da orla de Fortaleza, assinadas por Luiz Alves, em uma metáfora de futuro e memória.

28.03.2018

“Fakenews” ganha campanha da Assembleia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, promove, na próxima segunda-feira (02/04), a partir das 14h, no Auditório Murilo Aguiar, o seminário “Os desafios da comunicação frente ao fenômeno fake news e o uso consciente das mídias sociais”. Com o apoio da Mesa Diretora e do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o evento tem como objetivo esclarecer servidores e sociedade sobre as implicações que podem ocorrer com quem curte ou compartilha uma notícia falsa.
De acordo com o chefe da Coordenadoria de Comunicação Social, jornalista Ilo Santiago Jr., durante o seminário será lançada uma campanha editorial e publicitária, a ser veiculada nos diversos órgãos que compõem o complexo de comunicação da Casa (rádio, TV, Agência de Notícias, mídias sociais, revista e jornal), para tratar do tema. “A campanha durará até o fim do ano e ganha mais importância ainda em ano de eleição, porque nessas ocasiões sabemos que o número de fake news tende a aumentar”, explica.
O chefe do setor de Mídias Sociais da AL, Rafael Alves, reforça esse argumento e ressalta que, por se tratar de um ano eleitoral, haverá um embate muito forte nos meios digitais. “Temos que ir trabalhando desde já a consciência da população, para que ela saiba separar aquilo que realmente são notícias de fontes confiáveis, de veículos sérios, das notícias que são plantadas simplesmente para atender a certos tipos de interesse e gerar factoides que não colaboram com o debate político”, pontua.

28.03.2018

Plano de lutas dos jornalistas cearenses

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) lançou a campanha "Todo jornalista tem direitos", destacando algumas conquistas históricas e recentes da categoria, a exemplo da jornada de trabalho de cinco horas/dia, dos pisos salariais por função, da diária de viagem e do auxílio creche integral.        O objetivo da iniciativa é divulgar para a própria base e para a sociedade os direitos contidos nas legislações pertinentes aos profissionais da mídia.
De acordo com a presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, a ideia da campanha foi proposta no I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, realizado em agosto de 2017, em Fortaleza.
Na ocasião, a plenária aprovou o Plano de Lutas dos Jornalistas Cearenses  com ações a serem desenvolvidas pela atual gestão da entidade.

28.03.2018


28.03.2018

CURTAS SOCIAIS
*O amigo Francisco Coelho foi para São Paulo onde submete-se a exames médicos.
*Em abril, dia 5, Alexandre Pereira deixa a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza desimcompatibilizando-se para poder ser candidato a deputado, conforme determina a legislação eleitoral.                                                
*Entra em seu lugar o hoteleiro Régis Medeiros, presidente do Convention & Visitors Bureau. Este cargo Régis também terá que deixar.                                  
*Nesta quarta-feira, Marcília Tavares (na foto com o amigo Eduardo Queiroz Leite) apresenta autêntica bacalhoada portuguesa como prato-vedette do Quintal da Marcília.                                            *Neste dia 28 o deputado estadual Roberto Mesquita faz aniversário.
*É também a idade  nova de Cristine Feitosa,
do amigo Josias Alves (na foto entre os amigos Osler Machado e Josué de Castro),
de Izabel (Bel) Machado e de Ruy do Ceará (na foto à esquerda com José Rego na piscina do Náutico, ambos campeões master de natação).
*Na quinta-feira, 29,  eu cumprimento a querida cerimonialista Norma Zélia Andrade (na foto à direita com a colega cerimonialista Malu Cavalcante), o colunista Fernando (Pompeuzinho)  Vasconcelos, 
Guida Sá Cavalcante (sra. Oto Sá Cavalcante, foto abaixo)),
 o jovem médico cardiologista Josué Castro Neto e Paulo Ponte, que que marcam o calendário.



 *Com “happy hour”  Moema Guilhon (na foto abaixo à esquerda com a amiga Isabel Leitão) reuniu as componentes do Labor Clube para conversar e festejar aniversários. 
Entre elas,  Antonieta Camelo, Lourdinha Sidney, Maria Esteves, Regina Fonseca, Dirce Albuquerque, Dulce Freitas, Inês Bessa e Edna Góis.
*Parabéns, mimos e bolo para Eridéa (sra. Iramar Veríssimo) Pinto no brinde montado por Fernanda Aguiar (na foto à esquerda com Cláudia Saboya e Bia Jucá) e seu grupo Amigas para Sempre que iniciou esta semana social.
*A Assembleia Legislativa concedeu licença de 120 dias ao deputado Carlos Felipe (PCdoB) para tratar de interesse particular.
*Por hoje contei. Tenham todos uma Feliz Páscoa.